Pesquisa simples
Pesquisa combinada
Explorar categorias temáticas
Colaboradores
Resumo: Análise dos trabalhos pedagógicos de Irene Lisboa, bem como o dos seus contos para a infância.
Assuntos:ÁreasLiteratura Portuguesa GénerosFicção · Poesia · Diário · Autobiografia SéculosSéc. XX Autores/Obras Estudadas em Língua PortuguesaLisboa, Irene Dados Históricos, Sociais e Políticos Primeira República (Portugal) · Hespanha, Ilda Moreira · Dinis, A. Dados ArtísticosAmaral, Pitum Keil do — arquitectura · Moreira, Ilda — ilustração Dados de Análise Textual confessionalidade · personagem · escrita · juventude · conto · ficção · literatura para a infância · literatura infantil Autores/Obras Citadas de Língua Portuguesa Morão, Paula — Irene Lisboa: Vida e Escrita · Lisboa, Irene — Voltar atrás para quê? · Vasconcelos, José Mauro de — Meu Pé de Laranja Lima · Santos, João dos · Namorado, Maria Lúcia · Brandão, Raul — Portugal Pequenino · Lisboa, Irene — A Psicologia do Desenho Infantil · Lisboa, Irene — Queres Ouvir? Eu Conto · Lisboa, Irene — Uma Mão Cheia de Nada, Outra de Coisa Nenhuma · Lisboa, Irene — A Vidinha da Lita Autores/Obras Citadas de Língua Estrangeira Frank, Anne — Diário de Anne Frank · Carroll, Lewis — Alice in Wonderland · Jan, Isabelle — La Litérature enfantine · Andersen, Hans Christian · Dickens, Charles — Oliver Twist Periódicos Citados de Língua PortuguesaDiário de Lisboa — Lisboa · Seara Nova — Lisboa · O Diabo — Lisboa · Diário de Notícias — Lisboa · Gazeta Musical e de Todas as Artes — Lisboa · O Jornal da Educação — Lisboa · Os Nossos Filhos — Lisboa · A Escola Primária — Lisboa · ABCzinho — Lisboa · A Cigarra — Lisboa · O Comércio da Póvoa de Varzim — Póvoa de Varzim · Diário do Norte — Porto · A Planície — Moura · O Pirilampo — Lisboa · Revista Escolar — Lisboa
Ilustrações:Irene Lisboa (criança) [foto] Irene Lisboa: 13 Contarelos (capa) [fac-símile] Irene Lisboa: A Psicologia do Desenho Infantil (capa) [fac-símile] Irene Lisboa: A Vidinha da Lita (capa) [fac-símile] Irene Lisboa: Queres Ouvir? Eu Conto (capa) [fac-símile] Irene Lisboa: Uma Mão Cheia de Nada, Outra de Coisa Nenhuma (capa) [fac-símile] [Sem título] [pintura] / Teresa Ferrand
Resumo: O poder político e o medo da força da literatura: dupla razão de ser. O poder mediato da literatura. A sua capacidade de articulação entre tempo e movimento. Dificuldades e tentações do escritor.
Assuntos:ÁreasTeoria da Literatura · Literatura e Política Dados Literários iluminismo Dados Históricos, Sociais e Políticos Capitalismo · Estaline · Checoslováquia: Primavera de Praga (1968) · Comuna de Paris · Feudalismo · Socialismo · Robespierre, Maximillien de · Polónia · EUA · Luís XIV (França) · URSS · Marat, Jean-Paul · Democracia · Afonso II (mecenas de Tasso) · Alemã, República Democrática · Rotschild, barão de · Agit-prop · Ancien Régime · Comunismo · Cotta · Revolução de 1905 (Rússia) · Odessa · Nova Iorque · Caso Watergate (EUA) · Walpole, Robert · Código penal (Alemanha) · Königsberg · Marek, Kurt · Tomada da Bastilha · Luís XVI (França) · Condenação de Sócrates · Bismarck, Otto · Grécia · Revolução bolchevique (1917; Rússia) Dados Artísticos Eisenstein, Sergei — O Couraçado Potemkine — cinema Dados de Análise Textual literatura e teologia · práxis cultural · literatura: impotência · ideia e acção · literatura e historiografia: o possível e o real · realismo na literatura · literatura e consciência histórica · literatura e realidade · escritor: dependência · mercado e escritor · aristocracismo poético e entusiasmo revolucionário · censura · poder e subversão · utopia · luta de classes · literatura e sociologia · didactismo · entretenimento · idealismo · materialismo · arte pela arte · poesia: impotência · medo Autores/Obras Citadas de Língua EstrangeiraSófocles — Édipo Rei · Eurípides — Troianas · Gray, Jonathan — Beggar's Opera · Heine, Heinrich — Tratado sobre a História da Religião e da Filosofia na Alemanha · Sófocles — Antígona · Lessing, Gotthold Ephraim — Minna von Barnhelm · Dickens, Charles — Oliver Twist · Shakespeare, William — Conto de Inverno · Aristófanes — As Nuvens · Enzensberger, Hans Magnus — A História como Ficção Colectiva · Heine, Heinrich — Buch der Lieder · Brecht, Bertolt — Baal · Goethe — Ifigénia · Lessing, Gotthold Ephraim — Emília Galotti · Balzac — O Pai Goriot · Fontane, Theodor — Der Stechlin · Brecht, Bertolt — O Senhor Puntila e o Seu Criado · Brecht, Bertolt — Mãe Coragem · Mann, Heinrich · Büchner, Georg · Defoe, Daniel · Essenine, Sergei · Mühsam, Erich · Grillparzer, Franz · Hórvath, Ödön von · Benjamin, Walter · Schiller, Friedrich von · Sócrates · Tolstoi, Lev · Marx, Karl · Proust, Marcel · Aragon, Louis · Molière · Goethe — Fausto · Homero — Ilíada · Platão · Richardson, Samuel · Mandelstam, Ossip · Rousseau, Jean-Jacques · Pavese, Cesare · Ossietzky, Carl von · Dante Alighieri — A Divina Comédia · Aristóteles · Kafka, Franz · Blok, Alexander · Walser, Martin · Neruda, Pablo · Handke, Peter · Babel, Isaac · Engels, Friedrich · Shakespeare, William — Hamlet · Döblin, Alfred · Diderot · Hegel, Friedrich · Austen, Jane · Byron, Lord · Hesse, Hermann · Flaubert, Gustave — Madame Bovary · Weiss, Peter — Marat-Sade · Galileu · Hauser, Arnold — História Social da Arte e da Literatura · Hölderlin · Dostoievski, Fiodor · Brecht, Bertolt — Messingkauf · Beaumarchais, Pierre-Augustin de — Le Mariage de Figaro · Brecht, Bertolt — Elegias de Buckow · Brecht, Bertolt — Galileu Galilei · Lenine · Mann, Thomas — Os Buddenbrook · Goethe — Werther · Fielding, Henry · Gorki, Máximo — A Mãe · Kant, Immanuel — Crítica da Razão Pura