Pesquisa simples
Pesquisa combinada
Explorar categorias temáticas
Colaboradores
Resumo: A poesia programaticamente impessoal de Sophia, mas não des-subjectiva e alheia a expressões de afectividade. A prática de essencialidade da sua poesia e as virtudes da «sophia» de Sophia. Apolo e Dioniso na poesia de Sophia. A ausência de contradições, de um «pensamento» e a não evolução da sua obra.
Assuntos:ÁreasLiteratura Portuguesa GénerosPoesia SéculosSéc. XX Autores/Obras Estudadas em Língua PortuguesaAndresen, Sophia de Mello Breyner Dados Literários surrealismo · futurismo · romantismo · marxismo · Cultura Greco-Latina · experimentalismo Dados Literários Portugueses modernismo Dados Históricos, Sociais e Políticos Apolo · Dioniso Dados de Análise Textual Andresen, Sophia de Melo Breyner: crítica à sua obra Autores/Obras Citadas de Língua Portuguesa Mourão-Ferreira, David · Pessoa, Fernando · Cinatti, Ruy · Coelho, Eduardo Prado · Sena, Jorge de · Caeiro, Alberto · Andresen, Sophia de Mello Breyner — «Biografia» · Andresen, Sophia de Mello Breyner — «Em Todos os Jardins» · Andresen, Sophia de Mello Breyner — «Alexandre da Macedónia» · Andresen, Sophia de Mello Breyner — «Nas Praias» · Andresen, Sophia de Mello Breyner — «A Viagem» · Andresen, Sophia de Mello Breyner — «As Três Parcas» · Andresen, Sophia de Mello Breyner — «Nunca Mais» · Andresen, Sophia de Mello Breyner — Mar Novo · Andresen, Sophia de Mello Breyner — O Nome das Coisas · Andresen, Sophia de Mello Breyner — Poesia I · Andresen, Sophia de Mello Breyner — Obra Poética · Andresen, Sophia de Mello Breyner — Dia do Mar · Andresen, Sophia de Mello Breyner — Coral Autores/Obras Citadas de Língua Estrangeira Homero · Platão · Sócrates · Jung, Carl Gustav · Heidegger, Martin · Pitágoras · Rilke, Rainer Maria · Rimbaud, Arthur · Whitman, Walt — Song of Myself
Ilustrações:Adolfo Casais Monteiro [foto] / Fernando Lemos Alberto de Lacerda [foto] / Fernando Lemos António Pedro [foto] / Fernando Lemos Carlos Wallenstein [foto] / Fernando Lemos Fernando Lemos [foto] / Fernando Lemos José-Augusto França [foto] / Fernando Lemos Romeu Correia [foto] / Fernando Lemos Sophia de Mello Breyner Andresen [foto] / Fernando Lemos
Resumo: Um excerto d''Os Lusíadas' como exemplo, quiçá máximo, da mútua contaminação das literaturas de língua portuguesa e castelhana. O pouco conhecimento da contribuição literária escrita em português para as nascentes literaturas do Novo Mundo espanhol. A restauração do texto em que se constitui a tradução para castelhano, de Herrera Maldonado, da 'Peregrinação'. O duplo valor de 'Peregrinação' no âmbito da literatura quinhentista: histórico-literário e ideológico. Nexos intertextuais e semelhanças entre 'Infortunios de Alonso Ramírez', de Carlos de Singüenza y Góngora, e 'Peregrinação'.
Assuntos:ÁreasLiteratura Portuguesa · Literatura Espanhola · Literatura Mexicana GénerosFicção · Poesia SéculosSéc. XVI · Séc. XVII Autores/Obras Estudadas em Língua PortuguesaPinto, Fernão Mendes — Peregrinação Autores/Obras Estudadas em Língua Estrangeira Singüenza y Góngora, D. Carlos de — Infortunios de Alonso Ramírez Dados Históricos, Sociais e Políticos D. Filipe II (Portugal) · Descobrimentos · Apolo · Magalhães, Fernão de · Faria, António de · Galve, conde de · Siglo de Oro (Espanha) · Santo Ofício de Lisboa Autores/Obras Citadas de Língua Portuguesa Vicente, Gil · Melo, D. Francisco Manuel de · São Francisco Xavier · Lopes, Fernão · Saramago, José · Camões, Luís de — Os Lusíadas · Costa, Horácio — A Palavra Poética na América Latina: Avaliação de uma Geração · Costa, Horácio — «O Centro Está em Todas as Partes» · Pinto, Fernão Mendes — Peregrinação e Outras Obras · Saraiva, António José — Peregrinação e Outras Obras (ed. crít., pref., notas e estab.) · Garrett, Almeida — Viagens na Minha Terra · Vieira, P.e António — «Sermão da Montanha» · Camões, Luís de — Os Lusíadas · Gómez de Tapia, Luis — Os Lusíadas (trad.) · Ares Montes, José — El Gongorismo en Portugal · Katz, Rebecca — Sátira e Anti-Cruzada na «Peregrinação» · Pinto, Fernão Mendes — Peregrinação · Herrera Maldonado, Francisco — Peregrinação (trad.) Autores/Obras Citadas de Língua Estrangeira Góngora · Paz, Octavio — Soror Juana Inés de la Cruz o las trampas de la Fe · Leonard, Irving A. — La época barroca en el México colonial · Maza, Francisco de la — La Ciudad de México en el siglo XVII · Sigüenza y Góngora, Carlos de — Infortunios de Alonso Ramírez · Castro Leal, Antonio — Infortunios de Alonso Ramírez (pról.) · Castro Leal, Antonio — La novela del México colonial · Ercilla, Alonso de — La araucana · Cruz, Soror Juana Inés de la — «Carta Atenagórica» · More, Thomas — Utopia · Paz, Octavio — El ogro filantrópico · Díaz del Castillo, Bernal — Historia verdadera de la conquista de la Nueva España Periódicos Citados de Língua EstrangeiraLa Table Ronde — Paris · Textual — México Instituições MencionadasLivraria Sá da Costa — Lisboa · Ediciones Alfaguara — Madrid · ICALP · Fundação Memorial da América Latina · Fondo de Cultura Económica — México · Censura Régia — Portugal · Aguilar — México
