Pesquisa simples
Pesquisa combinada
Explorar categorias temáticas
Colaboradores
Resumo: Os elementos dominantes no modelo do Teatro de S. Carlos com a consolidação do liberalismo (visíveis nos romances de Eça): a função de «Passeio»; a dissolução da separação entre palco e sala; o efeito de ilusão e a dupla alienação do espectador; a difusão do belcanto como função cultural essencial. A introdução do teatro de Offenbach em Lisboa e a situação de ruptura que se instala. A relação de Eça, visível nos seus romances e n''As Farpas', com a obra de Offenbach. As estruturas épicas do teatro de Offenbach e a concepção e prática do realismo em Eça.
Assuntos:ÁreasLiteratura e Música · Literatura Portuguesa GénerosFicção (Romance) SéculosSéc. XIX Autores/Obras Estudadas em Língua PortuguesaQueirós, Eça de Dados Literários iluminismo Dados Literários Portugueses naturalismo · realismo · romantismo · Conferências do Casino Dados Históricos, Sociais e Políticos Liberalismo (Portugal) · Setembrismo (Portugal) · Fontismo (Portugal) · Regeneração (Portugal) · Constitucionalismo (Portugal) · Napoleão III (França) · Capitalismo (Portugal) · Carta Constitucional (Portugal) Dados ArtísticosDonizetti, Gaetano — ópera · Rossini, Gioacchino — música — ópera · Bellini, Vincenzo — ópera — música · Donizetti, Gaetano — Lucrécia Bórgia — ópera · Meyerbeer, Giacomo — Dinorah — ópera · Offenbach, Jacques — A Grã-Duquesa de Gérolstein — música — ópera · Offenbach, Jacques — Georgianas — música — ópera · Offenbach, Jacques — Barba Azul — música — ópera · Offenbach, Jacques — Rei Bobèche — música — ópera · Offenbach, Jacques — Bela Helena — música — ópera · Offenbach, Jacques — Périchole — música — ópera · Offenbach, Jacques — A Vida Parisiense — música — ópera · Garrido, Eduardo — A Grã-Duquesa de Gérolstein. Opera Burlesca · Mozart, Wolfgang Amadeus — Don Giovanni — ópera · Africana · Meilhac, Henri; Halévy, Ludovic · Meilhac, Henri; Halévy, Ludovic · Teatro Académico · Teatro da Trindade (Lisboa) · Teatro do Ginásio (Lisboa) · Teatro do Príncipe Real (Lisboa) · Teatro Nacional D. Maria II (Lisboa) · Teatro Nacional de São Carlos (Lisboa) Dados de Análise Textual crítica à sociedade liberal Autores/Obras Citadas de Língua Portuguesa Queirós, Eça de — Os Maias · Queirós, Eça de — A Capital · Queirós, Eça de — O Primo Basílio · Queirós, Eça de — A Tragédia da Rua das Flores · Queirós, Eça de — As Farpas · Ortigão, Ramalho — As Farpas · Queirós, Eça de — A Relíquia · Queirós, Eça de — O Mandarim · Queirós, Eça de — Obras · Garrett, Almeida · Vicente, Gil · Machado, Alberto — Prosas Esquecidas (org.) · Queirós, Eça de — Correspondência · Castilho, Guilherme de — Correspondência (leitu., coord., pref. e notas) · Medina, João — A Tragédia da Rua das Flores, de Eça de Queirós · Matos, J. Campos — A Tragédia da Rua das Flores, de Eça de Queirós (fixa. txt. e notas) · Queirós, Eça de — A Cidade e as Serras · Queirós, Eça de — O Conde de Abranhos · Queirós, Eça de — O Crime do Padre Amaro · Herculano, Alexandre — Eurico, o Presbítero · França, José-Augusto — O Romantismo em Portugal. Estudos de Factos Socioculturais · Salgado Júnior, António — História das Conferências do Casino (1871) · Machado, Júlio César — Os Theatros de Lisboa · Portugal, José Blanc de — «Relance sobre a Música no Século XIX Português, com Ocasionais Referências à Música em 'Os Maias' de Eça de Queirós» · Benevides, F. da Fonseca — O Real Theatro de S. Carlos de Lisboa - Desde a Fundação em 1793 até à Actualidade · Cabral, Manuel Villaverde — O Desenvolvimento do Capitalismo em Portugal no Século XIX · Bastos, Sousa — Carteira do Artista. Apontamentos para a História do Theatro Português Acompanhados de Notícias sobre os Principais Artistas, Escritores Dramáticos e Compositores, Nacionais e Estrangeiros · Simões, João Gaspar — Eça de Queirós: a Obra e o Homem · Sacramento, Mário — Eça de Queirós: Uma Estética da Ironia · Chagas, Pinheiro — Miscellânea Artistico-Musical e Versos Italianos, de Angelo Frondoni (pref.) · Frondoni, Angelo — Miscellânea