Pesquisa simples
Pesquisa combinada
Explorar categorias temáticas
Colaboradores
Resumo: O escândalo 'Orpheu' e a disparidade de posições entre os elementos da revista. O objectivismo radical de Caeiro. A existência de uma única vanguarda portuguesa no séc. XX, centrada na heteronímia pessoana (criação emuladora da Renascença Portuguesa). Consequências da heteronímia sobre o tópico ostensivo da poesia e da prosa pessoanas: o sofrimento da consciência de si. Winckelmann precursor de Goethe, via Walter Pater. A arte pagã da escultura e as artes romântico-cristãs da pintura, da música e da poesia. O modo como o sentido dos heteronímios pessoanos se condensa nos seus nomes.
Assuntos:ÁreasLiteratura Portuguesa GénerosPoesia SéculosSéc. XX Autores/Obras Estudadas em Língua PortuguesaPessoa, Fernando · Caeiro, Alberto Autores/Obras Estudadas em Língua Estrangeira Pater, Walter — The Renaissance. Studies in Art and Poetry. The 1893 Text Dados Literários romantismo · classicismo · Antiguidade · neo-simbolismo · vorticismo inglês Dados Literários Portugueses Orpheu · Renascença Portuguesa Dados Históricos, Sociais e Políticos Cristianismo · Apolo · Antínoo · Diana · Titãs · Frine · Tradição clássica grega Dados Artísticos arte pré-grega · arte cristã · arte grega clássica Dados de Análise Textual Caeiro, Alberto: e os tropos · Caeiro, Alberto: e o símile · Caeiro, Alberto: e a natureza · Caeiro, Alberto: o seu paganismo · subjectividade e objectividade · Pessoa, Fernando: heteronímia como religião doméstica · história e sistema · escultura: pura forma e dissolução da consciência de si · escultura clássica: sedução homoerótica · escultura, substancialidade e objectividade Autores/Obras Citadas de Língua Portuguesa Côrtes-Rodrigues, Armando · Reis, Ricardo · Botto, António · Pascoaes, Teixeira de · Campos, Álvaro de — «Opiário» · Caeiro, Alberto — «O Guardador de Rebanhos» · Pessoa, Fernando — Fausto · Duarte, Luiz Fagundes — Poemas de Ricardo Reis (ed.) · Pessoa, Fernando — Páginas Íntimas e de Auto-Interpretação · Lind, Georg Rudolf — Páginas Íntimas e de Auto-Interpretação (ed.) · Coelho, Jacinto do Prado — Páginas Íntimas e de Auto-Interpretação (ed.) · Pessoa, Fernando — «Aspectos (Prefácio para a edição projectada das suas obras)» · Pessoa, Fernando — Obras em Prosa · Cunha, Teresa Sobral — Poemas Completos de Alberto Caeiro (ed.) · Pessoa, Fernando — Poemas Completos de Alberto Caeiro · Campos, Álvaro de — «Apontamentos para Uma Estética Não-Aristotélica» · Feijó, António M. — «A Constituição dos Heterónimos - I. Caeiro e a Correcção de Wordsworth» · Feijó, António M. — «Fernando Pessoa's Mothering of the Avant-Garde» · Pessoa, Fernando — Poemas de Ricardo Reis · Pessoa, Fernando — «La Gioconda» (trad.) · Sá-Carneiro, Mário de — Cartas a Fernando Pessoa · Campos, Álvaro de — «Notas para a Recordação do Meu Mestre Caeiro» · Pessoa, Fernando — Textos Filosóficos · Coelho, António de Pina — Textos Filosóficos, de Fernando Pessoa (ed.) · Pessoa, Fernando — «António Botto e o Ideal Estético em Portugal» Autores/Obras Citadas de Língua Estrangeira Whitman, Walt · Eliot, T. S. · Pound, Ezra · Horácio · Adriano · Píndaro · Wilde, Oscar · Baudelaire, Charles · Goethe · Eckermann, Johann Peter · Wordsworth, William · Isou, Isodore · Arnold, Matthew · Racine · Corneille · Lewis, Wyndham · Soupault, Philippe · Breton, André · Cravan, Arthur · Hegel, Friedrich — Vorlesungen uber die Asthetik, Werke · Burkert, Walter — Greek Religion · Hill, Donald L. — The Renaissance. Studies in Art and Poetry. The 1893 Text (ed.) · Pater, Walter — La Gioconda · Hugo, Victor — La Légende des siècles · Hugo, Victor — «Un Poète est un monde enfermé dans un homme» · Oxford Book of Literary Quotations Periódicos Citados de Língua Portuguesa Colóquio/Letras — Lisboa · Orpheu — Lisboa · Athena — Lisboa · A Águia — Porto Periódicos Citados de Língua Estrangeira Littérature — Paris · Maintenant — Paris · Blast — Londres · Stanford Humanities Review — Stanford, Califórnia Instituições MencionadasGallimard — Paris · Ática — Lisboa · Universidade de Cambridge — Inglaterra · Editorial Presença — Lisboa · Contexto Editora — Lisboa · Suhrkamp — Frankfurt · Harvard University Press — Cambridge, Massachusetts · Imprensa Nacional-Casa da Moeda — INCM, Lisboa · Nova Aguilar — Rio de Janeiro · University of California Press — Berkeley/Los Angeles
Ilustrações:Baleal [foto] / Rui Fonseca
Resumo: Análise do poema 'Xente d'a aldea, versos gallegos', de Alfredo Pedro Guisado.
