|
Ficção |
7 |
Leitura no comboio / Sophia de Mello Breyner Andresen
|
19 |
O cego / Sophia de Mello Breyner Andresen
|
Documentos |
37 |
Natal dos mortos, de Raul Brandão
|
Ensaio |
47 |
«Húmus», 1999 / Luís Mourão
|
Documentos |
64 |
Poemas 1969-1970, de Tomaz de Figueiredo
Ilustrações: «A mesma hora, sempre, e azuis de flor» (dactiloscrito) [fac-símile] / Tomaz de Figueiredo
«A pesqueira no rio arrendada de espuma» (dactiloscrito) [fac-símile] / Tomaz de Figueiredo
«Era lazão, e luzidio, e elástico» (dactiloscrito) [fac-símile] / Tomaz de Figueiredo
«Lembrança do florir dum pirilampo» (manuscrito) [fac-símile] / Tomaz de Figueiredo
«Levem para aí tudo,» (dactiloscrito) [fac-símile] / Tomaz de Figueiredo
«O dia dos meus anos, hoje, sim.» (dactiloscrito) [fac-símile] / Tomaz de Figueiredo
«O dia dos meus anos, hoje, sim.» (manuscrito) [fac-símile] / Tomaz de Figueiredo
«Olha, a lembrarem-me as lembranças» (manuscrito) [fac-símile] / Tomaz de Figueiredo
«Pára aí, coração, olha os morcegos» (dactiloscrito) [fac-símile] / Tomaz de Figueiredo
«Pára aí, coração, olha os morcegos» (manuscrito) [fac-símile] / Tomaz de Figueiredo
A casa (manuscrito) [fac-símile] / Tomaz de Figueiredo
Circunferência (dactiloscrito) [fac-símile] / Tomaz de Figueiredo
Circunferência (manuscrito) [fac-símile] / Tomaz de Figueiredo
Consciência (manuscrito) [fac-símile] / Tomaz de Figueiredo
Da segunda virtude teologal (dactiloscrito) [fac-símile] / Tomaz de Figueiredo
Da segunda virtude teologal (manuscrito) [fac-símile] / Tomaz de Figueiredo
[Sem título] [ilustração] / Bárbara Assis Pacheco
Tomaz de Figueiredo [foto]
Tomaz de Figueiredo [foto]
Documentos: [«A casa»] / Tomaz de Figueiredo
[«A mesma hora, sempre, e azuis de flor»] / Tomaz de Figueiredo
[«A pesqueira no rio arrendada de espuma.»] / Tomaz de Figueiredo
[«Circunferência»] / Tomaz de Figueiredo
[«Consciência»] / Tomaz de Figueiredo
[«Da segunda virtude teologal»] / Tomaz de Figueiredo
[«Era lazão, e luzidio, e elástico.»] / Tomaz de Figueiredo
[«Lembrança do florir dum pirilampo,»] / Tomaz de Figueiredo
[«Levem para aí tudo,»] / Tomaz de Figueiredo
[«O dia dos meus anos, hoje, sim.»] / Tomaz de Figueiredo
[«Olha a lembrarem-me as lembranças»] / Tomaz de Figueiredo
[«Pára aí, coração, olha os morcegos»] / Tomaz de Figueiredo
|
87 |
Marcelírica; Vou retornar à ilha [poemas inéditos de Tomaz de Figueiredo]
|
91 |
Carta inédita de Tomaz de Figueiredo a José Osório de Oliveira / João Bigotte Chorão
|
99 |
À feição de anúncio [excerto de romance inédito de Tomaz de Figueiredo]
|
Ensaio |
103 |
Observadores solitários e relatórios sentimentais. Relendo Tomaz de Figueiredo / Helena Carvalhão Buescu
|
115 |
Tomaz de Figueiredo e a língua portuguesa / Artur Anselmo
|
Documentos |
125 |
Minha adorada língua portuguesa; Nunca senti passar o tempo... Nunca! [poemas inéditos de Domingos Monteiro]
|
131 |
A vida amorosa e aventurosa de João Aparício (excerto de romance inédito de Domingos Monteiro)
|
Ensaio |
139 |
Pronta emoção e rápida catarse. Sobre os contos de Domingos Monteiro / Teresa Seruya
|
175 |
A novelística de Branquinho da Fonseca : uma questão de iluminação / Clara Rocha
Ilustrações: «Canção da Aldraba» (manuscrito) [fac-símile] / Branquinho da Fonseca
António Madeira: Caminhos Magnéticos (capa) [fac-símile]
António Madeira: O Barão, Editorial Inquérito (capa) [fac-símile]
António Madeira: Teatro (capa) [fac-símile]
Auto-retrato (in Mar Coalhado) [fac-símile] / Branquinho da Fonseca
Branquinho da Fonseca [foto]
