Pesquisa simples
Pesquisa combinada
Explorar categorias temáticas
Colaboradores
Resumo: O lugar de Sophia no processo de emancipação da criação literária portuguesa de autoria feminina. «Consolatio Philo-Sophiae»: Sophia retratada, no espaço liminar da sua antologia, como elemento da linhagem antiga de personagens femininas portadoras de sabedoria. O sexo da poesia ou a diferença simbólica entre o feminino e o masculino no espaço poético de Sophia. A autora identificando Fernando Pessoa com Orpheu e Ulisses. A conjunção feminina e maternal de Sophia aplicada terapeuticamente ao universo fragmentado, disjuntivo e orfão de Fernando Pessoa. Sophia e o diálogo com a alteridade radical e antitética de Álvaro de Campos. A «Glosa» de Sophia, espaço de cruzamento, não de confluência.
Assuntos:ÁreasLiteratura Portuguesa GénerosPoesia SéculosSéc. XX Autores/Obras Estudadas em Língua PortuguesaAndresen, Sophia de Mello Breyner — «Homens à Beira-Mar» · Andresen, Sophia de Mello Breyner — «Mulheres à Beira-Mar» · Andresen, Sophia de Mello Breyner — «Epidauro» · Andresen, Sophia de Mello Breyner — «Noite» · Andresen, Sophia de Mello Breyner — «Em Hydra, Evocando Fernando Pessoa» · Andresen, Sophia de Mello Breyner — «Cíclades (Evocando Fernando Pessoa)» · Andresen, Sophia de Mello Breyner — «Glosa» Dados Históricos, Sociais e Políticos Narciso · Orfeu · Eco · Ulisses · Jasão · Penélope · Isabel I (Inglaterra) Dados de Análise Textual Orfeu e Ulisses Autores/Obras Citadas de Língua Portuguesa Lisboa, Irene · Bessa-Luís, Agustina · Camões, Luís de · Caeiro, Alberto · Reis, Ricardo · Andresen, Sophia de Mello Breyner — Poesia · Andresen, Sophia de Mello Breyner — Dia do Mar · Andresen, Sophia de Mello Breyner — Coral · Andresen, Sophia de Mello Breyner — No Tempo Dividido · Andresen, Sophia de Mello Breyner — Mar Novo · Andresen, Sophia de Mello Breyner — O Cristo Cigano · Andresen, Sophia de Mello Breyner — Geografia · Andresen, Sophia de Mello Breyner — Livro Sexto · Andresen, Sophia de Mello Breyner — Contos Exemplares · Andresen, Sophia de Mello Breyner — Dual · Andresen, Sophia de Mello Breyner — O Nu na Antiguidade Clássica · Andresen, Sophia de Mello Breyner — O Nome das Coisas · Andresen, Sophia de Mello Breyner — Navegações · Andresen, Sophia de Mello Breyner — Antologia · Lourenço, Eduardo — Antologia (pref.) · Andresen, Sophia de Mello Breyner — Ilhas · Andresen, Sophia de Mello Breyner — Poesia de Sophia de Mello Breyner Andresen · Lopes, Silvina Rodrigues — Poesia de Sophia de Mello Breyner Andresen (apres. crít., selec. e sug. para anál. lit.) · Andresen, Sophia de Mello Breyner — «Poema de Amor de António e de Cleópatra» · Andresen, Sophia de Mello Breyner — «Margens Inertes» · Andresen, Sophia de Mello Breyner — «Semi-Rimbaud» · Andresen, Sophia de Mello Breyner — «Um Poeta Clássico» · Andresen, Sophia de Mello Breyner — «No Deserto» · Andresen, Sophia de Mello Breyner — «Fernando Pessoa» · Andresen, Sophia de Mello Breyner — «Musa» · Andresen, Sophia de Mello Breyner — «Poetas» · Andresen, Sophia de Mello Breyner — «Poesia e Revolução» · Andresen, Sophia de Mello Breyner — «Em Creta» · Andresen, Sophia de Mello Breyner — «Delphica» · Borges, Maria João — A Arte Poética de Sophia de Mello Breyner Andresen como «Arte do Ser». Os Contos como Explicação duma Poética · Magalhães, Isabel Allegro de — O Tempo das Mulheres: a Dimensão Temporal na Escrita Feminina Contemporânea · Lourenço, Eduardo — «Para um Retrato de Sophia» · Costa, Maria Velho da — Maina Mendes · Lourenço, Eduardo — Maina Mendes (pref.) · Martinho, Fernando