Pesquisa simples
Pesquisa combinada
Explorar categorias temáticas
Colaboradores
Resumo: O tempo de vivência humana ou mística e o tempo da expressão artística em José Régio. Régio encarando a irracionalidade na arte de Mário de Sá-Carneiro, Fernando Pessoa e Almada Negreiros. A distância-tempo que vive, cresce e se complexifica da globalidade humana à globalidade artística.
Assuntos:ÁreasLiteratura Portuguesa GénerosEnsaio SéculosSéc. XX Autores/Obras Estudadas em Língua PortuguesaRégio, José Dados Literários Portugueses modernismo · simbolismo · surrealismo · sensacionismo · interseccionismo · paùlismo Autores/Obras Citadas de Língua Portuguesa Sá-Carneiro, Mário de · Almada Negreiros · Lisboa, Eugénio · Pessoa, Fernando — «Second Sight» · Pessoa, Fernando — «Chuva Oblíqua» · Régio, José — Páginas de Doutrina e Crítica da «presença» · Régio, José — Crítica a «Subsolo - Poemas» de Luís Guedes · Régio, José — «Da Geração Modernista» · Régio, José — «Lance de Vista» · Régio, José — Em torno da Expressão Artística · Guedes, Luís — Subsolo · Alvarenga, Fernando — Columbano, Pessoa e depois · Lisboa, Eugénio Periódicos Citados de Língua PortuguesaOrpheu — Lisboa · Presença — Coimbra Instituições MencionadasBrasília Editora — Porto · Cadernos Culturais Inquérito — Lisboa · Imprensa Nacional-Casa da Moeda — INCM, Lisboa
Ilustrações:José Régio [foto]
Resumo: Avaliação do papel da obra de Cesário Verde na evolução da poesia portuguesa. Realce para a vitalidade da abordagem «realista» do real operada pela poesia de Cesário.
Assuntos:ÁreasLiteratura Portuguesa GénerosPoesia SéculosSéc. XIX Autores/Obras Estudadas em Língua PortuguesaVerde, Cesário Dados Literários Portugueses modernismo · neo-realismo · futurismo · sensacionismo · interseccionismo · animismo Dados Artísticos Teatro Nacional de São Carlos (Lisboa) Dados de Análise Textual Verde, Cesário: temas · interseccionismo · animismo · Verde, Cesário: para o sensacionismo · Verde, Cesário: para o modernismo · Verde, Cesário: para o futurismo · Verde, Cesário: para o neo-realismo Autores/Obras Citadas de Língua Portuguesa Pessoa, Fernando · Nemésio, Vitorino · Lopes, Óscar · Cesariny, Mário · O'Neill, Alexandre · Tamen, Pedro · Brandão, Fiama Hasse Pais · Torrado, António · Magalhães, Joaquim Manuel · Francisco, José do Carmo · Campos, Álvaro de — «Ode Marítima» · Almada Negreiros — «A Cena do Ódio»
Resumo: 'A Invenção do Dia Claro' enquanto conferência e enquanto poema em prosa. A noção de teatralidade na poética do modernismo. A unicidade Artista-Eu em Almada Negreiros. A dimensão crucial de teatro que se exibe na obra estudada enquanto peça literária. A dimensão imagística da obra. Palavra, imagem e sentido.
