Pesquisa simples
Pesquisa combinada
Explorar categorias temáticas
Colaboradores
Resumo: O escândalo 'Orpheu' e a disparidade de posições entre os elementos da revista. O objectivismo radical de Caeiro. A existência de uma única vanguarda portuguesa no séc. XX, centrada na heteronímia pessoana (criação emuladora da Renascença Portuguesa). Consequências da heteronímia sobre o tópico ostensivo da poesia e da prosa pessoanas: o sofrimento da consciência de si. Winckelmann precursor de Goethe, via Walter Pater. A arte pagã da escultura e as artes romântico-cristãs da pintura, da música e da poesia. O modo como o sentido dos heteronímios pessoanos se condensa nos seus nomes.
Assuntos:ÁreasLiteratura Portuguesa GénerosPoesia SéculosSéc. XX Autores/Obras Estudadas em Língua PortuguesaPessoa, Fernando · Caeiro, Alberto Autores/Obras Estudadas em Língua Estrangeira Pater, Walter — The Renaissance. Studies in Art and Poetry. The 1893 Text Dados Literários romantismo · classicismo · Antiguidade · neo-simbolismo · vorticismo inglês Dados Literários Portugueses Orpheu · Renascença Portuguesa Dados Históricos, Sociais e Políticos Cristianismo · Apolo · Antínoo · Diana · Titãs · Frine · Tradição clássica grega Dados Artísticos arte pré-grega · arte cristã · arte grega clássica Dados de Análise Textual Caeiro, Alberto: e os tropos · Caeiro, Alberto: e o símile · Caeiro, Alberto: e a natureza · Caeiro, Alberto: o seu paganismo · subjectividade e objectividade · Pessoa, Fernando: heteronímia como religião doméstica · história e sistema · escultura: pura forma e dissolução da consciência de si · escultura clássica: sedução homoerótica · escultura, substancialidade e objectividade Autores/Obras Citadas de Língua Portuguesa Côrtes-Rodrigues, Armando · Reis, Ricardo · Botto, António · Pascoaes, Teixeira de · Campos, Álvaro de — «Opiário» · Caeiro, Alberto — «O Guardador de Rebanhos» · Pessoa, Fernando — Fausto · Duarte, Luiz Fagundes — Poemas de Ricardo Reis (ed.) · Pessoa, Fernando — Páginas Íntimas e de Auto-Interpretação · Lind, Georg Rudolf — Páginas Íntimas e de Auto-Interpretação (ed.) · Coelho, Jacinto do Prado — Páginas Íntimas e de Auto-Interpretação (ed.) · Pessoa, Fernando — «Aspectos (Prefácio para a edição projectada das suas obras)» · Pessoa, Fernando — Obras em Prosa · Cunha, Teresa Sobral — Poemas Completos de Alberto Caeiro (ed.) · Pessoa, Fernando — Poemas Completos de Alberto Caeiro · Campos, Álvaro de — «Apontamentos para Uma Estética Não-Aristotélica» · Feijó, António M. — «A Constituição dos Heterónimos - I. Caeiro e a Correcção de Wordsworth» · Feijó, António M. — «Fernando Pessoa's Mothering of the Avant-Garde» · Pessoa, Fernando — Poemas de Ricardo Reis · Pessoa, Fernando — «La Gioconda» (trad.) · Sá-Carneiro, Mário de — Cartas a Fernando Pessoa · Campos, Álvaro de — «Notas para a Recordação do Meu Mestre Caeiro» · Pessoa, Fernando — Textos Filosóficos · Coelho, António de Pina — Textos Filosóficos, de Fernando Pessoa (ed.) · Pessoa, Fernando — «António Botto e o Ideal Estético em Portugal» Autores/Obras Citadas de Língua Estrangeira Whitman, Walt · Eliot, T. S. · Pound, Ezra · Horácio · Adriano · Píndaro · Wilde, Oscar · Baudelaire, Charles · Goethe · Eckermann, Johann Peter · Wordsworth, William · Isou, Isodore · Arnold, Matthew · Racine · Corneille · Lewis, Wyndham · Soupault, Philippe · Breton, André · Cravan, Arthur · Hegel, Friedrich — Vorlesungen uber die Asthetik, Werke · Burkert, Walter — Greek Religion · Hill, Donald L. — The Renaissance. Studies in Art and Poetry. The 1893 Text (ed.) · Pater, Walter — La Gioconda · Hugo, Victor — La Légende des siècles · Hugo, Victor — «Un Poète est un monde enfermé dans un homme» · Oxford Book of Literary Quotations Periódicos Citados de Língua Portuguesa Colóquio/Letras — Lisboa · Orpheu — Lisboa · Athena — Lisboa · A Águia — Porto Periódicos Citados de Língua Estrangeira Littérature — Paris · Maintenant — Paris · Blast — Londres · Stanford Humanities Review — Stanford, Califórnia Instituições MencionadasGallimard — Paris · Ática — Lisboa · Universidade de Cambridge — Inglaterra · Editorial Presença — Lisboa · Contexto Editora — Lisboa · Suhrkamp — Frankfurt · Harvard University Press — Cambridge, Massachusetts · Imprensa Nacional-Casa da Moeda — INCM, Lisboa · Nova Aguilar — Rio de Janeiro · University of California Press — Berkeley/Los Angeles
Ilustrações:Baleal [foto] / Rui Fonseca
Resumo: As edições da obra de Fernando Pessoa. As abusivas intervenções cirúrgicas (variantes e colagens) na actual «edição crítica» (e também na da Ática) da obra poética de Álvaro de Campos, nomeadamente no poema-arquipélago «A Passagem das Horas» e no fragmentário «Saudação a Walt Whitman». Outras inovações pouco admissíveis, agora na edição de «Dois Excertos de Odes» e de «Acordar da Cidade de Lisboa». Atribuições polémicas de autoria e a estrutura da obra. A fixação do texto. A identificação e a articulação dos textos. Em suma: uma edição imprópria para consumo.
