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Resumo: Inscrição de Ruy Belo na tradição, ou o eco de certas vozes na sua poesia (do fundo romântico até ao modernismo anti-romântico). A concepção da obra de arte para de Ruy Belo. Intersecção das correntes metonímicas da lavra e da palavra na poesia de Ruy Belo. O simbolismo da árvore como consequência desta intersecção. Outra consequência: o carácter experimental do exercício criador. A caracterização do poema do A. e o reconhecimento da sua independência em relação aos traços dominantes da sua contemporaneidade.
Assuntos:ÁreasLiteratura Portuguesa GénerosPoesia SéculosSéc. XX Autores/Obras Estudadas em Língua PortuguesaBelo, Ruy Dados Literários barroco · simbolismo · romantismo · modernismo · maneirismo · Beat Generation · neobarroquismo (poesia europeia; anos 50/60) · poetas metafísicos ingleses · neobarroquismo (poesia americana; anos 50/60) Dados Literários Portugueses romantismo · surrealismo · Poesia 61 · Presença · concretismo · experimentalismo · Cadernos de Poesia · geração de 60 · neobarroquismo Dados Históricos, Sociais e Políticos Segunda Guerra Mundial · Primeira Guerra Mundial · Ulisses · Deus Dados ArtísticosFalla, Manuel de — música · Malevitch, Kazimir — pintura Dados de Análise Textual criação e cânone · Belo, Ruy: lugar histórico-literário da sua obra · nomeação e criação · palavra poética: poder inaugural e performativo · casa do ser · palavra sujeita à corrosão do tempo · Belo, Ruy: deriva do catolicismo para o agnosticismo · tempo presente: consciência trágica · Belo, Ruy: pessimismo espesso da sua poesia · alegria: reconversão do pessimismo · criação: entendimento da originalidade · dialogismo · Belo, Ruy: as influências · Belo, Ruy: poesia e aprendizagem · inspiração romântica: refutação · Presença: antipresencismo · Belo, Ruy: e Jorge de Sena · neobarroquismo · fingimento · humano da poesia e dignidade estética que o transcende · poesia: conquista da naturalidade · emoção artística · arte e vida Autores/Obras Citadas de Língua Portuguesa Echevarría, Fernando · Cruz, Gastão · Silva, Vítor Manuel de Aguiar e · Camões, Luís de · Lima, Ângelo de · D. Dinis · Caeiro, Alberto · Pessoa, Fernando · Kim, Tomaz · Cinatti, Ruy · Portugal, José Blanc de · Botto, António · Brandão, Raul · Pessanha, Camilo · Pascoaes, Teixeira de · Miranda, Sá de · Bocage · Quental, Antero de · Campos, Álvaro de · Fonseca, Manuel da · Serpa, Alberto de · Ferreira, José Gomes · Nobre, António · Herculano, Alexandre · Verde, Cesário · Oliveira, Alberto de — Palavras Loucas · Belo, Ruy — Transporte no Tempo · Belo, Ruy — Obra Poética · Belo, Ruy — Boca Bilingue · Belo, Ruy — «Ao Correr dos Dias» · Belo, Ruy — «Aquele Grande Rio Eufrates» · Belo, Ruy — «Entrevista 2» · Belo, Ruy — «Musa própria e Alheia» · Belo, Ruy — «Poesia Nova» · Belo, Ruy — «Poesia e Luta pelo Poder» · Belo, Ruy — «Sá daremos por bem empregadas» · Belo, Ruy — «Portugal Sacro-Profano - Mercado dos Santos, em Nisa» · Belo, Ruy — «Explicação Que o Autor Houve por Indispensável Antepor a Esta Segunda Edição» · Belo, Ruy — «Poesia e Arte Poética em Herberto Helder» · Belo, Ruy — «A Multiplicação do Cedro» · Belo, Ruy — «Condição da Terra» · Belo, Ruy — «Entrevista 1» · Belo, Ruy — «Enganos e Desencontros» · Belo, Ruy — «Um Dia Uma Vida» · Belo, Ruy — «Encontro de Garcilaso de la Vega com Dona Isabel Freire, em Granada, no Ano de 1526» · Belo, Ruy — «Toada junto do Busto de Públia Hortênsia de Castro» · Belo, Ruy — «Nuno Guimarães, Pastor da Palavra» · Belo, Ruy — «Da Poesia Que Posso» · Belo, Ruy — «A Autêntica Estação» · Belo, Ruy — «Quasi Flos» · Belo, Ruy — «No Túmulo de Sardanapalo» · Belo, Ruy — «Ao Regressar episodicamente a Espanha, em Agosto de 1534, Garcilaso de la Vega Tem Conhecimento da Morte de Dona Isabel Freire» · Belo, Ruy — «O Tempo sim o Tempo porventura» · Belo, Ruy — «Cinco Palavras Cinco Pedras» · Belo, Ruy — «O Último Inimigo» · Belo, Ruy — «A Pressão dos Mortos» · Belo, Ruy — «Pequena História Trágico-Terrestre» · Belo, Ruy — «Exercício» · Belo, Ruy — «Uma Vez Que já tudo Se Perdeu» · Belo, Ruy — «Ce Funeste Langage» · Belo, Ruy — «Encontro com Sebastião da Gama» · Belo, Ruy — «Génese e Desenvolvimento do Poema» · Belo, Ruy — «Breve