Pesquisa simples
Pesquisa combinada
Explorar categorias temáticas
Colaboradores
Resumo: 'O Pequeno Mundo', de Luísa Costa Gomes: a questão da leitura (relações narrador/leitor, personagem/leitor); os pontos estratégicos do texto; análise do discurso paratextual (provocação, persuasão, sedução); a questão das vozes narrativas (dissolvência do narrador no género epistolar e criação de um romance polifónico); a paródia enquanto manifestação da intertextualidade.
Assuntos:ÁreasLiteratura Portuguesa GénerosFicção (Romance) SéculosSéc. XX Autores/Obras Estudadas em Língua PortuguesaGomes, Luísa Costa — O Pequeno Mundo Dados Literários estética da recepção Dados de Análise Textual Gomes, Luísa Costa: dimensões do diálogo · Gomes, Luísa Costa: romance epistolar Autores/Obras Citadas de Língua Portuguesa Verde, Cesário · Dinis, Júlio · Quental, Antero de · Namora, Fernando · Ferraz, Maria de Lourdes — «Diálogos de Camilo» · Gomes, Luísa Costa — Clamor · Gomes, Luísa Costa — Nunca Nada de Ninguém · Guedes, Teresa Moura — «A Paródia em 'O Pequeno Mundo' de Luísa Costa Gomes» · Gomes, Luísa Costa — Ubardo · Perrone-Moisés, Leyla — «Crítica e Intertextualidade» · Perrone-Moisés, Leyla — Texto, Crítica, Escritura · Branco, Camilo Castelo — O Romance de Um Homem Rico · Branco, Camilo Castelo — A Brasileira de Prazins · Queirós, Eça de — A Cidade e as Serras · Ribeiro, Bernardim — História de Menina e Moça Autores/Obras Citadas de Língua Estrangeira Varga, A. Kibedi · Jauss, Hans Robert · Doyle, Arthur Conan · Flaubert, Gustave · Stendhal · Balzac · Proust, Marcel · Greimas, A. J. — Du sens II · Baudrillard, Jean — De la séduction · Hamon, Philippe — Texte et idéologie · Winnicott, Donald — Jeu et réalité: l'espace potentiel · Genette, Gérard — Seuils · Grivel, Charles — Production de l'intérêt romanesque. Un état du texte (1870-1880), un essai de constitution de sa théorie · Eco, Umberto — Les Limites de l'interprétation · Todorov, Tzvetan — Le Principe Dialogique, suivi de Écrits du Cercle de Bakhtine · Bakhtine, Mikhail — Le Principe Dialogique, suivi de Écrits du Cercle de Bakhtine · Lacan, Jacques — Écrits · Versini, L. — Le Roman épistolaire · Bakhtine, Mikhail — Esthétique et théorie du roman · Bakhtine, Mikhail — La Poétique de Dostoievski · Bakhtine, Mikhail — Problèmes de la poétique de Dostoievski · Kristeva, Julia — «Le Mot, le dialogue et le roman» · Sangsue, Daniel — La Parodie · Genette, Gérard — Palimpsestes · Hutcheon, Linda — Uma Teoria da Paródia · Glissant, Edouard — Poétique de la relation · Idt, Geneviève — Le Discours et le sujet · Idt, Geneviève — «Rhétorique ou lecture?» · Eco, Umberto — Lector in Fabula · Maingueneau, Dominique — Pragmatique pour le discours littéraire · Tynianov, Iuri — «Destruction, parodie» Periódicos Citados de Língua PortuguesaColóquio/Letras — Lisboa Periódicos Citados de Língua Estrangeira Change — Paris · Littérature — Paris Instituições MencionadasGallimard — Paris · Editora Ática — São Paulo · Seuil — Paris · L'Age d'Homme — Lausana · Grasset — Paris · Edições 70 — Lisboa · Prémio Literário Círculo de Leitores · Larousse — Paris · Quetzal Editores — Lisboa · PUF — Paris · Galilée — Paris · Hachette — Paris · Éditions Bordas — Paris · Nanterre — Paris · Éditions Mouton — Paris
Resumo: Formas e consequências da escrita poética colectiva: a importância do texto. A intertextualidade, o diálogo com outros textos nas obras dos autores que têm participado no projecto de poesia colectiva. Aspectos da organização e do simbolismo desta nas obras em apreciação. A função epifânica nesta colectiva.