Assuntos:ÁreasLiteratura Brasileira GénerosEnsaio · Ficção SéculosSéc. XX Autores/Obras Estudadas em Língua Portuguesa Rosenbaum, Yudith — Metamorfoses do Mal. Uma Leitura de Clarice Lispector Dados Literários estilística · pós-modernismo Dados Históricos, Sociais e Políticos Apolo · Dioniso Dados de Análise Textual mal · sadismo Autores/Obras Citadas de Língua PortuguesaLispector, Clarice — Perto do Coração Selvagem · Lispector, Clarice — A Paixão segundo G. H. Autores/Obras Citadas de Língua Estrangeira Frye, Northrop · Ricoeur, Paul · Klein, Melanie · Freud, Sigmund · Spitzer, Leo
Assuntos:ÁreasLiteratura Brasileira GénerosEnsaio · Ficção (Conto) SéculosSéc. XX Autores/Obras Estudadas em Língua Portuguesa Araújo, Heloísa Vilhena de — A Raiz da Alma (Corpo de Baile) Dados Literários platonismo Dados Históricos, Sociais e Políticos Apolo · Marte · Júpiter · Eros · Mercúrio · Hermes · Ártemis Autores/Obras Citadas de Língua PortuguesaRosa, João Guimarães — Corpo de Baile
Assuntos:ÁreasLiteratura Portuguesa GénerosPoesia SéculosSéc. XX Autores/Obras Estudadas em Língua Portuguesa Murta, Fátima — Sete Véus para Salomé Dados Históricos, Sociais e Políticos Adamastor · Apolo · Salomé · Marte · Penélope · Afrodite · Tétis · Parcas · Fénix · Zéfiro · Calipso Dados Artísticos Correia, Natália — Mátria (TV) Dados de Análise Textual Murta, Fátima: mitos Autores/Obras Citadas de Língua PortuguesaCorreia, Natália
Resumo: O escândalo 'Orpheu' e a disparidade de posições entre os elementos da revista. O objectivismo radical de Caeiro. A existência de uma única vanguarda portuguesa no séc. XX, centrada na heteronímia pessoana (criação emuladora da Renascença Portuguesa). Consequências da heteronímia sobre o tópico ostensivo da poesia e da prosa pessoanas: o sofrimento da consciência de si. Winckelmann precursor de Goethe, via Walter Pater. A arte pagã da escultura e as artes romântico-cristãs da pintura, da música e da poesia. O modo como o sentido dos heteronímios pessoanos se condensa nos seus nomes.
Assuntos:ÁreasLiteratura Portuguesa GénerosPoesia SéculosSéc. XX Autores/Obras Estudadas em Língua PortuguesaPessoa, Fernando · Caeiro, Alberto Autores/Obras Estudadas em Língua Estrangeira Pater, Walter — The Renaissance. Studies in Art and Poetry. The 1893 Text Dados Literários romantismo · classicismo · Antiguidade · neo-simbolismo · vorticismo inglês Dados Literários Portugueses Orpheu · Renascença Portuguesa Dados Históricos, Sociais e Políticos Cristianismo · Apolo · Antínoo · Diana · Titãs · Frine · Tradição clássica grega Dados Artísticos arte pré-grega · arte cristã · arte grega clássica Dados de Análise Textual Caeiro, Alberto: e os tropos · Caeiro, Alberto: e o símile · Caeiro, Alberto: e a natureza · Caeiro, Alberto: o seu paganismo · subjectividade e objectividade · Pessoa, Fernando: heteronímia como religião doméstica · história e sistema · escultura: pura forma e dissolução da consciência de si · escultura clássica: sedução homoerótica · escultura, substancialidade e objectividade Autores/Obras Citadas de Língua Portuguesa Côrtes-Rodrigues, Armando · Reis, Ricardo · Botto, António · Pascoaes, Teixeira de · Campos, Álvaro de — «Opiário» · Caeiro, Alberto — «O Guardador de Rebanhos» · Pessoa, Fernando — Fausto · Duarte, Luiz Fagundes — Poemas de Ricardo Reis (ed.) · Pessoa, Fernando — Páginas Íntimas e de Auto-Interpretação · Lind, Georg Rudolf — Páginas Íntimas e de Auto-Interpretação (ed.) · Coelho, Jacinto do Prado — Páginas Íntimas e de Auto-Interpretação (ed.) · Pessoa, Fernando — «Aspectos (Prefácio para a edição projectada das suas obras)» · Pessoa, Fernando — Obras em Prosa · Cunha, Teresa Sobral — Poemas Completos de Alberto Caeiro (ed.) · Pessoa, Fernando — Poemas Completos de Alberto Caeiro · Campos, Álvaro de — «Apontamentos para Uma Estética Não-Aristotélica» · Feijó, António M. — «A Constituição dos Heterónimos - I. Caeiro e a Correcção de Wordsworth» · Feijó, António M. — «Fernando Pessoa's Mothering of the Avant-Garde» · Pessoa, Fernando — Poemas de Ricardo Reis · Pessoa, Fernando — «La Gioconda» (trad.) · Sá-Carneiro, Mário de — Cartas a Fernando Pessoa · Campos, Álvaro de — «Notas para a Recordação do Meu Mestre Caeiro» · Pessoa, Fernando — Textos Filosóficos · Coelho, António de Pina — Textos Filosóficos, de Fernando Pessoa (ed.) · Pessoa, Fernando — «António Botto e o Ideal Estético em Portugal» Autores/Obras Citadas de Língua Estrangeira Whitman, Walt · Eliot, T. S. · Pound, Ezra · Horácio · Adriano · Píndaro · Wilde, Oscar · Baudelaire, Charles · Goethe · Eckermann, Johann Peter · Wordsworth, William · Isou, Isodore · Arnold, Matthew · Racine · Corneille · Lewis, Wyndham · Soupault, Philippe · Breton, André · Cravan, Arthur · Hegel, Friedrich — Vorlesungen uber die Asthetik, Werke · Burkert, Walter — Greek Religion · Hill, Donald L. — The Renaissance. Studies in Art and Poetry. The 1893 Text (ed.) · Pater, Walter — La Gioconda · Hugo, Victor — La Légende des siècles · Hugo, Victor — «Un Poète est un monde enfermé dans un homme» · Oxford Book of Literary Quotations Periódicos Citados de Língua Portuguesa Colóquio/Letras — Lisboa · Orpheu — Lisboa · Athena — Lisboa · A Águia — Porto Periódicos Citados de Língua Estrangeira Littérature — Paris · Maintenant — Paris · Blast — Londres · Stanford Humanities Review — Stanford, Califórnia Instituições MencionadasGallimard — Paris · Ática — Lisboa · Universidade de Cambridge — Inglaterra · Editorial Presença — Lisboa · Contexto Editora — Lisboa · Suhrkamp — Frankfurt · Harvard University Press — Cambridge, Massachusetts · Imprensa Nacional-Casa da Moeda — INCM, Lisboa · Nova Aguilar — Rio de Janeiro · University of California Press — Berkeley/Los Angeles
