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Resumo: Inscrição da obra romancesca de Sá-Carneiro num percurso (oitocentista) e numa concepção específica do mito órfico no âmbito da literatura portuguesa.
Assuntos:ÁreasLiteratura Portuguesa GénerosFicção (Conto) · Ficção (Novela) SéculosSéc. XIX · Séc. XX Autores/Obras Estudadas em Língua PortuguesaSá-Carneiro, Mário de — A Confissão de Lúcio · Queirós, Eça de — A Cidade e as Serras Dados Literários Antiguidade Dados Literários Portugueses realismo · romantismo · modernismo · simbolismo Dados Históricos, Sociais e Políticos Eurídice Dados de Análise Textual literatura comparada: diferença e invariante · representação · tradição · modo de produção e de ligação das representações · catábase · incesto · inferno · amor · literatura portuguesa: tradicionalismo do modernismo português · destino infeliz da heroína (Garrett, Herculano, Eça) · mudança de identidade · pathos Autores/Obras Citadas de Língua Portuguesa Júdice, Nuno — A Era do «Orpheu» · Garrett, Almeida — Frei Luís de Sousa · Herculano, Alexandre — Eurico, o Presbítero · Queirós, Eça de — O Primo Basílio · Sá-Carneiro, Mário de — «O Teatro-Arte» Autores/Obras Citadas de Língua Estrangeira Durand, Gilbert · Reichler, C. — Interprétation des textes · Marino, A. — Comparatisme et théorie de la littérature Periódicos Citados de Língua PortuguesaO Rebate — Lisboa Instituições MencionadasLes Éditions de Minuit — Paris · PUF — Paris · Teorema — Lisboa
Ilustrações:Águeda Maria de Sousa Peres Marinello, aqui ainda solteira, e que viria a ser mãe de Sá-Carneiro [foto] [Sem título] [vinheta]
Resumo: Diálogo dos A. em torno da matéria. O tema do Outro em Sá-Carneiro e a evolução pessoana para a vocação de poeta dramático-heteronímico.
Assuntos:ÁreasLiteratura Portuguesa GénerosFicção (Novela) · Poesia SéculosSéc. XX Autores/Obras Estudadas em Língua PortuguesaPessoa, Fernando — «Hora Absurda» · Pessoa, Fernando — «Pauis» · Pessoa, Fernando — «A Floresta do Alheamento» · Sá-Carneiro, Mário de — «Eu-Próprio o Outro» · Sá-Carneiro, Mário de — «A Grande Sombra» · Sá-Carneiro, Mário de — «Asas» · Sá-Carneiro, Mário de — «Mistério» · Sá-Carneiro, Mário de — «O Fixador de Instantes» · Pessoa, Fernando — «O Vencedor do Tempo» · Sá-Carneiro, Mário de — «A Estranha Morte do Prof. Antena» · Pessoa, Fernando — «O Marinheiro» · Sá-Carneiro, Mário de — «Manucure» · Sá-Carneiro, Mário de — «Apoteose» · Sá-Carneiro, Mário de — «Sete Canções de Declínio» · Sá-Carneiro, Mário de — «Epígrafe» · Sá-Carneiro, Mário de — «Não» · Sá-Carneiro, Mário de — «Taciturno» · Sá-Carneiro, Mário de — «O Resgate» · Sá-Carneiro, Mário de — «Aqueloutro» · Sá-Carneiro, Mário de — «Serradura» · Sá-Carneiro, Mário de — «Caranguejola» · Sá-Carneiro, Mário de — «Bárbaro» · Pessoa, Fernando — Páginas de Doutrina Estética · Pessoa, Fernando — Obra Poética · Pessoa, Fernando — Páginas Íntimas e de Auto-Interpretação · Campos, Álvaro de — «Ultimatum» · Sá-Carneiro, Mário de — Cartas de Mário de Sá-Carneiro a Fernando Pessoa · Pessoa, Fernando — Páginas de Estética e de Teoria e Crítica Literárias · Sá-Carneiro, Mário de — A Confissão de Lúcio · Pessoa, Fernando — Textos Filosóficos · Sá-Carneiro, Mário de — Estudo a Ruivo ou Crime Perdido (projecto) · Sá-Carneiro, Mário de — A Força (projecto) · Pessoa, Fernando · Pessoa, Fernando — «Chuva Oblíqua» Dados Literários Portugueses naturalismo · parnasianismo · simbolismo · futurismo · sensacionismo · interseccionismo · paùlismo Dados de Análise Textual amplificação · outro · máscara · realidade e desmesura · poesia dramática · personagem e drama · drama e criação de personagens · paulismo e concepção cinematográfica · despersonalização Autores/Obras Citadas de Língua Portuguesa Côrtes-Rodrigues, Armando · Lopes, Teresa Rita — «Fernando Pessoa e Sá-Carneiro» · Simões, João Gaspar Autores/Obras Citadas de Língua Estrangeira Dumas, Alexandre — Antony · Maeterlinck, Maurice Periódicos Citados de Língua PortuguesaOrpheu — Lisboa · A Águia — Porto · Colóquio - Revista de Artes e Letras — Lisboa
Resumo: A explicação do «fantástico» proposta por Todorov. A ambiguidade e a dupla interpretação possível de 'A Confissão de Lúcio'.
Assuntos:ÁreasLiteratura Portuguesa GénerosFicção (Novela) SéculosSéc. XX Autores/Obras Estudadas em Língua PortuguesaSá-Carneiro, Mário de — A Confissão de Lúcio Dados de Análise Textual fantástico: entre o estranho e o maravilhoso · fantástico: interdição do alegórico e do poético · fantástico: uso do imperfeito e da modalização · fantástico: neutralização da casualidade · fantástico: exacerbamento da causalidade · fantástico: pandeterminismo e pansignificação · fantástico: entre realidade e sobrenatural · carne e espírito · metáfora · sinestesia Autores/Obras Citadas de Língua Portuguesa Sá-Carneiro, Mário de — Princípio · Sá-Carneiro, Mário de — Céu em Fogo · Sá-Carneiro, Mário de — «O Fixador de Instantes» · Régio, José — Ensaios de Interpretação Crítica · Régio, José — «Introdução ao Estudo do Fantástico na Obra de Mário de Sá-Carneiro» · Machado, Lino — «Teatro e Ficção em Mário de Sá-Carneiro» Autores/Obras Citadas de Língua Estrangeira Todorov, Tzvetan — Introdução à Literatura Fantástica Instituições MencionadasÁtica — Lisboa · Perspectiva — São Paulo · Portugália Editora — Lisboa · Coordenação de Pós-Graduação da Faculdade de Letras da UFRJ
Resumo: Perspectivação da obra novelística de Sá-Carneiro como lugar de cruzamento dos modelos genológicos do diário e das memórias: ancoragem num real temporalizado; dissolução do universo narrado e dos protagonistas. Tempo, memória e escrita em 'A Confissão de Lúcio'.
Assuntos:ÁreasLiteratura Portuguesa GénerosFicção (Novela) SéculosSéc. XX Autores/Obras Estudadas em Língua PortuguesaSá-Carneiro, Mário de — «A Grande Sombra» · Sá-Carneiro, Mário de — A Confissão de Lúcio Dados de Análise Textual fragmentarismo · consciência em crise · mistério · subjectividade e tempo · mundo interior e des-realização do mundo material · recordação da infância · presente e passado · Sá-Carneiro, Mário de: dificuldade de inserção genológica da sua obra Autores/Obras Citadas de Língua Portuguesa Sá-Carneiro, Mário de — Céu em Fogo · Sá-Carneiro, Mário de — «Eu-Próprio o Outro» · Sá-Carneiro, Mário de — «O Fixador de Instantes» · Sá-Carneiro, Mário de — «A Estranha Morte do Professor Antena» · Sá-Carneiro, Mário de — «Ressureição» · Montalvor, Luís de — A Confissão de Lúcio - Narrativa (nota) · Galhoz, Maria Aliete — Céu em Fogo, de Mário de Sá-Carneiro (pref.)
