Pesquisa simples
Pesquisa combinada
Explorar categorias temáticas
Colaboradores
Resumo: Iberismo: carácter dualista. Contraponto entre Europa Ocidental e Oriental. Visão mística do espaço e do tempo em Teixeira de Pascoaes.
Assuntos:ÁreasLiteratura Portuguesa GénerosEnsaio SéculosSéc. XX Dados Literários Portugueses saudosismo · Idade Média e Renascença Dados Históricos, Sociais e Políticos Filipes (Espanha) · D. Sebastião · Estígio · Moisés · Jesus Cristo · Grécia e Roma Antigas · Rússia · China · Salamanca de Unamuno · Saudosismo (Coimbra) · Beja (de Soror Mariana) · Ávila (Espanha) · Cruz, frei Agostinho da: Arrábida · Árabes · Celtas · Druidas · Marxismo · Helenismo · Racionalismo voltaireano · Renascença · Darwinismo · Península Ibérica · Júpiter · Jeremias · São Pedro · Ocidente e Oriente Dados ArtísticosVelázquez, Diego — pintura · Velázquez, Diego — Cristo crucificado (ou Cristo de S. Plácido) — pintura · Goya — desenho — gravura — pintura · Vénus de Milo — escultura · Goya — desenho · Hilário — música — canção Dados de Análise Textual lume e riso · lágrimas e água · tragédia e graça · humano e divino · misticismo · pessimismo · sensualidade · vida e sonho · fatalismo · carne e verbo · masculino e feminino · alma e espírito · elegia: enlevo dionisiano · feminino e alma · masculino e espírito Autores/Obras Citadas de Língua PortuguesaQuental, Antero de · Ribeiro, Aquilino — O Malhadinhas · Cruz, frei Agostinho da · Alcoforado, Mariana · Camões, Luís de — Os Lusíadas · Branco, Camilo Castelo · Pascoaes, Teixeira de — Epistolário Ibérico · Vasconcelos, João Teixeira de · Vasconcelos, Maria da Glória Teixeira de · Nobre, António · Pascoaes, Teixeira de — Sempre · Castro, Eugénio de · Deus, João de · Vicente, Gil · Alcoforado, Mariana — Lettres Portugaises Autores/Obras Citadas de Língua Estrangeira Shakespeare, William · Marx, Karl · Molière · Dostoievski, Fiodor — O Idiota · Santa Teresa de Ávila · Renan, Ernest — Vida de Jesus · Goethe — Fausto · Byron, Lord — Manfredo · Unamuno, Miguel de — Dom Quixote Renascido · Euclides · Machado, Antonio · Homero — Ilíada · Darwin, Charles — A Origem das Espécies · São João da Cruz · São Paulo — Epístolas · Kelvin, Lord · Bacon, Francis · Descartes · Chesterton, G. K. — S. Francisco de Assis · Castelao, Alfonso · Cervantes, Miguel de — Dom Quixote · Virgílio · Ésquilo · Voltaire · Nietzsche, Friedrich · Dante Alighieri · Calderón de la Barca · Horácio · Platão · Kant, Immanuel · Homero — Odisseia · Lucrécio · Ovídio · Píndaro · Laplace, Pierre-Simon · Moisés · Bíblia
Documentos:[«A alma ibérica»] / Teixeira de Pascoaes
Resumo: 'Os Lusíadas' como um poema sobre 'Os Lusíadas'. Vénus, mimese, intertextualidade e auto-referencialidade poética. Análise de 'O Espelho de Vénus', de Edward Burne-Jones, tendo em vista as questões da relação entre natureza e arte e das condições do acto mimético. A história dos desastres amorosos do Adamastor como uma lição de introdução aos estudos literários, a relação do episódio com as 'Metamorfoses', de Ovídio, e a questão da indistinção entre arte e vida. A conformação do real ao literário, aos modelos prévios, à anterioridade da poesia. A vaidade da mimese poética. Uma relação intertextual entre Petrarca e Ovídio, ou uma outra confirmação do princípio já exposto da relação entre vida e arte. A autobiografia como experiência de releitura de textos que precedem factos. Camões e Petrarca no que diz respeito à possibilidade de satisfação amorosa. Exemplos vários do modo como a literatura consiste na apropriação totalmente desimpedida de outros textos, nomeadamente em obras que tematizam a pornografia: Camões usando Petrarca; Cesariny usando Aleister Crowley e Cesário Verde.