Branquinho da Fonseca [foto]
Branquinho da Fonseca aos 14 anos [foto]
Branquinho da Fonseca com Adolfo e Francisco Bugalho, no quarto de uma República coimbrã [foto]
Branquinho da Fonseca com Fausto José, Edmundo de Bettencourt e Artur Hespaha, estudantes em Coimbra [foto]
Branquinho da Fonseca com os colegas da escola primária, Parede [foto]
Branquinho da Fonseca com os pais e o irmão na casa da Rua Bernardo de Albuquerque, Coimbra [foto]
Branquinho da Fonseca em visita a uma biblioteca itinerante na Madeira [foto]
Branquinho da Fonseca, com Almada Negreiros, Gaspar Simões, Jorge de Sena, e outros, em casa de Ribeiro Couto, Jantar de dia 13 [fac-símile]
Branquinho da Fonseca: A Posição de Guerra, fasc. I (capa) [fac-símile]
Branquinho da Fonseca: Bandeira Preta (capa) [fac-símile]
Branquinho da Fonseca: Cantigas do Mar Coalhado (projecto de capa) [fac-símile] / Branquinho da Fonseca
Branquinho da Fonseca: Mar Coalhado (capa) [fac-símile]
Branquinho da Fonseca: Mar Santo (capa) [fac-símile]
Branquinho da Fonseca: O Barão (capa) [fac-símile]
Branquinho da Fonseca: Poemas (capa) [fac-símile]
Branquinho da Fonseca: Porta de Minerva (capa) [fac-símile]
Branquinho da Fonseca: Zonas (capa) [fac-símile]
Capa para Folhas Soltas [fac-símile] / Branquinho da Fonseca
Carta para Branquinho da Fonseca [fac-símile] / Julio
Carta para Branquinho da Fonseca [fac-símile] / José Régio
Estudo para a Ressurreição de Cristo (Retrato de Branquinho da Fonseca) [foto] / Edmundo de Bettencourt
Notas para Mar Santo (manuscrito) [fac-símile] / Branquinho da Fonseca
Poema-resposta a carta de Branquinho da Fonseca [fac-símile] / Ribeiro Couto
Porta de Minerva: datação, escolha de assinatura e título (dactiloscrito) [fac-símile] / Branquinho da Fonseca
Porta de Minerva: início do romance (dactiloscrito) [fac-símile] / Branquinho da Fonseca
Ressurreição de Cristo (Retrato de Branquinho da Fonseca) [foto] / Edmundo de Bettencourt
Rio Turvo (última página do manuscrito) [fac-símile] / Branquinho da Fonseca
[Sem título] [ilustração] / Bárbara Assis Pacheco
[Sem título] [ilustração] / Bárbara Assis Pacheco
|
Documentos |
223 |
Duas cartas inéditas de Ruben A. / Liberto Cruz
|
Ensaio |
235 |
Versões da origem na obra de Ruben A. / Fernando Matos Oliveira
|
Documentos |
267 |
Viagem à Ilha de Satanás (dactiloscrito emendado de José Cardoso Pires)
|
Ensaio |
299 |
José Cardoso Pires : o retrato em «modo josé» / Paula Morão
Ilustrações: Cartaz de anúncio à representação teatral de O Render dos Heróis, pelo Teatro Moderno de Lisboa, no Império [fac-símile]
José Cardoso Pires [foto]
José Cardoso Pires com Alves Redol, na Fonte da Telha [foto]
José Cardoso Pires com António Lobo Antunes, na Alemanha [foto]
José Cardoso Pires com Antonio Tabucchi, na esplanada de «A Brasileira», em Lisboa [foto]
José Cardoso Pires com as filhas Ana e Rita, na casa de Belas [foto]
José Cardoso Pires com E. M. de Mello e Castro, Bernardo Santareno, Fernanda Botelho e Augusto Abelaira, Guarujá (Brasil) [foto]
José Cardoso Pires com Edite, sua mulher, na entrega do Grande Prémio de Romance e Novela da APE, Hotel Fénix, em Lisboa [foto]
José Cardoso Pires com Elio Vittorini, em Saint-Tropez [foto]
José Cardoso Pires com Fernando Assis Pacheco e Júlio Pomar, no Jardim do Príncipe Real [foto]
José Cardoso Pires com João José Cochofel, Egídio Namorado, António Palouro, Eugénio de Andrade, Óscar Lopes, sua mulher e Stephen Reckert, no Fundão [foto]
José Cardoso Pires com Luís de Sttau Monteiro e Francisco Mata, na casa deste, em Lisboa [foto]