Assuntos:ÁreasLiteratura Portuguesa GénerosPoesia · Teatro SéculosSéc. XX Autores/Obras Estudadas em Língua PortuguesaAlmada Negreiros — A Invenção do Dia Claro Dados Literários Portugueses modernismo · Orpheu · futurismo · sensacionismo · interseccionismo · paùlismo · vanguarda · pós-futurismo · Campanha Vicentina Dados Históricos, Sociais e Políticos Mosteiro de Alcobaça Dados ArtísticosMatisse, Henri — pintura · Teatro República de Lisboa Dados de Análise Textual arte modernista: dramatização do modo social de produção · arte e teatro · arte e vida · Almada Negreiros: o futurismo · Almada Negreiros: oposição eu-mim · modernismo: dispersão subjectiva Autores/Obras Citadas de Língua Portuguesa Vieira, Afonso Lopes · Camões, Luís de · Sá-Carneiro, Mário de · Santa Rita · Cardoso, Amadeo de Souza · Ferro, António · Pessoa, Fernando · Santa-Eulália, Heitor de · França, José-Augusto · Caeiro, Alberto · Almada Negreiros — «Frisos» · Almada Negreiros — «Arte e Artista» · Almada Negreiros — Ultimatum · Almada Negreiros — Obras Completas · Almada Negreiros — Nome de Guerra · Almada Negreiros — «Teatro» · Almada Negreiros — Direcção Única · Almada Negreiros — Elogio da Ingenuidade · Almada Negreiros — «Encorajamento à Juventude Portuguesa para o Cinema e para o Teatro» · Almada Negreiros — «Histoire de Portugal par coeur» · Almada Negreiros — «A Cena do Ódio» · Almada Negreiros — «O Livro» · Almada Negreiros — «A Flor» · Almada Negreiros — «A Verdade» · Almada Negreiros — O Cágado · «José de Almada Negreiros: o Imaginário na Terra dos Cegos / Um Conto de Wells - o Modernismo em Portugal - A Arte de Um Isolado» Autores/Obras Citadas de Língua Estrangeira Mallarmé, Stéphane — «Le Livre» Periódicos Citados de Língua Portuguesa Orpheu — Lisboa · Diário de Lisboa — Lisboa · Sudoeste — Lisboa · O Século — Lisboa · Revista Portuguesa — Lisboa Instituições MencionadasImprensa Nacional-Casa da Moeda — INCM, Lisboa · Colares Editora — Colares · Serão Musical e Literário sobre Inês de Castro — Alcobaça · Liga Naval — Lisboa
Ilustrações:A Invenção do Dia Claro (manuscrito) [desenho] / Almada Negreiros Almada Negreiros: A Invenção do Dia Claro (capa) [fac-símile] [Sem título] [pintura] / Teresa Ferrand
Resumo: A relação permanente e decisiva entre a lírica de Sá-Carneiro e a literatura finissecular. Vectores da poética modernista de Sá-Carneiro.
Assuntos:ÁreasLiteratura Portuguesa GénerosPoesia SéculosSéc. XIX · Séc. XX Autores/Obras Estudadas em Língua PortuguesaSá-Carneiro, Mário de — Dispersão · Sá-Carneiro, Mário de — Poesias · Sá-Carneiro, Mário de — Indícios de Oiro Dados Literários decadentismo · simbolismo · romantismo Dados Literários Portugueses modernismo · saudosismo · simbolismo · Orpheu · futurismo · sensacionismo · interseccionismo · decadentismo · neo-romantismo · fim-de-século · neo-romantismo lusitanista Dados Históricos, Sociais e Políticos Jesus Cristo · Salomé · Virgem Maria · Vénus · Pã Dados Artísticos surrealismo — pintura Dados de Análise Textual literatura portuguesa finissecular · literatura portuguesa: urgência do novo (fim-de-século) · decadentismo e simbolismo literários portugueses · arte e vida · ideal negativo · lúdico verbal · linguagem decadentista-simbolista · subjectividade: descentramento · sensacionismo do incorpóreo · real: dissolução · espírito e matéria · arte: grandeza singular e sagração para a arte · ego: suspeição e denúncia da megalomania egocêntrica · decadentismo e simbolismo: tratamento irreverente dos topoi · especularidade · Sá-Carneiro, Mário de: auto-representação disfórica e autocompadecimento compensatório · autognose · Sá-Carneiro, Mário de: erótica da sua lírica · sujeito amatório: inibição · Sá-Carneiro, Mário