Pesquisa simples
Pesquisa combinada
Explorar categorias temáticas
Colaboradores
Resumo: O escândalo 'Orpheu' e a disparidade de posições entre os elementos da revista. O objectivismo radical de Caeiro. A existência de uma única vanguarda portuguesa no séc. XX, centrada na heteronímia pessoana (criação emuladora da Renascença Portuguesa). Consequências da heteronímia sobre o tópico ostensivo da poesia e da prosa pessoanas: o sofrimento da consciência de si. Winckelmann precursor de Goethe, via Walter Pater. A arte pagã da escultura e as artes romântico-cristãs da pintura, da música e da poesia. O modo como o sentido dos heteronímios pessoanos se condensa nos seus nomes.
Assuntos:ÁreasLiteratura Portuguesa GénerosPoesia SéculosSéc. XX Autores/Obras Estudadas em Língua PortuguesaPessoa, Fernando · Caeiro, Alberto Autores/Obras Estudadas em Língua Estrangeira Pater, Walter — The Renaissance. Studies in Art and Poetry. The 1893 Text Dados Literários romantismo · classicismo · Antiguidade · neo-simbolismo · vorticismo inglês Dados Literários Portugueses Orpheu · Renascença Portuguesa Dados Históricos, Sociais e Políticos Cristianismo · Apolo · Antínoo · Diana · Titãs · Frine · Tradição clássica grega Dados Artísticos arte pré-grega · arte cristã · arte grega clássica Dados de Análise Textual Caeiro, Alberto: e os tropos · Caeiro, Alberto: e o símile · Caeiro, Alberto: e a natureza · Caeiro, Alberto: o seu paganismo · subjectividade e objectividade · Pessoa, Fernando: heteronímia como religião doméstica · história e sistema · escultura: pura forma e dissolução da consciência de si · escultura clássica: sedução homoerótica · escultura, substancialidade e objectividade Autores/Obras Citadas de Língua Portuguesa Côrtes-Rodrigues, Armando · Reis, Ricardo · Botto, António · Pascoaes, Teixeira de · Campos, Álvaro de — «Opiário» · Caeiro, Alberto — «O Guardador de Rebanhos» · Pessoa, Fernando — Fausto · Duarte, Luiz Fagundes — Poemas de Ricardo Reis (ed.) · Pessoa, Fernando — Páginas Íntimas e de Auto-Interpretação · Lind, Georg Rudolf — Páginas Íntimas e de Auto-Interpretação (ed.) · Coelho, Jacinto do Prado — Páginas Íntimas e de Auto-Interpretação (ed.) · Pessoa, Fernando — «Aspectos (Prefácio para a edição projectada das suas obras)» · Pessoa, Fernando — Obras em Prosa · Cunha, Teresa Sobral — Poemas Completos de Alberto Caeiro (ed.) · Pessoa, Fernando — Poemas Completos de Alberto Caeiro · Campos, Álvaro de — «Apontamentos para Uma Estética Não-Aristotélica» · Feijó, António M. — «A Constituição dos Heterónimos - I. Caeiro e a Correcção de Wordsworth» · Feijó, António M. — «Fernando Pessoa's Mothering of the Avant-Garde» · Pessoa, Fernando — Poemas de Ricardo Reis · Pessoa, Fernando — «La Gioconda» (trad.) · Sá-Carneiro, Mário de — Cartas a Fernando Pessoa · Campos, Álvaro de — «Notas para a Recordação do Meu Mestre Caeiro» · Pessoa, Fernando — Textos Filosóficos · Coelho, António de Pina — Textos Filosóficos, de Fernando Pessoa (ed.) · Pessoa, Fernando — «António Botto e o Ideal Estético em Portugal» Autores/Obras Citadas de Língua Estrangeira Whitman, Walt · Eliot, T. S. · Pound, Ezra · Horácio · Adriano · Píndaro · Wilde, Oscar · Baudelaire, Charles · Goethe · Eckermann, Johann Peter · Wordsworth, William · Isou, Isodore · Arnold, Matthew · Racine · Corneille · Lewis, Wyndham · Soupault, Philippe · Breton, André · Cravan, Arthur · Hegel, Friedrich — Vorlesungen uber die Asthetik, Werke · Burkert, Walter — Greek Religion · Hill, Donald L. — The Renaissance. Studies in Art and Poetry. The 1893 Text (ed.) · Pater, Walter — La Gioconda · Hugo, Victor — La Légende