Ilustrações:[Sem título] [vinheta]
Resumo: A admiração de Régio por Sá-Carneiro. O cotejo entre as obras referidas no título e os imensos pontos de contacto que existem entre ambas (a concepção de Arte/Literatura, a descida à zona mais obscura de si mesmo, a homossexualidade latente, o fantástico, entre outros).
Assuntos:ÁreasLiteratura Portuguesa GénerosFicção (Romance) SéculosSéc. XX Autores/Obras Estudadas em Língua PortuguesaSá-Carneiro, Mário de — A Confissão de Lúcio · Régio, José — Jogo da Cabra Cega Dados Literários Portugueses modernismo Dados de Análise Textual Régio, José: o modernismo Autores/Obras Citadas de Língua Portuguesa Pessoa, Fernando · Sá-Carneiro, Mário de — Dispersão · Martinho, Fernando J. B. — «Mário de Sá-Carneiro e José Régio» · Martinho, Fernando J. B. — Mário de Sá-Carneiro e o(s) Outro(s) · Pereira, José Maria dos Reis — As Correntes e as Individualidades na Moderna Poesia Portuguesa · Régio, José — Pequena História da Moderna Poesia Portuguesa · Régio, José — «Da Geração Modernista» · Régio, José — Páginas de Doutrina e Crítica da «Presença» · Lisboa, Eugénio — José Régio: A Obra e o Homem · Régio, José — «Ainda uma Interpretação do Modernismo» · Régio, José — «Literatura Viva» · Régio, José — Ensaios de Interpretação Crítica · Régio, José — «O Fantástico na Obra de Sá-Carneiro» · Faria, Duarte — Metamorfoses do Fantástico na Obra de José Régio · Simões, João Gaspar — José Régio e a História do Movimento da «Presença» · Sá-Carneiro, Mário de — «Manucure» · Régio, José — Biografia Autores/Obras Citadas de Língua Estrangeira Freud, Sigmund · Jung, Carl Gustav · Derrida, Jacques · Bloom, Harold — A Angústia da Influência · Chevalier, Jean — Dictionnaire des symboles · Gheerbrant, Alain — Dictionnaire des symboles · Castex, Pierre — Le Conte fantastique en France, de Nodier à Maupassant Periódicos Citados de Língua PortuguesaPresença — Coimbra · A Cidade — Portalegre Instituições MencionadasCentro Cultural Português da FCG — Paris · Publicações Dom Quixote — Lisboa · Brasília Editora — Porto · Cadernos Culturais Inquérito — Lisboa · José Corti — Paris · Hiena Editora — Lisboa · Robert Laffont/Jupiter — Paris · Oxford University Press — Nova Iorque
Ilustrações:Beja, Dezembro de 1986 [foto] / Mariano Piçarra Beja, Maio de 1988 [foto] / Mariano Piçarra
Resumo: Dimensões do jogo na obra de Mário de Sá-Carneiro: infância, segredo, tempo, destino, morte.
Assuntos:ÁreasLiteratura Portuguesa GénerosFicção (Novela) · Poesia SéculosSéc. XX Autores/Obras Estudadas em Língua PortuguesaSá-Carneiro, Mário de — A Confissão de Lúcio · Sá-Carneiro, Mário de — Céu em Fogo · Sá-Carneiro, Mário de — Dispersão · Sá-Carneiro, Mário de — Poesia · Sá-Carneiro, Mário de — Cartas a Fernando Pessoa Dados Históricos, Sociais e Políticos Dioniso Zagreus · Titãs Dados Artísticos Piranèse (Giovanni Battista Piranesi) — gravura — arquitectura Dados de Análise Textual jogo Autores/Obras Citadas de Língua Portuguesa Brandão, Raul · Pessoa, Fernando — Mensagem Autores/Obras Citadas de Língua Estrangeira Zenão · Heraclito · Axelos, Kostas · Fink, Eugen · Stirne Instituições MencionadasÁtica — Lisboa
Ilustrações:Mário de Sá-Carneiro [pintura] / Mário Botas [Sem título] [gravura] / Almada Negreiros