de: Salomé na sua poesia · tédio e crepuscularismo outonal · Sá-Carneiro, Mário de: além-tédio · anamnese: vislumbres de uma anamnese fundacional · Sá-Carneiro, Mário de: e Eugénio de Castro · Sá-Carneiro, Mário de: e Camilo Pessanha · projecção mágica e desmistificação · decadência: imagística · opulência: imagística · Sá-Carneiro, Mário de: simbolismo do sumptuário · Sá-Carneiro, Mário de: simbolismo do Oiro · obsessão da cor · estética da sugestão · vertigem sinestésica · Sá-Carneiro, Mário de: e a cripticidade da linguagem simbolista Autores/Obras Citadas de Língua Portuguesa Beirão, Mário · Gaio, Manuel da Silva · Pessoa, Fernando · Brandão, Raul · Galhoz, Maria Aliete — Mário de Sá-Carneiro · Woll, Dieter — Realidade e Idealidade na Lírica de Sá-Carneiro · Pereira, José Carlos Seabra — «Trajectória Estética e Temática Maior na Poesia de Alfredo Pedro Guisado» · Pereira, José Carlos Seabra — Do Fim-de-Século ao Tempo de 'Orpheu'» · Pereira, José Carlos Seabra — «Envolvimento Neo-Romântico de Motivos Pessoanos» · Pereira, José Carlos Seabra — «A Condição do Simbolismo em Portugal e o Litígio das Modernidades» · Pereira, José Carlos Seabra — «Tropismo do Novo e Refracção Paródica no Fim-de-Século» · Sá-Carneiro, Mário de — Poemas Juvenis · Sá-Carneiro, Mário de — Poesia · Sá-Carneiro, Mário de — Cartas a Fernando Pessoa · Sá-Carneiro, Mário de — «Pied-de-nez» · Sá-Carneiro, Mário de — «Torniquete» · Sá-Carneiro, Mário de — «Dispersão» · Sá-Carneiro, Mário de — «Álcool» · Sá-Carneiro, Mário de — «Taciturno» · Sá-Carneiro, Mário de — «Partida» · Sá-Carneiro, Mário de — «Sete Canções de Declínio» · Sá-Carneiro, Mário de — «O Resgate» · Sá-Carneiro, Mário de — «Bárbaro» · Sá-Carneiro, Mário de — «Inter-Sonho» · Sá-Carneiro, Mário de — «Escala» · Sá-Carneiro, Mário de — «O Lord» · Sá-Carneiro, Mário de — «Certa voz na noite ruivamente...» · Sá-Carneiro, Mário de — «Vislumbre» · Sá-Carneiro, Mário de — «Apoteose» · Sá-Carneiro, Mário de — «Nossa Senhora de Paris» · Sá-Carneiro, Mário de — «Distante Melodia» · Sá-Carneiro, Mário de — «Epígrafe» · Sá-Carneiro, Mário de — «Como Eu Não Possuo» · Sá-Carneiro, Mário de — «Além-Tédio» · Sá-Carneiro, Mário de — «A Inigualável» · Sá-Carneiro, Mário de — «Último Soneto» · Sá-Carneiro, Mário de — «Recordações de Um Moribundo» · Sá-Carneiro, Mário de — «Manucure» · Sá-Carneiro, Mário de — «Rodopio» · Sá-Carneiro, Mário de — «Elegia» · Sá-Carneiro, Mário de — «Anto» · Sá-Carneiro, Mário de — «O Castigo da Cortesã» · Sá-Carneiro, Mário de — «A Uma Actriz» · Sá-Carneiro, Mário de — «Não» · Sá-Carneiro, Mário de — «Além» · Sá-Carneiro, Mário de — «Ansiedade» · Sá-Carneiro, Mário de — «Alma» · Sá-Carneiro, Mário de — «Tédio» · Sá-Carneiro, Mário de — «Ideal» · Sá-Carneiro, Mário de — «Caranguejola» · Sá-Carneiro, Mário de — «Aqueloutro» · Sá-Carneiro, Mário de — «Fim» · Sá-Carneiro, Mário de — «Desquite» · Sá-Carneiro, Mário de — «Crise Lamentável» · Sá-Carneiro, Mário de — «Mistério» · Berardinelli, Cleonice — Poesia (ed.) · Castex, François — Poemas Juvenis (ed. e introd.) · Vieira, António — «O Jogo em Mário de Sá-Carneiro» · Arêas, Vilma — «Uma Leitura de Sá-Carneiro» · Centeno, Y. K. — «Os Fantasmas de 'Orpheu'» · Lopes, Teresa Rita — «Fernando Pessoa e Sá-Carneiro» · Lopes, Teresa Rita — «Pessoa, Sá-Carneiro e as Três Dimensões do Sensacionismo» · Lopes, Teresa Rita — «O Monólogo/Dialógo do 'Esfinge Gorda'» · Morna, Fátima Freitas — «Uma 'Salomé' do Tempo de 'Orpheu'» · Lourenço, Eduardo — «Salomé, icône du symbolisme» · Lopes, Óscar — «Pessanha - O Quebrar dos Espelhos» · Lopes, Óscar — Ler e depois · Saraiva, Arnaldo — «Mário de Sá-Carneiro: la poétique de la chute» · Seabra, José Augusto — «Entre Dois