Pesquisa simples
Pesquisa combinada
Explorar categorias temáticas
Colaboradores
Resumo: Reflexão sobre o carácter «oblíquo» e «hiperbólico» na iconografia do poeta, como indicação de transcendência. A identificação crística em Antero.
Assuntos:ÁreasLiteratura Portuguesa · Pintura GénerosPoesia SéculosSéc. XIX Autores/Obras Estudadas em Língua PortuguesaQuental, Antero de Dados Literários romantismo Dados Históricos, Sociais e Políticos Jesus Cristo · Comuna de Paris · Buda Dados ArtísticosPinheiro, Columbano Bordalo — pintura · Courbet, Gustave — pintura · Meneses, Francisco Pereira de — pintura · pintura barroca · pré-rafaelitas — pintura Dados de Análise Textual Quental, Antero de: iconografia · transcendência Autores/Obras Citadas de Língua Portuguesa Quental, Antero de — «Mors-Amor» · Quental, Antero de — «Mors Liberatrix» · Quental, Antero de — Odes Modernas · Quental, Antero de — «Metempsicose» · Queirós, Eça de · Martins, Oliveira · Mendes, Carlos Fradique Autores/Obras Citadas de Língua Estrangeira Durand, Gilbert · Rimbaud, Arthur · Baudelaire, Charles · Freud, Sigmund · Hinterhauser, Hans — Fin de siglo, Figuras y mitos · Levine, Steven W. — «Courbet, Bronzino and Blasphemy» Periódicos Citados de Língua EstrangeiraNew Literary History — Charlosttesville Instituições MencionadasEditora Pax — Braga · Taurus Ediciones — Madrid
Ilustrações:Antero de Quental [pintura] / visconde de Meneses [Sem título] [vinheta] [Sem título] [vinheta]