Pesquisa simples
Pesquisa combinada
Explorar categorias temáticas
Colaboradores
Resumo: De como o sensacionismo alemão influenciou o português. O sensacionismo como momento estético «aberto» e «provisório».
Assuntos:ÁreasLiteratura Portuguesa · Literatura Alemã GénerosFicção · Poesia SéculosSéc. XX Autores/Obras Estudadas em Língua PortuguesaPessoa, Fernando · Sá-Carneiro, Mário de Autores/Obras Estudadas em Língua Estrangeira Hiller, Kurt Dados Literários decadentismo · futurismo italiano · simbolismo · vitalismo · expressionismo (Alemanha) · Die Brücke (Dresden) · sensacionismo alemão · empirocriticismo · neokantismo · cabaret neopatético · Neuer Club (Alemanha) Dados Literários Portugueses modernismo · simbolismo · futurismo · sensacionismo · Renascença Portuguesa · decadentismo Dados Históricos, Sociais e Políticos Lisboa · Paris · Segunda Guerra Mundial · Milão · Europa · Berlim · Moscovo · Viena · Zurique · África do Sul · Dresden Dados Artísticos expressionismo alemão — pintura · futurismo italiano · Die Brücke — grupo expressionista — Dresden Dados de Análise Textual nacionalismo · indiferentismo · decadência · sensacionismo: abertura · princípio de construção sensacionista · ética e sensacionismo · sincretismo · Nietzsche, Friedrich: super-homem · decadentismo: sintetismo · metafísica do concreto · panteísmo transcendentalista · Alemanha: activismo alemão · universalismo · vitalismo irracionalista · Pessoa, Fernando: fragmentação · blague Autores/Obras Citadas de Língua Portuguesa Sá-Carneiro, Mário de — «Carta para Fernando Pessoa de 8/2/1916» · Sá-Carneiro, Mário de — A Confissão de Lúcio · Pessoa, Fernando — «Carta a um Editor Inglês» · Figueiredo, João Pinto de — A Morte de Mário de Sá-Carneiro · Sá-Carneiro, Mário de — Dispersão · Amaro, Luís · Simões, João Gaspar · Campos, Álvaro de — «Lisbon Revisited» · Soares, Bernardo — Livro do Desassossego · Pessoa, Fernando — Fausto · Caeiro, Alberto · Campos, Álvaro de — «Ode Marítima» · Campos, Álvaro de — «Ode Triunfal» · Campos, Álvaro de — «Vilegiatura» · Pessoa, Fernando — Obra Poética · Pessoa, Fernando — Páginas Íntimas e de Auto-Interpretação · Sá-Carneiro, Mário de — Cartas a Fernando Pessoa Autores/Obras Citadas de Língua Estrangeira Lind, Georg Rudolf · Schiller, Friedrich von — «Der Handschuh» · Simmel, Georg · Brod, Max — Schloss Nornepygge · Brod, Max — Tod den Toten (Morte aos Mortos!) · Brod, Max — «Indifferentismus» · Kafka, Franz · Hiller, Kurt — «Carta para Erwin Loewenson de 4/12/1908» · Nietzsche, Friedrich — Assim Falava Zaratustra · Whitman, Walt · Wilde, Oscar — O Retrato de Dorian Gray · Mach, Ernst — Die Analyse der Empfindungen (A Análise das Sensações) · Hofmannsthal, Hugo von · Rilke, Rainer Maria · Musil, Robert — O Homem sem Qualidades · Berkeley, George · Sócrates · Kant, Immanuel · Benn, Gottfried · Einstein, Carl · Flake, Otto · Lowenson, Erwin — Die Décadence der Zeit und der «Anpruf» des Neuen Clubs (A Decadência dos Tempo e o «Manifesto» do «Neuer Club» · Nietzsche, Friedrich — A Vontade de Poder · Spinoza, Baruch — Ética · Novalis · Zweig, Stefan · Verhaeren, Émile · Sheppard, Richard — Die Schrifter des Neuen Clubs 1908-1914 (Os escritos do «Neuer Club» 1908-1914) (ed.) Periódicos Citados de Língua EstrangeiraLe Figaro — Paris Instituições MencionadasArquivo de Literatura Alemã — Marbach, RFA
Ilustrações:Programa do 2.º serão literário do «Neuer Club», em 6 de Julho de 1910, com textos de Nietzsche, Max Brod e Kurt Hiller [fac-símile]
Resumo: O ciclo artístico de Sá-Carneiro consumado na sua fulgurância e coerência. O Eu de Sá-Carneiro como centro polarizador da sua obra. Tema da obra de Sá-Carneiro. A impossibilidade de ser Outro na sua poesia. As relações entre o «caso» Sá-Carneiro e o «caso» Pessoa.
