Pesquisa simples
Pesquisa combinada
Explorar categorias temáticas
Colaboradores
Resumo: A vocação dialógica de 'Irene ou o Contrato Social', e a sua particular relação com a figura humana e autoral de Irene Lisboa. Caracterização, a diferentes níveis, da criação literária de Irene Lisboa. Vários intertextos importantes no romance referido de Maria Velho da Costa: Shakespeare, Maria Gabriela Llansol, Rimbaud. A citação como homenagem. A citação como um fim lúdico-judicativo. O convívio entre uma suposta cultura superior e a popular-mediatizada. Intertextualidade não literária na obra referida.
Assuntos:ÁreasLiteratura Portuguesa GénerosFicção (Romance) SéculosSéc. XX Autores/Obras Estudadas em Língua PortuguesaLisboa, Irene · Costa, Maria Velho da — Irene ou O Contrato Social Dados Literários surrealismo · pós-modernidade Dados Literários Portugueses neo-realismo Dados Históricos, Sociais e Políticos Lisboa · Jacob · Raquel (filha de Labão) · Santa Iria · Próspero (Shakespeare) · Ariel (Shakespeare) Dados ArtísticosBach, Johann Sebastian — música · Cage, John — música · Beethoven, Ludwig van — música · Schoenberg, Arnold — música · Dylan, Bob — música — canção · Callas, Maria — ópera — canto · Waits, Tom — música — canção · Gould, Glenn — música · Xenakis, Iannis — música · Piaf, Edith — canção — música · Feldman, Morton — música · Piazzolla, Astor — música · Glass, Philip — música · Baez, Joan — música — canção · Leonhardt, Gustav — música · Bowie, David — música — canção · Faithful, Marianne — música — canção · Mozart, Wolfgang Amadeus — Requiem — música — canto · Ribeiro, António Lopes — O Pátio das Cantigas — cinema · Costa, Pedro — Ossos — cinema · The Doors — música · Brecht; Weill — música Dados de Análise Textual citação · autocitação · citação: auto-intertextualidade · citação adulterada · citação antangónica · citação camuflada · literariedade · cultura e intolerância · confessionalismo · pitoresco · ironia · droga · linguagem: experimentalismo linguístico · literatura light · cânone e leitura · relativismo cultural · plágio · solidão Autores/Obras Citadas de Língua Portuguesa Ferreira, José Mendes — Antologia do Futurismo Italiano. Manifestos e Poemas (org.) · Lima, Ângelo de · Diogo, Américo António Lindeza · Caeiro, Alberto · Campos, Álvaro de · Cruz, Mafalda Ivo · Cidade, Hernâni · Vicente, Gil · Soares, Bernardo · Verde, Cesário · Gomes, Luísa Costa — Nunca Nada de Ninguém · Helder, Herberto — Photomaton & Vox · Helder, Herberto — Ouolof. Poemas Mudados para Português · Lisboa, Irene — Apontamentos · Lisboa, Irene — Voltar atrás para quê? · Lisboa, Irene — Poesia I · Lisboa, Irene — 13 Contarelos Que Irene Escreveu e Ilda Ilustrou para a Gente Nova · Lisboa, Irene — Solidão. Notas do Punho de Uma Mulher · Lisboa, Irene — Esta Cidade! · Lisboa, Irene — «Velha Glosa» · Lisboa, Irene — Começa Uma Vida · Lisboa, Irene — Outono Havias de Vir. Latente Triste · Lisboa, Irene — Folhas Soltas da «Seara Nova» (1929-1955) · Morão, Paula — Folhas Soltas da «Seara Nova» (1929-1955) (org.) · Llansol, Maria Gabriela — Contos do Mal Errante · Llansol, Maria Gabriela — Um Falcão no Punho - Diário I · Llansol, Maria Gabriela — Amar Um Cão · Llansol, Maria Gabriela — Onde Vais, Drama-Poesia? · Lopes, Adília — Florbela Espanca Espanca · Lopes, Silvina Rodrigues — «Marcas do Desespero» · Lourenço, Eduardo — «Camões Diferente» · Lourenço, Eduardo — Poesia e Metafísica · Lourenço, M. S. — Os Degraus do Parnaso · Macedo, Helder — Camões e a Viagem Iniciática · Magalhães, Isabel Allegro de — «Interioridade e Exterioridade na Obra de Irene Lisboa» · Magalhães, Isabel Allegro de — O Sexo dos Textos · Oliveira, Carlos de — O Aprendiz de Feiticeiro · Pacheco, Luiz — O Caso do Sonâmbulo Chupista · Pereira, Helder Moura — A Última Lua da Lua de Outouno · Sena, Jorge de — Arte de Música · Sena, Jorge de — Poesia II · Sena, Jorge de — Metamorfoses · Tamen, Miguel — «Aspas» · Magalhães, Joaquim Manuel — Segredos, Sebes, Aluviões · Camões, Luís de — Os Lusíadas · Namora, Fernando — Domingo à tarde · Ferreira, Vergílio — Aparição · Queirós, Eça de — Os Maias · Pessoa, Fernando — Mensagem · Cardoso, Miguel Esteves — O Amor É Fodido · Pinto, Margarida Rebelo — Sei lá · Costa, Maria Velho da — Maina Mendes · Pessanha, Camilo — Clepsydra · Bardamerda. Poemas Citacionistas Contemporâneos Autores/Obras Citadas de Língua Estrangeira Breton, André · Beckett, Samuel · Jarry, Alfred · Lautréamont · Bloom, Harold · Aragon, Louis · Verlaine, Paul · Enzensberger, Hans Magnus · Rousseau, Jean-Jacques · Shakespeare, William — A Tempestade · Culler, Joanthan — «A Literariedade» · Godzich, Wlad — «Introduction. Caution! Reader at Work!» · De Man, Paul — Blindness & Insight. Essays in the Rhetoric of Contemporary Criticism · Reyes, Graziela — «La polifonia de la narración» · Reyes, Graziela — Polifonia textual · Rimbaud, Arthur — O Rapaz Raro · Rimbaud, Arthur — Cartas da Abissínia · Rimbaud, Arthur — Poésies · Rimbaud, Arthur — Une Saison en enfer · Marinetti — «Fundação e Manifesto do Futurismo» · Tchekov, Anton — O Tio Vânia · Santo Agostinho — Confissões · Montaigne — Essais · Antigo Testamento Periódicos Citados de Língua Portuguesa Românica — Lisboa
Ilustrações:Maria Velho da Costa e o neto [foto] / Luísa Ferreira Maria Velho da Costa: Irene ou o Contrato Social (capa) [fac-símile] [Sem título] [foto] / Bárbara Assis Pacheco [Sem título] [ilustração] / Bárbara Assis Pacheco [Sem título] [ilustração] / Bárbara Assis Pacheco [Sem título] [ilustração] / Bárbara Assis Pacheco
Resumo: As vanguardas artísticas do séc. XX enquanto expressão do impulso de libertação absoluta do homem: ruptura com toda a tradição, seja estética, social ou moral. Em última análise, as vanguardas instauram uma liberdade de espírito que se resolve na afirmação do humano.
Assuntos:ÁreasHistória da Literatura e da Arte SéculosSéc. XX Dados Literários surrealismo · futurismo · modernismo · cubismo · expressionismo (Alemanha) · dadaísmo · ultraísmo (Espanha) · construtivismo (Alemanha) · futurismo (Polónia) · expressionismo (Hungria) · surrealismo (Sérvia) · imagismo (Inglaterra) · criacionismo Dados Históricos, Sociais e Políticos Segunda Guerra Mundial Dados ArtísticosDuchamp, Marcel — pintura — escultura · Rousseau, Henri — pintura · Kandinski, Wassily — pintura · Arp, Hans — pintura — escultura Dados de Análise Textual vanguarda · tradição · criação · ruptura · liberdade · literatura e sociedade · linguagem poética · criação artística · criação poética · literatura e ideologia Autores/Obras Citadas de Língua EstrangeiraSoffici, Ardengo — Arte libera e libera pittura futurista · Breton, André — Position politique du Surréalisme (Déclaration du 27 janvier 1925) · Boccioni, Umberto — Fundamento Plástico da Escultura e da Pintura Futuristas · Lávchits, B. — A Libertação da Palavra · Tzara, Tristan — Manifesto Dada (1918) · Papini, Giovanni · Hausmann, Raoul · Naum, Gellu · Rivera, Diego · Aragon, Louis · Sade, Marquês de · Éluard, Paul · Artaud, Antonin · Marinetti · Ribemont-Dessaignes, Georges · Apollinaire · Viveiro dos Juízes · A Palavra como tal · Vereiningnung für neue Kunst und Literatur · Libertação dos Homens · La Pomme de Pin · «Lettre aux médecins chefs des asiles de fous» Periódicos Citados de Língua Estrangeira La Révolution surréaliste — Paris · Punct — Roménia · Contimporanul — Bucareste
Ilustrações:«Dada soulève tout» (manuscrito do manifesto) [fac-símile] / Tristan Tzara «La Pensée» (manuscrito de poema) [fac-símile] / Louis Aragon Anémic-Cinéma, filme, Paris [fac-símile] / Marcel Duchamp Capa do n.º 6 da revista Dada (Paris) [fac-símile] Sic (página da revista, com textos de Tzara) [fac-símile]