Pesquisa simples
Pesquisa combinada
Explorar categorias temáticas
Colaboradores
Resumo: A atitude pós-modernista de Saramago perante a verdade histórica instituída. O romance histórico de Saramago. O leitor nos bastidores da ficção.
Assuntos:ÁreasLiteratura Portuguesa GénerosFicção (Romance) SéculosSéc. XX Autores/Obras Estudadas em Língua PortuguesaSaramago, José — História do Cerco de Lisboa · Saramago, José — Memorial do Convento · Saramago, José — O Evangelho segundo Jesus Cristo Dados Literários nova história Dados Literários Portugueses pós-modernismo Dados Históricos, Sociais e Políticos Jesus Cristo · D. João V · Salomão, rei (Israel) · D. Afonso Henriques · Maria (Nossa Senhora) · Gusmão, Bartolomeu de · José (pai de Jesus Cristo) · Mogueime · Ramires, Mem · Alardo · Maria Madalena · Herodes · La Corni, irmãos · Santo Ofício de Lisboa Dados de Análise Textual pastiche · ficção e história · autor e personagem · ironia · narrativa como artefacto · literatura na era da informática · texto de prazer e de fruição · paródia · auto-reflexividade · jogo metaficcional · romance: carácter histórico · carnavalização da realidade objectiva · dialogismo: interactividade dialógica · auto-referencialidade Autores/Obras Citadas de Língua Portuguesa Martins, Maria João · Lopes, Fernão · Queirós, Eça de · Saramago, José — «História e Ficção» · Saramago, José — O Ano da Morte de Ricardo Reis · Saramago, José — Manual de Pintura e Caligrafia · Saramago, José — «O Tempo e a História» · Ferreira, Seomara Veiga — «A Pátria Romana» · Alves, Clara Ferreira — «O Cerco a José Saramago» · Brandão, frei António — Crónica de Cinco Reis de Portugal · Brandão, frei António — Crónica de D. Afonso Henriques · Gomes, Soeiro Pereira — Esteiros · Gusmão, Manuel — «Entrevista com José Saramago» · Garrett, Almeida — Viagens na Minha Terra · Garrett, Almeida — Frei Luís de Sousa · Barahona, Margarida — O Prazer do Texto (trad.) · Cruz, Ricardo — Poética do Pós-Modernismo (trad.) · Sousa, Eudoro de — Poética, de Aristóteles (trad.) · Miranda, J. A. Bragança de — A Condição Pós-Moderna (trad.) Autores/Obras Citadas de Língua Estrangeira Kristeva, Julia · Fish, Stanley · Blake, William · Balzac · Coleridge, Samuel · Lyotard, Jean-François — A Condição Pós-Moderna · Cervantes, Miguel de — Dom Quixote · Aristóteles — Poética · Hutcheon, Linda — Poética do Pós-Modernismo · Hutcheon, Linda — The Politics of Postmodernism · Hutcheon, Linda — Narcissistic Narrative. The Metafictional Paradox · Barthes, Roland — O Prazer do Texto · Iser, Wolfgang — The Act of Reading. A Theory of Aesthetic Response · Sterne, Laurence — Tristram Shandy · Shakespeare, William — Hamlet · Wesseling, Elisabeth — Writing History as a Prophet: Postmodernist Innovations of the Historical Novel · Jameson, Fredric — «Postmodernism and Consumer Society» · Bakhtine, Mikhail — Rabelais and His World · Zavala, Iris M. — Postmodernidad y Mijail Bajtin · Albaladejo Mayordomo, Tomás — Teoría de los mundos posibles y macroestructura narrativa · Foster, Hal — The Anti-Aesthetic (ed.) · Bíblia Periódicos Citados de Língua Portuguesa Vértice — Coimbra · Expresso/Revista — Lisboa · JL - Jornal de Letras, Artes e Ideias — Lisboa Instituições MencionadasEdições 70 — Lisboa · Editorial Espasa Calpe — Madrid · The Johns Hopkins University Press — Baltimore/Londres · Routledge & Kegan Paul — Londres · Imprensa Nacional-Casa da Moeda — INCM, Lisboa · Methuen — Londres e Nova Iorque · Gradiva — Lisboa · Editorial Caminho — Lisboa · Indiana University Press — Bloomington e Indianápolis · John Benjamins — Amsterdam-Philadelphia · Universidade de Alicante — Alicante · Bay Press — Washington · Editora Imago — Rio de Janeiro
Ilustrações:[Sem título] [foto] / Mariano Piçarra [Sem título] [foto] / Mariano Piçarra [Sem título] [foto] / Mariano Piçarra [Sem título] [foto] / Mariano Piçarra
Resumo: A ficção de José Saramago na linha de costura entre a certeza e o acaso. As negações do «grande realismo» e da ficção como o seu próprio possível, e as negações mais específicas em vários romances do autor. O romance como fábula.