Assuntos:ÁreasLiteratura Portuguesa GénerosPoesia SéculosSéc. XX Autores/Obras Estudadas em Língua PortuguesaPessoa, Fernando · Sá-Carneiro, Mário de Dados Literários Portugueses modernismo · simbolismo · Presença · futurismo · esteticismo simbolista e decadentista Dados Históricos, Sociais e Políticos Dédalo · Ícaro Dados de Análise Textual Sá-Carneiro, Mário de: o seu suicídio · Sá-Carneiro, Mário de: vida e génio · Sá-Carneiro, Mário de: unidade da sua obra · despersonalização · mundo objectual e sensações · morte · dispersão · amor · poesia e tempo · sensacionismo · arte Autores/Obras Citadas de Língua Portuguesa Verde, Cesário · Crespo, Gonçalves · Sá-Carneiro, Mário de — Céu em Fogo · Sá-Carneiro, Mário de — Princípio · Sá-Carneiro, Mário de — Dispersão · Sá-Carneiro, Mário de — Indícios de Oiro · Sá-Carneiro, Mário de — «Quase» · Sá-Carneiro, Mário de — «Aqueloutro» · Sá-Carneiro, Mário de — «Pied-de-nez» · Sá-Carneiro, Mário de — «A Queda» · Sá-Carneiro, Mário de — «Fim» · Sá-Carneiro, Mário de — «Caranguejola» · Sá-Carneiro, Mário de — «Cinco Horas» · Sá-Carneiro, Mário de — «O Recreio» · Sá-Carneiro, Mário de — «O Resgate» · Woll, Dieter — Realidade e Idealidade na Lírica de Sá-Carneiro · Régio, José — Ensaios de Interpretação Crítica · Régio, José — «O Fantástico na Obra de Mário de Sá-Carneiro» · Guedes, Maria Estela — Mário de Sá-Carneiro · Lopes, Óscar — Entre Fialho e Nemésio · Lopes, Óscar — «Mário de Sá-Carneiro» · Ermida, Isabel — «Mário de Sá-Carneiro: o Eu e o Sonho» · Pedrosa, Inês — «O Mistério da Morte de Mário de Sá-Carneiro» Periódicos Citados de Língua PortuguesaPresença — Coimbra · Brotéria — Lisboa · Grande Reportagem — Lisboa Instituições MencionadasEditorial Presença — Lisboa · Brasília Editora — Porto · Imprensa Nacional-Casa da Moeda — INCM, Lisboa · Delfos — Lisboa
Ilustrações:[Sem título] [vinheta]
Resumo: A exposição intensa que José Régio fez da sua preferência pela obra de Sá-Carneiro. As reservas de Régio em relação a Pessoa e as afinidades com Sá-Carneiro. Motivações profundas de tal preferência, à luz da própria criação artística de Régio.