Assuntos:ÁreasLiteratura Portuguesa · Literatura Galega GénerosPoesia SéculosSéc. XX Autores/Obras Estudadas em Língua PortuguesaGuisado, Alfredo — Xente d'a aldea Dados Literários grupo Nós (Galiza) Dados Literários Portugueses saudosismo · simbolismo · Orpheu · paùlismo Dados Históricos, Sociais e Políticos Lisboa · Galiza · Brito, Jorge de Dados ArtísticosCastelao, Alfonso — desenho · Almada Negreiros — pintura — artes plásticas Dados de Análise Textual poesia · soneto · poesia plástica · sujeito Autores/Obras Citadas de Língua Portuguesa Guisado, Alfredo — «Recordando» · Guisado, Alfredo — «Á lareira» · Guisado, Alfredo — O «Orpheu» por dentro · Guisado, Alfredo — «Versos Gallegos» · Pessoa, Fernando — Pauis · Pessoa, Fernando — «Passos da Cruz» · Pereira, José Carlos Seabra — «Do Simbolismo ao Saudosismo e ao 'Orpheu'» · Pereira, José Carlos Seabra — «Trajectória Poética de Alfredo Pedro Guisado» · Sousa, João Rui de — «No Centenário de Três Poetas de 'Orpheu': Alfredo Guisado, Armando Côrtes-Rodrigues e Luís de Montalvor» · Vidal, A. Lúcio — «Alfredo Pedro Guisado, Poeta Galego-Português» · Guisado, Alfredo — Rimas da Noite e da Tristeza · Sá-Carneiro, Mário de — Princípio · Sá-Carneiro, Mário de — A Confissão de Lúcio · Cabreira Júnior, Tomás — Amizade · Sá-Carneiro, Mário de — Amizade · Sá-Carneiro, Mário de — Alma · Leão, António Ponce de — Alma · Sá-Carneiro, Mário de — Dispersão · Almada Negreiros — «A Cena do Ódio» · Ferro, António · Cunha, Augusto · Campos, Álvaro de · Reis, Ricardo · Monteiro, Adolfo Casais · Côrtes-Rodrigues, Armando · Gonçalves, Rui Mário · Pascoaes, Teixeira de · Esteves, Juvenal — «Alfredo Guisado: Arte e Cidadania» · Meneses, Pedro de — Elogio da Paisagem · Guisado, Alfredo — Distância · Meneses, Pedro de — As Treze Baladas das Mãos Frias · Meneses, Pedro de — Mais Alto · Meneses, Pedro de — Ânfora · Caeiro, Alberto — «O Guardador de Rebanhos» · Guisado, Alfredo — As Cinco Chagas de Cristo · Guisado, Alfredo — Nossa Senhora da Alma · Guisado, Alfredo — De mans erguidas · Guisado, Alfredo — Dédalo · Guisado, Alfredo — O Bergatim Doirado · Guisado, Alfredo — A Pastora e o Lobo · Pessoa, Fernando — Obra Poética · Galhoz, Maria Aliete — Obra Poética (org., introd. e notas) · Lopes, Óscar — História Ilustrada da Literatura Portuguesa · Sena, Jorge de — Da Poesia Portuguesa · Sena, Jorge de — Fernando Pessoa & C.ª Heterónima · Guisado, Alfredo — Tempo de Orfeu (1915-18) · Rodrigues, Urbano Tavares — Tempo de Orfeu (1915-18) (estudo) · Seabra, José Augusto — Poligrafias Poéticas · Pereira, José Carlos Seabra — Do Fim-de-Século ao Tempo de «Orpheu» · Fontenla, J. L. — «Pessoa e a Galiza» · Nobre, António · Helder, Herberto Autores/Obras Citadas de Língua Estrangeira Estraviz, Isaac Alonso — Estudos filológicos galegoportugueses · Castelao, Alfonso Periódicos Citados de Língua PortuguesaColóquio/Letras — Lisboa · Revista da Biblioteca Nacional — Lisboa Instituições MencionadasFundação Calouste Gulbenkian — Lisboa · Biblioteca Nacional de Lisboa · Câmara Municipal de Lisboa
Resumo: O puzzle intertextual de Caeiro: poetas bucólicos de língua inglesa; zen; taoísmo; S. Francisco de Assis. Caeiro, o paganismo e o cristianismo. Crítica à aproximação entre a obra de Lucrécio e a de Caeiro. Caeiro, poeta satírico.
