Home
 

Sobre este site

Ao longo de cerca de dez anos a Colóquio/Letras coligiu de forma sistemática informação detalhada sobre os textos publicados nas suas páginas com o objectivo de vir a disponibilizar, ao seu público e à comunidade científica em geral, novas formas de exploração de conteúdos que ultrapassassem a linearidade, e até a temporalidade, da difusão da publicação impressa.

Com efeito, toda a informação recolhida ao longo dos anos, e que agora se disponibiliza, permite (re)colocar noutras dimensões os conteúdos da Colóquio/Letras. Não só pelo suporte informático, que permite chegar, fácil e rapidamente, à informação, mas também por todo o conjunto de funcionalidades específicas deste projecto que abrem novas perspectivas sobre essa informação dificilmente viáveis pelo simples acesso à publicação na sua forma física.

Essas novas perspectivas – isto é, leituras diferentes da Colóquio/Letras considerada, em múltiplos aspectos, como um todo representativo da prática literária e da reflexão sobre literatura de expressão portuguesa durante várias décadas – constituem inegável valor acrescentado para a investigação nessas áreas.

Elaborado a pensar sobretudo nas necessidades e interesses de investigadores, este projecto não deixa, porém, de ser relevante para qualquer pessoa que se interesse por literatura fora do âmbito académico. A par da exaustividade e sistematicidade da informação, esteve sempre presente, no desenho do projecto, a preocupação pela facilidade e clareza de uso do produto final que se publica.

Este projecto começou por ser essencialmente retrospectivo, cobrindo os conteúdos da Colóquio/Letras desde o seu início, embora pensado também como serviço continuamente actualizado com a informação relativa aos novos números da revista, à medida que venham a ser publicados, já que se contemplam funções de sincronização entre a base de dados local da revista, onde se regista a informação, e o sistema que faz a sua publicação na Internet. Mas logo um novo passo surgiu: a possibilidade de inclusão de artigos, notas, recensões e outro material bibliográfico, em primeira publicação e sem prejuízo de eventual edição em papel, acrescentando-se assim, ao projecto original, a secção "Actualidade".

Em todos os pontos de acesso e formas de exploração da informação, estão agregados os próprios textos e imagens da Colóquio/Letras (com a excepção dos números mais recentes). Este serviço valoriza inequivocamente o investimento feito pela Fundação Calouste Gulbenkian ao longo de tantos anos na Colóquio/Letras.

Quer os objectivos e tipo de conteúdos do projecto quer a natureza da funcionalidade pretendida levaram a que nesta iniciativa se congregasse à revista Colóquio/Letras a colaboração da Biblioteca de Arte. Aos conteúdos, de inteira responsabilidade da Colóquio/Letras, a Biblioteca juntou a sua experiência em termos da definição e montagem do sistema de pesquisa e navegação, desenvolvido em conjunto com a BookMARC.

Coordenação científica
Fundação Calouste Gulbenkian - Colóquio/Letras

Produção executiva
Fundação Calouste Gulbenkian - Biblioteca de Arte

Concepção e gestão da base de dados
Fundação Calouste Gulbenkian - Colóquio/Letras

Recolha de dados bibliográficos e indexação de conteúdos
Raul Lourenço, Levi Condinho, Carina Infante do Carmo, Diana Pimentel e Jorge Martins Trindade - Colóquio/Letras

Operação de dados
Maria Carvalhosa Empis e Maria do Carmo Câmara, Colóquio/Letras

Revisão e validação de dados
Raul Lourenço, Colóquio/Letras

Concepção e especificação funcional e técnica do serviço online
BookMARC, Serviços de Informação Bibliográfica
Biblioteca de Arte

Processamento de dados e programação do sistema de publicação e pesquisa
António Tavares Lopes, BookMARC

Design gráfico e execução técnica
Paulo Patrão e António Tavares Lopes, BookMARC

Digitalização
Inforgeide, Serviços e Produtos para Gestão Electrónica de Informação
Biblioteca de Arte

Fotografia
Luís Pavão Lda./Helena Gonçalves

Requisitos técnicos
Este site está optimizado para Microsoft Internet Explorer 6 e Firefox 1.5 ou superiores (Javascript enabled). Recomenda-se uma resolução horizontal mínima de 1024 pixels e 32K cores.


© Fundação Calouste Gulbenkian, 2006