Programa para Uma Iniciação ao Canto» · Belo, Ruy — «À Chegada dos Dias Grandes» · Belo, Ruy — «Algumas Proposições com Pássaros e Árvores Que o Poeta Remata com Uma Referência ao Coração» · Belo, Ruy — «Esta Rua É Alegre» · Belo, Ruy — «Madrid Revisited» · Belo, Ruy — «Cólofon ou Epitáfio» · Belo, Ruy — «Da Sinceridade em Poesia» · Belo, Ruy — «Poesia, Último Reduto da Literatura?» · Belo, Ruy — «Poesia Nova» · Belo, Ruy — «Nem sequer não» · Belo, Ruy — «Uma Árvore na Minha Vida» · Belo, Ruy — «De como Um Poeta Acha Não Se Haver Desencontrado com a Publicação deste Livro» · Belo, Ruy — «Poesia e Educação» · Belo, Ruy — «Da Espontaneidade em Poesia» · Belo, Ruy — «Versos Que Vou Escrevendo» · Belo, Ruy — «Num País Como o Nosso» · Belo, Ruy — «Meditação Anciã» · Belo, Ruy — «Odeio este Tempo Detergente» · Belo, Ruy — «Solene Saudaçãoa Uma Fotografia» · Belo, Ruy — «Agora o Verão Passado» · Belo, Ruy — «Meditação no Limiar da Noite» · Belo, Ruy — «Canção do Cavador» · Belo, Ruy — «A Mão no Arado» · Belo, Ruy — «Canção do Lavrador» · Belo, Ruy — «Os Fingimentos da Poesia» · Belo, Ruy — «As Influências em Poesia» · Belo, Ruy — «Canto Vesperal» · Belo, Ruy — «Discurso Branco sobre Fundo Negro» · Belo, Ruy — «A Primeira Palavra» · Belo, Ruy — A Margem da Alegria · Belo, Ruy — Homem de Palavra(s) · Belo, Ruy — Despeço-me da Terra da Alegria · Belo, Ruy — Toda a Terra · Belo, Ruy — O Problema da Habitação - Alguns Aspectos · Belo, Ruy — País Possível · Belo, Ruy — Transporte no Tempo · Belo, Ruy — Poesia - I · Magalhães, Joaquim Manuel — Obra Poética (ed.) · Figueiredo, Maria Jorge Vilar de — Obra Poética (ed.) · Magalhães, Joaquim Manuel — «Postfácio ao 1.º Volume» · Magalhães, Joaquim Manuel — «Posfácio ao 2.º Volume» · Sena, Jorge de — Fidelidade · Sena, Jorge de — Arte de Música · Simões, João Gaspar — O Mistério da Poesia · Silva, Francisco da — Brahman-Roman-Catholic Samvad · Régio, José — «Literatura Livresca e Literatura Viva» Autores/Obras Citadas de Língua Estrangeira Baudelaire, Charles · Nietzsche, Friedrich · Mallarmé, Stéphane · Rimbaud, Arthur · Valéry, Paul · Horácio · Bakhtine, Mikhail · Kristeva, Julia · Lautréamont · Ginsberg, Allen · Nordau, Max · Wordsworth, William · Keats, John · Hölderlin · Thomas, Dylan · Eliot, T. S. — The Waste Land · Heidegger, Martin — Carta sobre o Humanismo · Ortega y Gasset — La deshumanización del arte · Poe, Edgar Allan — The Philosophy of Composition · Aristóteles — Retórica · Virgílio — Geórgicas · Rilke, Rainer Maria — Os Cadernos de Malte Laurids Brigge · Eliot, T. S. — Tradition and the Individual Talent · Whitman, Walt — Leaves of Grass · Eliot, T. S. — Four Quartets · Blake, William — Songs of Innocence · Blake, William — Songs of Experience · Platão — Crátilo · Vico, Giambattista — Scienza nuova Periódicos Citados de Língua PortuguesaCadernos de Poesia — Lisboa · Diário de Lisboa — Lisboa Instituições MencionadasEditorial Presença — Lisboa
Ilustrações:Esmoriz [foto] / Rui Fonseca Praia da Vieira [foto] / Rui Fonseca Tocha [foto] / Rui Fonseca
Assuntos:ÁreasLiteratura Portuguesa GénerosEnsaio · Poesia SéculosSéc. XVI · Séc. XX Autores/Obras Estudadas em Língua Portuguesa Piva, Luiz — Do Antigo e do Moderno na Épica Camoniana Dados Literários Antiguidade Clássica · novela de cavalaria · neoplatonismo Dados Literários Portugueses barroco Dados Históricos, Sociais e Políticos D. Sebastião · Inquisição · Moçambique · Gama, Vasco da · Ilha dos Amores · Inquisição (Portugal) · Baco · Vénus · Tétis · Península Indostânica · Golfo Pérsico Dados de Análise Textual fado · fortuna · amor · real · mitologia · sebastianismo · Quinto Império Autores/Obras Citadas de Língua PortuguesaCamões, Luís de — Os Lusíadas · Almeida, Manuel Pires de · Amora, António Soares · Vieira, P.e António Autores/Obras Citadas de Língua Estrangeira Homero · Ariosto, Ludovico — Orlando Furioso · Virgílio — Eneida · Apolónio de Rodes · Estácio · Flaco, Valério · Aristóteles · Santo Anselmo · Ptolomeu · Poliziano, Angelo · Cícero — Somnium Scipionis Instituições MencionadasTorre do Tombo — Lisboa · Universidade de São Paulo · Biblioteca Cadaval
Resumo: A estrutura formal das 'Trovas de Chrisfal', de Cristóvão Falcão: epistomologia do sonho ou cantiga de Is-ão?
