Pesquisa simples
Pesquisa combinada
Explorar categorias temáticas
Colaboradores
Resumo: 'Camões' como acto cultural e poético de «revisão»: da nação, do passado, de Camões, d''Os Lusíadas'. Nascimento da literatura moderna (romântica e burguesa). A abordagem de 'Camões' a 'Os Lusíadas': continuidade de uso; edição comentada; liricização do épico.
Assuntos:ÁreasLiteratura Portuguesa GénerosPoesia SéculosSéc. XVI · Séc. XIX Autores/Obras Estudadas em Língua PortuguesaGarrett, Almeida — Camões Dados Literários romantismo Dados Literários Portugueses romantismo · neoclassicismo Dados Históricos, Sociais e Políticos D. Sebastião · Portugal · Revolução liberal (1820; Portugal) · Castro, Inês de · D. João II · Adamastor · Gama, Vasco da · Ancien Régime · Andrade, Gomes Freire de · Vénus · Gautier, Margarida Dados Artísticos Bontempo, Domingos — Missa de Requiem — música · Sequeira, Domingos — A Morte de Camões — pintura Dados de Análise Textual bom selvagem dos impérios ocidentais · Camões, Luís de: culto (1.º quartel de oitocentos) · nação e poder · saudade · nacionalismo moderno e Ancien Régime · leitor e texto · Camões, Luís de: como ícone · poesia como intimidade de leitura · Garrett, Almeida: Camões, cavaleiro e burguês · amor · religião · literatura e cultura · Camões, Luís de: centralidade no cânone · cultura e reflexão · Camões, o Luso e a língua portuguesa · português no mundo · geografia · Garrett, Almeida: tipografia · interpretação: estabilidade · passado histórico e presente doméstico · Garrett, Almeida: intimidade burguesa · melodrama · poesia: sujeição do verso neoclássico à dicção natural · Portugal: expressão imperial do seu poder · Camões, Luís de: e Jau Autores/Obras Citadas de Língua Portuguesa Mateus, Morgado de · Ribeiro, Bernardim · Garrett, Almeida — Parnaso Lusitano ou Poesias Selectas dos Autores Portuguezes Antigos e Modernos, ilustradas com notas. Precedido de uma história abreviada da língua e poesia portugueza · Garrett, Almeida — Obras de Almeida Garrett · Garrett, Almeida — O Retrato de Vénus · Garrett, Almeida — Frei Luís de Sousa · Garrett, Almeida — Dona Branca · Camões, Luís de — Os Lusíadas · França, José-Augusto — O Romantismo em Portugal. Estudos de Factos Socioculturais · Saraiva, António José — História da Literatura Portuguesa · Lopes, Óscar — História da Literatura Portuguesa · Miranda, Sá de — Carta a D. João III Autores/Obras Citadas de Língua Estrangeira Byron, Lord · Anderson, Benedict — Imagined Communities. Reflections on the Origin and Spread of Nationalism · Hartman, Geoffrey — The Fateful Question of Culture · Kittler, Friedrich A. — Discourse Networks, 1800/1900 · Spivak, Gayatri — A Critique of Postcolonial Reason. Toward a History of the Vanishing Present · Livro de Job Instituições MencionadasLello & Irmão — Porto · Livros Horizonte — Lisboa · Porto Editora — Porto · Harvard University Press — Cambridge, Massachusetts · Columbia University Press — Nova Iorque · Verso — Nova Iorque/Londres · Stanford University Press — Stanford · Casa de J. P. Aillaud — Paris · Livraria Nacional e Estrangeira — Paris
Ilustrações:Almeida Garrett: Camões (folha de rosto da edição comemorativa do primeiro centenário do nascimento de Garrett) [fac-símile] Camões e Jau [desenho] / Araújo Porto Alegre
Resumo: 'Os Lusíadas' como um poema sobre 'Os Lusíadas'. Vénus, mimese, intertextualidade e auto-referencialidade poética. Análise de 'O Espelho de Vénus', de Edward Burne-Jones, tendo em vista as questões da relação entre natureza e arte e das condições do acto mimético. A história dos desastres amorosos do Adamastor como uma lição de introdução aos estudos literários, a relação do episódio com as 'Metamorfoses', de Ovídio, e a questão da indistinção entre arte e vida. A conformação do real ao literário, aos modelos prévios, à anterioridade da poesia. A vaidade da mimese poética. Uma relação intertextual entre Petrarca e Ovídio, ou uma outra confirmação do princípio já exposto da relação entre vida e arte. A autobiografia como experiência de releitura de textos que precedem factos. Camões e Petrarca no que diz respeito à possibilidade de satisfação amorosa. Exemplos vários do modo como a literatura consiste na apropriação totalmente desimpedida de outros textos, nomeadamente em obras que tematizam a pornografia: Camões usando Petrarca; Cesariny usando Aleister Crowley e Cesário Verde.