J. B. — «Sophia 'lê' Pessoa» · Castro, E. M. de Melo e — «Quatro Caminhos na Moderna Poesia Portuguesa Feminina» · Mourão-Ferreira, David — Vinte Poetas Contemporâneos · Pessoa, Fernando — Obra Poética · Mourão-Ferreira, David — «Sophia de Mello Breyner Andresen. Na publicação de 'No Tempo Dividido'» · Coelho, Eduardo Prado — «Sophia, a Lírica e a Lógica» · Passos, Maria Armanda — Sophia de Mello Breyner Andresen: «Escrevemos poesia para não nos afogarmos no cais...» · Saramago, José — O Ano da Morte de Ricardo Reis · Pessoa, Fernando — Cancioneiro · Campos, Álvaro de — «Apontamento» · Campos, Álvaro de — «Aniversário» · Campos, Álvaro de — «Tabacaria» · Campos, Álvaro de — «Opiário» · Sena, Jorge de — «A Sophia de Mello Breyner Andresen, Enviando-lhe Um Exemplar da Pedra Filosofal» · Neto, João Cabral de Melo — «Elogio da Usina e de Sophia de Mello Breyner Andresen» Autores/Obras Citadas de Língua Estrangeira Lacan, Jacques · Derrida, Jacques · Byron, Lord · Nietzsche, Friedrich · Bacon, Francis · Diotima · Safo · Platão · Sócrates · Nerval, Gérard de · Eliot, T. S. · Curtius, Ernst Robert — Literatura Europeia e Idade Média Latina · Feder, Lillian — Ancient Myth in Modern Poetry · Graves, Robert — The Greek Myths · Graves, Robert — Homer's Daughter · Heilbrun, Carolyn — Toward a Recognition of Androgyny · Irigaray, Luce — Ce sexe qui n'en pas un · Kristeva, Julia — «Stabat Mater» · Kristeva, Julia — «Hérétique de l'amour» · Kristeva, Julia — Histoires d'Amour · Suleiman, Susan — The Female Body in Western Culture (ed.) · Ovídio — Metamorfoses · Robbins, Emmet — «Famous Orpheus» · Warden, John — Orpheus: The Metamorphoses of a Myth (ed.) · Winkler, John — The Constraints of Desire. The Anthropology of Sex and Gender in Ancient Greece · Jung, Carl Gustav — Answer to Job · Witemeyer, Hugh — The Poetry of Ezra Pound. Forms and Renewal · Homero — Odisseia · Homero — Ilíada · Butler, Samuel — The Authoress of the Odyssey: where and when she wrote, who she was, the use she made of the Iliad, & how the poem grew under her hands · Finley, John A. — Homer's Odyssey · Chamberlain, Lori — «Gender and the Metaphorics of Translation» · Kazantzakis, Nikos — Odisseia · Pound, Ezra — Hugh Selwyn Mauberley Periódicos Citados de Língua PortuguesaColóquio/Letras — Lisboa · Persona — Porto · JL - Jornal de Letras, Artes e Ideias — Lisboa · Bandarra — Porto Periódicos Citados de Língua Estrangeira Tel Quel — Paris · Signs — Chicago Instituições MencionadasFaculdade de Letras da Univ. de Lisboa · Penguin Books — Harmondsworth, Reino Unido · Ática — Lisboa · Moraes Editores — Lisboa · Editorial Comunicação — Lisboa · Estúdios Cor — Lisboa · Guimarães Editores — Lisboa · Les Éditions de Minuit — Paris · Harvard University Press — Cambridge, Massachusetts · Editorial Minotauro — Lisboa · Imprensa Nacional-Casa da Moeda — INCM, Lisboa · Figueirinhas — Porto · Nova Aguilar — Rio de Janeiro · Editorial Caminho — Lisboa · Princeton University Press — Princeton, New Jersey · Livraria Simões Lopes — Lisboa · Texto Editora — Lisboa · Harper & Row — Nova Iorque · University of Toronto Press — Toronto · Routledge — Nova Iorque e Londres · Instituto Nacional do Livro — Brasil
Ilustrações:Pico, Agosto de 1989 [foto] / Mariano Piçarra Pico, Agosto de 1989 [foto] / Mariano Piçarra
Resumo: A análise do «incipit» de 'Húmus' e dos diversos semas da negatividade que nele é possível detectar: desleixo, estranheza e morte; mineralidade, petrificação e bloqueamento. Os confrontos alto/baixo, interior/exterior e mineral/vegetal no «incipit» de 'Húmus'.