Ilustrações:Baleal [foto] / Rui Fonseca
Resumo: O «Amphion» de Valéry e o «Anfion» de João Cabral. A negatividade e a teatralidade da fábula do A. brasileiro. A história do «Anfion» cabralino: escolha de caminhos perante os monstros da linguagem e da poesia. O projecto de «Anfion» expresso em termos de arquitectura moderna: a escolha da tectónica em detrimento da estereotomia. A utopia de «Anfion».
Assuntos:ÁreasLiteratura Brasileira GénerosPoesia SéculosSéc. XX Autores/Obras Estudadas em Língua PortuguesaNeto, João Cabral de Melo — «Fábula de Anfion» Dados Literários expressionismo · simbolismo · romantismo · modernismo · Antiguidade · modernidade Dados Históricos, Sociais e Políticos Tebas · Apolo · Estado Novo de Getúlio Vargas (Brasil) · Anfion · Carta de Atenas: 1933 (CIAM) · Zeto Dados ArtísticosLoos, Adolf — arquitectura · Rohe, Mies van der — arquitectura · Frampton, Kenneth — arquitectura · Semper, Goffried — arquitectura · Le Corbusier — arquitectura · Gropius — arquitectura Dados de Análise Textual arquitectura e música · língua: estrutura coerciva · língua: assertividade e repetição · Barthes, Roland: linguagem e literatura · narrativa e narração · recusa do lirismo confessional · silêncio e linguagem · deserto · linguagem e vazio · paródia · poeta impuro · construção pura e construção da pureza · linguagem e poder · linguagem: fascismo da linguagem · aceitação do impuro · arquitectura moderna e avanço tecnológico · cidade: acaso e utopia, rigor · branco: depuração e lucidez · valor da cal · poesia: silêncio e o seu rompimento · Neto, João Cabral de Melo: o branco na sua poesia · arquitectura: armação e massa · telurismo e aéreo · noite e dia · Neto, João Cabral de Melo: redução à matéria mínima · sonho · arquitectura e urbanismo · Neto, João Cabral de Melo: cidade da injusta sintaxe · cidade: caos e projecto, justeza · claridade e leveza · Neto, João Cabral de Melo: problematização estética e ético-social Autores/Obras Citadas de Língua Portuguesa Andrade, Carlos Drummond de · Bandeira, Manuel · Verde, Cesário · Anjos, Augusto dos · Neto, João Cabral de Melo — Psicologia da Composição · Neto, João Cabral de Melo — O Cão sem Plumas · Neto, João Cabral de Melo — Obra Completa · Neto, João Cabral de Melo — «O Engenheiro» · Neto, João Cabral de Melo — Serial · Neto, João Cabral de Melo — Quaderna · Neto, João Cabral de Melo — «Escritos com o Corpo» · Neto, João Cabral de Melo — «Psicologia da Composição» · Neto, João Cabral de Melo — Paisagem pelo Telefone · Neto, João Cabral de Melo — A Educação pela Pedra · Neto, João Cabral de Melo — «Ilustração para a 'Carta aos Puros' de Vinicius de Moraes» · Neto, João Cabral de Melo — «Pequena Ode Mineral» · Neto, João Cabral de Melo — O Engenheiro · Neto, João Cabral de Melo — «Antiode» · Neto, João Cabral de Melo — Pedra do Sono · Secchin, Antonio Carlos — João Cabral: a Poesia do menos · Artigas, Vilanova — A Função Social do Arquitecto · Merquior, José Guilherme — A Astúcia da Mimese · Costa, Lúcio — Sobre Arquitectura · Perrone-Moisés, Leyla — Aula (trad.) · Cartas Patrimoniais Autores/Obras Citadas de Língua Estrangeira Guillén, Jorge · Kierkegaard, Sören · Nietzsche, Friedrich · Jakobson, Roman · Le Corbusier — Vers une architecture · Gardiner, Stephen — Le Corbusier · Frampton, Kenneth — «Rappel à l'ordre: em defesa da Tectónica» · Barthes, Roland — Aula · Valéry, Paul — Variété III · Valéry, Paul — Histoire d'Amphion · Valéry, Paul — «Au public» · Vitrúvio — De Architectura Periódicos Citados de Língua Portuguesa Gávea — Rio de Janeiro
Ilustrações:Congresso no polígono das secas [desenho] / Tiago Manuel
Resumo: 'Os Lusíadas' como um poema sobre 'Os Lusíadas'. Vénus, mimese, intertextualidade e auto-referencialidade poética. Análise de 'O Espelho de Vénus', de Edward Burne-Jones, tendo em vista as questões da relação entre natureza e arte e das condições do acto mimético. A história dos desastres amorosos do Adamastor como uma lição de introdução aos estudos literários, a relação do episódio com as 'Metamorfoses', de Ovídio, e a questão da indistinção entre arte e vida. A conformação do real ao literário, aos modelos prévios, à anterioridade da poesia. A vaidade da mimese poética. Uma relação intertextual entre Petrarca e Ovídio, ou uma outra confirmação do princípio já exposto da relação entre vida e arte. A autobiografia como experiência de releitura de textos que precedem factos. Camões e Petrarca no que diz respeito à possibilidade de satisfação amorosa. Exemplos vários do modo como a literatura consiste na apropriação totalmente desimpedida de outros textos, nomeadamente em obras que tematizam a pornografia: Camões usando Petrarca; Cesariny usando Aleister Crowley e Cesário Verde.
