Pesquisa simples
Pesquisa combinada
Explorar categorias temáticas
Colaboradores
Resumo: Auto-representação pela disjunção das personagens. Bíblia, Génesis, Criação e metáfora da criação textual e extratextual. Música e redução do som ao rumor único.
Assuntos:ÁreasLiteratura Portuguesa GénerosFicção (Romance) SéculosSéc. XX Autores/Obras Estudadas em Língua PortuguesaFaria, Almeida — Rumor Branco Dados Literários nouveau roman Dados Literários Portugueses neo-realismo · existencialismo Dados ArtísticosStockhausen, Karlheinz — música · Leme, João da Câmara — ilustração Dados de Análise Textual erotismo · metafísica · anástrofe · aliteração · ambiguidade · sinestesia · significante · função conotativa · texto bíblico · personagem: disjunção · fragmento · metáfora estrutural · maneirismo · texto: locutor e alocutário · deícticos · auto-representação Autores/Obras Citadas de Língua Portuguesa Barroso, Alfredo — Antologia de Poesia Universitária (org.) · Faria, Almeida — A Paixão · Ferreira, Vergílio — Rumor Branco, de Almeida Faria (pref.) Autores/Obras Citadas de Língua Estrangeira Moisés · Butor, Michel — Essais sur le roman · Robbe-Grillet, Alain — La Maison de rendez-vous · Benveniste, Émile — Problèmes de linguistique générale · Ricardou, Jean · David · Joyce, James · Robbe-Grillet, Alain — Pour un nouveau roman · Bíblia Periódicos Citados de Língua Estrangeira Poétique — Paris
Ilustrações:Almeida Faria [foto]
Resumo: Aspectos vários da experiência dos limites que o romance vem encenando desde a década de 60. A importância do «nouveau roman» francês - mas também da ruptura modernista e de reflexões do período finissecular - na questionação do género romanesco. O clima cultural e artístico em que se desenvolve a questionação do modelo romanesco pelo «nouveau roman». A recepção destas interrogações em Portugal, a sua afirmação literária na década de 60 e as reacções da crítica. A encenação de novos processos de elaboração romanesca na literatura portuguesa dos anos 70 e 80, já mais liberta da influência tutelar do «nouveau roman».
Assuntos:ÁreasLiteratura Portuguesa · Literatura Francesa GénerosFicção (Romance) SéculosSéc. XX Dados Literários estruturalismo · surrealismo · futurismo · nouveau roman · naturalismo · experimentalismo · nouveau roman (França) · dadaísmo Dados Literários Portugueses neo-realismo · nouveau roman · experimentalismo · vanguarda formalista Dados Históricos, Sociais e Políticos Jesus Cristo · 25 de Abril de 1974 (Portugal) Dados ArtísticosBrancusi, Constantin — escultura · Schoenberg, Arnold — música · Moore, Henry — escultura · Webern, Anton von — música Dados de Análise Textual enunciação: primado · acção · auto-reflexividade · lúdico · intertextualidade · tempo · personagem · estética da instabilidade · literatura portuguesa: romance (anos 70 e 80) Autores/Obras Citadas de Língua PortuguesaMoutinho, José Viale · Botelho, Fernanda · Barreno, Maria Isabel · Sampayo, Nuno de · Salema, Álvaro · Trigueiros, Luís Forjaz · Mourão-Ferreira, David · Portela Filho, Artur — «O Novo Romance, Um Outro Caminho para a Ficção Portuguesa» · Portela Filho, Artur — Avenida de Roma · Portela Filho, Artur — O Código de Hamurabi · Portela Filho, Artur — Roma, verdadeiramente · Faria, Almeida — A Paixão · Faria, Almeida — Lusitânia · Faria, Almeida — Cavaleiro Andante · Faria, Almeida — Cortes · Faria, Almeida — O Conquistador · Brito, Casimiro de — Nós, Outros · Salema, Teresa — Nós, Outros · Namora, Fernando — Resposta a Matilde · Namora, Fernando — «Era Um Desconhecido» · Rodrigues, Urbano Tavares — «Panorâmica do Romance Francês Contemporâneo» · Rodrigues, Urbano Tavares — Entre Dois Tiros (trad.) · Centeno, Y. K. — No Jardim das Nogueiras · Gersão, Teolinda — O Silêncio · Gersão, Teolinda — Paisagem com Mulher e Mar ao Fundo · Gersão, Teolinda — Os Guarda-Chuvas Cintilantes · Gonçalves, Olga — A Floresta de Bremerhaven · Gonçalves, Olga — Este Verão o Emigrante là-bas · Simões, João Gaspar — «Ainda o 'Nouveau Roman' - Romancistas Não, Engenheiros de Pontes e Calçadas» · Simões, João Gaspar — «Alfredo Margarido e Artur Portela Filho, 'O Novo Romance'» · Simões, João