des siècles · Hugo, Victor — «Un Poète est un monde enfermé dans un homme» · Oxford Book of Literary Quotations Periódicos Citados de Língua Portuguesa Colóquio/Letras — Lisboa · Orpheu — Lisboa · Athena — Lisboa · A Águia — Porto Periódicos Citados de Língua Estrangeira Littérature — Paris · Maintenant — Paris · Blast — Londres · Stanford Humanities Review — Stanford, Califórnia Instituições MencionadasGallimard — Paris · Ática — Lisboa · Universidade de Cambridge — Inglaterra · Editorial Presença — Lisboa · Contexto Editora — Lisboa · Suhrkamp — Frankfurt · Harvard University Press — Cambridge, Massachusetts · Imprensa Nacional-Casa da Moeda — INCM, Lisboa · Nova Aguilar — Rio de Janeiro · University of California Press — Berkeley/Los Angeles
Ilustrações:Baleal [foto] / Rui Fonseca
Resumo: O «caso» de Violante de Cysneiros no âmbito do primeiro modernismo português: quem foi, como foi e porque foi. Os poemas de Violante lidos a partir e através das dedicatórias, que os relacionam com os mestres do grupo órfico. O «lugar de mulher» que Violante de Cysneiros ocupa no meio masculino de 'Orpheu' (supressão e revelação).
Assuntos:ÁreasLiteratura Portuguesa GénerosPoesia SéculosSéc. XX Autores/Obras Estudadas em Língua PortuguesaCysneiros, Violante de Dados Literários Portugueses Orpheu · primeiro modernismo · sensacionismo Dados Históricos, Sociais e Políticos Salomé Dados de Análise Textual Orpheu: carácter de provocação · autoria feminina · pseudónimo e heterónimo · poesia: lúdico · criatividade feminina · corpo feminino Autores/Obras Citadas de Língua Portuguesa Varela, Joana Morais · Leal, Raul · Lima, Ângelo de · Pintor, Santa-Rita · Sá-Carneiro, Mário de · Coelho, Adolfo · Reis, Ricardo · Caeiro, Alberto · Côrtes-Rodrigues, Armando — «Diálogo com o Poeta Armando Côrtes-Rodrigues» · Galhoz, Maria Aliete — «O Momento Poético do 'Orpheu'» · Pereira, José Carlos Seabra — Perspectivas do Feminino na Literatura Neo-Romântica · Castro, E. M. de Melo e — «Quatro Caminhos na Moderna Poesia Portuguesa Feminina» · Jesus, Eduíno de — «Notícia Crítica e Biográfica» · Côrtes-Rodrigues, Armando — Antologia de Poemas de Armando Côrtes-Rodrigues · Margarido, Alfredo — «Os Heterónimos de Pessoa (2) e Violante de Cysneiros» · Espanca, Florbela — «Fanatismo» · Espanca, Florbela — Sonetos · Pessoa, Fernando — Páginas Íntimas e de Auto-Interpretação · Coelho, Jacinto do Prado — Páginas Íntimas e de Auto-Interpretação (ed.) · Lind, Georg Rudolf — Páginas Íntimas e de Auto-Interpretação (ed.) · Cysneiros, Violante de — «Sonham comigo tuas mãos esguias» · Sena, Jorge de — «Florbela Espanca» · Sena, Jorge de — Da Poesia Portuguesa · Campos, Álvaro de — «Ode Triunfal» · Pessoa, Fernando — O Marinheiro · Guisado, Alfredo — «Morte de Salomé» · Côrtes-Rodrigues, Armando — Cantares da Noite · Cardoso, Nuno Catarino — Poetisas Portuguesas · Barros, Thereza Leitão de — Vidas Que Foram Versos Autores/Obras Citadas de Língua Estrangeira Dinensen, Isak — «The Blank Page» · Dinensen, Isak — Last Tales · Gubar, Susan — «'The Blank Page and the Issues of Female Creativity» · Abel, Elizabeth — Writing and Sexual Difference (ed.) Periódicos Citados de Língua PortuguesaOrpheu — Lisboa · O Primeiro de Janeiro — Porto · Diário Popular — Lisboa · Bandarra — Porto Instituições MencionadasÁtica — Lisboa · Publicações Dom Quixote — Lisboa · Coimbra Editora — Coimbra · A Mulher na Sociedade Portuguesa — colóquio, Coimbra · University of Chicago Press — Chicago e Londres
Ilustrações:[Sem título] [vinheta]
Resumo: A obra de Almada Negreiros vista por Pessoa. O impacto de Álvaro de Campos em Almada.