Assuntos:ÁreasLiteratura Portuguesa · Literatura Clássica · Literatura Italiana · Literatura Pintura GénerosPoesia SéculosSéc. I a.C. · Séc. I · Séc. XIV · Séc. XVI · Séc. XIX · Séc. XX Autores/Obras Estudadas em Língua PortuguesaCamões, Luís de — Os Lusíadas Dados Literários classicismo Dados Literários Portugueses Renascimento · maneirismo Dados Históricos, Sociais e Políticos D. Sebastião · Cupido · Adamastor · Zeus · Juno · Apolo · Gama, Vasco da · Ilha dos Amores · Baco · Júpiter · Tétis · Aquiles · Atena · Parcas · Dafne · Velho do Restelo · Íxion · Perseu · Luso · Gama, Paulo da · Cadmo · Harmonia · Laura (Petrarca) · Efire · Medusa · Atlas · Geia · Dóris · Peleu · Neptuno · Cánace · Macareu · Eolo · Pugliano, John Pietro Dados ArtísticosPoussin, Nicolas — pintura · Watteau, Jean-Antoine — pintura · Tiziano, Vecellio — pintura · Carraci, Annibale — pintura · De Piles, Roger — pintura · Burne-Jones, Edward — O Espelho de Vénus — pintura · Velázquez, Diego — Vénus ao Espelho — pintura · pré-rafaelitas — pintura · Rubens — pintura · Museu Gulbenkian (Lisboa) · Museu do Prado (Madrid) · National Gallery (Londres) · National Gallery of Art (Washington) Dados de Análise Textual imitação literária: indissociabilidade entre teoria e prática · poesia: uso de nomes impostos pela tradição · catacrese · poesia: destruidora da objectividade de tudo aquilo em que toca · Camões, Luís de: e os poetas clássicos · poesia e armas · citação · símile e metáfora · metonímia · sujeito e objecto: indistinção · poesia e referência · linguagem e metalinguagem: indistinção · poesia: independência face à natureza · intertextualidade · espelho e mundo · Sousa, Faria e: e o Adamastor · ficção e real: indistinção · Adamastor: importância do penedo na história · Camões, Luís de: e Ovídio · metonímia e metáfora · Camões, Luís de: Os Lusíadas e Portugal · tempo · morte · leitura e escrita · Watteau ilustrando Roger De Piles sobre Rubens Autores/Obras Citadas de Língua Portuguesa Figueiredo, João Ricardo — Autocomplacência da Mimese: Uma Defesa da Poesia. «Os Lusíadas» e «Vida de D. Frei Bertolameu dos Mártires» · Verde, Cesário — Obra Completa de Cesário de Verde · Serrão, Joel — Obra Completa de Cesário Verde (ed.) · Verde, Cesário — «De Tarde» · Crowley, Aleister — «Hino a Pã» · Pessoa, Fernando — «Hino a Pã» (trad.) · Cesariny, Mário — Pena Capital · Cesariny, Mário — O Virgem Negra: Fernando Pessoa Explicado às Criancinhas & Estrangeiras por M. C. V. · Cesariny, Mário — «O Álvaro gosta muito de levar no cu» · Sousa, Manuel de Faria — Lusiadas de Luis de Camoens, Principe de los Poetas de España... Comentadas por Manuel de Faria i Sousa · Ramos, Emanuel Paulo — Os Lusíadas (ed.) Autores/Obras Citadas de Língua Estrangeira Massimo, Valerio · Sólon · Dante Alighieri · Wilde, Oscar · César, Júlio · Suetónio · Sidney, Philip — An Apology for Poetry · Bate, Walter Jackson — An Apology for Poetry (ed.) · Aristóteles — Poética · Aristóteles — Ética a Nicómaco · Horácio — The Odes and Epodes · Bennett, C. E. — The Odes and Epodes (ed.) · Ovídio — Heróides · Bornecque, Henri — Heróides (ed.) · Prévost, Marcel — Heróides (ed.) · Genette, Gérard — «Métonyme chez Proust» · Genette, Gérard — Figures III · Ovídio — Metamorfoses · Riffaterre, Michael — Fictional Truth · Petrarca — Rime sparse · Petrarca — Canzoniere · Contini, Gianfranco — Canzoniere (ed.) · Petrarca — Canzoniere · Santagata, Marco — Canzoniere (ed.) · Petrarca — Opere · Bigi, Emilio — Opere (ed.) · Ponte, Giovanni — Opere (ed.) · Alpers, Svetlana — The Making of Rubens · Verlaine, Paul — Oeuvres poétiques · Verlaine, Paul — Fêtes galantes · Verlaine, Paul — «L'Amour par terre» · Robichez, J. — Oeuvres Poétiques (ed.) · César, Júlio — De Bello Gallico · Virgílio — Aeneis · Xenofonte — Ciropedia Instituições MencionadasMondadori — Milão · Einaudi — Turim · Mursia — Milão · Assírio & Alvim — Lisboa · Livros Horizonte — Lisboa · The Johns Hopkins University Press — Baltimore/Londres · Yale University Press — New Haven/Londres · Angelus Novus — Braga/Coimbra · Harcourt Brace Jovanovich — Nova Iorque / San Diego · William Heinemann/Harvard University Press — Londres/Cambridge · Société d'Édition Les Belles Lettres — Paris · Gemäldegalerie — Lichtenstein · BG Teubner — Estugarda · Classiques Garnier — Paris