Assuntos:ÁreasLiteratura Portuguesa · Literatura Clássica · Literatura Italiana · Literatura Pintura GénerosPoesia SéculosSéc. I a.C. · Séc. I · Séc. XIV · Séc. XVI · Séc. XIX · Séc. XX Autores/Obras Estudadas em Língua PortuguesaCamões, Luís de — Os Lusíadas Dados Literários classicismo Dados Literários Portugueses Renascimento · maneirismo Dados Históricos, Sociais e Políticos D. Sebastião · Cupido · Adamastor · Zeus · Juno · Apolo · Gama, Vasco da · Ilha dos Amores · Baco · Júpiter · Tétis · Aquiles · Atena · Parcas · Dafne · Velho do Restelo · Íxion · Perseu · Luso · Gama, Paulo da · Cadmo · Harmonia · Laura (Petrarca) · Efire · Medusa · Atlas · Geia · Dóris · Peleu · Neptuno · Cánace · Macareu · Eolo · Pugliano, John Pietro Dados ArtísticosPoussin, Nicolas — pintura · Watteau, Jean-Antoine — pintura · Tiziano, Vecellio — pintura · Carraci, Annibale — pintura · De Piles, Roger — pintura · Burne-Jones, Edward — O Espelho de Vénus — pintura · Velázquez, Diego — Vénus ao Espelho — pintura · pré-rafaelitas — pintura · Rubens — pintura · Museu Gulbenkian (Lisboa) · Museu do Prado (Madrid) · National Gallery (Londres) · National Gallery of Art (Washington) Dados de Análise Textual imitação literária: indissociabilidade entre teoria e prática · poesia: uso de nomes impostos pela tradição · catacrese · poesia: destruidora da objectividade de tudo aquilo em que toca · Camões, Luís de: e os poetas clássicos · poesia e armas · citação · símile e metáfora · metonímia · sujeito e objecto: indistinção · poesia e referência · linguagem e metalinguagem: indistinção · poesia: independência face à natureza · intertextualidade · espelho e mundo · Sousa, Faria e: e o Adamastor · ficção e real: indistinção · Adamastor: importância do penedo na história · Camões, Luís de: e Ovídio · metonímia e metáfora · Camões, Luís de: Os Lusíadas e Portugal · tempo · morte · leitura e escrita · Watteau ilustrando Roger De Piles sobre Rubens Autores/Obras Citadas de Língua Portuguesa Figueiredo, João Ricardo — Autocomplacência da Mimese: Uma Defesa da Poesia. «Os Lusíadas» e «Vida de D. Frei Bertolameu dos Mártires» · Verde, Cesário — Obra Completa de Cesário de Verde · Serrão, Joel — Obra Completa de Cesário Verde (ed.) · Verde, Cesário — «De Tarde» · Crowley, Aleister — «Hino a Pã» · Pessoa, Fernando — «Hino a Pã» (trad.) · Cesariny, Mário — Pena Capital · Cesariny, Mário — O Virgem Negra: Fernando Pessoa Explicado às Criancinhas & Estrangeiras por M. C. V. · Cesariny, Mário — «O Álvaro gosta muito de levar no cu» · Sousa, Manuel de Faria — Lusiadas de Luis de Camoens, Principe de los Poetas de España... Comentadas por Manuel de Faria i Sousa · Ramos, Emanuel Paulo — Os Lusíadas (ed.) Autores/Obras Citadas de Língua Estrangeira Massimo, Valerio · Sólon · Dante Alighieri · Wilde, Oscar · César, Júlio · Suetónio · Sidney, Philip — An Apology for Poetry · Bate, Walter Jackson — An Apology for Poetry (ed.) · Aristóteles — Poética · Aristóteles — Ética a Nicómaco · Horácio — The Odes and Epodes · Bennett, C. E. — The Odes and Epodes (ed.) · Ovídio — Heróides · Bornecque, Henri — Heróides (ed.) · Prévost, Marcel — Heróides (ed.) · Genette, Gérard — «Métonyme chez Proust» · Genette, Gérard — Figures III · Ovídio — Metamorfoses · Riffaterre, Michael — Fictional Truth · Petrarca — Rime sparse · Petrarca — Canzoniere · Contini, Gianfranco — Canzoniere (ed.) · Petrarca — Canzoniere · Santagata, Marco — Canzoniere (ed.) · Petrarca — Opere · Bigi, Emilio — Opere (ed.) · Ponte, Giovanni — Opere (ed.) · Alpers, Svetlana — The Making of Rubens · Verlaine, Paul — Oeuvres poétiques · Verlaine, Paul — Fêtes galantes · Verlaine, Paul — «L'Amour par terre» · Robichez, J. — Oeuvres Poétiques (ed.) · César, Júlio — De Bello Gallico · Virgílio — Aeneis · Xenofonte — Ciropedia Instituições MencionadasMondadori — Milão · Einaudi — Turim · Mursia — Milão · Assírio & Alvim — Lisboa · Livros Horizonte — Lisboa · The Johns Hopkins University Press — Baltimore/Londres · Yale University Press — New Haven/Londres · Angelus Novus — Braga/Coimbra · Harcourt Brace Jovanovich — Nova Iorque / San Diego · William Heinemann/Harvard University Press — Londres/Cambridge · Société d'Édition Les Belles Lettres — Paris · Gemäldegalerie — Lichtenstein · BG Teubner — Estugarda · Classiques Garnier — Paris
Ilustrações:Água de Madeiros [foto] / Rui Fonseca Água de Madeiros [foto] / Rui Fonseca O Espelho de Vénus [pintura] / Edward Burne-Jones São Jacinto [foto] / Rui Fonseca Vagueira [foto] / Rui Fonseca