Assuntos:ÁreasLiteratura Portuguesa GénerosPoesia SéculosSéc. XVI · Séc. XX Autores/Obras Estudadas em Língua PortuguesaFalcão, Cristóvão — Trovas de Crisfal — António · Falcão, Cristóvão — Trovas de Crisfal — Helena · Falcão, Cristóvão — Trovas de Crisfal — Joana · Falcão, Cristóvão — Trovas de Crisfal — Chrisfal · Falcão, Cristóvão — Trovas de Crisfal — Maria Dados Literários Portugueses Renascimento · neoplatonismo Dados Históricos, Sociais e Políticos Portugal · Espanha · Idade Média · Ferrara · Judeus portugueses · Cristãos Dados de Análise Textual mito · estrutura formal · verso · estrofe · variante · tempo · personagem · dístico · tragédia · história · leitura · epistemologia · verbo · palavra · cena · reconhecimento · protagonista · poesia pastoril · literatura grega: poesia · poesia latina · pastorela · narrador · cantiga de amigo · discurso · narrativa · amor · lirismo · rima · palavra: criptograma e hipograma Autores/Obras Citadas de Língua Portuguesa Portugal, José Blanc de · Camões, Luís de · D. Duarte — Leal Conselheiro · Usque, Samuel — Consolação às Tribulações de Israel · Ribeiro, Bernardim — História de Menina e Moça · Lapa, Rodrigues — Trovas de Chrisfal (pref. e notas) · Lanciani, Giulia — Novo Dicionário da Literatura Medieval Galega e Portuguesa (org. e coord.) · Tavani, Giuseppe — Novo Dicionário da Literatura Medieval Galega e Portuguesa (org. e coord.) · Sena, Jorge de — Trinta anos de Camões · Cochofel, José João — Grande Dicionário da Literatura Portuguesa e de Teoria Literária (dir.) · Santos, Guilherme G. de Oliveira — Trovas de Chrisfal (estudo, variantes e notas) · Macedo, Helder — «Menina e Moça» ou Saudades de Bernardim Ribeiro (introd., fixa. txt.) · Picchio, Luciana Stegnano — La Méthode philologique: Écrits sur la litérature portugaise Autores/Obras Citadas de Língua Estrangeira Ovídio — Metamorfoses · Aristóteles — Poética · Salomão, rei — Cântico dos Cânticos · Calímaco · Virgílio · Segal, Charles · Teócrito — Idílio · De Jong, Irene — Modern Critical Theory and Classical Literature (ed.) · Sullivan, J. P. — Modern Critical Theory and Classical Literature (ed.) · Frenk, Margit — Corpus de la antigua lírica popular hispánica (siglos XV-XVII) · Bing, Peter — The Well Read Muse: Present and Past in Callimachus and the Hellenistic Poets · Veyne, Paul — A Sociedade Romana · Deuterónimo · Cancioneiro Musical de Palacio Periódicos Citados de Língua Estrangeira Quaderni portoghesi — Pisa · Latomus — Bruxelas Instituições MencionadasCentro Cultural Português da FCG — Paris · Sá da Costa — Lisboa · Iniciativas Editoriais — Lisboa · Edições 70 — Lisboa · Publicações Dom Quixote — Lisboa · Editorial Caminho — Lisboa · Editorial Castalia — Madrid · E. J. Brill — Leiden · Livraria Portugal — Lisboa · Vandenhoeck & Ruprecht — Gottingen
Ilustrações:A estrutura formal e narrativa das Trovas de Chrisfal [desenho] A máquina de medir o tempo descrita no Leal Conselheiro, de D. Duarte [ilustração] Marvão [foto] / Gérard Castello Lopes [Sem título] [desenho] / Teresa Ferrand
Resumo: 'Os Lusíadas' como um poema sobre 'Os Lusíadas'. Vénus, mimese, intertextualidade e auto-referencialidade poética. Análise de 'O Espelho de Vénus', de Edward Burne-Jones, tendo em vista as questões da relação entre natureza e arte e das condições do acto mimético. A história dos desastres amorosos do Adamastor como uma lição de introdução aos estudos literários, a relação do episódio com as 'Metamorfoses', de Ovídio, e a questão da indistinção entre arte e vida. A conformação do real ao literário, aos modelos prévios, à anterioridade da poesia. A vaidade da mimese poética. Uma relação intertextual entre Petrarca e Ovídio, ou uma outra confirmação do princípio já exposto da relação entre vida e arte. A autobiografia como experiência de releitura de textos que precedem factos. Camões e Petrarca no que diz respeito à possibilidade de satisfação amorosa. Exemplos vários do modo como a literatura consiste na apropriação totalmente desimpedida de outros textos, nomeadamente em obras que tematizam a pornografia: Camões usando Petrarca; Cesariny usando Aleister Crowley e Cesário Verde.