Ilustrações:Água de Madeiros [foto] / Rui Fonseca Água de Madeiros [foto] / Rui Fonseca O Espelho de Vénus [pintura] / Edward Burne-Jones São Jacinto [foto] / Rui Fonseca Vagueira [foto] / Rui Fonseca
Assuntos:ÁreasLiteratura Portuguesa GénerosVária SéculosSéc. XX Autores/Obras Estudadas em Língua Portuguesa Martins, Albano — Circunlóquios Dados Literários Portugueses neo-realismo · Presença · Árvore Dados Históricos, Sociais e Políticos Rio de Janeiro · Ariadne · Prometeu · Orfeu · Apolo · Ulisses Dados ArtísticosRodrigues, José — escultura — pintura — desenho · Rocha, Avelino — artes gráficas — ilustração · Carvalho, Hélder — música · Costa, Rui · Julio — desenho — pintura Dados de Análise Textual simbologia do cinco · professor · arte Autores/Obras Citadas de Língua PortuguesaVerde, Cesário · Fonseca, Manuel da · Carvalho, Raul de · Dias, Saúl · Serpa, Alberto de · Moita, António Luís · Navarro, António de · Oliveira, Carlos de · Torga, Miguel · Régio, José — Uma Literatura Viva · Martins, Albano — Inconcretos Domínios · Martins, Albano — A Voz do Olhar Periódicos Citados de Língua PortuguesaÁrvore — Lisboa/Porto
Resumo: O autor estudado enquanto poeta. Articulação da sua produção poética com a novelesca e respectiva contextualização socio-cultural. As 'Duas Épocas da Vida': estrutura, temática e recursos poéticos. O poema como «adjectivo» fora da sua afirmação auto-suficiente.
Assuntos:ÁreasLiteratura Portuguesa GénerosPoesia SéculosSéc. XIX Autores/Obras Estudadas em Língua PortuguesaBranco, Camilo Castelo — Duas Épocas da Vida Dados Literários Portugueses romantismo Dados Históricos, Sociais e Políticos Porto · Mosteiro de São Bento (Brasil) · Miguelismo · Cupido · Apolo · Pégaso · Hamurábi (rei da Babilónia) · Salomão, rei (Israel) · Andrade, Ana Delfina de (religiosa) · David, rei (Israel) · Povo de Israel Dados ArtísticosSousa, Emília das Neves e — teatro · Belloni, Clara — canto Dados de Análise Textual arte da poesia · poesia: condições de produção · linguagem poética · Branco, Camilo Castelo: temas · biografismo · consciência pequeno-burguesa · poema · inspiração religiosa · memorialismo · banalidade · circunstancialidade e instância Autores/Obras Citadas de Língua Portuguesa Branco, Camilo Castelo — «A Uma Rosa Branca» · Branco, Camilo Castelo — «A Beneficência» · Branco, Camilo Castelo — «Ao Cisne do Vouga» · Branco, Camilo Castelo — «No Benefício de Francisco Joaquim Bingre» · Branco, Camilo Castelo — «Ilustríssima e Excelentíssima Senhora» · Branco, Camilo Castelo — «Oração à Mãe de Deus» · Branco, Camilo Castelo — O Monge · Branco, Camilo Castelo — «Primeiros Afectos» · Branco, Camilo Castelo — «A Morte do Ímpio» · Branco, Camilo Castelo — «O Preço duma Lágrima» · Branco, Camilo Castelo — «Lamentações de Jeremias» · Branco, Camilo Castelo — «Quarta-Feira de Cinzas» · Branco, Camilo Castelo — «Ao Imaculado Coração de Maria» · Branco, Camilo Castelo — A Irmã da Caridade · Branco, Camilo Castelo — «S. João Baptista» · Branco, Camilo Castelo — «Angústias e Consolação» · Branco, Camilo Castelo — «Duas Épocas da Vida» (2.ª ed.) (pref.) · Campos, Álvaro de — Poesias · Camões, Luís de · Passos, Soares de — Poesias · Garrett, Almeida — Folhas Caídas · Browne, Maria da Felicidade do Couto — Virações da Madrugada · Régio, José — «Camilo, Romancista Português» · Régio, José — Ensaios de Interpretação Crítica · Branco, Camilo Castelo — «Ave-Maria» · Ribeiro, Aquilino — O Romance de Camilo · Coelho, Jacinto do Prado — Contos de Camilo Castelo Branco (introd.) · Branco, Camilo Castelo — «Ao Rico» · Branco, Camilo Castelo — «Cabeça e Estômago» · Branco, Camilo Castelo — Os Pundonores Desagravados · Branco, Camilo Castelo — Hossana · Branco, Camilo Castelo — Livro Negro do Padre Dinis · Branco, Camilo Castelo — O Juízo Final e o Sonho do Inferno · Branco, Camilo Castelo — Agostinho de Ceuta · Branco, Camilo Castelo — Anátema · Branco, Camilo Castelo — Os Mistérios de Lisboa · Branco, Camilo Castelo — Duas Épocas da Vida · Branco, Camilo Castelo — Nas Trevas · Branco, Camilo Castelo — Nostalgias · Branco, Camilo Castelo — Ao Anoitecer da Vida · Branco, Camilo Castelo — Um Livro · Branco, Camilo Castelo — Novelas do Minho · Branco, Camilo Castelo — O Marquês de Torres Novas · Branco, Camilo Castelo — A Murraça · Branco, Camilo Castelo — Inspirações · Branco, Camilo Castelo — Salve-Rei · Branco, Camilo Castelo — «A Harpa do Céptico» · Branco, Camilo Castelo — A Senhora Laura Geordano · Branco, Camilo Castelo — O Lobisomem · Branco, Camilo Castelo — «Preceitos do Coração» · Branco, Camilo Castelo — «Preceitos da Consciência» · Branco, Camilo Castelo — «Paráfrase dos Sete Salmos Penitenciais» · Branco, Camilo Castelo — «As Sete Dores de Maria Santíssima» · Branco, Camilo Castelo — «A uns Anos» · Branco, Camilo Castelo — «O Órfão» · Branco, Camilo Castelo — «Meditação» · Branco, Camilo Castelo — «Consciência» Autores/Obras Citadas de Língua Estrangeira Horácio · Balzac · Santo Agostinho · Freud, Sigmund · Bíblia Periódicos Citados de Língua Portuguesa A Grinalda — Porto · Nacional — Porto · Lira da Mocidade — Porto · O Novo Trovador — Coimbra · A Harpa do Mondego — Coimbra · O Bardo — Porto Instituições MencionadasLivraria António Maria Pereira — Lisboa
Resumo: Linguagem, recursos estilísticos, tradição, originalidade, dualidade eu-tu, em suma, um conjunto de temas, de traços, de processos que asseguram perenidade e o interesse renovado de 'As Mãos e os Frutos', de Eugénio de Andrade.
Assuntos:ÁreasLiteratura Portuguesa GénerosPoesia SéculosSéc. XX Autores/Obras Estudadas em Língua PortuguesaAndrade, Eugénio de — As Mãos e os Frutos Dados Históricos, Sociais e Políticos Narciso · Apolo · Cronos Autores/Obras Citadas de Língua Portuguesa Andrade, Eugénio de — Primeiros Versos · Andrade, Eugénio de — «Passamos pelas coisas sem as ver» · Andrade, Eugénio de — «Foi para ti que criei as rosas» · Andrade, Eugénio de — «Madrigal» · Andrade, Eugénio de — «Tu és a esperança» · Andrade, Eugénio de — «Green God» · Andrade, Eugénio de — «O Anjo da Pedra» · Lopes, Óscar — Uma Espécie de Música (A Poesia de Eugénio de Andrade) · Nemésio, Vitorino — «Frutos Líricos» · 21 Ensaios sobre Eugénio de Andrade, seguidos de Antologia Autores/Obras Citadas de Língua Estrangeira Shakespeare, William · Shelley, Percy Bysshe Instituições MencionadasLimiar — Porto · Iniciativas Editoriais — Lisboa · Editorial Inova — Porto · Imprensa Nacional-Casa da Moeda — INCM, Lisboa
Ilustrações:Eugénio de Andrade: As Mãos e os Frutos (capa da 1.ª edição) [fac-símile] / Manuel Ribeiro de Pavia
Resumo: Unidade e multiplicidade da poesia. Relação da tragédia com Dioniso e o culto a Dioniso. O disfarce na arte, na poesia.
Assuntos:ÁreasLiteratura Clássica GénerosPoesia SéculosSéc. VI a.C. Dados Literários romantismo Dados Históricos, Sociais e Políticos Zeus · Apolo · Ulisses · Dioniso · Icária Dados de Análise Textual poesia e circunscrição ao lirismo · canibalismo na Grécia Antiga · experiência religiosa · culto dos mortos · Apolo e Dioniso: símbolos da natureza humana · animal e racional · representação dramática · tragédia: nascimento do actor · tragédia: utilização das máscaras · arte e mentira · política e arte Autores/Obras Citadas de Língua EstrangeiraSafo · Anacreonte · Píndaro · Homero · Ésquilo · Sófocles · Eurípides · Aristófanes · Nietzsche, Friedrich · Téspis · Sólon · Plutarco · Quérilo · Platão · Camus, Albert
Resumo: A figura de Ésquilo, um gigante... As suas tragédias. O mito de Prometeu e o 'Prometeu Agrilhoado'. A trilogia de 'Oresteia'.
Assuntos:ÁreasLiteratura Clássica GénerosPoesia · Teatro SéculosSéc. V a.C. Autores/Obras Estudadas em Língua EstrangeiraÉsquilo — Coéforas · Ésquilo — Prometeu Agrilhoado Dados Históricos, Sociais e Políticos Batalha de Salamina (Grécia, 480 a. C.) · Prometeu · Zeus · Apolo · Guerra de Tróia · Orestes · Clitmnestra · Electra · Agamémnon · Fúrias · Batalha de Maratona · Egisto · Eríneas Autores/Obras Citadas de Língua Portuguesa Quintela, Paulo · Sottomayor, Ana Paula — Prometeu Agrilhoado, de Ésquilo (trad.) · Scarlatti, Eduardo — «Éter divino! Asa veloz do vento!», de Ésquilo (trad.) · Vilela, Lobo — «Enviada pelos senhores deste palácio, trago libações», de Ésquilo (trad.) · Scarlatti, Eduardo — «Era o divino fogo! Qual semente», de Ésquilo (trad.) Autores/Obras Citadas de Língua Estrangeira Homero — Ilíada · Hugo, Victor · Ésquilo — Os Persas · Ésquilo — As Suplicantes · Ésquilo — Agamémnon · Ésquilo — Euménides · Ésquilo — Oréstia Instituições MencionadasLivraria Luso-Espanhola
Resumo: A origem do termo "barroco". Caracterização e diferenças em relação ao Renascimento, em termos plásticos e sobretudo poéticos. Alguns motivos barrocos.