José Cardoso Pires com Manuel da Fonseca e Castro Soromenho, em Lisboa [foto]
José Cardoso Pires com Manuel da Fonseca, Castro Soromenho e Figueiredo Magalhães [foto]
José Cardoso Pires com Mário Soares, Urbano Tavares Rodrigues e Maria Judite de Carvalho [foto]
José Cardoso Pires com Mário Vargas Llosa e Gabriel García Márquez, em Barcelona [foto]
José Cardoso Pires com o tio Constantino (Aníbal de O Hóspede de Job), na Lagoa de Santo André [foto]
José Cardoso Pires com os corvos oferecidos pela filha Ana [foto] / Eduardo Gageiro
José Cardoso Pires com Sebastião Rodrigues [foto]
José Cardoso Pires em Sines [foto]
José Cardoso Pires in Histórias de Amor [desenho] / Victor Palla
José Cardoso Pires: apontamentos para Alexandra Alpha (manuscrito) [fac-símile]
José Cardoso Pires: Cartilha de Marialva (capa) [fac-símile]
José Cardoso Pires: Dinossauro Excelentíssimo (capa) [fac-símile]
José Cardoso Pires: escolha de título para O Hóspede de Job (manuscrito) [fac-símile]
José Cardoso Pires: Histórias de Amor (capa) [fac-símile]
José Cardoso Pires: O Anjo Ancorado (capa) [fac-símile]
José Cardoso Pires: O Burro em Pé (capa) [fac-símile]
José Cardoso Pires: O Delfim (capa) [fac-símile]
José Cardoso Pires: O Hóspede de Job (capa) [fac-símile]
José Cardoso Pires: O Render dos Heróis (capa) [fac-símile]
José Cardoso Pires: Os Caminheiros e Outros Contos (capa) [fac-símile]
[Sem título] [ilustração] / Bárbara Assis Pacheco
[Sem título] [ilustração] / Bárbara Assis Pacheco
[Sem título] [ilustração] / Bárbara Assis Pacheco
|
Poesia |
329 |
A propulsão dos versos; Tempo de frio; Alvor; Apologia do sonho; Sempre; Por mais que faças...; O planador / João Rui de Sousa
|
341 |
«As pedras submetem-se ao peso que as afunda,»; / José Bento
|
Ficção |
353 |
Um vapor que passava pela Espanha / Luís Amorim de Sousa
|
Poesia |
380 |
A mãe de todas as histórias; / José António Almeida
|
Notas e Comentários |
391 |
Virgílio: «Bucólica VII», 70: leituras e traduções / Joaquim-Francisco Coelho
|
396 |
Demanda do Santo Graal [crítica a 'A «Demanda do Santo Graal» : das Origens ao Códice Português', de Heitor Megale] / Carlos Pio
|
400 |
A propósito de dois livros sobre a língua de oitocentos [crítica a 'Rumo ao Português Legítimo. Língua e Literatura (1750-1850)', de Américo António Lindeza Diogo; 'Estilo e Preconceito. A Língua Literária em Portugal na Época de Castilho', de Fernando Venâncio] / Luís Prista
|
414 |
A jóia de Agustina [crítica a 'O Princípio da Incerteza - Jóia de Família', de Agustina Bessa-Luís] / Liberto Cruz
|
417 |
Resposta a uma crítica ou regresso a 1927 / Duarte Ivo Cruz
|
Homenagem |
420 |
Em torno das «Páginas do Diário Íntimo» de José Régio (1901-1969) [crítica a 'Páginas do Diário Íntimo', de José Régio] / Ramiro Teixeira
|
434 |
Augusto Meyer e a literatura portuguesa / Tania Franco Carvalhal
|
Recensões Críticas |
436 |
'Hagiografia de Santa Cruz de Coimbra', de Aires A. Nascimento / Margarida Madureira
|
437 |
'Diana', de Jorge de Montemor / Marcia Arruda Franco
|
439 |
'As Lágrimas de Heráclito', de Padre António Vieira / Francisco Maciel Silveira
|
440 |
'O Mapa do Labirinto. Inventário Testemunhal da Poesia Atribuída a Gregório de Matos', de Francisco Topa / Francisco Maciel Silveira
|
441 |
'Poemas', de Almada Negreiros / Manuel de Freitas
|
443 |
'Ou o Poema Contínuo. Súmula', de Herberto Helder / Pedro Eiras
|
444 |
'Poemas Reunidos', de Gastão Cruz / Catherine Dumas
|
445 |
'Obra Poética', de Manuel Alegre / Manuel G. Simões