Assuntos:ÁreasLiteratura Portuguesa · Literatura Clássica · Literatura Italiana · Literatura Pintura GénerosPoesia SéculosSéc. I a.C. · Séc. I · Séc. XIV · Séc. XVI · Séc. XIX · Séc. XX Autores/Obras Estudadas em Língua PortuguesaCamões, Luís de — Os Lusíadas Dados Literários classicismo Dados Literários Portugueses Renascimento · maneirismo Dados Históricos, Sociais e Políticos D. Sebastião · Cupido · Adamastor · Zeus · Juno · Apolo · Gama, Vasco da · Ilha dos Amores · Baco · Júpiter · Tétis · Aquiles · Atena · Parcas · Dafne · Velho do Restelo · Íxion · Perseu · Luso · Gama, Paulo da · Cadmo · Harmonia · Laura (Petrarca) · Efire · Medusa · Atlas · Geia · Dóris · Peleu · Neptuno · Cánace · Macareu · Eolo · Pugliano, John Pietro Dados ArtísticosPoussin, Nicolas — pintura · Watteau, Jean-Antoine — pintura · Tiziano, Vecellio — pintura · Carraci, Annibale — pintura · De Piles, Roger — pintura · Burne-Jones, Edward — O Espelho de Vénus — pintura · Velázquez, Diego — Vénus ao Espelho — pintura · pré-rafaelitas — pintura · Rubens — pintura · Museu Gulbenkian (Lisboa) · Museu do Prado (Madrid) · National Gallery (Londres) · National Gallery of Art (Washington) Dados de Análise Textual imitação literária: indissociabilidade entre teoria e prática · poesia: uso de nomes impostos pela tradição · catacrese · poesia: destruidora da objectividade de tudo aquilo em que toca · Camões, Luís de: e os poetas clássicos · poesia e armas · citação · símile e metáfora · metonímia · sujeito e objecto: indistinção · poesia e referência · linguagem e metalinguagem: indistinção · poesia: independência face à natureza · intertextualidade · espelho e mundo · Sousa, Faria e: e o Adamastor · ficção e real: indistinção · Adamastor: importância do penedo na história · Camões, Luís de: e Ovídio · metonímia e metáfora · Camões, Luís de: Os Lusíadas e Portugal · tempo · morte · leitura e escrita · Watteau ilustrando Roger De Piles sobre Rubens Autores/Obras Citadas de Língua Portuguesa Figueiredo, João Ricardo — Autocomplacência da Mimese: Uma Defesa da Poesia. «Os Lusíadas» e «Vida de D. Frei Bertolameu dos Mártires» · Verde, Cesário — Obra Completa de Cesário de Verde · Serrão, Joel — Obra Completa de Cesário Verde (ed.) · Verde, Cesário — «De Tarde» · Crowley, Aleister — «Hino a Pã» · Pessoa, Fernando — «Hino a Pã» (trad.) · Cesariny, Mário — Pena Capital · Cesariny, Mário — O Virgem Negra: Fernando Pessoa Explicado às Criancinhas & Estrangeiras por M. C. V. · Cesariny, Mário — «O Álvaro gosta muito de levar no cu» · Sousa, Manuel de Faria — Lusiadas de Luis de Camoens, Principe de los Poetas de España... Comentadas por Manuel de Faria i Sousa · Ramos, Emanuel Paulo — Os Lusíadas (ed.) Autores/Obras Citadas de Língua Estrangeira Massimo, Valerio · Sólon · Dante Alighieri · Wilde, Oscar · César, Júlio · Suetónio · Sidney, Philip — An Apology for Poetry · Bate, Walter Jackson — An Apology for Poetry (ed.) · Aristóteles — Poética · Aristóteles — Ética a Nicómaco · Horácio — The Odes and Epodes · Bennett, C. E. — The Odes and Epodes (ed.) · Ovídio — Heróides · Bornecque, Henri — Heróides (ed.) · Prévost, Marcel — Heróides (ed.) · Genette, Gérard — «Métonyme chez Proust» · Genette, Gérard — Figures III · Ovídio — Metamorfoses · Riffaterre, Michael — Fictional Truth · Petrarca — Rime sparse · Petrarca — Canzoniere · Contini, Gianfranco — Canzoniere (ed.) · Petrarca — Canzoniere · Santagata, Marco — Canzoniere (ed.) · Petrarca — Opere · Bigi, Emilio — Opere (ed.) · Ponte, Giovanni — Opere (ed.) · Alpers, Svetlana — The Making of Rubens · Verlaine, Paul — Oeuvres poétiques · Verlaine, Paul — Fêtes galantes · Verlaine, Paul — «L'Amour par terre» · Robichez, J. — Oeuvres Poétiques (ed.) · César, Júlio — De Bello Gallico · Virgílio — Aeneis · Xenofonte — Ciropedia Instituições MencionadasMondadori — Milão · Einaudi — Turim · Mursia — Milão · Assírio & Alvim — Lisboa · Livros Horizonte — Lisboa · The Johns Hopkins University Press — Baltimore/Londres · Yale University Press — New Haven/Londres · Angelus Novus — Braga/Coimbra · Harcourt Brace Jovanovich — Nova Iorque / San Diego · William Heinemann/Harvard University Press — Londres/Cambridge · Société d'Édition Les Belles Lettres — Paris · Gemäldegalerie — Lichtenstein · BG Teubner — Estugarda · Classiques Garnier — Paris
Ilustrações:Água de Madeiros [foto] / Rui Fonseca Água de Madeiros [foto] / Rui Fonseca O Espelho de Vénus [pintura] / Edward Burne-Jones São Jacinto [foto] / Rui Fonseca Vagueira [foto] / Rui Fonseca