Assuntos:ÁreasLiteratura Portuguesa · Literatura Clássica · Literatura Italiana · Literatura Pintura GénerosPoesia SéculosSéc. I a.C. · Séc. I · Séc. XIV · Séc. XVI · Séc. XIX · Séc. XX Autores/Obras Estudadas em Língua PortuguesaCamões, Luís de — Os Lusíadas Dados Literários classicismo Dados Literários Portugueses Renascimento · maneirismo Dados Históricos, Sociais e Políticos D. Sebastião · Cupido · Adamastor · Zeus · Juno · Apolo · Gama, Vasco da · Ilha dos Amores · Baco · Júpiter · Tétis · Aquiles · Atena · Parcas · Dafne · Velho do Restelo · Íxion · Perseu · Luso · Gama, Paulo da · Cadmo · Harmonia · Laura (Petrarca) · Efire · Medusa · Atlas · Geia · Dóris · Peleu · Neptuno · Cánace · Macareu · Eolo · Pugliano, John Pietro Dados ArtísticosPoussin, Nicolas — pintura · Watteau, Jean-Antoine — pintura · Tiziano, Vecellio — pintura · Carraci, Annibale — pintura · De Piles, Roger — pintura · Burne-Jones, Edward — O Espelho de Vénus — pintura · Velázquez, Diego — Vénus ao Espelho — pintura · pré-rafaelitas — pintura · Rubens — pintura · Museu Gulbenkian (Lisboa) · Museu do Prado (Madrid) · National Gallery (Londres) · National Gallery of Art (Washington) Dados de Análise Textual imitação literária: indissociabilidade entre teoria e prática · poesia: uso de nomes impostos pela tradição · catacrese · poesia: destruidora da objectividade de tudo aquilo em que toca · Camões, Luís de: e os poetas clássicos · poesia e armas · citação · símile e metáfora · metonímia · sujeito e objecto: indistinção · poesia e referência · linguagem e metalinguagem: indistinção · poesia: independência face à natureza · intertextualidade · espelho e mundo · Sousa, Faria e: e o Adamastor · ficção e real: indistinção · Adamastor: importância do penedo na história · Camões, Luís de: e Ovídio · metonímia e metáfora · Camões, Luís de: Os Lusíadas e Portugal · tempo · morte · leitura e escrita · Watteau ilustrando Roger De Piles sobre Rubens Autores/Obras Citadas de Língua Portuguesa Figueiredo, João Ricardo — Autocomplacência da Mimese: Uma Defesa da Poesia. «Os Lusíadas» e «Vida de D. Frei Bertolameu dos Mártires» · Verde, Cesário — Obra Completa de Cesário de Verde · Serrão, Joel — Obra Completa de Cesário Verde (ed.) · Verde, Cesário — «De Tarde» · Crowley, Aleister — «Hino a Pã» · Pessoa, Fernando — «Hino a Pã» (trad.) · Cesariny, Mário — Pena Capital · Cesariny, Mário — O Virgem Negra: Fernando Pessoa Explicado às Criancinhas & Estrangeiras por M. C. V. · Cesariny, Mário — «O Álvaro gosta muito de levar no cu» · Sousa, Manuel de Faria — Lusiadas de Luis de Camoens, Principe de los Poetas de España... Comentadas por Manuel de Faria i Sousa · Ramos, Emanuel Paulo — Os Lusíadas (ed.) Autores/Obras Citadas de Língua Estrangeira Massimo, Valerio · Sólon · Dante Alighieri · Wilde, Oscar · César, Júlio · Suetónio · Sidney, Philip — An Apology for Poetry · Bate, Walter Jackson — An Apology for Poetry (ed.) · Aristóteles — Poética · Aristóteles — Ética a Nicómaco · Horácio — The Odes and Epodes · Bennett, C. E. — The Odes and Epodes (ed.) · Ovídio — Heróides · Bornecque, Henri — Heróides (ed.) · Prévost, Marcel — Heróides (ed.) · Genette, Gérard — «Métonyme chez Proust» · Genette, Gérard — Figures III · Ovídio — Metamorfoses · Riffaterre, Michael — Fictional Truth · Petrarca — Rime sparse · Petrarca — Canzoniere · Contini, Gianfranco — Canzoniere (ed.) · Petrarca — Canzoniere · Santagata, Marco — Canzoniere (ed.) · Petrarca — Opere · Bigi, Emilio — Opere (ed.) · Ponte, Giovanni — Opere (ed.) · Alpers, Svetlana — The Making of Rubens · Verlaine, Paul — Oeuvres poétiques · Verlaine, Paul — Fêtes galantes · Verlaine, Paul — «L'Amour par terre» · Robichez, J. — Oeuvres Poétiques (ed.) · César, Júlio — De Bello Gallico · Virgílio — Aeneis · Xenofonte — Ciropedia Instituições MencionadasMondadori — Milão · Einaudi — Turim · Mursia — Milão · Assírio & Alvim — Lisboa · Livros Horizonte — Lisboa · The Johns Hopkins University Press — Baltimore/Londres · Yale University Press — New Haven/Londres · Angelus Novus — Braga/Coimbra · Harcourt Brace Jovanovich — Nova Iorque / San Diego · William Heinemann/Harvard University Press — Londres/Cambridge · Société d'Édition Les Belles Lettres — Paris · Gemäldegalerie — Lichtenstein · BG Teubner — Estugarda · Classiques Garnier — Paris
Ilustrações:Água de Madeiros [foto] / Rui Fonseca Água de Madeiros [foto] / Rui Fonseca O Espelho de Vénus [pintura] / Edward Burne-Jones São Jacinto [foto] / Rui Fonseca Vagueira [foto] / Rui Fonseca
Resumo: Autonomia «pensante» da literatura. Emancipação do pensamento literário e autodefinição do escritor: contradições e antagonismos no desenvolvimento histórico destes processos.