Assuntos:ÁreasLiteratura Portuguesa GénerosPoesia SéculosSéc. XX Autores/Obras Estudadas em Língua PortuguesaCaeiro, Alberto — «O Guardador de Rebanhos» Dados Literários Zen · taoísmo · budismo Dados de Análise Textual Caeiro, Alberto: e Philip Sidney · Caeiro, Alberto: e Alice Meynell · Caeiro, Alberto: e Ben Johnson · Pessoa, Fernando: e a cultura oriental · Lucrécio: linguagem e real · Caeiro, Alberto: linguagem e real Autores/Obras Citadas de Língua Portuguesa Sá-Carneiro, Mário de · Search, Alexander · Monteiro, Adolfo Casais · Reis, Ricardo · Campos, Álvaro de · Mora, António · Côrtes-Rodrigues, Armando · Pessoa, Fernando — Obra Poética · Severino, Alexandrino E. — Fernando Pessoa na África do Sul. Vol. II - A Educação Inglesa de Fernando Pessoa · Sena, Jorge de — «'O Meu Mestre Caeiro' de Pessoa e Outros Mais» · Coelho, Jacinto do Prado — Diversidade e Unidade em Fernando Pessoa · Severino, Alexandrino E. — Fernando Pessoa na África do Sul - Contribuição ao Estudo da Sua Formação Artística · Janeira, Armando Martins — «Zen nella poesia di Pessoa» · Lourenço, Eduardo — «O Infinito Pessoa» · Lourenço, Eduardo — Poesia e Metafísica. Camões, Antero, Pessoa · Horta, Korinna — «Para Uma Leitura Taoísta de Alberto Caeiro» · Pessoa, Fernando — Textos de Crítica e de Intervenção · Garcez, Maria Helena Nery — Alberto Caeiro «Descobridor da Natureza» · Caeiro, Alberto — «O Pastor Amoroso» · Caeiro, Alberto — «Aquela senhora tem um piano» · Caeiro, Alberto — «Ontem à tarde um homem das cidades» · Pessoa, Fernando — Selected Poems · Rickard, Peter — Introdução a Fernando Pessoa, Selected Poems · Actas do I Congresso Internacional de Estudos Pessoanos Autores/Obras Citadas de Língua Estrangeira Sarachandra, Ediriwera R. · Sidney, Philip · Dante Alighieri · Virgílio · Goethe · Flaccus, Valerius · Nietzsche, Friedrich · Jennings, H. D. — The D. H. S. Story - 1866-1966 · Bellah, Robert N. — Religion and Progress in Modern Asia (ed.) · Eco, Umberto — Obra Aberta · Lucrécio — De Rerum Natura · Nisard, M. — Lucrèce, Virgile, Valérius Flaccus (org.) · Genette, Gérard — Mimologiques. Voyage en Cratylie · Bakhtine, Mikhail — Estéthique et théorie du roman · Meynell, Alice — «The Shepherdess» · Meynell, Alice — «The Keeper of Flocks» · São Francisco de Assis — Cântico ao Sol · Santayana, George — Tres Poetas Filósofos. Lucrecio, Dante, Goethe · Jonson, Bem — «The Sad Shepherd», in Ben Jonson Periódicos Citados de Língua Portuguesa Orpheu — Lisboa · Alfa — Marília, São Paulo · Persona I — Porto Periódicos Citados de Língua Estrangeira Quaderni portoghesi — Pisa Instituições MencionadasGallimard — Paris · Oxford University Press · Durban High School — Durban · Seuil — Paris · Sá da Costa — Lisboa · Ática — Lisboa · Centro de Estudos Pessoanos da Faculdade de Letras da Univ. do Porto · Editorial Verbo — Lisboa · Brasília Editora — Porto · Brown, Davis and Platt Limited — Durban · Universidade da África do Sul — Cidade do Cabo · J. J. Dubochet et Compagnie — Paris · The University of Texas Press — Austin
Ilustrações:Horóscopo de Alberto Caeiro (manuscrito) [fac-símile] / Fernando Pessoa [Sem título] [desenho] / Amadeo de Souza-Cardoso
Resumo: O «caso» de Violante de Cysneiros no âmbito do primeiro modernismo português: quem foi, como foi e porque foi. Os poemas de Violante lidos a partir e através das dedicatórias, que os relacionam com os mestres do grupo órfico. O «lugar de mulher» que Violante de Cysneiros ocupa no meio masculino de 'Orpheu' (supressão e revelação).
Assuntos:ÁreasLiteratura Portuguesa GénerosPoesia SéculosSéc. XX Autores/Obras Estudadas em Língua PortuguesaCysneiros, Violante de Dados Literários Portugueses Orpheu · primeiro modernismo · sensacionismo Dados Históricos, Sociais e Políticos Salomé Dados de Análise Textual Orpheu: carácter de provocação · autoria feminina · pseudónimo e heterónimo · poesia: lúdico · criatividade feminina · corpo feminino Autores/Obras Citadas de Língua Portuguesa Varela, Joana Morais · Leal, Raul · Lima, Ângelo de · Pintor, Santa-Rita · Sá-Carneiro, Mário de · Coelho, Adolfo · Reis, Ricardo · Caeiro, Alberto · Côrtes-Rodrigues, Armando — «Diálogo com o Poeta Armando Côrtes-Rodrigues» · Galhoz, Maria Aliete — «O Momento Poético do 'Orpheu'» · Pereira, José Carlos Seabra — Perspectivas do Feminino na Literatura Neo-Romântica · Castro, E. M. de Melo e — «Quatro Caminhos na Moderna Poesia Portuguesa Feminina» · Jesus, Eduíno de — «Notícia Crítica e Biográfica» · Côrtes-Rodrigues, Armando — Antologia de Poemas de Armando Côrtes-Rodrigues · Margarido, Alfredo — «Os Heterónimos de Pessoa (2) e Violante de Cysneiros» · Espanca, Florbela — «Fanatismo» · Espanca, Florbela — Sonetos · Pessoa, Fernando — Páginas Íntimas e de Auto-Interpretação · Coelho, Jacinto do Prado — Páginas Íntimas e de Auto-Interpretação (ed.) · Lind, Georg Rudolf — Páginas Íntimas e de Auto-Interpretação (ed.) · Cysneiros, Violante de — «Sonham comigo tuas mãos esguias» · Sena, Jorge de — «Florbela Espanca» · Sena, Jorge de — Da Poesia Portuguesa · Campos, Álvaro de — «Ode Triunfal» · Pessoa, Fernando — O Marinheiro · Guisado, Alfredo — «Morte de Salomé» · Côrtes-Rodrigues, Armando — Cantares da Noite · Cardoso, Nuno Catarino — Poetisas Portuguesas · Barros, Thereza Leitão de — Vidas Que Foram Versos Autores/Obras Citadas de Língua Estrangeira Dinensen, Isak — «The Blank Page» · Dinensen, Isak — Last Tales · Gubar, Susan — «'The Blank Page and the Issues of Female Creativity» · Abel, Elizabeth — Writing and Sexual Difference (ed.) Periódicos Citados de Língua PortuguesaOrpheu — Lisboa · O Primeiro de Janeiro — Porto · Diário Popular — Lisboa · Bandarra — Porto Instituições MencionadasÁtica — Lisboa · Publicações Dom Quixote — Lisboa · Coimbra Editora — Coimbra · A Mulher na Sociedade Portuguesa — colóquio, Coimbra · University of Chicago Press — Chicago e Londres
Ilustrações:[Sem título] [vinheta]
Resumo: A arrogância, o estardalhaço de Almada e de Pessoa na afirmação de um corte radical com o passado. Um posicionamento mais humilde de Pessoa perante a tradição e o passado, exibindo mesmo uma certa oposição a algumas das características do modernismo. Novidade, renovação e tradição nos campos da ciência, da arte, da literatura.