Assuntos:ÁreasLiteratura Portuguesa GénerosPoesia SéculosSéc. XX Autores/Obras Estudadas em Língua PortuguesaCampos, Álvaro de · Almada Negreiros · Pessoa, Fernando — «As Caricaturas de Almada-Negreiros» Dados Literários Portugueses Orpheu · sensacionismo · geração de 70 · decadentismo pós-simbolista Dados Históricos, Sociais e Políticos Primeira República (Portugal) · Café Irmãos Unidos (Lisboa) · Casino de Vigo Dados Artísticos Teatro Nacional (Lisboa) Dados de Análise Textual Pessoa, Fernando: estético e o biográfico Autores/Obras Citadas de Língua Portuguesa Guisado, Alfredo · Côrtes-Rodrigues, Armando · Ferro, António · Cunha, Augusto · Sá-Carneiro, Mário de · Lourenço, Eduardo — Fernando Pessoa Revisitado · Lourenço, Eduardo — «Álvaro de Campos I ou as Audácias Fictícias de Eros» · Pessoa, Fernando — «Nós os de 'Orpheu'» · Pessoa, Fernando — Obras em Prosa · Berardinelli, Cleonice — Obras em Prosa (ed.) · Almada Negreiros — «Fernando Pessoa - O Poeta Português» · Almada Negreiros — «Ultimatum Futurista às Gerações Portuguesas do Século XX» · Pessoa, Fernando — Textos de Crítica e de Intervenção · Almada Negreiros — «A Cena do Ódio» · Almada Negreiros — Poesia · Campos, Álvaro de — «Ultimatum» · Lourenço, Eduardo — «Da Literatura como Interpretação de Portugal» · Lourenço, Eduardo — O Labirinto da Saudade · Almada Negreiros — Obras Completas · Pessoa, Fernando — Fernando Pessoa. Obra Poética · Galhoz, Maria Aliete — Fernando Pessoa. Obra Poética (ed.) · Pessoa, Fernando — Páginas de Doutrina Estética · Sena, Jorge de — Páginas de Doutrina Estética (selec., pref. e notas) · Pessoa, Fernando — Páginas Íntimas e de Auto-Interpretação · Coelho, Jacinto do Prado — Páginas Íntimas e de Auto-Interpretação (ed.) · Lind, Georg Rudolf — Páginas Íntimas e de Auto-Interpretação (ed.) · Pessoa, Fernando — «Prefácio para Uma Antologia de Poetas Sensacionistas» · Pessoa, Fernando — Mensagem · Almada Negreiros — Manifesto Anti-Dantas · Campos, Álvaro de — «Ode Triunfal» · Almada Negreiros — «Frisos» · Campos, Álvaro de — «Passagem das Horas» · Almada Negreiros — A Engomadeira · Pessoa, Fernando — «Passos da Cruz» · Castex, François — «Um Inédito de Fernando Pessoa» · Courteau, Joanna — «Contradiction in the Poetry of Fernando Pessoa» · Actas do II Congresso Internacional de Estudos Pessoanos Periódicos Citados de Língua Portuguesa Orpheu — Lisboa · Presença — Coimbra · Contemporânea — Lisboa · Athena — Lisboa · A Águia — Porto · Sudoeste — Lisboa · Portugal Futurista — Lisboa · Revista Portuguesa — Lisboa · Colóquio - Revista de Artes e Letras — Lisboa Instituições MencionadasEditorial Estampa — Lisboa · Biblioteca Nacional de Lisboa · Editora José Aguilar — Rio de Janeiro · Editorial Inquérito — Lisboa · Ática — Lisboa · Centro de Estudos Pessoanos da Faculdade de Letras da Univ. do Porto · Moraes Editores — Lisboa · Publicações Dom Quixote — Lisboa · Contexto Editora — Lisboa · Imprensa Nacional-Casa da Moeda — INCM, Lisboa · Nova Aguilar — Rio de Janeiro
Ilustrações:Lisboa, 1989 [foto] / José Francisco Azevedo