Pesquisa simples
Pesquisa combinada
Explorar categorias temáticas
Colaboradores
Resumo: O poder político e o medo da força da literatura: dupla razão de ser. O poder mediato da literatura. A sua capacidade de articulação entre tempo e movimento. Dificuldades e tentações do escritor.
Assuntos:ÁreasTeoria da Literatura · Literatura e Política Dados Literários iluminismo Dados Históricos, Sociais e Políticos Capitalismo · Estaline · Checoslováquia: Primavera de Praga (1968) · Comuna de Paris · Feudalismo · Socialismo · Robespierre, Maximillien de · Polónia · EUA · Luís XIV (França) · URSS · Marat, Jean-Paul · Democracia · Afonso II (mecenas de Tasso) · Alemã, República Democrática · Rotschild, barão de · Agit-prop · Ancien Régime · Comunismo · Cotta · Revolução de 1905 (Rússia) · Odessa · Nova Iorque · Caso Watergate (EUA) · Walpole, Robert · Código penal (Alemanha) · Königsberg · Marek, Kurt · Tomada da Bastilha · Luís XVI (França) · Condenação de Sócrates · Bismarck, Otto · Grécia · Revolução bolchevique (1917; Rússia) Dados Artísticos Eisenstein, Sergei — O Couraçado Potemkine — cinema Dados de Análise Textual literatura e teologia · práxis cultural · literatura: impotência · ideia e acção · literatura e historiografia: o possível e o real · realismo na literatura · literatura e consciência histórica · literatura e realidade · escritor: dependência · mercado e escritor · aristocracismo poético e entusiasmo revolucionário · censura · poder e subversão · utopia · luta de classes · literatura e sociologia · didactismo · entretenimento · idealismo · materialismo · arte pela arte · poesia: impotência · medo Autores/Obras Citadas de Língua EstrangeiraSófocles — Édipo Rei · Eurípides — Troianas · Gray, Jonathan — Beggar's Opera · Heine, Heinrich — Tratado sobre a História da Religião e da Filosofia na Alemanha · Sófocles — Antígona · Lessing, Gotthold Ephraim — Minna von Barnhelm · Dickens, Charles — Oliver Twist · Shakespeare, William — Conto de Inverno · Aristófanes — As Nuvens · Enzensberger, Hans Magnus — A História como Ficção Colectiva · Heine, Heinrich — Buch der Lieder · Brecht, Bertolt — Baal · Goethe — Ifigénia · Lessing, Gotthold Ephraim — Emília Galotti · Balzac — O Pai Goriot · Fontane, Theodor — Der Stechlin · Brecht, Bertolt — O Senhor Puntila e o Seu Criado · Brecht, Bertolt — Mãe Coragem · Mann, Heinrich · Büchner, Georg · Defoe, Daniel · Essenine, Sergei · Mühsam, Erich · Grillparzer, Franz · Hórvath, Ödön von · Benjamin, Walter · Schiller, Friedrich von · Sócrates · Tolstoi, Lev · Marx, Karl · Proust, Marcel · Aragon, Louis · Molière · Goethe — Fausto · Homero — Ilíada · Platão · Richardson, Samuel · Mandelstam, Ossip · Rousseau, Jean-Jacques · Pavese, Cesare · Ossietzky, Carl von · Dante Alighieri — A Divina Comédia · Aristóteles · Kafka, Franz · Blok, Alexander · Walser, Martin · Neruda, Pablo · Handke, Peter · Babel, Isaac · Engels, Friedrich · Shakespeare, William — Hamlet · Döblin, Alfred · Diderot · Hegel, Friedrich · Austen, Jane · Byron, Lord · Hesse, Hermann · Flaubert, Gustave — Madame Bovary · Weiss, Peter — Marat-Sade · Galileu · Hauser, Arnold — História Social da Arte e da Literatura · Hölderlin · Dostoievski, Fiodor · Brecht, Bertolt — Messingkauf · Beaumarchais, Pierre-Augustin de — Le Mariage de Figaro · Brecht, Bertolt — Elegias de Buckow · Brecht, Bertolt — Galileu Galilei · Lenine · Mann, Thomas — Os Buddenbrook · Goethe — Werther · Fielding, Henry · Gorki, Máximo — A Mãe · Kant, Immanuel — Crítica da Razão Pura
Resumo: Unidade e multiplicidade da poesia. Relação da tragédia com Dioniso e o culto a Dioniso. O disfarce na arte, na poesia.