Assuntos:ÁreasLiteratura Portuguesa GénerosPoesia SéculosSéc. XX Autores/Obras Estudadas em Língua PortuguesaPessoa, Fernando Dados Literários futurismo · simbolismo francês · cubismo Dados Literários Portugueses primeiro modernismo · futurismo · sensacionismo · panteísmo transcendentalista Autores/Obras Citadas de Língua Portuguesa Sá-Carneiro, Mário de · Verde, Cesário · Nobre, António · Sérgio, António · Régio, José · Bocage · Caeiro, Alberto · Camões, Luís de · Côrtes-Rodrigues, Armando · Soares, Bernardo — Livro do Desassossego · Pessoa, Fernando — Páginas Íntimas e de Auto-Interpretação · Pessoa, Fernando — Obra Poética · Pessoa, Fernando — «Para a Memória de António Nobre» · Pessoa, Fernando — Páginas de Doutrina Estética · Pessoa, Fernando — Páginas de Estética e de Teoria e Crítica Literárias · Pessoa, Fernando — «O Provincianismo Português» · Pessoa, Fernando — «Erostratus» · Pessoa, Fernando — Mensagem · Pessoa, Fernando — «Viriato» · Sena, Jorge de — Páginas de Doutrina Estética, de Fernando Pessoa (selec., pref. e notas) · Coelho, Jacinto do Prado — Páginas de Estética e de Teoria e Crítica Literárias, de Fernando Pessoa (org.) · Lind, Georg Rudolf — Páginas de Estética e de Teoria e Crítica Literárias, de Fernando Pessoa (org.) · Almada Negreiros — «Ultimatum Futurista às Gerações Portuguesas do Século XX» · Almada Negreiros — Textos de Intervenção · Campos, Álvaro de — «Ode Triunfal» · Monteiro, Adolfo Casais — Considerações Pessoais · Monteiro, Adolfo Casais — «Mário de Sá-Carneiro» · Junqueiro, Guerra — Pátria · Junqueiro, Guerra — Finis Patriae Autores/Obras Citadas de Língua Estrangeira Renard, Jules · Hugo, Victor · Marinetti · Ptolomeu · Platão · Pitágoras · Brae, Ticho · Kepler, Johannes · Shaw, Bernard · Burke, Edmund — Reflections on the Revolution in France · Wharton, Edith — The Writing of Fiction · Valéry, Paul — Tel Quel I · Valéry, Paul — Tel Quel II · Stravinsky, Igor — Poétique musicale Instituições MencionadasEditorial Estampa — Lisboa · Gallimard — Paris · Editora José Aguilar — Rio de Janeiro · Editorial Inquérito — Lisboa · Ática — Lisboa · Imprensa da Universidade — Coimbra
Ilustrações:Capa da revista Exílio [fac-símile] Capa da revista Portugal Futurista [fac-símile] [Sem título] [desenho] / Almada Negreiros
Resumo: As edições da obra de Fernando Pessoa. As abusivas intervenções cirúrgicas (variantes e colagens) na actual «edição crítica» (e também na da Ática) da obra poética de Álvaro de Campos, nomeadamente no poema-arquipélago «A Passagem das Horas» e no fragmentário «Saudação a Walt Whitman». Outras inovações pouco admissíveis, agora na edição de «Dois Excertos de Odes» e de «Acordar da Cidade de Lisboa». Atribuições polémicas de autoria e a estrutura da obra. A fixação do texto. A identificação e a articulação dos textos. Em suma: uma edição imprópria para consumo.