Assuntos:ÁreasTeoria da Literatura SéculosSéc. XX Dados Literários Renascimento · iluminismo · romantismo · enciclopédia · Antiguidade Clássica · classicismo de Weimar (Alemanha) · neo-romantismo · cartesianismo · medievalismo · tomismo · sensualismo (Locke) · naturismo (Rousseau) · reacção antienciclopedista · modernismo schlegeliano · ilustração · teosofia gnóstica (Swedenburg, Saint-Martin) · idade augusteia britânica Dados Históricos, Sociais e Políticos Feudalismo · Revolução Industrial · Fisiocratismo (Grã-Bretanha) · Europa (séc. XVI) · Europa (séc. XVII) · Europa (séc. XVIII) · Europa (séc. XIX) · Luís Filipe (França) Dados de Análise Textual mimese poética lírica · mimese poética narrativa · mimese poética dramática · pensamento literário: autonomia · conteúdo veritativo · literatura: primado axiológico · sociologia do conhecimento · escritor: sacralização · reacção e bardolatria · escritor maldito · gauchismo e excomunhão burguesa · autor e filólogo (Renascença) · autor e filósofo (Luzes) · entretenimento e edificação · romance popular · vida e alta literatura: problematização · igreja-parnaso Autores/Obras Citadas de Língua PortuguesaCamões, Luís de Autores/Obras Citadas de Língua Estrangeira Marvell, Andrew — The Garden · Virgílio — Geórgicas · Knight, W. F. Jackson — Roman Virgil · Perret, Jacques — Virgile · Bénichou, Paul — Le Sacre de l'écrivain · Sartre, Jean-Paul — Baudelaire · Diderot — Entretiens sur le fils naturel · Diderot — Le Neveu de Rameau · La Rochefoucauld — Máximas · Voltaire — Candide · Voltaire — Zadig · Novalis — Hinos à Noite · Alleman, Beda — Ironie und Dichtung · Scève, Maurice — Délie · Carey, John — Andrew Marvell (org.) · Fussell, Paul — The Rethorical World of Augustan Humanisme - ethics and imagery from Swift to Burke · Dante Alighieri · Shakespeare, William · Cervantes, Miguel de · Gilson, Étienne · São Tomás de Aquino · Blake, William · Hölderlin · Mallarmé, Stéphane · Goethe · Simónides · Sófocles · Kafka, Franz · Bowra, Cecil M. · Byron, Lord · Homero · Píndaro · Lausberg, Heinrich · Lucrécio · Auerbach, Erich · Horácio · Schiller, Friedrich von · Baudelaire, Charles · Schelling, Friedrich von · Aristóteles · Tasso, Torquato · Descartes · Pascal · Legouis, P. · Nodier, Charles · Hegel, Friedrich · Kayser, Wolfgang · Johnson, Samuel · Delavigne, Casimir · Hugo, Victor · Locke, John · Virgílio — Eneida · Brecht, Bertolt · Shelley, Percy Bysshe · Calderón de la Barca · Michelet, Jules · Montaigne · Detienne, Marcel — Les Maîtres de vérité dans la Grèce archaïque · Saint-Pierre, Bernardin de · Pope, Alexander · Burke, Edmund · Lamartine · Saint-Martin · Benjamin, Walter · Bonald, Louis de · Genet, Jean · Swift, Jonathan · Tocqueville, Alexis de · Swedenborg, Emanuel · Chateaubriand · Kermode, Frank · Tieck, Ludwig · Soljenitsine, Alexandre · Klopstock, Friedrich · Racine · Lessing, Gotthold Ephraim · Schlegel, August von · Flaubert, Gustave · Reinhardt, Karl — Sophokles · Hesíodo — Teogonia · Rousseau, Jean-Jacques — Confessions · Virgílio — Bucólicas · Novalis — A Europa e a Cristandade · Enciclopédia
Assuntos:ÁreasLiteratura Portuguesa · Literatura Brasileira GénerosEnsaio · Poesia SéculosSéc. XVIII · Séc. XX Autores/Obras Estudadas em Língua Portuguesa Cristóvão, Fernando — 'Marília de Dirceu' de Tomás António Gonzaga ou a Poesia Como Imitação e Pintura Dados Literários arcadismo (Brasil) Dados de Análise Textual poesia · pintura · transtextualidade · retrato · topoi · natureza · verosimilhança Autores/Obras Citadas de Língua PortuguesaCamões, Luís de · Verney, Luís António · Costa, Cláudio Manuel da · Garção, Correia Autores/Obras Citadas de Língua Estrangeira Lessing, Gotthold Ephraim — Lacoonte · Anacreonte · Virgílio · Petrarca · Tasso, Torquato · Aristóteles · Lucrécio — De Rerum Natura
Resumo: Leituras e influências da cultura greco-romana no autor estudado. A incorporação dos mitos clássicos na sua visão da História e do mundo.
