Pesquisa simples
Pesquisa combinada
Explorar categorias temáticas
Colaboradores
Resumo: Ambiguidade na linguagem ficcional portuguesa contemporânea. Convencionalismo e palavra-invenção. Real concreto e gesto lúdico.
Assuntos:ÁreasLiteratura Portuguesa GénerosFicção SéculosSéc. XX Autores/Obras Estudadas em Língua PortuguesaFerreira, Vergílio · Cesariny, Mário · Pires, José Cardoso · Hatherly, Ana — O Mestre · A., Ruben — Caranguejo Dados Literários surrealismo · nouveau roman · Renascimento · realismo · naturalismo · fenomenologia · marxismo · estruturalismo linguístico Dados Literários Portugueses modernismo · neo-realismo · surrealismo · Orpheu Dados de Análise Textual consciência do narrador · linguagem-estrutura · tempo histórico · tempo da ficção · monólogo interior · palavra-invenção · palavra e acção · palavra-documento · real: transreal · existência e possibilidade · ficção portuguesa: fragmentação do tempo (séc. XX) · ficção portuguesa: estilo dubitativo (séc. XX) · ficção portuguesa: desmistificação das convenções de género (séc. XX) · ficção portuguesa: despersonalização da personagem (séc. XX) · ficção portuguesa: nova objectividade (séc. XX) · ficção portuguesa: diálogo e monólogo (séc. XX) · ficção portuguesa: realismo absurdo (séc. XX) · ficção portuguesa: estagnação criadora (séc. XX) · ficção portuguesa: fragmentação da estrutura narrativa (séc. XX) · verosimilhança Autores/Obras Citadas de Língua Portuguesa Oliveira, Carlos de — Pequenos Burgueses · Sena, Jorge de — Andanças do Demónio · Monteiro, Luís de Sttau · Ventura, Mário · Almada Negreiros — A Engomadeira · Lima, Manuel de — Um Homem de Barbas · Almada Negreiros — K4 O Quadrado Azul · Nóbrega, Isabel da · Almada Negreiros — «Saltimbancos» · Carvalho, Maria Judite de · Sá-Carneiro, Mário de — Céu em Fogo · Sá-Carneiro, Mário de — A Confissão de Lúcio · Botelho, Fernanda — Ângulo Raso · Pires, José Cardoso — O Delfim · Ferreira, Vergílio — Aparição · Pires, José Cardoso — O Anjo Ancorado · Namora, Fernando — O Homem Disfarçado · Mourão-Ferreira, David — Gaivotas em Terra · Abelaira, Augusto — A Cidade das Flores · Pedro, António — Apenas Uma Narrativa · Bessa-Luís, Agustina — A Muralha · Namora, Fernando — Os Clandestinos · Lima, Marta de · Matos, Nelson de · Lisboa, António Maria · Oom, Pedro · Pereira, Henrique Risques · Helder, Herberto · Faria, Almeida · Nunes, Natália · Horta, Maria Teresa · Palma-Ferreira, João · Freire, Maria da Graça · Freitas, Rogério de · Castro, E. M. de Melo e · Sampaio, Alberto · Correia, Natália · Rodrigues, Urbano Tavares · Costa, Maria Velho da · Bragança, Nuno · Barreno, Maria Isabel · Sampaio, Alice · Ramos, Manuel da Silva · Centeno, Y. K. · Ferreira, Vergílio — Nítido Nulo Autores/Obras Citadas de Língua Estrangeira Breton, André
Resumo: A originalidade do romance de Rubem Fonseca, assente na eleição do cinema como paradigma. Diferentes e progressivos modos de ligação entre o universo literário e o cinema em 'Vastas Emoções e Pensamentos Imperfeitos', de Rubem Fonseca.