Assuntos:ÁreasLiteratura Portuguesa GénerosFicção (Romance) SéculosSéc. XX Autores/Obras Estudadas em Língua PortuguesaSaramago, José — História do Cerco de Lisboa · Saramago, José — Memorial do Convento · Saramago, José — O Evangelho segundo Jesus Cristo · Saramago, José — A Jangada de Pedra · Saramago, José — Ensaio sobre a Cegueira · Saramago, José — Todos os Nomes — Sr. José Dados Literários realismo Dados Históricos, Sociais e Políticos Jesus Cristo · D. João V · Maria (Nossa Senhora) · Deus Dados de Análise Textual ficção e real · romance histórico · ficção e história · história: certeza e acaso · romance do indivíduo · escritor e possível · romance: limites · vida inteira no romance · ironia · história e indivíduo · romance e alegoria · morte · outro Autores/Obras Citadas de Língua Portuguesa Pessoa, Fernando · Reis, Ricardo · Saramago, José — «A Cadeira» · Saramago, José — «Até ao Sabugo» · Saramago, José — «Centauro» · Saramago, José — «A Vingança» · Saramago, José — «Embargo» · Saramago, José — «Refluxo» · Saramago, José — «As Coisas» · Saramago, José — Objecto quase Autores/Obras Citadas de Língua Estrangeira Homero
Ilustrações:[Sem título] [desenho] / Bartolomeu dos Santos
Resumo: A primeira ópera de Azio Corghi ('Gargantua'). Aspectos vários da adaptação de 'Memorial do Convento' para o palco da ópera ('Blimunda'). A adaptação de 'In Nomine Dei' para ópera ('Divara'), centrada na oposição das mulheres ao discurso e acção masculina do poder. Outras composições de Corghi que ecoam o mundo literário de Saramago.
Assuntos:ÁreasLiteratura e Música · Literatura Portuguesa GénerosÓpera · Ficção (Romance) SéculosSéc. XX Autores/Obras Estudadas em Língua PortuguesaSaramago, José — Memorial do Convento · Saramago, José — In Nomine Dei Dados Históricos, Sociais e Políticos Jesus Cristo · Absolutismo · D. João V · Lázaro · Matthys, Jan · Leiden, Jan · Knipperdollinck, Bernd · Rothmann, Bernhard · Dusentschuer, Johan · Gertrude de Utrecht · Feiken, Hille · Wandscherer, Else · Anabaptismo · Daniel (profeta) · Waldeck Dados ArtísticosWagner, Richard — música — ópera · Satie, Erik — música · Verdi, Giuseppe — música — ópera · Frassineti, Augusto — ópera · Messiaen, Olivier — música · Scarlatti, Domenico — música · Petrassi, Goffredo — música · Nono, Luigi — música · Da Ponte, Lorenzo — música · Milhaud, Darius — música · Corghi, Azio — Blimunda — ópera · Corghi, Azio — Divara — ópera · Corghi, Azio — Gargantua — ópera · Corghi, Azio — Symbola — ópera · Corghi, Azio — Tactus — ópera · Corghi, Azio — Musiche di scena per «La piovana» del Ruzante — ópera · Corghi, Azio — Lumina solis — ópera · Corghi, Azio — La morte di Lazzaro — música · Corghi, Azio — Répitu — música · Stravinski, Igor — L'Histoire du soldat — música · Willaert, Adriano — Zuogia zentil — música · Belaver, Vincenzo — Semo bel'e desperai — música · Dallapiccola, Luigi — Sei cori di Michelangelo Buonarroti il giovane — música · Kaspar, Othmaier — Bicinia sacra — música · Meyerbeer, Giacomo — Le prophète — música · Bartok, Bela — Duke Bluebeard's Castle — música · Berg, Alban — Wozzeck — música · Rossini, Gioacchino — Un petit train de plaisir — música · Mozart, Wolfgang Amadeus — Don Giovanni — ópera · Beethoven, Ludwig van — Sétima Sinfonia — música · Strauss, Richard — Salomé — ópera · Schoenberg, Arnold — Moses un Aron — música · Liszt, Franz — Fantasie und Fuge — música · Chiantu — música · Song of Oxalá — música · Sonus — música: revista · estruturalismo — música · avant-garde post-Webern — ópera · Magnificat — música · Miserere — música · Nínnios — música · tradição musical europeia — música · normalização gregoriana — música · Agnus Dei — música · Musica — música: revista · Teatro Lirico (Milão) Dados de Análise Textual Saramago, José: peso trágico da história · mulher: dimensão visionária e criativa · mulher: poder afectivo · música: técnica e significado · Blimunda: os três espaços (real, acústico e imaginário) · Corghi, Azio: papel do coro · ópera: redução da palavra a matéria fónica · ópera: abordagem multi-média · Corghi, Azio: real e conhecimento · Corghi, Azio: polivocalidade · Corghi, Azio: recurso a materiais heterogéneos · tradição folclórica (música) · simbolismo sonoro · som: implicações metafóricas · amor e morte · transcendência: negação de refúgio · mulher: riqueza emocional · linguagem falsa · razão masculina · palavra e melos · ironia · Corghi, Azio: materiais musicais com conotações religiosas · fatalidade · personagem: definição musical · Corghi, Azio: releitura crítica da tradição musical · guerra religiosa · religião: intolerância e fanatismo · mulher: guardiã da espiritualidade · erotismo · caos dos sentidos · mulher: cordeiro sacrificial · sublimação artística · real e utopia · tempo e morte · comunicação: responsabilidade ética Autores/Obras Citadas de Língua Portuguesa Carvalho, Mário Vieira de — Danse et fanatisme religieux dans l'opéra du XX siècle · Alvarenga, Oneyda — Musica popolare brasiliana (ed.) · Desti, Rita — Memorial do Convento (trad.) · Radulet, Carmen M. — Memorial do Convento (trad.) · Saramago, José — O Evangelho segundo Jesus Cristo Autores/Obras Citadas de Língua Estrangeira Abbate, Luigi · Beckett, Samuel · Ginzburg, Natalia · Dostoievski, Fiodor · Muscetta, Carlo · Corghi, Azio — Catalogo delle opere · Corghi, Azio — «La musica di ieri, oggi, domani» · Corghi, Azio — «Blimunda, polifonia come metafora della libertà» · Corghi, Azio — «Da Gargantua a Blimunda» · Corghi, Azio — Teatro regio · Corghi, Azio — Alcune osservazioni su Preludio e Postludio · Corghi, Azio — Osservazioni riguardanti i materiali utilizzati · Bakhtine, Mikhail — Rabelais and His World · Bramani, Lidia — Composizione musicale. Colloquio con Azio Corghi · Baricco, Alessandro — Il genio in fuga. Due saggi sul teatro musicale di Gioacchino Rossini · Favara, Alberto — Corpus di musiche popolari siciliane · Schneider, Marius — The Meaning of Music · Rabelais — Pantagruel · Rabelais — Gargantua · Erasmo de Roterdão — Elogio da Loucura · Adorno, Theodor — Philosophy of Modern Music · Pasolini, Pier Paolo — Il canzionere italiano · Kerssenbroick, Hermann von — Historica Narratio · Bíblia Instituições MencionadasInquisição — Portugal · Edizioni Ricordi — Milão · Stagione d'opera — Turim · Jaca Book — Milão · Sperling & Kupfer — Milão · Editora Leo Olschki — Florença · Il Melangolo — Génova · Accademia di Scienze, Lettere e Arti — Palermo · Stadtische Buhnen — Munster
Ilustrações:A Segunda Vida de Francisco de Assis (página inicial da 1.ª versão - dactiloscrito com emendas manuscritas) [fac-símile] / José Saramago