Assuntos:ÁreasLiteratura Portuguesa GénerosPoesia · Edição Crítica SéculosSéc. XX Autores/Obras Estudadas em Língua PortuguesaBerardinelli, Cleonice — Poemas de Álvaro de Campos (ed.) · Berardinelli, Cleonice — A Passagem das Horas, de Álvaro de Campos (ed.) Dados Literários Portugueses modernismo · sensacionismo · decadentismo · neo-simbolismo Dados Históricos, Sociais e Políticos Frankenstein Dados de Análise Textual Pessoa, Fernando: modo fragmentário de composição poética Autores/Obras Citadas de Língua Portuguesa Lapa, Rodrigues · Amaro, Luís · Galhoz, Maria Aliete · Montalvor, Luís de · Simões, João Gaspar · Sá-Carneiro, Mário de · Côrtes-Rodrigues, Armando · Reis, Ricardo · Castro, Ivo — Poemas de Álvaro de Campos (ed. crít.) · Caeiro, Alberto — «O Guardador de Rebanhos» · Campos, Álvaro de — Vida e Obras do Engenheiro · Campos, Álvaro de — Arco do Triumpho · Campos, Álvaro de — «Ode à Noite» · Campos, Álvaro de — «Saudação a Walt Whitman» · Campos, Álvaro de — «Ode Marítima» · Campos, Álvaro de — «Dois Excertos de Odes (Fins de Duas Odes, naturalmente)» · Campos, Álvaro de — «Acordar da Cidade de Lisboa» · Campos, Álvaro de — «Ode Triunfal» · Campos, Álvaro de — «Notas para a Recordação do Meu Mestre Caeiro» · Campos, Álvaro de — «Olha, Daisy» · Campos, Álvaro de — «Opiário» · Campos, Álvaro de — «Ode Marcial» · Campos, Álvaro de — «Carnaval» · Campos, Álvaro de — «A Partida» · Almada Negreiros — «Saltimbancos» · Soares, Bernardo — Livro do Desassossego · Pessoa, Fernando — Fausto · Pessoa, Fernando — Morte do Príncipe · Pessoa, Fernando — «Cruz na Porta da Tabacaria» · Pessoa, Fernando — «No lugar dos palácios desertos » · Pessoa, Fernando — «Não sei... Falta-me um sentido, um tacto...» · Pessoa, Fernando — «Dá-me rosas, rosas» · Pessoa, Fernando — «Hoje estou triste como um barco negro ao sol» · Pessoa, Fernando — «Do pantano da tarde a noite nasce como uma flôr de lotus...» · Pessoa, Fernando — «A Casa Branca Nau Preta» · Pessoa, Fernando — «O Bibliophilo» · Pessoa, Fernando — «Com teu gesto pintado» · Pessoa, Fernando — «The Times» · Pessoa, Fernando — «O Binómio de Newton» · Pessoa, Fernando — «Clearly Non-Campos!» · Pessoa, Fernando — «Ha entre a Duze e o Duce» · Pessoa, Fernando — «Canção do Mocho» · Lopes, Teresa Rita — Pessoa por Conhecer · Lopes, Teresa Rita — «O Guardador de Rebanhos», de Alberto Caeiro (ed. crít.) · Campos, Álvaro de — «Passagem das Horas» Periódicos Citados de Língua PortuguesaPresença — Coimbra · Contemporânea — Lisboa · O Diabo — Lisboa · Revista de Portugal — Coimbra · Orpheu 3 — Lisboa Instituições MencionadasEditorial Estampa — Lisboa · Biblioteca Nacional de Lisboa · Editora Aguilar — Rio de Janeiro · Ática — Lisboa · Imprensa Nacional-Casa da Moeda — INCM, Lisboa · Equipa Pessoa
Resumo: Alguns aspectos da biografia pessoana e a sua possível relação com a representação do feminino na obra literária. A imagem da mulher evanescente e a impossilidade no amor na obra de Pessoa. Formas de construção textual da figuração da mulher ou do feminino e a sua relação com o eu poético na poesia de Alberto Caeiro, de Álvaro Camapos, de Bernardo Soares, de Fernando Pessoa ortónimo e de Ricardo Reis. A presença feminina na poesia de Pessoa e as suas semelhanças com alguma poesia romântica inglesa. O estatuto e a identidade da figura feminina na poesia de Fernando Pessoa (heterónimos incluídos).
Assuntos:ÁreasLiteratura Portuguesa GénerosPoesia SéculosSéc. XX Autores/Obras Estudadas em Língua PortuguesaSoares, Bernardo — Livro do Desassossego · Caeiro, Alberto — «O Guardador de Rebanhos» · Caeiro, Alberto — O Pastor Amoroso · Pessoa, Fernando — Cancioneiro · Campos, Álvaro de — «Dois Excertos de Odes» · Campos, Álvaro de — «Passagem das Horas» Dados Literários decadentismo · simbolismo · modernismo · bucolismo · romantismo (Inglaterra) · cristianismo Dados Literários Portugueses modernismo · tradição pastoril Dados Históricos, Sociais e Políticos Neera · Hamlet · Chloe · Lydia Dados Artísticos Mozart, Wolfgang Amadeus — Konig der Nacht Dados de Análise Textual Campos, Álvaro de: a noite e a mulher na sua poesia · Pessoa, Fernando: a virgem do Cristianismo na sua poesia · Pessoa, Fernando: sonho e realidade · Pessoa, Fernando: a figura materna na sua poesia Autores/Obras Citadas de Língua Portuguesa Lopes, Teresa Rita — Fernando Pessoa et le drame symboliste: héritage et création · Etiemble, René — Fernando Pessoa et le drame symboliste: héritage et création (pref.) · Pessoa, Fernando — A Hora do Diabo (L'Heure du diable) · Druais, M. — A Hora do Diabo (L'Heure du diable) (trad.) · Sesé, Bernard — A Hora do Diabo (L'Heure du diable) (trad.) · Monteiro, Adolfo Casais · Coutinho, Maria Antónia · Lopes, Silvina Rodrigues · Sena, Isabel de · Carvalho, Mário Vieira de · Basílio, Maria João · Amaral, Ana Luísa · Queiroz, Carlos · Côrtes-Rodrigues, Armando · Sá-Carneiro, Mário de · Reis, Ricardo · Barreiros, José Colaço — Porquê Ler os Clássicos?, de Italo Calvino (trad.) · Pessoa, Fernando — Páginas de Doutrina Estética · Pessoa, Fernando — Textos Filosóficos · Coelho, António de Pina — Textos Filosóficos (estab. txt. e pref.) · Pessoa, Fernando — Páginas Íntimas e de Auto-Interpretação · Pessoa, Fernando — «Carta a João Gaspar Simões» · Pessoa, Fernando — Poesias Inéditas (1919-1930) · Pessoa, Fernando — Quadras ao Gosto Popular · Pessoa, Fernando — The Mad Fidler · Pessoa, Fernando — Poemas Ingleses · Pessoa, Fernando — Ultimatum e Páginas de Sociologia Política · Pessoa, Fernando — English Sonnets I · Pessoa, Fernando — «Universal Lamento» · Pessoa, Fernando — «Dorme enquanto eu velo...» · Pessoa, Fernando — «Passos da Cruz, IV» · Pessoa, Fernando — «A Outra» · Pessoa, Fernando — «Sorrow» · Pessoa, Fernando — «Um Português à inglesa» · Pessoa, Fernando — «Diálogo no Jardim do Príncipe» · Pessoa, Fernando — «A Morte do Príncipe» · Pessoa, Fernando — «Contos de Pêro Coelho» · Pessoa, Fernando — «Hora Absurda» · Pessoa, Fernando — «Ó Tocadora de harpa» · Pessoa, Fernando — «Dá a surpresa de ser» · Pessoa, Fernando — «Fiquei doido, fiquei tonto...» · Pessoa, Fernando — «O Vencedor do Tempo» · Pessoa, Fernando — «A Sensationist ode» · Pessoa, Fernando — Diálogo na noite» · Soares, Bernardo — Livro do Desassossego · Coelho, Jacinto do Prado — Livro do Desassossego (pref. e org.) · Galhoz, Maria Aliete — Livro do Desassossego (reco. e transcr.) · Cunha, Teresa Sobral — Livro do Desassossego (reco. e transcr.) · Peloso, Silvano — «A Figuração Irónica e a Lógica da Negação em Fernando Pessoa» · Lourenço, Eduardo — «Considerações sobre o Proto-Pessoa» · Lourenço, Eduardo — Poesia e Metafísica. Camões, Antero e Pessoa · Baldaia, Rafael — «Tratado da Negação» · Fernando Pessoa — Textos Filosóficos · Coelho, António de Pina — Textos Filosóficos (estab. txt. e pref.) · Seabra, José Augusto — «Dos Biografemas à Heteronímia» · Pessoa, Fernando — Mensagem. Poemas Esotéricos. Edição Crítica · Seabra, José Augusto — Mensagem. Poemas Esotéricos. Edição Crítica (coord.) · Pessoa, Fernando — Cartas de Amor · Mourão-Ferreira, David — Cartas de Amor (org., posf. e notas) · Pessoa, Fernando — Cartas de Amor · Queiroz, Maria da Graça — Cartas de Amor (preâm. e estab. do txt.) · Queiroz, Ofélia — «Como conheci o Fernando» · Mourão-Ferreira, David — «As Cartas de Amor de Fernando Pessoa» · Mourão-Ferreira, David — Nos Passos de Pessoa · Seabra, José Augusto — Amor e Fingimento (sobre as Cartas de Amor de Fernando Pessoa) · Pessoa, Fernando — Pessoa por Conhecer. Textos para Um Novo Mapa · Lopes, Teresa Rita — Pessoa por Conhecer. Textos para Um Novo Mapa (ed.) · Pessoa, Fernando — Poemas Ingleses: Antinous, Inscriptions, Epithalamium, 35 Sonnets e Dispersos · Sena, Jorge de — Poemas Ingleses: Antinous, Inscriptions, Epithalamium, 35 Sonnets e Dispersos (pref., trad. varian. e notas) · Pessoa, Fernando — Poemas Ingleses: Antinous, Inscriptions, Epithalamium, 35 Sonnets e Dispersos · Monteiro, Adolfo Casais — Poemas Ingleses: Antinous, Inscriptions, Epithalamium, 35 Sonnets e Dispersos (trad.) · Portugal, José Blanc de — Poemas Ingleses: Antinous, Inscriptions, Epithalamium, 35 Sonnets e Dispersos (trad.) · Campos, Álvaro de — Álvaro de Campos. Livro de Versos · Lopes, Teresa Rita — Álvaro de Campos. Livro de Versos (ed. crít., introd., transcr., org. e notas) · Campos, Álvaro de — «Opiário» · Campos, Álvaro de — «Ode Triunfal» · Campos, Álvaro de — «Ode Marítima» · Campos, Álvaro de — «Saudação a Walt Whitman» · Pessoa, Fernando — Obra em Prosa de Fernando Pessoa. Escritos Íntimos. Cartas e Páginas Autobiográficas · Quadros, António — Obra em Prosa de Fernando Pessoa. Escritos Íntimos. Cartas e Páginas Autobiográficas (org, intro. e notas) · Pessoa, Fernando — Obras em Prosa · Berardinelli, Cleonice — Obras em Prosa (org., introd. e notas) · Lourenço, Eduardo — Pessoa Revisitado. Leitura Estruturante do Drama em Gente · Lourenço, Eduardo — «Álvaro de Campos I ou as Audácias de Eros» · Santos, Maria Irene Ramalho de Sousa — From Whitman to Pessoa · Lourenço, Eduardo — «Walt Whitman e Pessoa» · Caeiro, Alberto — Poemas Completos de Alberto Caeiro · Cunha, Teresa Sobral — Poemas Completos de Alberto Caeiro (reco., transcr. e notas) · Caeiro, Alberto — Poemas Inconjuntos · Faria, Isabel Hub — «A Aquisição da Noção de 'Agente' e a Produção de Sujeitos Sintácticos por Crianças Portuguesas até aos Dois Anos e Meio» · Centeno, Y. K. — A Alquimia do Amor · Pessoa, Fernando — Pessoa Inédito · Lopes, Teresa Rita — Pessoa Inédito (coord.) · Lourenço, Eduardo — «Pessoa» · Pessoa, Fernando — Cancioneiro · Galhoz, Maria Aliete — Cancioneiro (org., introd. e notas) · Pessoa, Fernando — Fausto, Tragédia Subjectiva (Fragmentos) · Cunha, Teresa Sobral — Fausto, Tragédia Subjectiva (Fragmentos) (estab. texto) · Lourenço, Eduardo — Fausto, Tragédia Subjectiva (Fragmentos) (pref.) · Pancrácio, Dr. — «Quando ela passa» · Lança, Eduardo — «Antígona» · Pessoa, Fernando — Ficção e Teatro. O Banqueiro Anarquista, Novelas Policiárias, O Marinheiro e Outros - Obra em Prosa de Fernando Pessoa · Quadros, António — Ficção e Teatro. O Banqueiro Anarquista, Novelas Policiárias, O Marinheiro e Outros - Obra em Prosa de Fernando Pessoa (introd., org. e notas) · Pessoa, Fernando — O Louco Rabequista · Portugal, José Blanc de — O Louco Rabequista (trad. e nota prévia) · Pessoa, Fernando — A Hora do Diabo (L'Heure du diable) · Seabra, José Augusto — A Hora do Diabo (L'Heure du diable) (pref.) · Lopes, Teresa Rita — A Hora do Diabo (L'Heure du diable) (posf.) · Perrone-Moisés, Leyla — Fernando Pessoa. Aquém do Eu, Além do Outro · Rocheta, Isabel — Ultimatum e Páginas de Sociologia Política (reco. txt.) · Morão, Paula — Ultimatum e Páginas de Sociologia Política (reco. txt.) · Serrão, Joel — Ultimatum e Páginas de Sociologia Política · Campos, Álvaro de — «Poema de Canção sobre a Esperança» · Gil, Fernando — Mimésis e Negação · Lopes, Óscar — «Fernando Pessoa» · Lopes, Óscar — Entre Fialho e Nemésio II · Lourenço, Eduardo — «'Fausto' ou a Vertigem Ontológica» · Bragança, José A. — «Algumas Anotações sobre a Ideia de Figura» · Pascoaes, Teixeira de — «Senhora da Noite» · Soares, Bernardo — «O Amante Visual» · Soares, Bernardo — «Na Florestado Alheamento» · Soares, Bernardo — «O Rio da Posse» · Soares, Bernardo — «Fim» · Cohen, Rip — Thirty-Two «Cantigas d'Amigo» of Dom Dinis: Typology of a Portuguese Renunciation · Cohen, Rip — Erotic Mythography and Modes of Temporality: «Sete Sonetos da Visão Perpétua» · Actas do IV Congresso Internacional de Estudos Pessoanos. Secção Brasileira Autores/Obras Citadas de Língua Estrangeira Sócrates · Leibniz, Gottfried von · Picchio, Luciana Stegagno · Stegagno, Daniela · Virgílio · Rilke, Rainer Maria · Kopschitz, Helena · Lacan, Jacques · Wittgenstein, Ludwig · Horácio · Huysmans, Joris-Karl · Nietzsche, Friedrich · Calvino, Italo — Porquê Ler os Clássicos? · Guérin, Michel — Philosophie du geste · Cohen, Rip — Games of Venus: an Anthology of Greek and Roman Erotic Verse from Sappho to Ovid (introd., trad. e notas) · Bing, Peter — Games of Venus: an Anthology of Greek and Roman Erotic Verse from Sappho to Ovid (introd., trad. e notas) · Platão — Fedro · Platão — O Banquete · Teócrito — Idílio I · Freud, Sigmund — «Die Verneigung» · Folley, William A. — Functional Syntax and Universal Grammar · Valin Jr., Robert D. van — Functional Syntax and Universal Grammar · Shelley, Percy Bysshe — The Works of P. B. Shelley · Ducrot, Oswald — Dire et ne pas dire: principes de sémantiques linguistique · Search, Alexander — «Epigram» · Vignaux, Georges — Le Discours du monde: énonciation, argumentation et cognition · Wordsworth, William — The Complete Works · Keats, John — The Complete Poetical Works and Letters of John Keats · Keats, John — Ode on a Grecian Urn · Keats, John — Lamia · Baudelaire, Charles — Les Fleurs du mal · Benveniste, Émile — «Remarques sur la fonction du langage dans la découverte freudienne» · Benveniste, Émile — Problèmes de linguistique générale · Lyotard, Jean-François — Discours, figures · Wilde, Oscar — The Picture of Dorian Gray · Cohen, Ed — «Writing Gone Wilde: Homoerotic Desire in the Closet Representation» · Halperin, David M. — «Why is a Diotima a woman?» · Halperin, David M. — One Hundred Years of Homosexuality and Ohter Essays on Greek Love · Halperin, David