Artistico-Musical e Versos Italianos · Lichnowsky, Felix Fürst von — Portugal. Erinnerungen aus dem Jahre 1842 · Heeringen, Gustav von — Meine Reise nach Portugal im Früjahr 1836 · Queirós, Eça de — Prosas Esquecidas Autores/Obras Citadas de Língua Estrangeira Molière · Zola, Émile · Kirsch, Rainer — «Probleme des Epischen» · Kirsch, Rainer — Amt des Dichters · Krakauer, Siegfried — Jacques Offenbach und das Paris seiner Zeit · Brecht, Bertolt — Schriften ueber der Theater · Goethe — Balada do Rei de Tule Periódicos Citados de Língua PortuguesaJornal do Comércio — Lisboa · Atlântico — Lisboa Instituições MencionadasLello & Irmão — Porto · Arcádia — Lisboa · Henschelverlag — Berlim · Moraes Editores — Lisboa · Livros Horizonte — Lisboa · A Regra do Jogo — Lisboa · Coimbra Editora — Coimbra · Casa de Garrett — Lisboa · Mattos Moreira — Lisboa · Victor von Zabern — Mainz · Brockhaus — Leipzig · Typografia Franco-Portuguesa — Lisboa · Henschel-Verlag — Berlim · VEB Hinsdoff Verlag — Rostock · Imprensa Nacional-Casa da Moeda — INCM, Lisboa
Ilustrações:[Sem título] [desenho] / Rafael Bordalo Pinheiro [Sem título] [desenho] / Rafael Bordalo Pinheiro [Sem título] [desenho] / Rafael Bordalo Pinheiro [Sem título] [desenho] / Rafael Bordalo Pinheiro [Sem título] [desenho] / Rafael Bordalo Pinheiro
Resumo: Os obstáculos determinantes nos dramas amorosos de Camilo: nobreza, linhagem, património; propriedade capitalista. A dramatização como objecto mercantil. A figura do «brasileiro» na ficção camiliana. O realismo de Camilo. As duas áreas sociogeográficas que a ficção de Camilo foca com maior relevo: o Porto e a ruralidade nortenha (Minho e entre Minho e Trás-os-Montes). A novela camiliana: comédia de costumes e tipos mas também novela passional. Violência, perdão e melodramatismo em Camilo. A íntima lição camiliana.
Assuntos:ÁreasLiteratura Portuguesa GénerosFicção (Novela) · Ficção (Romance) SéculosSéc. XIX Autores/Obras Estudadas em Língua PortuguesaBranco, Camilo Castelo Dados Literários pós-iluminismo · ciclo alemão de Iena Dados Literários Portugueses barroco · naturalismo · realismo · romantismo · ultra-romantismo · pós-iluminismo Dados Históricos, Sociais e Políticos Jesus Cristo · São Paulo · Setembrismo (Portugal) · Cabralismo (Portugal) · Regeneração (Portugal) · Constitucionalismo (Portugal) · Carta Constitucional (Portugal) · Pio IX, papa · D. António, Prior do Crato · Plácido, Ana · Telhado, José do · Gouveia, António Aires de Dados ArtísticosPinheiro, Columbano Bordalo — pintura · Van Gogh, Vincent — Comedores de Batata — pintura · Rembrandt — pintura · Teatro Nacional de São Carlos (Lisboa) Dados de Análise Textual Branco, Camilo Castelo: pireza camiliana · Branco, Camilo Castelo: bastidores epocais da sua ficção · Branco, Camilo Castelo: vocabulário ultra-romântico Autores/Obras Citadas de Língua Portuguesa Pessanha, Camilo · Dinis, Júlio · Botelho, Abel · Elísio, Filinto · Branco, Camilo Castelo — Obras Completas · Branco, Camilo Castelo — Obra Selecta · Branco, Camilo Castelo — Amor de Perdição · Branco, Camilo Castelo — Aventuras de Basílio Fernandes Enxertado · Branco, Camilo Castelo — Um Homem de Brios · Branco, Camilo Castelo — Doze Casamentos Felizes · Branco, Camilo Castelo — A Brasileira de Prazins · Branco, Camilo Castelo — A Corja · Branco, Camilo Castelo — Memórias do Cárcere · Branco, Camilo Castelo — Vida de José do Telhado · Branco, Camilo Castelo — Onde Está a Felicidade? · Branco, Camilo Castelo — Vinte Horas de Liteira · Branco, Camilo Castelo — Anátema · Branco, Camilo Castelo — O Senhor do Paço de Niñaes · Branco, Camilo Castelo — O Carrasco de Vítor Hugo José Alves · Branco, Camilo Castelo — O Retrato de Ricardina · Branco, Camilo Castelo — A Queda dum Anjo · Branco, Camilo Castelo — «O Degredado» · Branco, Camilo Castelo — «A Morgada de Romariz» · Branco, Camilo Castelo — Eusébio Macário · Branco, Camilo Castelo — «O Cego de Landim» · Branco, Camilo Castelo — Carlota Ângela · Branco, Camilo Castelo — «O Demónio do Ouro» · Branco, Camilo Castelo — «O Comendador» · Branco, Camilo Castelo — «Maria Moisés» · Branco, Camilo Castelo — A Mulher Fatal · Branco, Camilo Castelo — O Santo da Montanha · Branco, Camilo Castelo — O Judeu · Branco, Camilo Castelo — O Olho de Vidro · Branco, Camilo Castelo — O Bem e o Mal · Branco, Camilo Castelo — Mistérios de Fafe · Branco, Camilo Castelo — A Doida do Candal · Branco, Camilo Castelo — «O Filho Natural» · Branco, Camilo Castelo — A Filha do Arcediago · Branco, Camilo Castelo — Cenas da Foz · Branco, Camilo Castelo — O Que Fazem Mulheres · Branco, Camilo Castelo — Os Brilhantes do Brasileiro · Branco, Camilo Castelo — Vulcões de Lama · Branco, Camilo Castelo — O Romance de Um Homem Rico · Branco, Camilo Castelo — O General Carlos Ribeiro · Branco, Camilo Castelo — Amor de Salvação · Branco, Camilo Castelo — Coração, Cabeça e Estômago · Branco, Camilo Castelo — Duas Horas de Leitura · Branco, Camilo Castelo — «Dois Santos Não Beatificados» · Branco, Camilo Castelo — Cenas Contemporâneas · Branco, Camilo Castelo — «Impressão Indelével» · Branco, Camilo Castelo — «A Caveira» · Branco, Camilo Castelo — A Caveira da Mártir · Branco, Camilo Castelo — O Regicida · Branco, Camilo Castelo — «Voltareis, ó Cristo?» · Queirós, Eça de — Os Maias · Coelho, Jacinto do Prado — Introdução ao Estudo da Novela Camiliana · Ribeiro, Aquilino — O Malhadinhas · Sérgio, António — Ensaios VII · Sérgio, António — «Sobre o 'Amor de Perdição'» · Almeida, Maria José M. M. de — «Algumas Técnicas de Agenciamento do Tempo no 'Amor de Perdição'» · Cabral, Alexandre — Dicionário de Camilo Castelo Branco · Branco, Camilo Castelo — Novelas do Minho · Mateus, Maria Helena Mira — Novelas do Minho (ed. crít.) · Lopes, Óscar — «Concepção de Vida na Ficção de Camilo» · Lopes, Óscar — Álbum de Família · Saraiva, António José — História da Literatura Portuguesa · Lopes, Óscar — História da Literatura Portuguesa · Ferraz, Maria de Lourdes — A Ironia Romântica · Magalhães, Luís de — O Brasileiro Soares, de Luís de Magalhães · Queirós, Eça de — O Brasileiro Soares, de Luís de Magalhães (pref.) · Lawton, R. A. — «Technique et signification dans l''Amor de Perdição'» · Manual Enciclopédico Autores/Obras Citadas de Língua Estrangeira Lamartine · Balzac · Cervantes, Miguel de · Rougemont, Denis de — L'Amour et l'Occident · Rougemont, Denis de — Les Mythes de l'amour · Girard, René — Mensonge romantique et vérité romanesque · Shakespeare, William — Romeu e Julieta · Claudel, Paul — Le Soulier de Satin Periódicos Citados de Língua Portuguesa Bulletin des Études Portugaises et Brésiliennes — Lisboa · Tellus — Vila Real Instituições MencionadasParceria A. M. Pereira — Lisboa · Lello & Irmão — Porto · Sá da Costa — Lisboa · Editora Aguilar — Rio de Janeiro · Grasset — Paris · Editorial Verbo — Lisboa · Portugália Editora — Lisboa · Porto Editora — Porto · Imprensa Nacional-Casa da Moeda — INCM, Lisboa · NRF — Paris · Livraria Rodrigues — Lisboa · Cadeia da Relação do Porto · Editorial Caminho — Lisboa
Ilustrações:[Sem título] [ilustração] / Maria de Santa Cruz [Sem título] [vinheta] [Sem título] [vinheta] / Maria de Santa Cruz
Assuntos:ÁreasLiteratura Portuguesa GénerosEpistolografia · Poesia SéculosSéc. XIX · Séc. XX Autores/Obras Estudadas em Língua Portuguesa Quental, Antero de — Cartas Inéditas a Alberto Sampaio Dados Literários Portugueses geração de 70 Dados Históricos, Sociais e Políticos Franco, João · Garibaldi · Carta Constitucional (Portugal) · Castor · Pólux · Charcot, Jean Martin Dados de Análise Textual epistolografia · Quental, Antero de: o homem e o mito · Portugal: republicanismo · cultura portuguesa Autores/Obras Citadas de Língua PortuguesaMeireles, Germano Vieira · Osório, Pinto · Martins, Oliveira · Sérgio, António · Herculano, Alexandre · Chagas, Pinheiro · Eurico, Pedro — Figuras do Passado · Sampaio, Alberto — Ontem e hoje · Quental, Antero de — Causas da Decadência dos Povos Peninsulares · Falcão, José — Cartilha do Povo · Maia, Faria e · In Memoriam de Antero Instituições MencionadasCollège de France — Paris