Home

N.º 184, Set.-Dez. 2013 - Oriente/Ocidente

Por Revista Colóquio/Letras, publicado em 4.9.2013 na secção Notícias

O núcleo principal do n.º 184 da revista Colóquio/Letras é dedicado aos elos literários entre o Oriente e o Ocidente. Neste contexto, Le Fou d’Elsa, de Louis Aragon, é o ponto de partida para um ensaio de Abdelwahab Meddeb, e a correspondência do jesuíta, matemático, astrónomo e músico Tomás Pereira para um texto de Ana Cristina Costa Gomes. No mesmo núcleo escrevem também Horácio Costa (“Considerações sobre um ‘bargueño’”) e Dora Nunes Gago (“Entre pés de lótus e bambus: configurações da China nos contos de Maria Ondina Braga e Fernanda Dias”).

Publicam-se ainda artigos sobre a “A modernidade de Cruz e Sousa” (Carlos Felipe Moisés), “Raul Brandão e a crise social” (Rosa Maria Sequeira), “Silêncio inquieto: a stasis maeterlinckiana em Raul Brandão, Pedro Tamen e Manoel de Oliveira” (Paula Mendes Coelho), “Percursos do eu quebrado: as almas de Bernardo Soares e os rostos de Vitangelo Moscarda” (Gaspare Trapani) e “Da poesia pintada e da dissolução dos géneros” (Tania Martuscelli).

Destaque, em Notas & Comentários, para “Ferraduras de má morte na tragédia inesiana”, de António Coimbra Martins, “As viagens de Agustina: espírito do lugar, memória e ficção”, de Álvaro Manuel Machado, e, de Ana Paula Coutinho Mendes, “Na volta do correio: a ‘ficção mais próxima da autenticidade’ de dois poetas” (sobre a correspondência de Jorge de Sena e António Ramos Rosa).

Revelam-se poemas de Fernando Guimarães e Pedro Lyra e uma crónica de Brigitte Paulino-Neto sobre a Corunha. Inez Teixeira é a pintora convidada.

A revista é complementada com uma separata sobre o “Os Estudos de Literatura, a Universidade e o Estado”, integrando artigos de Abel Barros Baptista, Fernando Clara e Emília Pinto de Almeida.


© Fundação Calouste Gulbenkian, 2006-2018