Assuntos:ÁreasLiteratura Portuguesa GénerosPoesia SéculosSéc. XX Autores/Obras Estudadas em Língua PortuguesaRosa, António Ramos — Méditations Metapoétiques · Bréchon, Robert — Méditations Metapoétiques · Rosa, António Ramos — Duas Águas, Um Rio · Brito, Casimiro de — Duas Águas, Um Rio · Rosa, António Ramos — O Centro Inteiro · Marques, Agripina Costa — O Centro Inteiro · Magalhães, António — O Centro Inteiro · Rosa, António Ramos — Rotações · Marques, Agripina Costa — Rotações · Falcão, Carlos Poças — Rotações Dados Literários romantismo · romantismo (Alemanha) Dados Literários Portugueses barroco · surrealismo · conceptismo · academismo · cultismo Autores/Obras Citadas de Língua Portuguesa Alcoforado, Mariana · Alçada, Isabel · Magalhães, Isabel · Rosa, António Ramos — O Livro da Ignorância · Falcão, Carlos Poças — O Invisível Simples · Marques, Agripina Costa — Instantes. Permanência · Magalhães, António — A Flauta na Falange · Queirós, Eça de — O Mistério da Estrada de Sintra · Ortigão, Ramalho — O Mistério da Estrada de Sintra · Barreno, Maria Isabel — Novas Cartas Portuguesas · Horta, Maria Teresa — Novas Cartas Portuguesas · Costa, Maria Velho da — Novas Cartas Portuguesas · Carvalho, Mário de — E se Tivesse a Bondade de Me Dizer Porquê? · Correia, Clara Pinto — E se Tivesse a Bondade de Me Dizer Porquê? · Cesariny, Mário — Antologia Surrealista do Cadáver Esquisito (org.) · Marinho, Maria de Fátima — O Surrealismo em Portugal · Rosa, António Ramos — Dezassete Poemas · Guimarães, Fernando — Dezassete Poemas (pref.) · Mattos, António de Almeida — Conjuntivo Presente · Rosa, António Ramos — «A Poesia É Um Diálogo com o Universo» · Brito, Casimiro de — «Da Poesia: Ars Combinatoria - Fragmentos de Um Diário» · Falcão, Carlos Poças — O Número Perfeito · Falcão, Carlos Poças — Três Ritos · Brito, Casimiro de — «Poemas Orientais - Hai-Cais (1958-1963)» · Brito, Casimiro de — Ode & Ceia - Poesia (1955-1984) Autores/Obras Citadas de Língua Estrangeira Lautréamont · Rimbaud, Arthur · Bréchon, Robert — Mémoire d'homme · Genette, Gérard — Seuils · Breton, André — Ralentir travaux · Char, René — Ralentir travaux · Éluard, Paul — Ralentir travaux · Breton, André — Les Champs magnétiques · Soupault, Philippe — Les Champs magnétiques · Breton, André — L'Immaculée conception · Éluard, Paul — L'Immaculée conception · Ricoeur, Paul — Soi-même comme un autre Instituições MencionadasLimiar — Porto · Seuil — Paris · Centro de Literatura Portuguesa da Univ. de Coimbra · Guimarães Editores — Lisboa · Publicações Dom Quixote — Lisboa · Imprensa Nacional-Casa da Moeda — INCM, Lisboa · Editorial Caminho — Lisboa · Pedra Formosa Edições — Guimarães · Cadernos Solares — Lisboa · O Escritor — Lisboa · La Coïncidence — França
Resumo: Afinidades pontuais da obra estudada com 'Viagens na Minha Terra'. Parâmetros de ponderação: a viagem, a ideologia e o leitor. A incidência autobiográfica da narrativa.
