Pesquisa simples
Pesquisa combinada
Explorar categorias temáticas
Colaboradores
Resumo: A arrogância, o estardalhaço de Almada e de Pessoa na afirmação de um corte radical com o passado. Um posicionamento mais humilde de Pessoa perante a tradição e o passado, exibindo mesmo uma certa oposição a algumas das características do modernismo. Novidade, renovação e tradição nos campos da ciência, da arte, da literatura.
Assuntos:ÁreasLiteratura Portuguesa GénerosPoesia SéculosSéc. XX Autores/Obras Estudadas em Língua PortuguesaPessoa, Fernando Dados Literários futurismo · simbolismo francês · cubismo Dados Literários Portugueses primeiro modernismo · futurismo · sensacionismo · panteísmo transcendentalista Autores/Obras Citadas de Língua Portuguesa Sá-Carneiro, Mário de · Verde, Cesário · Nobre, António · Sérgio, António · Régio, José · Bocage · Caeiro, Alberto · Camões, Luís de · Côrtes-Rodrigues, Armando · Soares, Bernardo — Livro do Desassossego · Pessoa, Fernando — Páginas Íntimas e de Auto-Interpretação · Pessoa, Fernando — Obra Poética · Pessoa, Fernando — «Para a Memória de António Nobre» · Pessoa, Fernando — Páginas de Doutrina Estética · Pessoa, Fernando — Páginas de Estética e de Teoria e Crítica Literárias · Pessoa, Fernando — «O Provincianismo Português» · Pessoa, Fernando — «Erostratus» · Pessoa, Fernando — Mensagem · Pessoa, Fernando — «Viriato» · Sena, Jorge de — Páginas de Doutrina Estética, de Fernando Pessoa (selec., pref. e notas) · Coelho, Jacinto do Prado — Páginas de Estética e de Teoria e Crítica Literárias, de Fernando Pessoa (org.) · Lind, Georg Rudolf — Páginas de Estética e de Teoria e Crítica Literárias, de Fernando Pessoa (org.) · Almada Negreiros — «Ultimatum Futurista às Gerações Portuguesas do Século XX» · Almada Negreiros — Textos de Intervenção · Campos, Álvaro de — «Ode Triunfal» · Monteiro, Adolfo Casais — Considerações Pessoais · Monteiro, Adolfo Casais — «Mário de Sá-Carneiro» · Junqueiro, Guerra — Pátria · Junqueiro, Guerra — Finis Patriae Autores/Obras Citadas de Língua Estrangeira Renard, Jules · Hugo, Victor · Marinetti · Ptolomeu · Platão · Pitágoras · Brae, Ticho · Kepler, Johannes · Shaw, Bernard · Burke, Edmund — Reflections on the Revolution in France · Wharton, Edith — The Writing of Fiction · Valéry, Paul — Tel Quel I · Valéry, Paul — Tel Quel II · Stravinsky, Igor — Poétique musicale Instituições MencionadasEditorial Estampa — Lisboa · Gallimard — Paris · Editora José Aguilar — Rio de Janeiro · Editorial Inquérito — Lisboa · Ática — Lisboa · Imprensa da Universidade — Coimbra
Ilustrações:Capa da revista Exílio [fac-símile] Capa da revista Portugal Futurista [fac-símile] [Sem título] [desenho] / Almada Negreiros
Resumo: As edições da obra de Fernando Pessoa. As abusivas intervenções cirúrgicas (variantes e colagens) na actual «edição crítica» (e também na da Ática) da obra poética de Álvaro de Campos, nomeadamente no poema-arquipélago «A Passagem das Horas» e no fragmentário «Saudação a Walt Whitman». Outras inovações pouco admissíveis, agora na edição de «Dois Excertos de Odes» e de «Acordar da Cidade de Lisboa». Atribuições polémicas de autoria e a estrutura da obra. A fixação do texto. A identificação e a articulação dos textos. Em suma: uma edição imprópria para consumo.
Assuntos:ÁreasLiteratura Portuguesa GénerosPoesia · Edição Crítica SéculosSéc. XX Autores/Obras Estudadas em Língua PortuguesaBerardinelli, Cleonice — Poemas de Álvaro de Campos (ed.) · Berardinelli, Cleonice — A Passagem das Horas, de Álvaro de Campos (ed.) Dados Literários Portugueses modernismo · sensacionismo · decadentismo · neo-simbolismo Dados Históricos, Sociais e Políticos Frankenstein Dados de Análise Textual Pessoa, Fernando: modo fragmentário de composição poética Autores/Obras Citadas de Língua Portuguesa Lapa, Rodrigues · Amaro, Luís · Galhoz, Maria Aliete · Montalvor, Luís de · Simões, João Gaspar · Sá-Carneiro, Mário de · Côrtes-Rodrigues, Armando · Reis, Ricardo · Castro, Ivo — Poemas de Álvaro de Campos (ed. crít.) · Caeiro, Alberto — «O Guardador de Rebanhos» · Campos, Álvaro de — Vida e Obras do Engenheiro · Campos, Álvaro de — Arco do Triumpho · Campos, Álvaro de — «Ode à Noite» · Campos, Álvaro de — «Saudação a Walt Whitman» · Campos, Álvaro de — «Ode Marítima» · Campos, Álvaro de — «Dois Excertos de Odes (Fins de Duas Odes, naturalmente)» · Campos, Álvaro de — «Acordar da Cidade de Lisboa» · Campos, Álvaro de — «Ode Triunfal» · Campos, Álvaro de — «Notas para a Recordação do Meu Mestre Caeiro» · Campos, Álvaro de — «Olha, Daisy» · Campos, Álvaro de — «Opiário» · Campos, Álvaro de — «Ode Marcial» · Campos, Álvaro de — «Carnaval» · Campos, Álvaro de — «A Partida» · Almada Negreiros — «Saltimbancos» · Soares, Bernardo — Livro do Desassossego · Pessoa, Fernando — Fausto · Pessoa, Fernando — Morte do Príncipe · Pessoa, Fernando — «Cruz na Porta da Tabacaria» · Pessoa, Fernando — «No lugar dos palácios desertos » · Pessoa, Fernando — «Não sei... Falta-me um sentido, um tacto...» · Pessoa, Fernando — «Dá-me rosas, rosas» · Pessoa, Fernando — «Hoje estou triste como um barco negro ao sol» · Pessoa, Fernando — «Do pantano da tarde a noite nasce como uma flôr de lotus...» · Pessoa, Fernando — «A Casa Branca Nau Preta» · Pessoa, Fernando — «O Bibliophilo» · Pessoa, Fernando — «Com teu gesto pintado» · Pessoa, Fernando — «The Times» · Pessoa, Fernando — «O Binómio de Newton» · Pessoa, Fernando — «Clearly Non-Campos!» · Pessoa, Fernando — «Ha entre a Duze e o Duce» · Pessoa, Fernando — «Canção do Mocho» · Lopes, Teresa Rita — Pessoa por Conhecer · Lopes, Teresa Rita — «O Guardador de Rebanhos», de Alberto Caeiro (ed. crít.) · Campos, Álvaro de — «Passagem das Horas» Periódicos Citados de Língua PortuguesaPresença — Coimbra · Contemporânea — Lisboa · O Diabo — Lisboa · Revista de Portugal — Coimbra · Orpheu 3 — Lisboa Instituições MencionadasEditorial Estampa — Lisboa · Biblioteca Nacional de Lisboa · Editora Aguilar — Rio de Janeiro · Ática — Lisboa · Imprensa Nacional-Casa da Moeda — INCM, Lisboa · Equipa Pessoa