Pesquisa simples
Pesquisa combinada
Explorar categorias temáticas
Colaboradores
Resumo: O teatro simbolista. A teorização e a articulação entre a cena e a palavra. Wagner, Nietzsche e os simbolistas. O drama de António Patrício: a sua poetização; a questão do confronto do símbolo, do mistério, da ilusão com o real histórico, a consciência.
Assuntos:ÁreasLiteratura Portuguesa GénerosTeatro SéculosSéc. XX Autores/Obras Estudadas em Língua PortuguesaPatrício, António — O Fim · Patrício, António — D. João e a Máscara · Patrício, António — Pedro, o Cru · Patrício, António — Dinis e Isabel Dados Literários decadentismo · simbolismo · romantismo · pós-romantismo · naturalismo · historicismo · teatro realista · esteticismo modernista Dados Históricos, Sociais e Políticos Revolução de 1848 (França) · Dioniso Dados ArtísticosBizet, Georges — música — ópera · Wagner, Richard — Parsifal — ópera · Wagner, Richard — O Anel dos Nibelungos — ópera · Théâtre du Vieux-Colombier (Paris) · Bayreuth (ence.) — ópera · Meininger — companhia teatral · Teatro Dramático (São Petersburgo) · Théâtre d'Art (Paris) · Théâtre de l'Oeuvre (Paris) · Intima Teatern — teatro — Estocolmo · Irish Literary Theatre — teatro — Dublin · Deutsches Theater Kammerspiele — teatro — Berlim · Künstler-Theater — teatro — Munique Dados de Análise Textual teatro: prevalência do alegórico sobre o simbólico · simbolismo: a união das artes · simbolismo: recolhimento Autores/Obras Citadas de Língua Portuguesa Patrício, António — Serão Inquieto · Pereira, José Carlos Seabra — Decadentismo e Simbolismo · Lopes, Óscar — «António Patrício: Uma Saudade Decadente e Nietzschiana» · Lopes, Óscar — A Busca de Sentido · Andrade, Oswald de — Poesias Reunidas · Andrade, Oswald de — Um Homem sem Profissão · Patrício, António — «Drama das Nuvens» · Patrício, António — «Suze» · Patrício, António — «O Camarada» Autores/Obras Citadas de Língua Estrangeira Shakespeare, William · Muhfeld, Lucien · Craig, Gordon · Maeterlinck, Maurice · Hofmannsthal, Hugo von · Tchekov, Anton · Strindberg, August · Meyerhold, Vsevolod · Coupeau, Jacques · Reinhardt, Max · Fuchs, Georg · Fort, Paul · Yeats, W. B. · Lugné-Poe · Antoine · Brecht, Bertolt · Rolland, Romain · Ibsen, Henrik · Rousseau, Jean-Jacques · Dujardin, Edouard · Wyzewa, Teodor de · Kleist, Heinrich von · Schopenhauer, Arthur · Mockel, A. · Kahn, Gustave · Chamberlain, Houston S. · Lucrécio · Adorno, Theodor — Noten zur Literatur I · Appia, Adolphe — A Obra de Arte Viva · Appia, Adolphe — A Encenação do Drama Wagneriano · Bablet, Denis — Esthétique générale du décor de théâtre. De 1870 a 1914 · Balakian, Anna — El movimiento simbolista · Blumenberg, Hans — Naufrágio com Espectador · Carlson, Marvin — Theories of the Theatre · Michaud, Guy — Méssage poétique du symbolisme · Nietzsche, Friedrich — Richard Wagner in Bayreuth. Der Fall Wagner. Nietzsche contra Wagner · Mallarmé, Stéphane — Un Coup de dés · Nietzsche, Friedrich — A Origem da Tragédia · Ortega y Gasset — Ideas sobre el teatro y la novela · Robichez, Jacques — Le Symbolisme au théâtre · Szondi, Peter — Das lyrische Drama des Fin de Siècle · Wagner, Richard — Oper und Drama, Dichtungen und Schriften · Wagner, Richard — Die Kunst und die Revolution. Dichtungen und Schriften · Aristóteles — Poética · Schuré, Édouard — Le Théâtre de l'âme · Byron, Lord — Manfred · Shelley, Percy Bysshe — Prometheus Unbound · Browning, Robert — Paracelsus · Swinburne, Charles — Atlanta in Calydon · Souriau, Paul — La Suggestion dans l'art Periódicos Citados de Língua EstrangeiraRevue Wagnérienne — Paris · Revue d'Art Dramatique — Paris Instituições MencionadasArcádia — Lisboa · Assírio & Alvim — Lisboa · Editorial Vega — Lisboa · Alianza Editorial — Madrid · Guimarães Editores — Lisboa · CNRS — Paris · Suhrkamp — Frankfurt · Editorial Caminho — Lisboa · Relógio d'Água Editores — Lisboa · Aillaud & Bertrand — Paris/Lisboa · Cornell University Press — Ithaca e Londres · Guadarrama — Madrid · Éditions Nizet — Paris · Reclam — Estugarda · Livraria Sam Carlos — Lisboa · L'Arche — Paris · Insel — Frankfurt · Schall und Rauch — Berlim
Resumo: O processo de criação de Goethe nas tensões das figuras literárias por si criadas. Os percursos de Werther e Wilhelm Meister: aprendizagem e suicídio (o do primeiro); aprendizagem e aceitação do princípio da renúncia (o do segundo). A arte e a «economia do génio» segundo Goethe.
Assuntos:ÁreasLiteratura Alemã GénerosFicção (Romance) SéculosSéc. XIX Autores/Obras Estudadas em Língua EstrangeiraGoethe — Werther · Goethe — Wilhelm Meister Dados Literários Renascimento · iluminismo · romantismo · pietismo Dados Históricos, Sociais e Políticos Revolução Francesa · Absolutismo · Revolução Industrial · Napoleão · Liberalismo (Alemanha) Dados de Análise Textual Goethe: e o ideal de masserizia quatrocentistas · Goethe: suicídio de Werther · repressão e disciplina · Goethe: e a Revolução Francesa · burguesia e aristocracia · princípio da renúncia e a sociedade burguesa · igualdade · arte e real · contemplação e acção Autores/Obras Citadas de Língua Portuguesa Salema, Teresa — «A Província de J. W. Goethe da Representação à Produção no Limiar da Era da Prosa» · Salema, Teresa — Eldorado · Colóquio Goethe Autores/Obras Citadas de Língua Estrangeira Eckermann, Johann Peter · Adorno, Theodor · Alberti, Leo-Battista · Lessing, Gotthold Ephraim · Hegel, Friedrich · Spinoza, Baruch · Kant, Immanuel · Hölderlin · Kleist, Heinrich von · Sombart, Werner — Der Bourgeois · Mann, Thomas — Betrachtungen eines Unpolitischen · Mann, Thomas — Goethe als Repräsentant des bürgerlichen Zeitalters · Goethe — Poesia e Verdade
Ilustrações:Goethe na sua casa de Francoforte (auto-retrato) [gravura] / Goethe