Assuntos:ÁreasLiteratura Portuguesa · Literatura Clássica GénerosPoesia SéculosSéc. XIX Autores/Obras Estudadas em Língua PortuguesaQuental, Antero de Dados Literários sofistas · pré-socráticos Dados Literários Portugueses Questão Coimbrã · geração de 70 Dados Históricos, Sociais e Políticos Coimbra · Porto · Europa · Alemanha · Vila do Conde · Grécia Antiga · EUA · Batalha de Salamina (Grécia, 480 a. C.) · Moura, Lobo de · Roma Antiga · César, Júlio · Leipzig · Mosteiro da Batalha · Babilónia · Bruto, Marco Júnio · Buçaco · Jónia · Maratona · Mileto · Pisístratos · Hípias · Ponta Delgada · Isabel, Ana (afilhada de Antero) · Cássio · Hélade · Maia, Francisco Machado de Faria e · Albuquerque (amigo de Antero de Quental) · Sampaio, José da Cunha · Péricles · Pireu Dados de Análise Textual Quental, Antero de: História · Quental, Antero de: e os mitos clássicos · Quental, Antero de: panteísmo · Quental, Antero de: filosofia grega · Quental, Antero de: helenismo · Quental, Antero de: e a cultura romana · Quental, Antero de: latinismos Autores/Obras Citadas de Língua Portuguesa Quental, Antero de — Odes Modernas · Quental, Antero de — Primaveras Românticas · Quental, Antero de — A Dignidade das Letras e as Literaturas Oficiais · Quental, Antero de — Bom Senso e Bom Gosto · Quental, Antero de — «Saudades Pagãs» · Braga, Teófilo — Visão dos Tempos Modernos · Branco, António de Azevedo Castelo · Vasconcelos, Carolina Michaëlis de — In Memoriam · Martins, Oliveira — O Helenismo e a Civilização Cristã · Serrão, Joel — «Perspectivas dos Estudos Anterianos» · Andrade, Caetano de · Reis, Jaime Batalha · Neves, Henrique das · Casimiro, Agnelo · Quental, Antero de — Cartas de Antero de Quental · Carvalho, Teixeira de — Cartas de Antero de Quental (pref.) · Carreiro, José Bruno — Antero de Quental. Subsídios para a Sua Biografia · Fonseca, C. A. Louro da · Medeiros, Fernando Sabóia de — Antero de Quental · Carvalho, José G. Herculano de · Araújo, Joaquim de · Castilho, António Feliciano de · Branco, Camilo Castelo — Cancioneiro Alegre II · Quental, Antero de — Sonetos Completos · Martins, Oliveira — Sonetos Completos (pref.) · Quental, Antero de — Raios de Extinta Luz · Carvalho, Joaquim de — Raios de Extinta Luz (pref.) · Quental, Antero de — Obras Completas de Antero de Quental · Quental, Antero de — Filosofia · Serrão, Joel — Filosofia (ed.) · Quental, Antero de — Antero de Quental. Cartas I e II · Martins, Ana Maria Almeida — Antero de Quental. Cartas I e II (ed.) · Quental, Antero de — Obras Completas de Antero de Quental · Quental, Antero de — Prosas da Época de Coimbra · Salgado Júnior, António — Prosas da Época de Coimbra (ed.) · Quental, Antero de — O Futuro da Música · Sérgio, António — Primaveras Românticas (Obras de Antero de Quental, vol. III) (ed.) · Pato, Bulhão · Coelho, Latino — Oração da Coroa, de Demóstenes (trad.) · Sérgio, António — Ensaios VI · Lourenço, Eduardo — Poesia e Metafísica. Camões, Antero, Pessoa · Queirós, Eça de — Notas Contemporâneas · Alves, José — Antero de Quental. Les mortelles contradictions. Aspects comparatifs avec Charles Baudelaire et Edgar Poe · Camões, Luís de — Auto dos Anfitriões · Sampaio, Alberto · Quental, Antero de — Tesouro Poético da Infância · Quental, Antero de — A Originalidade das Letras e as Literaturas Oficiais · Quental, Antero de — «Pater» · Quental, Antero de — «Et coelum et virtus» · Quental, Antero de — «Tentanda Via» · Quental, Antero de — «Institia Mater» · Quental, Antero de — «Carmen Legis» · Quental, Antero de — «Flebunt Euntes» · Quental, Antero de — «A Sulamita» · Quental, Antero de — «A Um Poeta» · Quental, Antero de — «Disputa em Família» · Quental, Antero de — «Oceano Nox» · Quental, Antero de — «Per Amica Silentia Lunae» · Quental, Antero de — «Lacrimae Rerum» · Quental, Antero de — «Momentos de Tédio» · Quental, Antero de — «Paz em Deus» · Quental, Antero de — «Fiat Lux» · Quental, Antero de — «À História» · Quental, Antero de — «Saudades Pagãs» Autores/Obras