Assuntos:ÁreasLiteratura Brasileira GénerosFicção (Romance) SéculosSéc. XX Autores/Obras Estudadas em Língua PortuguesaFonseca, Rubem — Vastas Emoções e Pensamentos Imperfeitos Dados ArtísticosVelázquez, Diego — pintura · Antonioni, Michelangelo — cinema · Eisenstein, Sergei — cinema · Bergman, Ingmar — cinema · Godard, Jean-Luc — cinema · Truffaut, François — cinema · Wenders, Wim — cinema · Delvaux, André — cinema · Bogart, Humphrey — cinema · Schygulla, Hanna — cinema · Laughton, Charles — cinema · O'Hara, Maureen — cinema · Ophuls, Max — cinema · Carol, Martine — cinema — teatro · Burr, Raymond — cinema · Newman, Paul — cinema · Bergman, Ingrid — cinema · Melba, Nellie — canto — ópera · Taylor, Elizabeth — cinema · Ullman, Liv — cinema · Olivier, Laurence — teatro — cinema · Mastroianni, Marcelo — cinema · Dias, António — pintura — desenho — gravura · Guerra, Ruy — cinema — teatro · Toledo, Sérgio — cinema · Lancaster, Burt — cinema · Gantry, Elmer — cinema · Wertmuller, Lina — cinema · Stone, Shirley — cinema · Welles, Orson — Mr. Arkadin — cinema · Hitchcock, Alfred — The Rear Window — cinema · Fellini, Federico — La Dolce Vita — cinema · Forman, Milos — Amores de Uma Loira — cinema · Dürrenmatt, Friedrich — A Visita da Velha Senhora — teatro · Curtiz, Michael — Casablanca — cinema · Forman, Milos — O Baile dos Bombeiros — cinema · Delannoy, Jean — Nossa Senhora de Paris — cinema · Altman, Robert — O Longo Adeus — cinema · Fassbinder, Rainer Werner — Berlin Alexanderplatz — cinema · O Aleijadinho (António Francisco Lisboa) — escultura — arquitectura — talha — cerâmica Dados de Análise Textual literatura e cinema: cineastas-escritores · escritor-cineasta Autores/Obras Citadas de Língua Portuguesa Noll, João Gilberto · Andrade, Carlos Drummond de · Leonardos, Stella · Meireles, Cecília · Lisboa, Henriqueta · Fonseca, Rubem — Agosto · Fonseca, Rubem — Bufo & Spallanzani · Fonseca, Rubem — Feliz Ano Novo · Fonseca, Rubem — O Caso Morel · Fonseca, Rubem — A Grande Arte · Pires, José Cardoso — O Delfim · Pires, José Cardoso — O Anjo Ancorado · Ivo, Lêdo — A Morte do Brasil Autores/Obras Citadas de Língua Estrangeira Faulkner, William · Fitzgerald, Scott · Bábel · Kennedy, Burt · Freud, Sigmund · Chandler, Raymond · Lotman, Iuri · Delboeuf, J. · Döblin, Alfred · Duras, Marguerite — Hiroshima Meu Amor · Duras, Marguerite — Moderato cantabile Instituições MencionadasPublicações Dom Quixote — Lisboa · Companhia das Letras — São Paulo
Resumo: A percepção visual e auditiva na constituição dos cenários do mundo ficcional de José Cardoso Pires. A frequência do registo descritivo em ligação com diversas técnicas e posicionamentos narrativos. O auto-retrato do narrador em 'O Delfim'. O auto-retrato do próprio Cardoso Pires: diversos cambiantes em vários textos.
Assuntos:ÁreasLiteratura Portuguesa GénerosFicção SéculosSéc. XX Autores/Obras Estudadas em Língua PortuguesaPires, José Cardoso — O Delfim · Pires, José Cardoso — «E agora, José?» Dados Literários Portugueses neo-realismo Dados Históricos, Sociais e Políticos Baptista, Moreira · Igreja de Arroios (Lisboa) · Palácio Fronteira (Lisboa) Dados ArtísticosLareta, António — argument. · Valente, Vasco Pulido — argument. · Costa, José Fonseca e — Balada da Praia dos Cães — cinema · Lopes, Fernando — O Delfim — cinema Dados de Análise Textual hipotipose · presentificação · visualização: carga cinemática · ponto de vista · focalização · narrador e personagem · atmosfera · ilustração · leitor e espectador · narrativa: técnicas narrativas · romance e cinema · narcisismo · autoconsciência irónica · auto-retrato · eu e espelho · reflexividade · visualização da interioridade · solidão · memória · lucidez · vida e escrita · retrospecção · memória descritiva · espacialização do mundo · sensação visual · Pires, José Cardoso: o modo josé de narrar Autores/Obras Citadas de Língua Portuguesa Portela Filho, Artur · Brandão, Raul · Pires, José Cardoso — Jogos de Azar · Pires, José Cardoso — O Anjo Ancorado · Pires, José Cardoso — E agora, José? · Pires, José Cardoso — De Profundis, Valsa Lenta · Pires, José Cardoso — «Memória Descritiva» · Pires, José Cardoso — «Fumar ao Espelho» · Pires, José Cardoso — «Fumar ao Espelho [III]» · Pires, José Cardoso — «Atento, Venerador e Obrigado» · Pires, José Cardoso — «Os Caminheiros» · Pires, José Cardoso — «Dom Quixote, as Velhas Viúvas e a Rapariga dos Fósforos» · Quental, Antero