Exílios: de António Nobre a Mário de Sá-Carneiro» · Castro, Eugénio de — Obras Poéticas · Castro, Eugénio de — Oaristos · Pessanha, Camilo — Clepsidra · Pessanha, Camilo — «Violoncelo» · Pessanha, Camilo — «Ao longe um barco de flores» · Pessanha, Camilo — «Se andava no jardim » · Nobre, António — Só · Nobre, António — «Lusíada, coitado» · A Phala - Um Século de Poesia Autores/Obras Citadas de Língua Estrangeira Mallarmé, Stéphane · Maeterlinck, Maurice · Verlaine, Paul · Huysmans, Joris-Karl · Baudelaire, Charles · Freud, Sigmund · D'Annunzio, Gabriele · Rousseau, Jean-Jacques · Wilde, Oscar · Ibsen, Henrik · Friedrich, Hugo — Structures de la poésie moderne · Spitzer, Leo — Aufsätze zur romanischen Syntax und Stilistik · Rimbaud, Arthur — Illuminations · Nerval, Gérard de — «El desdichado» Periódicos Citados de Língua Portuguesa Colóquio/Letras — Lisboa · Colóquio - Revista de Artes e Letras — Lisboa · Nova Renascença — Porto · Palavras — Lisboa · Cultura Portuguesa — Lisboa · Prelo — Lisboa Instituições MencionadasEditora Agir — Rio de Janeiro · Secretaria de Estado da Cultura — Portugal · Ática — Lisboa · Centro de Estudos Pessoanos da Faculdade de Letras da Univ. do Porto · Assírio & Alvim — Lisboa · Editorial Inova — Porto · Editorial Presença — Lisboa · Livraria Almedina — Coimbra · Delfos — Lisboa · III Congresso da Associação Internacional de Lusitanistas — Coimbra · Denöel/Gonthier — Paris · Lumen — Lisboa · Du Symbolisme au Modernisme au Portugal — colóquio, Paris
Ilustrações:Ilustração Sportiva (capa do n.º 1) [fac-símile] O Quiosque do Largo do Carmo [foto] / Mariano Piçarra
Resumo: Aspectos vários do potencial metafórico do fogo na obra de Sá-Carneiro (paradigma estético; inferno do Eu; sexo e amizade).
Assuntos:ÁreasLiteratura Portuguesa GénerosPoesia · Ficção SéculosSéc. XX Autores/Obras Estudadas em Língua PortuguesaSá-Carneiro, Mário de — Indícios de Oiro Dados Literários Portugueses modernismo · sensacionismo · interseccionismo · paùlismo Dados Históricos, Sociais e Políticos Paris · Ícaro · Fausto Dados ArtísticosSanta-Rita, Guilherme de — pintura · Van Gogh, Vincent — Nuit étoilée — pintura · Ângelo, Miguel — Pietà — escultura Dados de Análise Textual complexo de Ícaro · ar · Sá-Carneiro, Mário de: e Ricardo Reis · fogo e purificação · Sá-Carneiro, Mário de: o fogo na arte e na vida · fogo e vida · fogo e morte · fogo e volúpia · fogo e ideal amoroso da fusão · ascensão e queda · fogo: calor e alucinação · fogo: simbologia ascencional Autores/Obras Citadas de Língua Portuguesa Reis, Ricardo · Verde, Cesário · Sá-Carneiro, Mário de — A Confissão de Lúcio · Sá-Carneiro, Mário de — Céu em Fogo · Sá-Carneiro, Mário de — Cartas a Fernando Pessoa · Sá-Carneiro, Mário de — Poesias · Sá-Carneiro, Mário de — «Quase» · Sá-Carneiro, Mário de — «Escavação» · Sá-Carneiro, Mário de — «Salomé» · Sá-Carneiro, Mário de — «Álcool» · Sá-Carneiro, Mário de — «Mistério» · Pessoa, Fernando — Mensagem · Pessoa, Fernando — «Pauis» · Mourão-Ferreira, David — «Ícaro e Dédalo: Mário de Sá-Carneiro e Fernando» · Mourão-Ferreira, David — Hospital das Letras Autores/Obras Citadas de Língua Estrangeira Woll, Dieter · Baudelaire, Charles — «Le Voyage» · Baudelaire, Charles — Les Fleurs du mal · Bachelard, Gaston — A Psicanálise do Fogo Periódicos Citados de Língua PortuguesaRenascença — Lisboa Instituições MencionadasÁtica — Lisboa · Larousse — Paris · Imprensa Nacional-Casa da Moeda — INCM, Lisboa · Litoral — Lisboa
Resumo: Semelhanças estilísticas e temáticas entre as obras de Almada Negreiros e de Mário de Andrade. O relacionamento de ambos os autores com o projecto futurista. A linguagem modernista e a questão da identidade nacional em ambos os autores.