Assuntos:ÁreasLiteratura Portuguesa GénerosFicção (Romance) SéculosSéc. XIX Autores/Obras Estudadas em Língua PortuguesaQueirós, Eça de — A Relíquia Dados Literários Portugueses romantismo · positivismo Dados Históricos, Sociais e Políticos Jesus Cristo · Lisboa · Palestina · Gama, Vasco da · Egipto · Alexandria · Jerusalém · Munique Dados de Análise Textual viagem: experiência · burguesia liberal · ideologia e moral · isotopia temática · isotopia figurativa · picaresca · burlesco Autores/Obras Citadas de Língua Portuguesa Guerra da Cal, Ernesto — Lengua y estilo de Eça de Queiroz. Apéndice: Bibliografia queirociana artística del hombre y la obra · Garrett, Almeida — Viagens na Minha Terra · Dias, Augusto da Costa — Viagens na Minha Terra, de Almeida Garrett (pref.) · Vasconcelos, Inácio da Piedade — História de Santarém Edificada · Guerra da Cal, Ernesto — A Relíquia. Romance Picaresco e Cervantesco · Rosa, Alberto Machado da — Eça, Discípulo de Machado? · Seixo, Maria Alzira — A Palavra no Romance. Ensaios de Genealogia e Análise · Reis, Carlos — Dicionário de Narratologia · Lopes, Ana Cristina M. — Dicionário de Narratologia · Pinto, Fernão Mendes · Reis, Carlos — «Fradique Mendes: Origem e Modernidade de Um Projecto Heteronímico» · Pessoa, Fernando · Fontes, Manuel da Costa — «'A Relíquia' e o 'Lazarillo de Tormes': Uma Análise Estrutural» Autores/Obras Citadas de Língua Estrangeira Searle, John — «Le Statut logique du discours de la fiction» · Searle, John — Sens et expression · Genette, Gérard — Seuils · Homero — Odisseia · Swift, Jonathan — Viagens de Gulliver · Fogg, Philéas Periódicos Citados de Língua PortuguesaColóquio/Letras — Lisboa · Cadernos de Literatura — Coimbra
Ilustrações:Fac-símile da declaração de venda de A Relíquia [fac-símile] / Eça de Queirós
Resumo: As oposições (de sons, de tempos, de espaços, de visões, de vozes narrativas) nos títulos, nas configurações diegéticas e na narração dos romances de Paulo Castilho.
Assuntos:ÁreasLiteratura Portuguesa GénerosFicção (Romance) SéculosSéc. XX Autores/Obras Estudadas em Língua PortuguesaCastilho, Paulo — O Outro Lado do Espelho · Castilho, Paulo — Fora de Horas · Castilho, Paulo — Sinais Exteriores Dados de Análise Textual Castilho, Paulo: separação e viagem Autores/Obras Citadas de Língua Portuguesa Lemos, Esther de — Companheiros · Botelho, Fernanda — Xerazade e os Outros Autores/Obras Citadas de Língua Estrangeira Proust, Marcel · Marlowe, Christopher · Chandler, Raymond · Faulkner, William — O Som e a Fúria · Butor, Michel — Mobile · Handke, Peter — A Longa Carta para Um Curto Adeus · Hoek, Leo — La Marque du titre. Dispositifs sémiotiques d'une pratique textuelle · Genette, Gérard — Seuils · Genette, Gérard — Figures III · Cohn, Dorrit — Transparent Minds · Bony, Alain — La Transparence intérieure. Modes de representation de la vie psychique dans le roman (trad.) · Hamburger, Käte — Die Logik der Dichtung · Cadiot, Pierre — Logique des genres litéraires (trad.) · Pouillon, Jean — Temps et roman · Rousset, Jean — Narcisse romancier. Étude sur la première personne dans le roman Instituições MencionadasGallimard — Paris · Seuil — Paris · Editorial Notícias — Lisboa · Contexto Editora — Lisboa · Grande Prémio de Romance e Novela da APE · Prémios Literário Diário de Notícias · Prémio PEN Clube de Ficção · José Corti — Paris · Princeton University Press — Princeton, New Jersey · Klett — Estugarda · Prémio Cidade de Lisboa