Assuntos:ÁreasLiteratura Portuguesa GénerosPoesia · Ficção SéculosSéc. XX Autores/Obras Estudadas em Língua PortuguesaPessoa, Fernando · Régio, José · Sá-Carneiro, Mário de Dados Literários Portugueses primeiro modernismo Dados de Análise Textual sinceridade artística · génio · Pessoa, Fernando: superioridade intelectual vista por Régio · escritor: talento e humanidade · subconsciente na criação artística · subconsciente e inteligência analítica Autores/Obras Citadas de Língua Portuguesa Sena, Jorge de · Leal, Gomes · Campos, Álvaro de · Leal, Raul · Saa, Mário · Pessoa, Fernando — Fausto · Pessoa, Fernando — O Marinheiro · Pessoa, Fernando — Mensagem · Sá-Carneiro, Mário de — «Caranguejola» · Sá-Carneiro, Mário de — Céu em Fogo · Sá-Carneiro, Mário de — A Confissão de Lúcio · Sá-Carneiro, Mário de — Indícios de Oiro · Sá-Carneiro, Mário de — Princípio · Almada Negreiros — Nome de Guerra · Régio, José — As Encruzilhadas de Deus · Régio, José — El-Rei Sebastião · Régio, José — Há Mais Mundos · Régio, José — Benilde ou a Virgem-Mãe · Régio, José — «Fernando Pessoa e Mário de Sá-Carneiro» · Régio, José — Mas Deus É Grande · Régio, José — Diário · Régio, José — «A Questão de Mário de Sá-Carneiro» · Régio, José — Líricas Portuguesas · Régio, José — Histórias de Mulheres · Régio, José — Ensaios de Interpretação Crítica · Régio, José — Jogo da Cabra Cega · Régio, José — Biografia · Régio, José — «Meditação Sincera sobre Fernando Pessoa» · Régio, José — Pequena História da Moderna Poesia Portuguesa · Régio, José — «Da Geração Modernista» · Régio, José — A Velha Casa · Régio, José — Poemas de Deus e do Diabo · Pereira, José Maria dos Reis — As Correntes e as Individualidades na Moderna Poesia Portuguesa Autores/Obras Citadas de Língua Estrangeira Ekelund, Vilhelm · Nietzsche, Friedrich · Coleridge, Samuel · Emerson, Ralph Waldo · Goethe · Shaw, Bernard · Eliot, T. S. · Schwartz, Oswald · Rimbaud, Arthur · Faulkner, William · Cocteau, Jean · Poe, Edgar Allan — «William Wilson» Periódicos Citados de Língua PortuguesaOrpheu — Lisboa · Presença — Coimbra · Contemporânea — Lisboa · Athena — Lisboa · O Primeiro de Janeiro — Porto · O Comércio do Porto — Porto · Portugal Futurista — Lisboa · Diário de Notícias — Lisboa Instituições MencionadasPortugália Editora — Lisboa
Ilustrações:A «Ginginha» do Largo de S. Domingos [foto] / Mariano Piçarra Mário de Sá-Carneiro: excerto de poema [fac-símile] [Sem título] [vinheta]
Resumo: Diálogo dos A. em torno da matéria. O tema do Outro em Sá-Carneiro e a evolução pessoana para a vocação de poeta dramático-heteronímico.
Assuntos:ÁreasLiteratura Portuguesa GénerosFicção (Novela) · Poesia SéculosSéc. XX Autores/Obras Estudadas em Língua PortuguesaPessoa, Fernando — «Hora Absurda» · Pessoa, Fernando — «Pauis» · Pessoa, Fernando — «A Floresta do Alheamento» · Sá-Carneiro, Mário de — «Eu-Próprio o Outro» · Sá-Carneiro, Mário de — «A Grande Sombra» · Sá-Carneiro, Mário de — «Asas» · Sá-Carneiro, Mário de — «Mistério» · Sá-Carneiro, Mário de — «O Fixador de Instantes» · Pessoa, Fernando — «O Vencedor do Tempo» · Sá-Carneiro, Mário de — «A Estranha Morte do Prof. Antena» · Pessoa, Fernando — «O Marinheiro» · Sá-Carneiro, Mário de — «Manucure» · Sá-Carneiro, Mário de — «Apoteose» · Sá-Carneiro, Mário de — «Sete Canções de Declínio» · Sá-Carneiro, Mário de — «Epígrafe» · Sá-Carneiro, Mário de — «Não» · Sá-Carneiro, Mário de — «Taciturno» · Sá-Carneiro, Mário de — «O Resgate» · Sá-Carneiro, Mário de — «Aqueloutro» · Sá-Carneiro, Mário de — «Serradura» · Sá-Carneiro, Mário de — «Caranguejola» · Sá-Carneiro, Mário de — «Bárbaro» · Pessoa, Fernando — Páginas de Doutrina Estética · Pessoa, Fernando — Obra Poética · Pessoa, Fernando — Páginas Íntimas e de Auto-Interpretação · Campos, Álvaro de — «Ultimatum» · Sá-Carneiro, Mário de — Cartas de Mário de Sá-Carneiro a Fernando Pessoa · Pessoa, Fernando — Páginas de Estética e de Teoria e Crítica Literárias · Sá-Carneiro, Mário de — A Confissão de Lúcio · Pessoa, Fernando — Textos Filosóficos · Sá-Carneiro, Mário de — Estudo a Ruivo ou Crime Perdido (projecto) · Sá-Carneiro, Mário de — A Força (projecto) · Pessoa, Fernando · Pessoa, Fernando — «Chuva Oblíqua» Dados Literários Portugueses naturalismo · parnasianismo · simbolismo · futurismo · sensacionismo · interseccionismo · paùlismo Dados de Análise Textual amplificação · outro · máscara · realidade e desmesura · poesia dramática · personagem e drama · drama e criação de personagens · paulismo e concepção cinematográfica · despersonalização Autores/Obras Citadas de Língua Portuguesa Côrtes-Rodrigues, Armando · Lopes, Teresa Rita — «Fernando Pessoa e Sá-Carneiro» · Simões, João Gaspar Autores/Obras Citadas de Língua Estrangeira Dumas, Alexandre — Antony · Maeterlinck, Maurice Periódicos Citados de Língua PortuguesaOrpheu — Lisboa · A Águia — Porto · Colóquio - Revista de Artes e Letras — Lisboa
Resumo: Pessoa e Sá-Carneiro a viajarem para fora da barreira do tempo e a forçarem uma investida no abismo que há «antes e após / o pouco que duramos». O corpo no «Grande Salto», de Sá-Carneiro. O corpo e o anel de demiurgo-dramaturgo nas viagens «interpersonalitárias» que Pessoa fez. A relação entre Pessoa e Sá-Carneiro.
Assuntos:ÁreasLiteratura Portuguesa GénerosFicção (Conto) SéculosSéc. XX Autores/Obras Estudadas em Língua PortuguesaPessoa, Fernando — «O Vencedor do Tempo» · Sá-Carneiro, Mário de — «A Estranha Morte do Prof. Antena» Dados Históricos, Sociais e Políticos Prometeu Dados de Análise Textual mistério primeiro e essencial · alma: idades · super-homem · corpo e alma · sonho e tempo · busca de si · busca de Deus · Sá-Carneiro, Mário de: o seu suicídio · Pessoa, Fernando: heteronímia · Pessoa, Pessoa; Sá-Carneiro, Mário de: existir no intervalo · homem como fragmento do pensamento · homem e Deus Autores/Obras Citadas de Língua Portuguesa Sá-Carneiro, Mário de — «Eu-Próprio o Outro» · Sá-Carneiro, Mário de — A Confissão de Lúcio · Pessoa, Fernando — A Morte do Príncipe · Pessoa, Fernando — Pessoa por Conhecer · Pessoa, Fernando — O Marinheiro · Pessoa, Fernando — Salomé · Pessoa, Fernando — Diálogo no Jardim do Palácio · Pessoa, Fernando — Cancioneiro · Pessoa, Fernando — Fausto · Pessoa, Fernando — «Sá-Carneiro» · Pessoa, Fernando — Textos Filosóficos · Coelho, António de Pina — Textos Filosóficos, de Fernando Pessoa (org. e pref.) · Pessoa, Fernando — Obra Poética e em Prosa · Quadros, António — Fernando Pessoa. Obra Poética e em Prosa (org.) · Lopes, Teresa Rita — Fernando Pessoa et le drame symboliste: héritage et création · Quadros, António — Cantigas d'Amor dos Trovadores Galego-Portugueses · Campos, Álvaro de — «Ode Marítima» · Caeiro, Alberto · Soares, Bernardo · Monteiro, Adolfo Casais · Reis, Ricardo · Botelho, Pero · Sá-Carneiro, Mário de — Céu em Fogo Autores/Obras Citadas de Língua Estrangeira Einstein, Albert · Nietzsche, Friedrich Periódicos Citados de Língua PortuguesaOrpheu — Lisboa Instituições MencionadasFundação Calouste Gulbenkian — Lisboa · Editorial Estampa — Lisboa · Lello & Irmão — Porto · Ática — Lisboa
