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Resumo: A estrutura formal das 'Trovas de Chrisfal', de Cristóvão Falcão: epistomologia do sonho ou cantiga de Is-ão?
Assuntos:ÁreasLiteratura Portuguesa GénerosPoesia SéculosSéc. XVI · Séc. XX Autores/Obras Estudadas em Língua PortuguesaFalcão, Cristóvão — Trovas de Crisfal — António · Falcão, Cristóvão — Trovas de Crisfal — Helena · Falcão, Cristóvão — Trovas de Crisfal — Joana · Falcão, Cristóvão — Trovas de Crisfal — Chrisfal · Falcão, Cristóvão — Trovas de Crisfal — Maria Dados Literários Portugueses Renascimento · neoplatonismo Dados Históricos, Sociais e Políticos Portugal · Espanha · Idade Média · Ferrara · Judeus portugueses · Cristãos Dados de Análise Textual mito · estrutura formal · verso · estrofe · variante · tempo · personagem · dístico · tragédia · história · leitura · epistemologia · verbo · palavra · cena · reconhecimento · protagonista · poesia pastoril · literatura grega: poesia · poesia latina · pastorela · narrador · cantiga de amigo · discurso · narrativa · amor · lirismo · rima · palavra: criptograma e hipograma Autores/Obras Citadas de Língua Portuguesa Portugal, José Blanc de · Camões, Luís de · D. Duarte — Leal Conselheiro · Usque, Samuel — Consolação às Tribulações de Israel · Ribeiro, Bernardim — História de Menina e Moça · Lapa, Rodrigues — Trovas de Chrisfal (pref. e notas) · Lanciani, Giulia — Novo Dicionário da Literatura Medieval Galega e Portuguesa (org. e coord.) · Tavani, Giuseppe — Novo Dicionário da Literatura Medieval Galega e Portuguesa (org. e coord.) · Sena, Jorge de — Trinta anos de Camões · Cochofel, José João — Grande Dicionário da Literatura Portuguesa e de Teoria Literária (dir.) · Santos, Guilherme G. de Oliveira — Trovas de Chrisfal (estudo, variantes e notas) · Macedo, Helder — «Menina e Moça» ou Saudades de Bernardim Ribeiro (introd., fixa. txt.) · Picchio, Luciana Stegnano — La Méthode philologique: Écrits sur la litérature portugaise Autores/Obras Citadas de Língua Estrangeira Ovídio — Metamorfoses · Aristóteles — Poética · Salomão, rei — Cântico dos Cânticos · Calímaco · Virgílio · Segal, Charles · Teócrito — Idílio · De Jong, Irene — Modern Critical Theory and Classical Literature (ed.) · Sullivan, J. P. — Modern Critical Theory and Classical Literature (ed.) · Frenk, Margit — Corpus de la antigua lírica popular hispánica (siglos XV-XVII) · Bing, Peter — The Well Read Muse: Present and Past in Callimachus and the Hellenistic Poets · Veyne, Paul — A Sociedade Romana · Deuterónimo · Cancioneiro Musical de Palacio Periódicos Citados de Língua Estrangeira Quaderni portoghesi — Pisa · Latomus — Bruxelas Instituições MencionadasCentro Cultural Português da FCG — Paris · Sá da Costa — Lisboa · Iniciativas Editoriais — Lisboa · Edições 70 — Lisboa · Publicações Dom Quixote — Lisboa · Editorial Caminho — Lisboa · Editorial Castalia — Madrid · E. J. Brill — Leiden · Livraria Portugal — Lisboa · Vandenhoeck & Ruprecht — Gottingen
Ilustrações:A estrutura formal e narrativa das Trovas de Chrisfal [desenho] A máquina de medir o tempo descrita no Leal Conselheiro, de D. Duarte [ilustração] Marvão [foto] / Gérard Castello Lopes [Sem título] [desenho] / Teresa Ferrand
Resumo: 'Os Lusíadas' como um poema sobre 'Os Lusíadas'. Vénus, mimese, intertextualidade e auto-referencialidade poética. Análise de 'O Espelho de Vénus', de Edward Burne-Jones, tendo em vista as questões da relação entre natureza e arte e das condições do acto mimético. A história dos desastres amorosos do Adamastor como uma lição de introdução aos estudos literários, a relação do episódio com as 'Metamorfoses', de Ovídio, e a questão da indistinção entre arte e vida. A conformação do real ao literário, aos modelos prévios, à anterioridade da poesia. A vaidade da mimese poética. Uma relação intertextual entre Petrarca e Ovídio, ou uma outra confirmação do princípio já exposto da relação entre vida e arte. A autobiografia como experiência de releitura de textos que precedem factos. Camões e Petrarca no que diz respeito à possibilidade de satisfação amorosa. Exemplos vários do modo como a literatura consiste na apropriação totalmente desimpedida de outros textos, nomeadamente em obras que tematizam a pornografia: Camões usando Petrarca; Cesariny usando Aleister Crowley e Cesário Verde.
