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Colaboradores
Assuntos:ÁreasLiteratura Brasileira GénerosPoesia SéculosSéc. XX Autores/Obras Estudadas em Língua Portuguesa Pequeno, Tatiana — Réplica das Urtigas
Assuntos:ÁreasLiteratura Portuguesa GénerosFicção SéculosSéc. XX Autores/Obras Estudadas em Língua Portuguesa Stigger, Veronica — Opisanie Swiata
Assuntos:ÁreasLiteratura Brasileira GénerosPoesia SéculosSéc. XXI Autores/Obras Estudadas em Língua Portuguesa Pequeno, Tatiana — Aceno
Resumo: No centenário de 'O Sentimento dum Ocidental', Armando Silva Carvalho e Alexandre Pinheiro Torres homenageiam Camões ao homenagear Cesário Verde. Através de referências hipertextuais e de uma complexa síntese de homenagens, ambos os poetas do século XX revisitam a epopeia camoniana revisitada por Cesário e apresentam novas hipóteses de leitura para a «pequena casa lusitana».
Assuntos:ÁreasLiteratura Portuguesa GénerosPoesia SéculosSéc. XX Autores/Obras Estudadas em Língua PortuguesaVerde, Cesário · Carvalho, Armando Silva · Torres, Alexandre Pinheiro
Ilustrações:Da série Pintura Habitada [foto] / Helena Almeida
Resumo: Cada romance de Lobo Antunes poderá ser compreendido como um sonho sem fim que cria um círculo íntimo de sensações e, ao mesmo tempo, um deserto ocre, em que não deixam de pairar nuances muito ténues entre a ternura e a violência. A obra converte-se num espaço para exorcizar fantasmas dentro de um processo que parece não ter fim, uma vez que os conjuntos formados pelos vários romances se constituem num diálogo labiríntico de constelações que se dispõem em percursos variáveis.
Assuntos:ÁreasLiteratura Portuguesa GénerosFicção SéculosSéc. XX Autores/Obras Estudadas em Língua PortuguesaAntunes, António Lobo
Resumo: Este artigo pretende explorar convergências e divergências entre 'A Viagem do Elefante' (2008) e 'Uma Viagem à Índia' (2010). Enquanto o livro de Saramago é composto a partir da viagem histórica de um elefante que, em 1551, foi levado de Lisboa a Viena, a epopeia de Gonçalo M. Tavares acompanha o itinerário, mais mental que físico, de um homem que parte de Lisboa em direção à Índia no início do século XXI. Os dois viajantes que atravessam a Europa, cada um a seu tempo e a seu modo, protagonizam dois livros repletos de processos de ironia. O primeiro, que chega a ter momentos cómicos, utiliza-a para reescrever a histórica situação que funciona como motor da narrativa; o segundo perfaz a estrutura épica lusíada, reescrevendo, portanto, não um dado da História, mas elementos literários. Além disso, ambos criticam o dinheiro e a religião (e suas práticas), revisitando o passado distante do século XVI e praticando uma escrita marcadamente irónica e subversiva para pensar, através da metáfora da viagem, o percurso e o destino da condição e natureza humanas.
Assuntos:ÁreasLiteratura Portuguesa GénerosFicção SéculosSéc. XXI Autores/Obras Estudadas em Língua PortuguesaTavares, Gonçalo M. · Saramago, José
Assuntos:ÁreasLiteratura Brasileira GénerosPoesia SéculosSéc. XXI Autores/Obras Estudadas em Língua Portuguesa Paulics, Veronika — Casa de Mim
Assuntos:ÁreasLiteratura Portuguesa GénerosPoesia SéculosSéc. XXI Autores/Obras Estudadas em Língua Portuguesa Lopes, Adília — Estar em Casa
Resumo: Partindo da articulação de poemas de Manuel António Pina e das teses de Jorge Luis Borges sobre os clássicos com a ideia, implícita à noção de cânone, de eternidade, o artigo aborda a tensão entre cânone e margem nos espaços de língua portuguesa.
Assuntos:ÁreasLiteratura Portuguesa GénerosPoesia SéculosSéc. XX Autores/Obras Estudadas em Língua PortuguesaPina, Manuel António