Assuntos:ÁreasLiteratura Alemã · Literatura Inglesa GénerosPoesia SéculosSéc. XVII Dados Literários barroco Dados Históricos, Sociais e Políticos Apolo · Dafne Dados Artísticos barroco · Imagens da Poesia Europeia (TV) Dados de Análise Textual Barroco: fenómeno europeu · Barroco: motivos Autores/Obras Citadas de Língua PortuguesaOrta, Garcia de — Colóquios dos Simples e Drogas da Índia · Carvalho, Herculano de — «Bem veloz, a água se escoa;», de Martin Opitz (trad.) · Carvalho, Herculano de — «Das horas, que é feito,», de Christian Hoffmann (trad.) · Carvalho, Herculano de — «Mas que somos então? Morada do tormento,», de Andreas Gryphius (trad.) · Campos, Augusto de — «Amanhã amanhã amanhã amanhã», de William Shakespeare (trad.) · Figueiredo, Guilherme de — «Como imperfeito actor que galga a cena», de William Shakespeare (trad.) Autores/Obras Citadas de Língua Estrangeira Rousset, Jean · Shakespeare, William — Macbeth
Resumo: A brutal experiência rítmica da leitura de 'Saltimbanco'. A imersão de 'K4 O Quadrado Azul' na estética futurista. A estranha experiência de leitura de 'K4 O Quadrado Azul'. Um outro olhar sobre a globalidade de Almada.
Assuntos:ÁreasLiteratura Portuguesa GénerosPoesia · Ficção SéculosSéc. XX Autores/Obras Estudadas em Língua PortuguesaAlmada Negreiros — K4 O Quadrado Azul · Almada Negreiros — «Saltimbancos» Dados Literários surrealismo · futurismo · Antiguidade Clássica Dados Literários Portugueses modernismo · Orpheu · futurismo · interseccionismo Dados Históricos, Sociais e Políticos Jesus Cristo · Prometeu · Apolo Dados ArtísticosDisney, Walt — cinema — animação · Freitas, Lima de — pintura · Gonçalves, Nuno — pintura · Pintor, Santa-Rita — pintura · Da Vinci, Leonardo — Ecce Homo — desenho · Varella, Manuel — Por Alma de Negreiros — telefilme · cubismo · Almada Negreiros — pintura — artes plásticas · Zip-Zip (TV) Dados de Análise Textual arte e unidade · conhecimento: geometria · conhecimento e entendimento natal · cubismo · Almada Negreiros: a visão · métrica · verso e respiração · leitura e oralidade · ritmo · alteridade · carnavalização · subversão da linguagem · texto e leitor · Almada Negreiros: dificuldade de categorização genológica da sua obra · eu e outro · auto-referencialidade textual · textualidade: experiência-limite · luz: primado · visível e invisível · Almada Negreiros: o mundo helénico Autores/Obras Citadas de Língua Portuguesa Valdemar, A. · Araújo, Agostinho · Almada Negreiros — Deseja-se Mulher · Almada Negreiros — O Mito de Psique · Almada Negreiros — «Assim Fala Geometria» · Almada Negreiros — Obras Completas · Almada Negreiros — A Invenção do Dia Claro · Almada Negreiros — Manifesto Anti-Dantas · Almada Negreiros — Mito - Alegoria - Símbolo · Almada Negreiros — Desenhos Animados Realidade Imaginada · Almada Negreiros — Ver · Almada Negreiros — A Chave Diz: faltam duas tábuas e meia de pintura no todo da obra de Nuno Gonçalves · Almada Negreiros — «Os Painéis de Nuno Gonçalves» · Almada Negreiros — Galileu, Leonardo e Eu · Almada Negreiros — «A Cena do Ódio» · Almada Negreiros — Nome de Guerra · Almada Negreiros — «Prefácio ao Livro de Qualquer Poeta» · Almada Negreiros — Prometeu. Ensaio Espiritual da Europa · Almada Negreiros — «Andaimes e Vésperas» · Almada Negreiros — «Aqui, Cáucaso» · Almada Negreiros — «Frisos» · Almada Negreiros — «Reaver a Inocência» · Almada Negreiros — «Imaginação sem Fios - Palavras em Liberdade» · Almada Negreiros — A Engomadeira · Markl, Dagoberto — O Retábulo de São Vicente da Sé de Lisboa e os Documentos · Santos, Armando Vieira — «O Problema dos Painéis (síntese histórica)» · Pereira, Maria Helena da Rocha — Estudos de História da Cultura Clássica · Holanda, Francisco de — Da Pintura Antiga · Freitas, Lima de — Almada e o Número · Freitas, Lima de — Pintar o Sete · Freitas, Lima de — «O Ver de Almada» · Freitas, Lima de — 515, Le Lieu du miroir · Freitas, Lima de — Ver (ed. e pref.) · França, José-Augusto — A Arte em Portugal no Século XX · França, José-Augusto — Almada, o Português sem Mestre · Silva, Celina — Almada Negreiros. A Busca de Uma Poética da Ingenuidade · Freitas, P. — Painéis de S. Vicente de Fora. Uma Questão Inútil? · Gonçalves, Maria de Jesus — Painéis de S. Vicente de Fora. Uma Questão Inútil? · Gomes, A. S. — A Sigla de Nuno Gonçalves · Saraiva, José — Os Painéis do Infante Santo · Carvalho, J. S. — Iconografia e Simbólica do Políptico de São Vicente