Citadas de Língua Estrangeira Lucrécio · Virgílio — Eneida · Winckelmann, Johann · Schiller, Friedrich von — «Die Götter griechenlands» · Hölderlin — «Hymne an den Genius Griechenlands» · Anacreonte · Safo · Plutarco · Homero — Ilíada · Pessonneaux, E. — Ilíada (trad.) · Homero — Ilíada · Lisle, Leconte de — Ilíada (trad.) · Homero — Odisseia · Dacier, Madame — Odisseia (trad.) · Michelet, Jules · Ésquilo · Sófocles · Platão · Aristóteles · Zenão · Simónides · Eurípides · Demócrito · Tales de Mileto · Anaxágoras · Protágoras · Sócrates · Salomão, rei — Cântico dos Cânticos · São Paulo · David, rei — Salmos · Proudhon, Pierre-Joseph · Virgílio — Bucólicas · Schopenhauer, Arthur · Catulo · Zeller, Eduard — Geschichte der Griehischen Philosophie · Zeller, Eduard — Estudos Histórico-Religiosos · Hölderlin — Gedichte · Hugo, Victor · Tirteu · Grote, George — History of Greece · Hegel, Friedrich · Demóstenes — Oração da Coroa · São Marcos — Evangelho de São Marcos · São Lucas — Evangelho de São Lucas · Horácio — Arte Poética 5 · São Mateus — Evangelho de São Mateus · Tertuliano · Santo Agostinho · Molière — Anfitrião · Terêncio · Tibulo · Propércio · Cícero · Esopo · Marcial · Ovídio · Pérsio · Juvenal · Plínio · Quintiliano · Salústio · Tácito · Tito Lívio · Livro do Eclesiastes · Bíblia · Niebelungen Periódicos Citados de Língua Portuguesa Diário de Notícias — Lisboa · Correio dos Açores — Ponta Delgada · JL - Jornal de Letras, Artes e Ideias — Lisboa Instituições MencionadasLello & Irmão — Porto · Biblioteca Pública de Ponta Delgada · Editorial Comunicação — Lisboa · Universidade dos Açores · Imprensa Nacional — Lisboa · Academia de Coimbra · Imprensa da Universidade — Coimbra
Ilustrações:[Sem título] [pintura] / Rosa Carvalho [Sem título] [vinheta]
Resumo: Teorização da poética de J. de Macedo: definição de poesia a partir do confronto poesia-prosa; função da poesia; poesia épica. Tasso e Camões na crítica portuguesa seiscentista. O trabalho crítico de J. de Macedo.
Assuntos:ÁreasLiteratura Portuguesa GénerosEnsaio · Poesia SéculosSéc. XVI · Séc. XVIII Autores/Obras Estudadas em Língua PortuguesaMacedo, José de — Antídoto da Língua Portuguesa Dados Literários Portugueses barroco · camonistas e tassistas Dados de Análise Textual retórica · linguagem poética · poesia: verosimilhança · mitologia pagã e cristã Autores/Obras Citadas de Língua Portuguesa Machado, Barbosa — Biblioteca Lusitana · Figueiredo, Fidelino de — História da Crítica Literária em Portugal. Da Renascença à Actualidade · Mascarenhas, André da Silva — A Destruição de Espanha · Castro, Aníbal Pinto de — Retórica e Teorização Literária em Portugal · Castro, João Baptista de — Espelho da Eloquência · Castro, Gabriel Pereira de — Ulisseia · Silveira, Miguel da — El Macabeo · Vasconcelos, Manuel Mendes de Barbuda e — Virginidos · Camões, Luís de — Os Lusíadas · Moura, Francisco Child Rolim de — Advertência a alguns erros de Luis de Camoens em «Os Lusíadas» · Amora, António Soares — Manuel Pires de Almeida - Um Crítico Inédito de Camões · Almeida, Manuel Pires de — Exame de M. P. d'A. sobre o particular juizo, que fez M. S. de F. das partes, que ha de ter a epopeia, e de como Luis de Camões as guardava nos seus Lusiadas · Gallegos, Manuel de — «Discurso Poético» · Cristo, frei André de — «Juízo Poético» · Vieira, P.e António · Braga, Teófilo · Barreto, João Franco · Brito, João Soares de · Correia, Manuel · Sousa, Manuel de Faria e · Faria, Manuel Severim de Autores/Obras Citadas de Língua Estrangeira Aristóteles · Marino, Giambattista · Genette, Gérard — Figures II · Virgílio · Horácio · Mallarmé, Stéphane · Homero · Petrarca · Tasso, Torquato — Jerusalém Libertada
Ilustrações:José de Macedo: Antídoto da Língua Portuguesa (frontispício da 1.ª edição) [gravura]
Resumo: O Adamastor n''Os Lusíadas': confluência de traços na figura temática do monstro: o temor do desconhecido/trauma do passado; outro do europeu conquistador; o gigante vencido pelo Amor.
