Pesquisa simples
Pesquisa combinada
Explorar categorias temáticas
Colaboradores
Resumo: A determinação discursiva: palavra/imagem. Da literalidade do mundo à desfiguração do sujeito. A consciência da imagem em Carlos de Oliveira: conceito de homem e sentido do Eu.
Assuntos:ÁreasLiteratura Portuguesa GénerosPoesia SéculosSéc. XX Autores/Obras Estudadas em Língua PortuguesaOliveira, Carlos de — Micropaisagem · Oliveira, Carlos de — Uma Abelha na Chuva — Álvaro Silvestre · Oliveira, Carlos de — Uma Abelha na Chuva — D. Maria dos Prazeres · Oliveira, Carlos de — Uma Abelha na Chuva — Leopoldino · Oliveira, Carlos de — Uma Abelha na Chuva — Ruivo · Oliveira, Carlos de — Uma Abelha na Chuva — Oleiro · Oliveira, Carlos de — Uma Abelha na Chuva — Marcelo · Oliveira, Carlos de — Pequenos Burgueses — Raimundo · Oliveira, Carlos de — Pequenos Burgueses — Cilinha · Oliveira, Carlos de — Pequenos Burgueses — João Viegas · Oliveira, Carlos de — Casa na Duna — Mariano · Oliveira, Carlos de — Poesias · Oliveira, Carlos de — O Aprendiz de Feiticeiro · Oliveira, Carlos de — Sobre o Lado Esquerdo · Oliveira, Carlos de — Casa na Duna — Hilário · Oliveira, Carlos de — Uma Abelha na Chuva — Regedor Dados Literários Renascimento Dados de Análise Textual inspiração · memória · palavra-imagem · reflexo e transferência · personagem: essência · egografia · finalismo do trágico · mundo e cena · eu: desfiguração · pensamento: logogia · escrita-elocução · ontologia: ôntico-êntico · metalinguagem e literário · textualidade · vanguarda · real: operação · transposição referencial · imagem visual · figuração · Oliveira, Carlos de: sociografia · sujeito autoral · desfocagem · consciência da imagem · sincronia e diacronia · imagem e facto · real-natureza · personagem-sentimento · poesia: instância poética · oratória: instância · indeterminação · sagrado · profano · discurso: determinação · projecção e projecto · visão: microvisão · visão: macrovisão Autores/Obras Citadas de Língua Portuguesa Guimarães, Fernando — Linguagem e Ideologia · Orta, Garcia de · Lourenço, Eduardo — Sentido e Forma da Poesia Neo-Realista · Brandão, Raul — Húmus · Camões, Luís de · Ferreira, António Autores/Obras Citadas de Língua Estrangeira Morus, Thomas · Axelos, Kostas · Shakespeare, William · Rilke, Rainer Maria · Platão · Hegel, Friedrich · Freud, Sigmund · Bachelard, Gaston · Aristóteles — Poética · Calderón de la Barca · Campanella, Tommaso · Otto, Rudolf · Erasmo, Desidério · Eliade, Mircea · Nietzsche, Friedrich — Para Além do Bem e do Mal
Ilustrações:Carlos de Oliveira [foto]
Resumo: O poder político e o medo da força da literatura: dupla razão de ser. O poder mediato da literatura. A sua capacidade de articulação entre tempo e movimento. Dificuldades e tentações do escritor.