|
446 |
'Bellis Azorica', de João Miguel Fernandes Jorge / Américo António Lindeza Diogo
|
449 |
'Nenhuma Palavra e nenhuma Lembrança', de Manuel António Pina / Eduardo Pitta
|
450 |
'Um Raio de Sol', de Helder Moura Pereira / Edgard Pereira
|
451 |
'Imagens', de Ana Luísa Amaral / Américo António Lindeza Diogo
|
455 |
'Lançam-se os Músculos em Brutal Oficina. O Conhecimento das Coisas', de Carlos Luís Bessa / José Ricardo Nunes
|
456 |
'Terra sem Mãe', de Ana Marques Gastão / Levi Condinho
|
458 |
'Explicação das Árvores e de Outros Animais', de Daniel Faria / Carlos Bessa
|
459 |
'Duplo Império', de Pedro Mexia / José Ricardo Nunes
|
461 |
'A Terra Devastada', de T. S. Eliot / Fernando Villas-Boas
|
464 |
'Ardente Texto Joshua', de Maria Gabriela Llansol / Catherine Dumas
|
465 |
'Ursamaior', de Mário Cláudio / Júlio Conrado
|
466 |
'Passeio a Delfos e Outros Contos', de Manuela Nogueira / Maria Aliete Galhoz
|
467 |
'Os Teclados', de Teolinda Gersão / Júlio Conrado
|
469 |
'A Mão Esquerda de Cervantes', de José Jorge Letria / Júlio Conrado
|
470 |
'Magistério e Desgosto', de Leonel Brim / António Carlos Cortez
|
472 |
'Geografia do Medo', de Francisco Duarte Mangas / Raul Lourenço
|
473 |
'As Cidadãs', de Filomena Marona Beja / Maria Graciete Besse
|
474 |
'Estudos sobre Antígona', de AA. VV. / Jorge Deserto
|
476 |
'De Gil Vicente e Lopes de Vega. Vozes Cruzadas no Teatro Ibérico', de Maria Idalina Resina Rodrigues / José Augusto Cardoso Bernardes
|
478 |
'Linguagem e Ideologia. Uma Abordagem desde Almeida Garrett a Jorge de Sena', de Fernando Guimarães / Fernando J. B. Martinho
|
480 |
'Ilustração e Ilustradores na Obra de Eça de Queirós', de A. Campos Matos / José-Augusto França
|
481 |
'Estudos Queirosianos. Ensaios sobre Eça de Queirós e a Sua Obra', de Carlos Reis / Annabela Rita
|
482 |
'Metamorfoses da Escrita. Húmus de Raul Brandão', de Maria João Reynaud / Ernesto Rodrigues
|
484 |
'Carlos de Oliveira e a Referência em Poesia', de Rosa Maria Martelo / Fernando Cabral Martins
|
486 |
'Metamorfoses do Amor. Estudos sobre a Ficção Breve de Jorge de Sena', de Francisco Cota Fagundes / Margarida Braga Neves
|
488 |
'Um Corpo Escrevente. A Poesia de Luiza Neto Jorge', de José Ricardo Nunes / Clara Riso
|
490 |
'O Mestre do Todos Nós. Antologia de João de Araújo Correia', de João de Araújo Correia / Clara Rocha
|
491 |
'A Memória dos Outros. Ensaios e Crónicas', de Marcello Duarte Mathias / Fernanda Botelho
|
493 |
'Os Papéis do Inglês', de Ruy Duarte de Carvalho / Clara Rowland
|
495 |
'Poesia Completa', de Cecília Meireles / André Seffrin
|
497 |
'A Idade da Noite (Poesia I)', de Carlos Nejar; 'A Idade da Aurora (Poesia II)', de Carlos Nejar / Antonio Carlos Secchin
|
498 |
'A Confraria dos Espadas', de Rubem Fonseca / Adelto Gonçalves
|
499 |
'Romance sem Palavras', de Carlos Heitor Cony / Ermínio Rodrigues
|
500 |
'Correspondência de Mário de Andrade e Tarsila do Amaral', de Mário de Andrade / Latuf Mucci
|
501 |
'Metamorfoses do Mal. Uma Leitura de Clarice Lispector', de Yudith Rosenbaum / Maria Heloísa Martins Dias
|
502 |
'Clarice Lispector - Figuras da Escrita', de Carlos Mendes de Sousa / Regina Pontieri
|
Letras em Trânsito |
504 |
Robert Bréchon homenageado em Portugal
|
505 |
Espólio de José Rodrigues Miguéis em exposição
|
505 |
Grande Prémio de Romance e Novela para Agustina
|
506 |
Maria Velho da Costa recebe Prémio Camões
|
506 |
Escritores e Cidades - Dos Passos em Volta
|
506 |
Prémios literários
|