Assuntos:ÁreasLiteratura Portuguesa · Literatura Clássica · Literatura Italiana · Literatura Pintura GénerosPoesia SéculosSéc. I a.C. · Séc. I · Séc. XIV · Séc. XVI · Séc. XIX · Séc. XX Autores/Obras Estudadas em Língua PortuguesaCamões, Luís de — Os Lusíadas Dados Literários classicismo Dados Literários Portugueses Renascimento · maneirismo Dados Históricos, Sociais e Políticos D. Sebastião · Cupido · Adamastor · Zeus · Juno · Apolo · Gama, Vasco da · Ilha dos Amores · Baco · Júpiter · Tétis · Aquiles · Atena · Parcas · Dafne · Velho do Restelo · Íxion · Perseu · Luso · Gama, Paulo da · Cadmo · Harmonia · Laura (Petrarca) · Efire · Medusa · Atlas · Geia · Dóris · Peleu · Neptuno · Cánace · Macareu · Eolo · Pugliano, John Pietro Dados ArtísticosPoussin, Nicolas — pintura · Watteau, Jean-Antoine — pintura · Tiziano, Vecellio — pintura · Carraci, Annibale — pintura · De Piles, Roger — pintura · Burne-Jones, Edward — O Espelho de Vénus — pintura · Velázquez, Diego — Vénus ao Espelho — pintura · pré-rafaelitas — pintura · Rubens — pintura · Museu Gulbenkian (Lisboa) · Museu do Prado (Madrid) · National Gallery (Londres) · National Gallery of Art (Washington) Dados de Análise Textual imitação literária: indissociabilidade entre teoria e prática · poesia: uso de nomes impostos pela tradição · catacrese · poesia: destruidora da objectividade de tudo aquilo em que toca · Camões, Luís de: e os poetas clássicos · poesia e armas · citação · símile e metáfora · metonímia · sujeito e objecto: indistinção · poesia e referência · linguagem e metalinguagem: indistinção · poesia: independência face à natureza · intertextualidade · espelho e mundo · Sousa, Faria e: e o Adamastor · ficção e real: indistinção · Adamastor: importância do penedo na história · Camões, Luís de: e Ovídio · metonímia e metáfora · Camões, Luís de: Os Lusíadas e Portugal · tempo · morte · leitura e escrita · Watteau ilustrando Roger De Piles sobre Rubens Autores/Obras Citadas de Língua Portuguesa Figueiredo, João Ricardo — Autocomplacência da Mimese: Uma Defesa da Poesia. «Os Lusíadas» e «Vida de D. Frei Bertolameu dos Mártires» · Verde, Cesário — Obra Completa de Cesário de Verde · Serrão, Joel — Obra Completa de Cesário Verde (ed.) · Verde, Cesário — «De Tarde» · Crowley, Aleister — «Hino a Pã» · Pessoa, Fernando — «Hino a Pã» (trad.) · Cesariny, Mário — Pena Capital · Cesariny, Mário — O Virgem Negra: Fernando Pessoa Explicado às Criancinhas & Estrangeiras por M. C. V. · Cesariny, Mário — «O Álvaro gosta muito de levar no cu» · Sousa, Manuel de Faria — Lusiadas de Luis de Camoens, Principe de los Poetas de España... Comentadas por Manuel de Faria i Sousa · Ramos, Emanuel Paulo — Os Lusíadas (ed.) Autores/Obras Citadas de Língua Estrangeira Massimo, Valerio · Sólon · Dante Alighieri · Wilde, Oscar · César, Júlio · Suetónio · Sidney, Philip — An Apology for Poetry · Bate, Walter Jackson — An Apology for Poetry (ed.) · Aristóteles — Poética · Aristóteles — Ética a Nicómaco · Horácio — The Odes and Epodes · Bennett, C. E. — The Odes and Epodes (ed.) · Ovídio — Heróides · Bornecque, Henri — Heróides (ed.) · Prévost, Marcel — Heróides (ed.) · Genette, Gérard — «Métonyme chez Proust» · Genette, Gérard — Figures III · Ovídio — Metamorfoses · Riffaterre, Michael — Fictional Truth · Petrarca — Rime sparse · Petrarca — Canzoniere · Contini, Gianfranco — Canzoniere (ed.) · Petrarca — Canzoniere · Santagata, Marco — Canzoniere (ed.) · Petrarca — Opere · Bigi, Emilio — Opere (ed.) · Ponte, Giovanni — Opere (ed.) · Alpers, Svetlana — The Making of Rubens · Verlaine, Paul — Oeuvres poétiques · Verlaine, Paul — Fêtes galantes · Verlaine, Paul — «L'Amour par terre» · Robichez, J. — Oeuvres Poétiques (ed.) · César, Júlio — De Bello Gallico · Virgílio — Aeneis · Xenofonte — Ciropedia Instituições MencionadasMondadori — Milão · Einaudi — Turim · Mursia — Milão · Assírio & Alvim — Lisboa · Livros Horizonte — Lisboa · The Johns Hopkins University Press — Baltimore/Londres · Yale University Press — New Haven/Londres · Angelus Novus — Braga/Coimbra · Harcourt Brace Jovanovich — Nova Iorque / San Diego · William Heinemann/Harvard University Press — Londres/Cambridge · Société d'Édition Les Belles Lettres — Paris · Gemäldegalerie — Lichtenstein · BG Teubner — Estugarda · Classiques Garnier — Paris
Ilustrações:Água de Madeiros [foto] / Rui Fonseca Água de Madeiros [foto] / Rui Fonseca O Espelho de Vénus [pintura] / Edward Burne-Jones São Jacinto [foto] / Rui Fonseca Vagueira [foto] / Rui Fonseca
Resumo: Três concepções do tempo: linear, cíclica e arquetípica. Passagem de uma concepção cíclica para uma linear. Sentido descendente da linearidade e ciclicidade em Sá de Miranda e Camões. Tempo cíclico em Pessanha. Imobilidade virtual da concepção arquetípica do tempo em Pessoa.