M. — «Plato and the Erotics of Narrativity» · Hexter, Ralph — Innovations of Antiquity (ed.) · Selden, D. — Innovations of Antiquity (ed.) · Felski, Rita — The Gender of Modernity · Heinig, Nathalie — États de femme: l'identité feminine dans la fiction occidentale · Canguilhem, G. — Études d'histoire et de philosophie des sciences · Ferré, Stéphane — Le Bateau de Thésée: le problème de l'identité à travers le temps · Shakespeare, William — Romeo and Juliet · Whitman, Walt — Leaves of Grass Periódicos Citados de Língua Portuguesa Orpheu — Lisboa · A Águia — Porto · Persona — Porto · Revista Internacional de Língua Portuguesa — Lisboa · Revista de Comunicação e Linguagens — Lisboa Periódicos Citados de Língua Estrangeira PMLA — Nova Iorque · Quaderni portoghesi — Pisa Instituições MencionadasCentro Cultural Português da FCG — Paris · Editorial Estampa — Lisboa · Gallimard — Paris · Penguin Books — Harmondsworth, Reino Unido · Livraria Sá da Costa — Lisboa · Editorial Inquérito — Lisboa · Ática — Lisboa · Moraes Editores — Lisboa · Livros Horizonte — Lisboa · Editorial Presença — Lisboa · A Regra do Jogo — Lisboa · Les Éditions de Minuit — Paris · Harvard University Press — Cambridge, Massachusetts · Fundação Eng. António de Almeida — Porto · Cambridge University Press — Cambridge · José Corti — Paris · Imprensa Nacional-Casa da Moeda — INCM, Lisboa · Publicações Europa-América — Mem Martins · Teorema — Lisboa · Nova Aguilar — Rio de Janeiro · Routledge — Nova Iorque · Wordsworth Editions — Hertfordshire/Londres · Hermann — Paris · The Riverside Press — Boston e Nova Iorque · Livraria Martins Fontes Editora — São Paulo · Vrin — Paris · Librarie C. Klincksieck — Paris
Ilustrações:Lisboa, Julho de 1990 [foto] / Mariano Piçarra
Assuntos:ÁreasLiteratura Portuguesa GénerosEnsaio · Poesia SéculosSéc. XX Autores/Obras Estudadas em Língua Portuguesa Seabra, José Augusto — Orpheu 3. Provas de Página · Saraiva, Arnaldo — Orpheu 3 Dados Literários Portugueses primeiro modernismo · futurismo · decadentismo · ultra-simbolismo Dados de Análise Textual Orpheu 3 e a prosa poética Autores/Obras Citadas de Língua PortuguesaGalhoz, Maria Aliete · Sá-Carneiro, Mário de · Côrtes-Rodrigues, Armando · Simões, João Gaspar · Serpa, Alberto de · Pessanha, Camilo · Queirós, Eça de · Meneses, Albino de · Moraes, Castello de · Patrício, António · Campos, Álvaro de · Pessoa, Fernando · Caeiro, Alberto · Monteiro, Adolfo Casais — Poemas Inéditos [de Fernando Pessoa] Destinados ao n.º 3 de «Orpheu» (org.) · Almada Negreiros — «Frisos» · Leal, Raul — «Novela Vertígica» · Gomes, Augusto Ferreira — «Descripção de um frizo a malachilo e oiro, encontrado nas ruinas da casa de Caius Cyrus, em Pompeia» · Almada Negreiros — «A Cena do Ódio» · Pacheco, C. — «Para além doutro Oceano» Autores/Obras Citadas de Língua Estrangeira D'Annunzio, Gabriele Periódicos Citados de Língua PortuguesaOrpheu — Lisboa · Contemporânea — Lisboa · Revista de Portugal — Lisboa Instituições MencionadasEditorial Inquérito — Lisboa · Ática — Lisboa · Contexto Editora — Lisboa · Nova Renascença — Porto · Biblioteca Pública Municipal do Porto
Ilustrações:[Sem título] [desenho] / Almada Negreiros
Resumo: A questão da heteronímia pessoana e dos seus predecessores ou contemporâneos em que o fenómeno também é detectável. A reacção de Pessoa, e de outros ligados ao primeiro modernismo, à heteronímia. Pessoa (e a sua heteronímia) visto por Mário Saa.
Assuntos:ÁreasLiteratura Portuguesa GénerosPoesia SéculosSéc. XX Autores/Obras Estudadas em Língua PortuguesaPessoa, Fernando · Saa, Mário — A Invasão dos Judeus Dados Literários Portugueses primeiro modernismo Autores/Obras Citadas de Língua Portuguesa Queirós, Eça de · Sá-Carneiro, Mário de · Quental, Antero de · Côrtes-Rodrigues, Armando · Guisado, Alfredo · Ferro, António · Caeiro, Alberto · Reis, Ricardo · Campos, Álvaro de — «Opiário» · Campos, Álvaro de — «Ode Triunfal» Autores/Obras Citadas de Língua Estrangeira Rimbaud, Arthur · Browning, Elizabeth · Browning, Robert · Nerval, Gérard de · Kierkegaard, Sören · Nietzsche, Friedrich · Pirandello, Luigi · Unamuno, Miguel de · Machado, Antonio · Mallarmé, Stéphane · Valéry, Paul · Pound, Ezra · Eliot, T. S. · Philo Periódicos Citados de Língua PortuguesaOrpheu — Lisboa · A Capital — Lisboa Instituições MencionadasInquisição — Portugal
Ilustrações:Mário Saa: A Invasão dos Judeus (capa) [fac-símile] [Sem título] [desenho] / Almada Negreiros