Assuntos:ÁreasLiteratura Portuguesa GénerosFicção (Romance) SéculosSéc. XX Autores/Obras Estudadas em Língua PortuguesaBrandão, Raul — Húmus Dados de Análise Textual Brandão, Raul: o elemento vegetal em Húmus · incipit · Brandão, Raul: tempo no incipit de Húmus Autores/Obras Citadas de Língua Portuguesa Viçoso, Vítor — Húmus, de Raul Brandão (apres. crít., selec., notas e sugest. para anál. txt.) · Coelho, Jacinto do Prado — Dicionário de Literatura (dir.) · Cunha, Celso — Breve Gramática do Português Contemporâneo · Cintra, Lindley — Breve Gramática do Português Contemporâneo · Reis, Carlos — Dicionário de Narratologia · Lopes, Ana Cristina M. — Dicionário de Narratologia · Seixo, Maria Alzira — Para Um Estudo da Expressão do Tempo no Romance Português Contemporâneo · Serrão, Joel — Temas Oitocentistas II · Viçoso, Vítor — A Máscara e o Sonho. Vozes, Imagens e Símbolos na Ficção de Raul Brandão Autores/Obras Citadas de Língua Estrangeira Melville, Herman — Moby Dick · Chevalier, Jean — Dictionnaire des symboles · Gheerbrant, Alain — Dictionnaire des symboles · Lausberg, Heirich — Elementos de Retórica Literária · Lotman, Iuri — A Estrutura do Texto Artísitico · Steiner, George — In Bluebeard's Castle. Some Notes towards the Definition of Culture Instituições MencionadasFundação Calouste Gulbenkian — Lisboa · Editorial Estampa — Lisboa · Faculdade de Letras da Univ. de Lisboa · Sá da Costa — Lisboa · Seara Nova — Lisboa · Portugália Editora — Lisboa · Livraria Almedina — Coimbra · Imprensa Nacional-Casa da Moeda — INCM, Lisboa · Faber and Faber — Londres · Figueirinhas — Porto · Éditions Robert Laffon et Jupiter — Paris · Aillaud & Bertrand — Paris/Lisboa
Ilustrações:Raul Brandão: Húmus (capa, contracapa e incipit da 4.ª edição) [fac-símile] [Sem título] [pintura] / Michael Biberstein
Resumo: As funções do «incipit» em «O Veiga», de António Patrício e os diversos focos de ambiguidade que nele se percebem. A apresentação oscilante e sedutora da personagem que dá o nome ao conto: da disforia da sua não nomeação, da sua imagem desumanizada e mesmo humilhada à aura mística e misteriosa de um ser diferente.
Assuntos:ÁreasLiteratura Portuguesa GénerosFicção (Conto) SéculosSéc. XX Autores/Obras Estudadas em Língua PortuguesaPatrício, António — Serão Inquieto · Patrício, António — «O Veiga» Autores/Obras Citadas de Língua Portuguesa Patrício, António — «Words...» · Moisés, Massaud — A Criação Literária · Barros, João de — Pátria Esquecida · Barros, João de — «Tragédia e Glória de António Patrício, Poeta da Energia» · Correia, Manuel Tânger — António Patrício (Poeta Trágico) · Figo, Maria da Conceição Morais — A Temática em António Patrício · Goulart, Rosa Maria — «Da Prosa Lírica Finissecular ao Romance Lírico Moderno» · Lopes, Óscar — Entre Fialho e Nemésio · Mourão-Ferreira, David — «António Patrício» · Mourão-Ferreira, David — «António Patrício: da Época à Obra» · Mourão-Ferreira, David — Tópicos de Crítica e Teoria Literária · Mourão-Ferreira, David — Sob o Mesmo Tecto. Estudos sobre Autores de Língua Portuguesa · Pereira, José Carlos Seabra — Decadentismo e Simbolismo na Poesia Portuguesa · Reis Carlos — Dicionário de Narratologia · Lopes, Ana Cristina M. — Dicionário de Narratologia · Sena, Jorge de — «Camilo Pessanha e António Patrício» · Barreto, Costa — Estrada Larga (org.) · Simões, João Gaspar — História do Romance Português · Simões, João Gaspar — «António Patrício» · Rodrigues, Urbano Tavares — «António Patrício» · Coelho, Jacinto do Prado — Dicionário de Literatura (dir.) · Queirós, Eça de — «José Matias» Autores/Obras Citadas de Língua Estrangeira Barthes, Roland · Eco, Umberto — Porquê o Nome da Rosa · Eco, Umberto — O Nome da Rosa · Bournneuf, Roland — O Universo do Romance · Réal, Ouellet — O Universo do Romance · Kristeva, Julia — «Stabat Mater» Periódicos Citados de Língua PortuguesaOcidente — Lisboa · Diacrítica — Braga Instituições MencionadasFaculdade de Letras da Univ. de Lisboa · Faculdade de Letras da Univ. de Coimbra · Bertrand — Lisboa · Estúdios Cor — Lisboa · Editorial Presença — Lisboa · Porto Editora — Porto · Livraria Almedina — Coimbra · Imprensa Nacional-Casa da Moeda — INCM, Lisboa · Melhoramentos — São Paulo · Figueirinhas — Porto · Difel — Lisboa · Magalhães & Moniz — Porto · União Gráfica — Lisboa
Ilustrações:António Patrício: Serão Inquieto (capa e contracapa da 1.ª edição, e incipit de «O Veiga») [fac-símile]