Home

NÚMEROS PUBLICADOS

Último número

Colóquio/Letras n.º 195

Sumário

Número 195 (Maio 2017) - CARLOS DE OLIVEIRA

No ano em que os trabalhos sobre o espólio de Carlos de Oliveira, depositado no Museu do Neo-Realismo, em Vila Franca de Xira, se materializam na exposição “Carlos de Oliveira: a parte submersa do iceberg”, a revista Colóquio/Letras dedica, no seu número 195, um dossiê temático ao autor, composto por cinco ensaios e vários inéditos.

Os ensaios — da autoria de Osvaldo Manuel Silvestre, Rui Mateus, José Geraldo, Ricardo Namora e Clara Rowland —, exploram o espólio, apresentando novas perspetivas de abordagem e novos leitores de Carlos de Oliveira, aspeto fundamental para a duração longa de uma obra.

Quanto aos inéditos, são uma primeira amostra dessa “parte submersa do iceberg” que é o espólio do escritor, e permitem perceber o potencial de releitura crítica aí contido. O dossiê conclui-se com alguns depoimentos de portugueses e estrangeiros, todos eles partes de um diálogo intenso que a própria correspondência do autor regista.

Para além das habituais secções da revista, destacam-se ainda neste número a entrevista ao poeta sírio Adonis, a evocação de João Lobo Antunes e o belíssimo contributo de Ilda David com um conjunto de imagens inéditas.



© Fundação Calouste Gulbenkian, 2006-2017