Assuntos:ÁreasLiteratura Portuguesa GénerosPoesia SéculosSéc. XVI Autores/Obras Estudadas em Língua PortuguesaCamões, Luís de — Os Lusíadas Dados Literários petrarquismo Dados Literários Portugueses Renascimento Dados Históricos, Sociais e Políticos Reforma · Minotauro · Índia · Ilha dos Amores · Tétis · Oriente · Hércules · Polifemo · Cabo das Tormentas · Galateia · Sansão e Dalila · Ciclope · David e Betsabé · Hércules e Dejanira · Hércules e Iole · Hércules e Onfale Dados ArtísticosBosch, Hieronymus — pintura Dados de Análise Textual quotidiano e monstruoso · outro e mesmo · Adamastor · monstro imaginário · monstro dinâmico · lógica da irregularidade · profetismo dos prodígios · desconcerto do mundo · verosimilhança histórica · poder do amor · engano · cegueira do amante · misoginia medieval · homem dominado pela mulher: misoginia e exaltação do amor · negro: lubricidade · futuro e desconhecido · metamorfose do monstro · monstro alegórico Autores/Obras Citadas de Língua Portuguesa Sousa, Manuel de Faria e — «Os Lusíadas» de Luís de Camões Comentados por... · Barreto, João Franco — Micrologia Camoniana · Macedo, P.e José Agostinho de — Reflexões Críticas sobre o Episódio do Adamastor · Berardinelli, Cleonice — «Uma Leitura do Adamastor» · Lima, Joaquim Alberto Pires de — A Teratologia n'«Os Lusíadas» · Braga, Teófilo — Camões. A Obra Lírica e Épica · Rodrigues, José Maria — Fontes dos Lusíadas · Ramalho, Américo da Costa — «Aspectos Clássicos do Adamastor» · Chaves, Luís — Subsídios para a História da Gravura em Portugal · Anselmo, Artur — Les Origines de l'imprimerie au Portugal · Cunha, Alfredo Carneiro da — Elementos para a História da Imprensa Portuguesa · Tengarrinha, José — «Imprensa» · Lopes, Fernão — Crónica de D. João I · Resende, Garcia de — Miscelânea · Macedo, Helder — Camões e a Viagem Iniciática · Margarido, Alfredo — «La Vision de l'autre (Africain et Indiens d'Amérique)...» · Saraiva, Maria de Lurdes — Lírica Completa I · Bismut, Roger — La Lyrique de Camões · Tabucchi, Antonio — «Da Adamastor a Polifemo » · Burton, Richard Francis — Camoens: his Life and his «Lusiads» Autores/Obras Citadas de Língua Estrangeira Freud, Sigmund — Interpretação dos Sonhos · Hilka, Alfons — Carmina Burana · Jung, Marc-René — Hercule dans la littérature française au XVIe siècle · Derrida, Jacques — De la grammatologie · Céard, Jean — La Nature et les prodiges · Paré, Ambroise — Des monstres et prodiges · Baltrusaitis, Jurgis — Réveils et prodiges · Melanchthon, Philipp · Lutero, Martinho · Seguin, Jean-Pierre — L'Information en France avant le périodique · Schenda, Rudolf — Die Französische Prodigienliteratur · Shaaber, Mathias A. — Some Forerunners of the Newspaper in England · Holländer, Eugen — Wunder, Wundergeburt und Wundergestalt · Brednich, Rolf Wilhelm — Die Liedpublizistik in Flerblatt des 15 bis 17 · Atkinson, Geoffroy — La Littérature géographique française de la Renaissance · Bellanger, Claude et alii — Histoire générale de la presse française · Friedman, John Block — The Monstrous Races in Medieval Art & thought · Wittkower, Rudolf · Vanbremeersch, Nathalie — Représsentation de la terre et du travail agricole chez Pindar · Lascault, Gilbert — Le Monstre dans l'art occidental · Dante Alighieri — Inferno · Montaigne · Homero · Virgílio · Teócrito — Idílio · Ovídio — Metamorfoses · Ganguilhem, Georges · Aristóteles Periódicos Citados de Língua EstrangeiraDiogène — Paris · Annali della Scuola Normale Superiore di Pisa - Classe di Lettere e Filosofia — Pisa · Journal of the Warburg and Courtauld Institutes — Londres
Ilustrações:Aparição do Gigante Adamastor (ilustração na edição Morgado Mateus de Os Lusíadas, Paris, 1917, e reproduzida na edição Emílio Biel, Porto/Leipzig, 1880) [gravura] / Alexandre Fragonard [Sem título] [vinheta]