Gaspar — Crítica V, Críticos e Ensaístas Contemporâneos (1942-1979) · Jorge, Lídia — O Cais das Merendas · Llansol, Maria Gabriela — Depois de Os Pregos na Erva · Llansol, Maria Gabriela — O Livro das Comunidades · Llansol, Maria Gabriela — A Restante Vida · Llansol, Maria Gabriela — Causa Amante · Llansol, Maria Gabriela — Finita · Llansol, Maria Gabriela — Um Beijo Dado mais tarde · Antunes, António Lobo — Memória de Elefante · Machado, Dinis — O Que Diz Molero · Ramos, Wanda — As Incontáveis Vésperas · Salema, Teresa — Entre Dois Países · Salema, Teresa — Educação e Memória de André Maria S. · Salema, Teresa — O Lugar Ausente · Costa, Maria Velho da — Maina Mendes · Costa, Maria Velho da — Casas Pardas · Costa, Maria Velho da — Cravo · Brito, Casimiro de — Imitação do Prazer · Lepecki, Maria Lúcia — Imitação do Prazer (pref.) · Saraiva, António José — História da Literatura Portuguesa · Lopes, Óscar — História da Literatura Portuguesa · Machado, Álvaro Manuel — A Novelística Portuguesa Contemporânea · Magalhães, Isabel Allegro de — O Tempo das Mulheres · Magalhães, Isabel Allegro de — O Sexo dos Textos · Magalhães, Isabel Allegro de — «Do Passado ao Futuro: a Circulação do Tempo na Narrativa Portuguesa de Autoria Feminina» · Margarido, Alfredo — O Novo Romance · Portela Filho, Artur — O Novo Romance · Torres, Alexandre Pinheiro — Romance: o Mundo em Equação · Seixo, Maria Alzira — A Palavra do Romance · Seixo, Maria Alzira — Discursos do Texto · Margarido, Alfredo — No Fundo deste Canal · Margarido, Alfredo — A Centopeia · Margarido, Alfredo — As Portas Ausentes · Guerra, Álvaro — Memória · Oliveira, Carlos de — Finisterra · Brandão, Raul — Húmus · Dionísio, Mário — Não Há Morte nem Princípio · Pires, José Cardoso — Hóspede de Job · Pires, José Cardoso — O Delfim · Faria, Almeida — Rumor Branco · Ferreira, Vergílio — Rumor Branco (pref.) · Horta, Maria Teresa — Ema · Bragança, Nuno — Square Tolstoi · Carvalho, Armando Silva — O Uso e o Abuso · Llansol, Maria Gabriela — O Livro das Comunidades · Coelho, Jacinto do Prado — O Livro das Comunidades (pref.) · Seixas, Noémia — Noite Ambígua · Ferreira, Alberto — Crise · Júdice, Nuno — A Manta Religiosa · Costa, João Alves da — As Diabruras do Menino Hamlet · Cláudio, Mário — Um Verão assim · Eminescu, Roxana — Novas Coordenadas no Romance Português Autores/Obras Citadas de Língua Estrangeira Pinget, Robert · Ricardou, Jean · Poe, Edgar Allan · Proust, Marcel · Woolf, Virginia · Kafka, Franz · Joyce, James · Roussel, Raymond · Borges, Jorge Luis · Eliot, T. S. · Valéry, Paul · Bréton, André · Huysmans, Joris-Karl · Husserl, Edmund · Paulhan, Jean · Zola, Émile · Simon, Claude · Flaubert, Gustave — Préface à la vie d'écrivain ou Extraits de la correspondance · Bolème, Geneviève — Préface à la vie d'écrivain ou Extraits de la correspondance (apres. e selec.) · Sarraute, Nathalie — L'Ère du soupçon · Butor, Michel — Essais sur le roman · Robbe-Grillet, Alain — Pour un nouveau roman · Robbe-Grillet, Alain — Les Gommes · Zeraffa, Michel — «Après le roman, le romanesque» · Tadié, Jean-Yves — Le Roman au XXème Siècle · Flaubert, Gustave — Madame Bovary · Diderot — Jacques le fataliste · Diderot — Le Neveu de Rameau · Positions et oppositions sur le roman contemporain Periódicos Citados de Língua Portuguesa Vértice — Coimbra · Seara Nova — Lisboa · Diário de Notícias — Lisboa · Jornal de Notícias — Porto · Diário Popular — Lisboa · Rumo — Lisboa · JL - Jornal de Letras, Artes e Ideias — Lisboa · Confluências — Coimbra · Boletim dos Livros do Brasil — Lisboa Instituições MencionadasGallimard — Paris · Seuil — Paris · Seara Nova — Lisboa · Editorial Vega — Lisboa · Livros Horizonte — Lisboa · Portugália Editora — Lisboa · Editorial Presença — Lisboa · A Regra do Jogo — Lisboa · Publicações Dom Quixote — Lisboa · Porto Editora — Porto · Edições Afrontamento — Porto · Ulmeiro — Lisboa · ICALP · Publicações Europa-América — Mem Martins · Prémios Revelação da APE · Edições Rolim — Lisboa · Edições O Jornal — Lisboa · Bertrand — Venda Nova · Pierre Belfond — Paris
Resumo: Motivo da viagem na obra do A.. Fantástico na obra estudada.