Assuntos:ÁreasLiteratura Portuguesa GénerosPoesia SéculosSéc. XVI · Séc. XX Autores/Obras Estudadas em Língua PortuguesaPessoa, Fernando · Campos, Álvaro de · Caeiro, Alberto · Pessanha, Camilo · Camões, Luís de · Miranda, Sá de Dados Históricos, Sociais e Políticos Cristianismo · Idade Média · Renascimento · Einstein, Albert · Hebreus · Humanismo · Rosacruz (ordem) Dados ArtísticosMozart, Wolfgang Amadeus — música — canto — ópera Dados de Análise Textual tempo cíclico · tempo arquetípico · tempo · tempo linear · devir · mudança · homem e natureza · passado e presente · platonismo · eterno retorno · amor · paganismo · hai-kai Autores/Obras Citadas de Língua Portuguesa Sérgio, António · Pessoa, Fernando — Mensagem · Cruz, Gastão — As Aves · Sá-Carneiro, Mário de · Bandeira, Manuel — «Elegia de Verão» · Andresen, Sophia de Mello Breyner — «As Cigarras» · Sena, Jorge de — «Do Trópico de Capricórnio aos Grandes Lagos» · Camões, Luís de — «O tempo que se vai não torna mais» · Miranda, Sá de — «O Sol é grande; caem co'a calma as aves» · Camões, Luís de — «Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades» · Saraiva, António José — Luís de Camões · Andresen, Sophia de Mello Breyner — Livro Sexto · Campos, Álvaro de — «Passagem das Horas» · Sena, Jorge de — Pedra Filosofal · Camões, Luís de — «Correm turvas as águas deste rio» · Camões, Luís de — «Verdade, amor, razão, merecimento» · Camões, Luís de — «Como se vão as cousas convertendo» · Reckert, Stephen — «Mudanças e Enganos» · Cruz, Gastão — «Dos castanheiros a folhagem árida» · Camões, Luís de — Os Lusíadas · Pessanha, Camilo — «Quando voltei encontrei os meus passos» · Camões, Luís de — «Babel e Sião» · Reis, Ricardo · Sena, Jorge de — Peregrinatio ad Loca Infecta · Sena, Jorge de — «De passarem aves» · Actas da I Reunião Internacional de Camonistas Autores/Obras Citadas de Língua Estrangeira Paz, Octavio · Hayashiya, Eikichi · Horácio — Odes · Horácio — «Diffugere nives, redeunt iam gramina campis» · Borges, Jorge Luis — «Arte Poética» · Borges, Jorge Luis — El hacedor · Borges, Jorge Luis — Historia de la eternidad · Bashô — Sendas de Oku · Aristóteles · Whitrow, G. — «From Cyclic Time to Linear Time» · Machado, Antonio · Platão · Santo Agostinho · Schopenhauer, Arthur · Whitrow, G. — The Nature of Time · Heraclito · Keats, John · Manrique, Jorge · Parménides Periódicos Citados de Língua Estrangeira The Listener — Londres Instituições MencionadasFundação Calouste Gulbenkian — Lisboa · Universidade Nova de Lisboa
Ilustrações:Fernando Pessoa [desenho] / Cássio Loredano Luís Camões [desenho] / Fernando de Azevedo
Assuntos:ÁreasLiteratura Portuguesa GénerosPoesia SéculosSéc. XVI Autores/Obras Estudadas em Língua PortuguesaCamões, Luís de — Os Lusíadas Dados de Análise Textual estrofe · arcaísmo · norma e desvio · modo narrativo · diacronia · sincronia · presente: emergência · tempo narrativo · contiguidade · mundo fenomenológico · espaço: espacialidade · visão · narrativa · tempo · alegoria · epopeia · contingência Autores/Obras Citadas de Língua Portuguesa Holanda, Francisco de — Da Pintura Antiga Autores/Obras Citadas de Língua Estrangeira Ptolomeu · Ovídio · Virgílio · Humboldt, Wilhelm von · Homero