Assuntos:ÁreasTeoria da Literatura · Literatura e Política Dados Literários iluminismo Dados Históricos, Sociais e Políticos Capitalismo · Estaline · Checoslováquia: Primavera de Praga (1968) · Comuna de Paris · Feudalismo · Socialismo · Robespierre, Maximillien de · Polónia · EUA · Luís XIV (França) · URSS · Marat, Jean-Paul · Democracia · Afonso II (mecenas de Tasso) · Alemã, República Democrática · Rotschild, barão de · Agit-prop · Ancien Régime · Comunismo · Cotta · Revolução de 1905 (Rússia) · Odessa · Nova Iorque · Caso Watergate (EUA) · Walpole, Robert · Código penal (Alemanha) · Königsberg · Marek, Kurt · Tomada da Bastilha · Luís XVI (França) · Condenação de Sócrates · Bismarck, Otto · Grécia · Revolução bolchevique (1917; Rússia) Dados Artísticos Eisenstein, Sergei — O Couraçado Potemkine — cinema Dados de Análise Textual literatura e teologia · práxis cultural · literatura: impotência · ideia e acção · literatura e historiografia: o possível e o real · realismo na literatura · literatura e consciência histórica · literatura e realidade · escritor: dependência · mercado e escritor · aristocracismo poético e entusiasmo revolucionário · censura · poder e subversão · utopia · luta de classes · literatura e sociologia · didactismo · entretenimento · idealismo · materialismo · arte pela arte · poesia: impotência · medo Autores/Obras Citadas de Língua EstrangeiraSófocles — Édipo Rei · Eurípides — Troianas · Gray, Jonathan — Beggar's Opera · Heine, Heinrich — Tratado sobre a História da Religião e da Filosofia na Alemanha · Sófocles — Antígona · Lessing, Gotthold Ephraim — Minna von Barnhelm · Dickens, Charles — Oliver Twist · Shakespeare, William — Conto de Inverno · Aristófanes — As Nuvens · Enzensberger, Hans Magnus — A História como Ficção Colectiva · Heine, Heinrich — Buch der Lieder · Brecht, Bertolt — Baal · Goethe — Ifigénia · Lessing, Gotthold Ephraim — Emília Galotti · Balzac — O Pai Goriot · Fontane, Theodor — Der Stechlin · Brecht, Bertolt — O Senhor Puntila e o Seu Criado · Brecht, Bertolt — Mãe Coragem · Mann, Heinrich · Büchner, Georg · Defoe, Daniel · Essenine, Sergei · Mühsam, Erich · Grillparzer, Franz · Hórvath, Ödön von · Benjamin, Walter · Schiller, Friedrich von · Sócrates · Tolstoi, Lev · Marx, Karl · Proust, Marcel · Aragon, Louis · Molière · Goethe — Fausto · Homero — Ilíada · Platão · Richardson, Samuel · Mandelstam, Ossip · Rousseau, Jean-Jacques · Pavese, Cesare · Ossietzky, Carl von · Dante Alighieri — A Divina Comédia · Aristóteles · Kafka, Franz · Blok, Alexander · Walser, Martin · Neruda, Pablo · Handke, Peter · Babel, Isaac · Engels, Friedrich · Shakespeare, William — Hamlet · Döblin, Alfred · Diderot · Hegel, Friedrich · Austen, Jane · Byron, Lord · Hesse, Hermann · Flaubert, Gustave — Madame Bovary · Weiss, Peter — Marat-Sade · Galileu · Hauser, Arnold — História Social da Arte e da Literatura · Hölderlin · Dostoievski, Fiodor · Brecht, Bertolt — Messingkauf · Beaumarchais, Pierre-Augustin de — Le Mariage de Figaro · Brecht, Bertolt — Elegias de Buckow · Brecht, Bertolt — Galileu Galilei · Lenine · Mann, Thomas — Os Buddenbrook · Goethe — Werther · Fielding, Henry · Gorki, Máximo — A Mãe · Kant, Immanuel — Crítica da Razão Pura
Resumo: O heterónimo de Bernardo Soares no conjunto da obra pessoana. A relação de Bernardo Soares com a palavra (escrita e oral). A escrita profissional e não profissional da epopeia de Bernardo Soares. A poesia e a prosa para Bernardo Soares. O papel e a importância do literário na vida de Bernardo Soares.
Assuntos:ÁreasLiteratura Portuguesa GénerosPoesia SéculosSéc. XX Autores/Obras Estudadas em Língua PortuguesaSoares, Bernardo — Livro do Desassossego Dados Literários existencialismo Dados Históricos, Sociais e Políticos Jesus Cristo · Lenine · Mussolini, Benito Dados de Análise Textual marginalidade na literatura Autores/Obras Citadas de Língua Portuguesa Perrone-Moisés, Leyla · Verde, Cesário · Pessoa, Fernando · Martins, Wilson — «A Sacralização de Pessoa» · Nobre, António — Só · Sena, Jorge de — «Inédito de Jorge de Sena sobre o 'Livro do Desassossego'» · Caeiro, Alberto — «O Guardador de Rebanhos» Autores/Obras Citadas de Língua Estrangeira Santo Isidoro de Sevilha · Lévi-Strauss, Claude · Hegel, Friedrich · Acosta, Joseph · Platão · Dante Alighieri · Milton, John · Goethe · Shakespeare, William · Beckett, Samuel · Hugo, Victor · Nordau, Max — Cristo Nunca Existiu · Carlyle, Thomas — On Heroes, Hero-Worship, and the Heroic in History · Sartre, Jean-Paul — La Nausée Periódicos Citados de Língua PortuguesaJornal do Brasil — Rio de Janeiro · Persona I — Porto Instituições MencionadasÁtica — Lisboa · Chapman and Hall Limited — Londres
Ilustrações:Página manuscrita do Livro do Desassossego [fac-símile] / Bernardo Soares