Assuntos:ÁreasLiteratura Portuguesa GénerosPoesia · Edição Crítica SéculosSéc. XX Autores/Obras Estudadas em Língua PortuguesaBerardinelli, Cleonice — Poemas de Álvaro de Campos (ed.) · Berardinelli, Cleonice — A Passagem das Horas, de Álvaro de Campos (ed.) Dados Literários Portugueses modernismo · sensacionismo · decadentismo · neo-simbolismo Dados Históricos, Sociais e Políticos Frankenstein Dados de Análise Textual Pessoa, Fernando: modo fragmentário de composição poética Autores/Obras Citadas de Língua Portuguesa Lapa, Rodrigues · Amaro, Luís · Galhoz, Maria Aliete · Montalvor, Luís de · Simões, João Gaspar · Sá-Carneiro, Mário de · Côrtes-Rodrigues, Armando · Reis, Ricardo · Castro, Ivo — Poemas de Álvaro de Campos (ed. crít.) · Caeiro, Alberto — «O Guardador de Rebanhos» · Campos, Álvaro de — Vida e Obras do Engenheiro · Campos, Álvaro de — Arco do Triumpho · Campos, Álvaro de — «Ode à Noite» · Campos, Álvaro de — «Saudação a Walt Whitman» · Campos, Álvaro de — «Ode Marítima» · Campos, Álvaro de — «Dois Excertos de Odes (Fins de Duas Odes, naturalmente)» · Campos, Álvaro de — «Acordar da Cidade de Lisboa» · Campos, Álvaro de — «Ode Triunfal» · Campos, Álvaro de — «Notas para a Recordação do Meu Mestre Caeiro» · Campos, Álvaro de — «Olha, Daisy» · Campos, Álvaro de — «Opiário» · Campos, Álvaro de — «Ode Marcial» · Campos, Álvaro de — «Carnaval» · Campos, Álvaro de — «A Partida» · Almada Negreiros — «Saltimbancos» · Soares, Bernardo — Livro do Desassossego · Pessoa, Fernando — Fausto · Pessoa, Fernando — Morte do Príncipe · Pessoa, Fernando — «Cruz na Porta da Tabacaria» · Pessoa, Fernando — «No lugar dos palácios desertos » · Pessoa, Fernando — «Não sei... Falta-me um sentido, um tacto...» · Pessoa, Fernando — «Dá-me rosas, rosas» · Pessoa, Fernando — «Hoje estou triste como um barco negro ao sol» · Pessoa, Fernando — «Do pantano da tarde a noite nasce como uma flôr de lotus...» · Pessoa, Fernando — «A Casa Branca Nau Preta» · Pessoa, Fernando — «O Bibliophilo» · Pessoa, Fernando — «Com teu gesto pintado» · Pessoa, Fernando — «The Times» · Pessoa, Fernando — «O Binómio de Newton» · Pessoa, Fernando — «Clearly Non-Campos!» · Pessoa, Fernando — «Ha entre a Duze e o Duce» · Pessoa, Fernando — «Canção do Mocho» · Lopes, Teresa Rita — Pessoa por Conhecer · Lopes, Teresa Rita — «O Guardador de Rebanhos», de Alberto Caeiro (ed. crít.) · Campos, Álvaro de — «Passagem das Horas» Periódicos Citados de Língua PortuguesaPresença — Coimbra · Contemporânea — Lisboa · O Diabo — Lisboa · Revista de Portugal — Coimbra · Orpheu 3 — Lisboa Instituições MencionadasEditorial Estampa — Lisboa · Biblioteca Nacional de Lisboa · Editora Aguilar — Rio de Janeiro · Ática — Lisboa · Imprensa Nacional-Casa da Moeda — INCM, Lisboa · Equipa Pessoa