Assuntos:ÁreasLiteratura Portuguesa · Literatura Brasileira GénerosFicção SéculosSéc. XX Autores/Obras Estudadas em Língua PortuguesaAlmada Negreiros — «A Cena do Ódio» · Andrade, Mário de — «Ode ao Burguês» · Almada Negreiros — A Engomadeira · Andrade, Mário de — Macunaíma Dados Literários futurismo · futurismo italiano · Semana de Arte Moderna de 22 (Brasil) · modernismo (Brasil) · modernismo europeu · desvairismo (Brasil) Dados Literários Portugueses modernismo · Orpheu · futurismo · sensacionismo · interseccionismo Dados Históricos, Sociais e Políticos Primeira República (Portugal) · Cabral, Pedro Álvares Dados ArtísticosWagner, Richard — música — ópera · Teatro República de Lisboa Dados de Análise Textual modernismo português e brasileiro · futurismo · futurismo e arte burguesa · Almada Negreiros: a voz na primeira pessoa · antropofagia · sensacionismo Autores/Obras Citadas de Língua Portuguesa Campos, Álvaro de · Sá-Carneiro, Mário de · Pacheco, José · Almada Negreiros — «Histoire du Portugal par coeur» · Almada Negreiros — Ultimatum Futurista às Gerações Portuguesas do Século XX · Almada Negreiros — Manifesto Anti-Dantas · Almada Negreiros — «Mima-Fataxa» · Almada Negreiros — «Litoral» · Andrade, Mário de — Obra Imatura · Andrade, Mário de — Poesias Completas · Andrade, Mário de — A Escrava Que Não É Isaura · Andrade, Mário de — «Prefácio Interessantíssimo» · Andrade, Mário de — Paulicéia Desvairada · Andrade, Oswald de — «O Modernismo» · Andrade, Oswald de — Anhembi · Andrade, Oswald de — A Utopia Antropofágica · Camargo, Suzana — «Macunaíma» - Ruptura e Tradição · Ferreira, José Mendes — Antologia do Futurismo Italiano. Manifestos e Poemas (ed.) · Castro, E. M. de Melo e — As Vanguardas na Poesia Portuguesa do Século XX · Pessoa, Fernando — Páginas Íntimas e de Auto-Interpretação · Proença, Manuel Cavalcanti — «Roteiro de Macunaíma» · Saraiva, Arnaldo — O Modernismo Brasileiro e o Modernismo Português. Subsídios para o Seu Estudo e para a História das Suas Relações · Lind, Georg Rudolf — Páginas Íntimas e de Auto-Interpretação (ed.) · Coelho, Jacinto do Prado — Páginas Íntimas e de Auto-Interpretação (ed.) · Sapega, Ellen W. — Ficções Modernistas: Um Estudo da Obra em Prosa de José de Almada Negreiros 1915-1925 · Lopez, Telê Ancona — Macunaíma: o herói sem nenhum carácter, de Mário de Andrade (ed. crít.) · Sena, Jorge de — Líricas Portuguesas (3.ª Série) (org.) · Andrade, Oswald de — Manifesto Antropofágico · Campos, Haroldo de — Morfologia de «Macunaíma» · Junqueiro, Guerra — «Marcha do Ódio» Autores/Obras Citadas de Língua Estrangeira Martin, Charles — The Desmistralization of Black Figures in Fiction · Marinetti — Manifesto Técnico da Literatura Futurista Periódicos Citados de Língua PortuguesaOrpheu — Lisboa · Contemporânea — Lisboa Instituições MencionadasÁtica — Lisboa · Editorial Vega — Lisboa · Universidade de Yale — EUA · ICALP · Imprensa Nacional-Casa da Moeda — INCM, Lisboa · Association Archives de la Littérature latino-américaine, des caraïbes et africaine du XXe siècle · Livraria Martins Editora — São Paulo · Editora Globo — São Paulo · Anhembi — São Paulo · Massao Ohno/João Farkas — São Paulo
Ilustrações:A Engomadeira [desenho] / Almada Negreiros Almada Negreiros: A Engomadeira (capa) [fac-símile] Obras Completas (1912-1965). Artes e Letras: primeira recolha da obra (manuscrito) [fac-símile] / Almada Negreiros
Assuntos:ÁreasLiteratura Portuguesa GénerosEdição Didáctica · Poesia SéculosSéc. XIX · Séc. XX Autores/Obras Estudadas em Língua Portuguesa Pessanha, Camilo — Clepsidra Dados Literários Portugueses modernismo · simbolismo · sensacionismo · interseccionismo · decadentismo · impressionismo Dados de Análise Textual Pessanha, Camilo: a sua poesia