de Fora · Espinosa, Fernanda — Escritor Históricos · Vouga, Vera — «Almada Negreiros, 'Saltimbancos': de Outro Texto, Outra Leitura» · Leal, Raul — «Abstractionnisme Futuriste, Divagation outre philosophique - Vertige à propos de l'oeuvre géniale de Santa Rita Pintor, 'Abstraction Congénitale Intuitive (Matière-Force), la suprême réalisation du Futurisme'» · Ferreira, Carlos Vaz — Sobre la percepción métrica · Seabra, José Augusto — «O Retorno de 'Orpheu'» · Seabra, José Augusto — O Heterotexto Pessoano · Ferreira, José Mendes — Antologia do Futurismo Italiano: Manifestos e Poemas (ed.) · Amado, Jorge — «Um Romance de Fôlego» · Tavares, Ildásio — Roda de Fogo · Sousa, Ernesto de — Maternidade: 26 Desenhos de Almada Negreiros · França, José-Augusto — Os Desenhos de Almada n'«O Sempre Fixe» (pref.) · Martins, Albano — Carta VII (trad.) · Campos, Álvaro de — «Ode Triunfal» · Nuno Gonçalves. Novos Documentos. Estudo da Pintura Portuguea do Séc. XV Autores/Obras Citadas de Língua Estrangeira Hermes, Trimegista · Schiller, Friedrich von · Marinetti · Homero · Kandinski, Wassily — Do Espiritual na Arte · Platão — Timeu · Aristóteles — Métaphysique · Brun, Jean — Pré-Socráticos · Platão — Oeuvres complètes · Sorel, Pierre-Maxime — Essai sur la formationde la pensée grecque · Nietzsche, Friedrich — A Origem da Tragédia · Nietzsche, Friedrich — Assim Falava Zaratustra · Blavatsky, Helena — A Doutrina Secreta · Ghyka, Matila — Le Nombre d'or · Guénon, René — O Rei do Mundo · Eco, Umberto — Leitura do Texto Literário · Balbin, Rafael de — Sistema de rítmica castellana · Aragon, Louis — Entretiens avec François Crémieux · Meschonnic, Henri — Critique du rythme · Claudel, Paul — Réflexions et propositions sur le vers français · Spire, André — Plaisir poétique et plaisir musculaire · Le Roy, Georges — Grammaire de diction française · Torre, Guillermo de — História das Literaturas de Vanguarda · Bakhtine, Mikhail — La Poétique de Dostoievski · Benveniste, Émile — Essais de linguistique générale · Jauss, Hans Robert — História Literária como Desafio à Ciência Literária · Moles, Abraham — Teoria da Informação e Percepção Estética · Peirce, Charles S. — Semiótica · Blanchot, Maurice — L'Espace littéraire · Blanchot, Maurice — Le Livre à venir · Genette, Gérard — Introduction à l'architexte · Genette, Gérard — Palimpsestes · Hamon, Philippe — «O Que É Uma Descrição» · Hamon, Philippe — Categorias da Narrativa · Kristeva, Julia — El texto de la novela · Platão — Carta VII · Marinetti — Manifesto Técnico da Literatura Futurista Periódicos Citados de Língua Portuguesa Orpheu — Lisboa · Portugal Futurista — Lisboa · Diário de Notícias — Lisboa · Nova Renascença — Porto · Cadernos do CESLUP — Porto Instituições MencionadasFundação Calouste Gulbenkian — Lisboa · Editorial Estampa — Lisboa · Gallimard — Paris · Seuil — Paris · Sá da Costa — Lisboa · Arcádia — Lisboa · Bertrand — Lisboa · Ática — Lisboa · Perspectiva — São Paulo · Tempo Brasileiro — Rio de Janeiro · Edições 70 — Lisboa · Editorial Vega — Lisboa · Estúdios Cor — Lisboa · Guimarães Editores — Lisboa · Publicações Dom Quixote — Lisboa · Contexto Editora — Lisboa · Porto Editora — Porto · Fundação Eng. António de Almeida — Porto · Imprensa Nacional-Casa da Moeda — INCM, Lisboa · Editorial Gredos — Madrid · Publicações Europa-América — Mem Martins · PUF — Paris · Lumen — Lisboa · Editorial Caminho — Lisboa · Faculdade de Letras da Univ. do Porto · Vrin - Institute d'Études Médiévales — Paris/Ottawa · Colares Editora — Colares · Livraria Garnier — Rio de Janeiro · Olisipo — Lisboa · Dinalivro — Lisboa · Editorial Losada — Buenos Aires · Éditions de la Pensée Moderne — Paris · Éditions Verdier — Paris · Neogravura — Lisboa · Pensamento — São Paulo · Dimensões da Alteridade nas Culturas de Língua Portuguesa — colóquio, Lisboa · Editora da Universidade — Brasília
Ilustrações:Almada Negreiros: Pierrot e Arlequim (capa) [fac-símile] Arlequim [pintura] / Almada Negreiros Arlequim [desenho] / Almada Negreiros Arlequim [desenho] / Almada Negreiros Carimbo galego inserido em K4 Quadrado Azul [fac-símile] / Almada Negreiros K4 Quadrado Azul (carimbo galego) [fac-símile] / Almada Negreiros K4 Quadrado Azul (dedicatória) [fac-símile] / Almada Negreiros K4 Quadrado Azul (excerto) [fac-símile] / Almada Negreiros K4 Quadrado Azul (excerto) [fac-símile] / Almada Negreiros K4 Quadrado Azul (subtítulo) [fac-símile] / Almada Negreiros