Home

NÚMEROS PUBLICADOS

Último número

Colóquio/Letras n.º 202

Sumário

Número 202 (Setembro 2019)

CORRESPONDÊNCIAS

O núcleo princicipal do n.º 202 é dedicado à correspondência literária.
Ao longo da história, a epistolografia tem refletido as constantes fundamentais da cultura portuguesa, destacando-se, segundo Miguel Real, as "Cartas civilizacionais", "Cartas de guerra", "Cartas sobre a saudade", "Cartas espirituais", "Cartas de amor" e "Cartas sobre o atraso português". Nos vários artigos analisam-se: as afinidades e dissemelhanças entre a correspondência e a diarística (Marcello Duarte Mathias); a correspondência no Modernismo (Fernando Cabral Martins) e no Surrealismo (António Cândido Franco); o correio eletrónico (Manuel Portela).
O núcleo integra ainda correspondência inédita trocada entre Miguel Torga e Ruben A. (entre 1949 e 1973) e um conjunto de cartas de Mário Cesariny dirigidas a M. S. Lourenço, entre dezembro de 1977 e abril de 1978, quando este último preparava uma "Cronologia do Surrealismo em Português".
Juntam-se ao conjunto missivas ficcionadas de seis escritores contemporâneos: António Mega Ferreira, Rita Taborda Duarte, Nuno Júdice, Julieta Monginho, Alexandra Lucas Coelho e Afonso Reis Cabral.
A capa e os separadores são da autoria de Lourdes Castro.




 









© Fundação Calouste Gulbenkian, 2006-2019