Assuntos:ÁreasLiteratura Clássica GénerosPoesia SéculosSéc. VI a.C. Dados Literários romantismo Dados Históricos, Sociais e Políticos Zeus · Apolo · Ulisses · Dioniso · Icária Dados de Análise Textual poesia e circunscrição ao lirismo · canibalismo na Grécia Antiga · experiência religiosa · culto dos mortos · Apolo e Dioniso: símbolos da natureza humana · animal e racional · representação dramática · tragédia: nascimento do actor · tragédia: utilização das máscaras · arte e mentira · política e arte Autores/Obras Citadas de Língua EstrangeiraSafo · Anacreonte · Píndaro · Homero · Ésquilo · Sófocles · Eurípides · Aristófanes · Nietzsche, Friedrich · Téspis · Sólon · Plutarco · Quérilo · Platão · Camus, Albert
Resumo: Liberdade do artista e liberdade da obra. Julgamento da obra pelo público e pelo poder: a comunicação artística e o conteúdo social na modernidade ocidental.
Assuntos:ÁreasTeoria da Literatura · Sociologia Literária SéculosSéc. XX Autores/Obras Estudadas em Língua PortuguesaCamões, Luís de — Os Lusíadas · Garrett, Almeida — Viagens na Minha Terra · Queirós, Eça de — O Crime do Padre Amaro · Vicente, Gil — Auto da Índia — Castelhano · Vicente, Gil — Auto da Índia — Ana · Queirós, Eça de — Obras Completas · Vicente, Gil — Auto da Barca da Glória Autores/Obras Estudadas em Língua Estrangeira Molière — Dom Juan · Baudelaire, Charles · Rimbaud, Arthur · Mallarmé, Stéphane · Brecht, Bertolt — Santa Joana dos Matadores · Rousseau, Jean-Jacques · Döblin, Alfred · Apollinaire — Oeuvres complètes de Guillaume Apollinaire · Diderot — Le Neveu de Rameau · Aristóteles — Poética · Adorno, Theodor — Asthetische Theorie Dados Literários iluminismo Dados Históricos, Sociais e Políticos Alemanha · Carlos Magno · Idade Moderna · Séc. XIX · Séc. XVII · Tóquio · Descobrimentos portugueses · Cléon · Séc. XVIII · Séc. V a. C. Dados de Análise Textual génio: incondicionalidade · literatura, opinião pública e controlo moral (séc. XVIII-XIX) · poesia: condenação social · arte: dependência social · arte e moral · arte: dependência histórico-formal · arte: responsabilidade social · liberdade do artista · liberdade de expressão · poética normativa · emancipação social · emancipação artística · arte: aceitação social da obra · artista: auto-realização · arte: inoperância · público de arte · princípio estético · princípio poético · retórica: docere-movere-delectare · gosto: normas · arte e poder · arte: limites da liberdade · arte social · autotelismo da arte · comunicação artística · arte didáctica · mito · género · metáfora · tabu · tragédia e comédia: oposição · imitação da natureza Autores/Obras Citadas de Língua Portuguesa Tavares, José Pereira — Viagens na minha Terra, de Almeida Garrett (org.) · Braga, Marques — Auto da Índia, de Gil Vicente (org.) · Lopes, Óscar — História da Literatura Portuguesa · Saraiva, António José — História da Literatura Portuguesa Autores/Obras Citadas de Língua Estrangeira Bonald, Louis de · Baumgarten, Alexander — Aesthetica · Zmegac, V. — Literatur und Gesellschaft · Pinkerneil, B. — Literatur und Gesellschaft · Pinkerneil, V. — Literatur und Gesellschaft · Needham, H. A. — Le Développement de l'esthétique sociologique en France et en Angleterre au XIXe siècle · Buch, H. Christoph — Parteilichkeit der Literatur oder Parteiliteratur? (org.) · Lemaître, Jules · Emrich, W. · Cousin, Victor · Lévêque · Lefèbvre, Henri — Le Manifeste différentialiste · Marx, Karl · Heitmann, Klaus — Der Immoralismus-Prozess gegen die franc. literatur im 19. jahrhundert · Platão · Woledge, B. — Répertoire des plus anciens textes en prose française · Clive, H. — Répertoire des plus anciens textes en prose française · Kafka, Franz · Boécio — De Consolatione Philosophiae · Goldmann, Lucien · Habermas, Jürgen — Strukturwandel der Öffentlichkeit · Aristófanes Periódicos Citados de Língua EstrangeiraBulletin de la Société Française de Philosophie — Paris · Akzente — Munique · Heidelberger Tageblatt — Heidelberg Instituições MencionadasDPA — Agência Noticiosa