de — «Velut umbra» · Nobre, António — Só · Nobre, António — «O Meu Cachimbo» · Verde, Cesário — «Nevroses» · Verde, Cesário — «Contrariedades» · Verde, Cesário — «Cristalizações» · Serrão, Joel — Obra Completa de Cesário Verde (ed.) · Lisboa, Irene — Solidão · Lisboa, Irene — Esta Cidade! · Campos, Álvaro de — «Tabacaria» · Pedrosa, Inês — José Cardoso Pires. Fotobiografia · Lepecki, Maria Lúcia — Ideologia e Imaginário. Ensaio sobre José Cardoso Pires · Oliveira, Carlos de — Pequenos Burgueses · Andrade, Carlos Drummond de — José · Saraiva, abade Agostinho — Monografia do Termo da Gafeira Autores/Obras Citadas de Língua Estrangeira Magny, Claude-Edmonde · Génesis · Nova Bíblia dos Capuchinhos Periódicos Citados de Língua Portuguesa JL - Jornal de Letras, Artes e Ideias — Lisboa Instituições MencionadasKing's College — Londres · Arcádia — Lisboa · Livros Horizonte — Lisboa · Publicações Dom Quixote — Lisboa · Ulisseia — Lisboa · Livraria Moraes Editora — Lisboa · Difusora Bíblica — Lisboa · O Conto Contado — ciclo
Ilustrações:Cartaz de anúncio à representação teatral de O Render dos Heróis, pelo Teatro Moderno de Lisboa, no Império [fac-símile] José Cardoso Pires [foto] José Cardoso Pires com Alves Redol, na Fonte da Telha [foto] José Cardoso Pires com António Lobo Antunes, na Alemanha [foto] José Cardoso Pires com Antonio Tabucchi, na esplanada de «A Brasileira», em Lisboa [foto] José Cardoso Pires com as filhas Ana e Rita, na casa de Belas [foto] José Cardoso Pires com E. M. de Mello e Castro, Bernardo Santareno, Fernanda Botelho e Augusto Abelaira, Guarujá (Brasil) [foto] José Cardoso Pires com Edite, sua mulher, na entrega do Grande Prémio de Romance e Novela da APE, Hotel Fénix, em Lisboa [foto] José Cardoso Pires com Elio Vittorini, em Saint-Tropez [foto] José Cardoso Pires com Fernando Assis Pacheco e Júlio Pomar, no Jardim do Príncipe Real [foto] José Cardoso Pires com João José Cochofel, Egídio Namorado, António Palouro, Eugénio de Andrade, Óscar Lopes, sua mulher e Stephen Reckert, no Fundão [foto] José Cardoso Pires com Luís de Sttau Monteiro e Francisco Mata, na casa deste, em Lisboa [foto] José Cardoso Pires com Manuel da Fonseca e Castro Soromenho, em Lisboa [foto] José Cardoso Pires com Manuel da Fonseca, Castro Soromenho e Figueiredo Magalhães [foto] José Cardoso Pires com Mário Soares, Urbano Tavares Rodrigues e Maria Judite de Carvalho [foto] José Cardoso Pires com Mário Vargas Llosa e Gabriel García Márquez, em Barcelona [foto] José Cardoso Pires com o tio Constantino (Aníbal de O Hóspede de Job), na Lagoa de Santo André [foto] José Cardoso Pires com os corvos oferecidos pela filha Ana [foto] / Eduardo Gageiro José Cardoso Pires com Sebastião Rodrigues [foto] José Cardoso Pires em Sines [foto] José Cardoso Pires in Histórias de Amor [desenho] / Victor Palla José Cardoso Pires: apontamentos para Alexandra Alpha (manuscrito) [fac-símile] José Cardoso Pires: Cartilha de Marialva (capa) [fac-símile] José Cardoso Pires: Dinossauro Excelentíssimo (capa) [fac-símile] José Cardoso Pires: escolha de título para O Hóspede de Job (manuscrito) [fac-símile] José Cardoso Pires: Histórias de Amor (capa) [fac-símile] José Cardoso Pires: O Anjo Ancorado (capa) [fac-símile] José Cardoso Pires: O Burro em Pé (capa) [fac-símile] José Cardoso Pires: O Delfim (capa) [fac-símile] José Cardoso Pires: O Hóspede de Job (capa) [fac-símile] José Cardoso Pires: O Render dos Heróis (capa) [fac-símile] José Cardoso Pires: Os Caminheiros e Outros Contos (capa) [fac-símile] [Sem título] [ilustração] / Bárbara Assis Pacheco [Sem título] [ilustração] / Bárbara Assis Pacheco [Sem título] [ilustração] / Bárbara Assis Pacheco
Assuntos:ÁreasLiteratura Portuguesa · Literatura Brasileira GénerosEnsaio SéculosSéc. XX Autores/Obras Estudadas em Língua Portuguesa Coelho, Nelly Novaes — Escritores Portugueses Dados Literários Portugueses neo-realismo · surrealismo · teoria da informação Dados Históricos, Sociais e Políticos Brasil Dados de Análise Textual consciência histórica · consciência estética · palavra e acção · palavra e narração · palavra fingida · obra aberta · crise de valores Autores/Obras Citadas de Língua PortuguesaRibeiro, Aquilino · Pires, José Cardoso — O Anjo Ancorado · A., Ruben — Caranguejo · Abelaira, Augusto — Bolor · Pires, José Cardoso — O Delfim Autores/Obras Citadas de Língua Estrangeira Eco, Umberto · Todorov, Tzvetan