Assuntos:ÁreasLiteratura Portuguesa GénerosFicção (Romance) SéculosSéc. XX Autores/Obras Estudadas em Língua PortuguesaFerreira, José Gomes — Aventuras de João Sem Medo — João Sem Medo Dados de Análise Textual verosimilhança · fantástico · ficção · literatura de viagens · género narrativo · onirismo · tradição popular · mitologia · herói · ambiguidade · ideologia · panfletarismo · magia · conto popular · fábula · ironia · absurdo · ponto de vista · protagonista Autores/Obras Citadas de Língua Portuguesa Torres, Alexandre Pinheiro — Vida e Obra de José Gomes Ferreira · Pinto, Fernão Mendes — Peregrinação · Garrett, Almeida — Viagens na Minha Terra · Abelaira, Augusto Autores/Obras Citadas de Língua Estrangeira Butor, Michel — Essais sur le roman · Eco, Umberto — La estructura ausente - introducción a la semiótica · Belevan, Harry — Teoría de lo fantástico · Vax, Louis — Les Chefs-d'oeuvres de la littérature fantastique · Bellemin-Noël, Jean · Greimas, A. J. — Sémiotique. Dictionnaire raisonné de la théorie du langage · Courtés, J. — Sémiotique. Dictionnaire raisonné de la théorie du langage · Maistre, Xavier de — Voyage autour de ma chambre · Gautier, Théophile · Todorov, Tzvetan — Introduction à la littérature fantastique Periódicos Citados de Língua EstrangeiraLittérature — Paris
Ilustrações:José Gomes Ferreira: Aventuras Maravilhosas de João Sem Medo (capa da 1.ª edição) [desenho]
Resumo: Aspectos vários da narratividade n''O Malhadinhas': as relações narrador-narratário; a função editorial (e outras) da entidade anónima que enquadra o relato; a estratégia narrativa e os procedimentos estratégicos disseminados pelo texto; a dimensão temporal da narrativa.
Assuntos:ÁreasLiteratura Portuguesa GénerosFicção (Romance) SéculosSéc. XX Autores/Obras Estudadas em Língua PortuguesaRibeiro, Aquilino — O Malhadinhas Dados de Análise Textual novela Autores/Obras Citadas de Língua Portuguesa Moisés, Massaud — A Criação Literária. Prosa · Branco, Camilo Castelo — Coração, Cabeça e Estômago · Queirós, Eça de — A Correspondência de Fradique Mendes Autores/Obras Citadas de Língua Estrangeira Chklovski, Victor · Mink, Louis O. · Wittgenstein, Ludwig · Austin, Alfred · Butor, Michel — Essais sur le roman · Grivel, Charles — Production de l'intérêt romanesque. Un état du texte (1870-1880), un essai de constitution de sa théorie · Todorov, Tzvetan — Théorie de la littérature (ed.) · Tacca, Óscar — Las voces de la novela · Altman, Janet G. — Epistolarity. Approaches to a Form · Cela, Camilo José — La familia de Pascual Duarte · García-Noblejas, J. José — Poética del texto audiovisual. Introducción al discurso narrativo de la imagen · Iser, Wolfgang — The Act of Reading. A Theory of Aesthetic Response · Eco, Umberto — Lector in fabula. La cooperazione interpretativa nei testi narrativi · Tiffeneau, D. — La Narrativité (ed.) · Mitchell, W. J. T. — On Narrative (ed.) · Ricouer, Paul — Temps et récit I · Ricouer, Paul — Temps et récit II · Rousseau, Jean-Jacques — La Nouvelle Héloïse · Laclos, Choderlos de — Les Liaisons dangereuses Instituições MencionadasGallimard — Paris · Ediciones Destino — Barcelona · Editora Cultrix — São Paulo · Seuil — Paris · Livraria Bertrand — Lisboa · Ohio State University Press — Columbus · EUNSA — Iruñea-Pamplona · The Johns Hopkins University Press — Baltimore/Londres · CNRS — Paris · The University of Chicago Press — Chicago/Londres · Editorial Gredos — Madrid
Ilustrações:Aquilino Ribeiro: Estrada de Santiago (capa da 3.ª edição) [fac-símile] / Alberto de Sousa