Ilustrações:A Brasileira do Chiado [foto] / Mariano Piçarra Fernando Pessoa, no 1.º ano de vida, fotografado na cadeirinha dos Estúdios Camacho [foto] Mário de Sá-Carneiro, aos 14 meses, fotografado na cadeirinha dos Estúdios Camacho [foto] Mário de Sá-Carneiro: excerto de poema [fac-símile] [Sem título] [vinheta]
Resumo: A Vanguarda promove a dissolução das diferenças entre géneros e, também, a fusão da arte com a vida. "Experiência" é a palavra de Almada para descrever essa arte sem fronteiras. Também Sá-Carneiro oferece um exemplo dessa arte vivida, de tal modo, na sua obra, cartas, ficções e poemas se interligam e confundem. Quanto a Pessoa, parece distinguir bem a vida da literatura, e joga com a qualidade de testemunho fiável que caracteriza a correspondência. Assim, por exemplo, é nas cartas de Pessoa a amigos ou a críticos da geração da presença que encontramos as mais decisivas teorizações da heteronímia.
Assuntos:ÁreasLiteratura Portuguesa GénerosEpistolografia SéculosSéc. XX Autores/Obras Estudadas em Língua PortuguesaPessoa, Fernando · Sá-Carneiro, Mário de
Resumo: Notas sobre a poesia moderna: a criação e a linguagem. A subjectivização do real. A realidade criadora da poesia. O olhar e a obscuridade do real.
Assuntos:ÁreasPoética · Literatura Portuguesa GénerosPoesia SéculosSéc. XX Autores/Obras Estudadas em Língua PortuguesaCaeiro, Alberto · Tamen, Pedro · Andresen, Sophia de Mello Breyner · Echevarría, Fernando · Sousa, João Rui de · Sá-Carneiro, Mário de · Helder, Herberto — «Estúdio» · Pessoa, Fernando — «A Ceifeira» · Miranda, Vasco — «O Ciclo de Elsa» · Brandão, Fiama Hasse Pais Autores/Obras Estudadas em Língua Estrangeira Bouchet, André du · Rimbaud, Arthur Dados de Análise Textual poesia-expressão · linguagem e real · poema: finalidade · ethos poético · criação: exaltação · criação e desejo · olhar e linguagem · sujeito-outro · poesia moderna · produção do sentido · arte: reflexo · fingimento poético · espírito e matéria · literalidade do significante · signo: materialidade · real: subjectivização · historicidade da criação · palavra e razão Autores/Obras Citadas de Língua Portuguesa Lourenço, Eduardo · Campos, Haroldo de Autores/Obras Citadas de Língua Estrangeira Artaud, Antonin · Martinon, Jean-Pierre · Loreau, Max · Ortigues, Edmond · Breton, André · Tzara, Tristan · Char, René · Richard, Jean-Pierre · Lefebve, Maurice-Jean Periódicos Citados de Língua EstrangeiraRevue de Métaphysique et de Morale — Paris
Resumo: O génio de Fernando Pessoa compreendia um invulgar talento para «roubar» e adaptar ideias, conceitos e estilos de outros escritores, entre os quais Mário de Sá-Carneiro, como este artigo tenta demonstrar em relação ao paùlismo. Além disso, revela que este último colaborou - pelo menos ligeiramente - na criação de Alberto Caeiro, um facto que Pessoa ocultou na sua história da génese dos heterónimos. Pela dinâmica da amizade dos dois, aqui enfocada, percebe-se que Sá-Carneiro nem se teria importado com a «partida» que o outro lhe fez.
Assuntos:ÁreasLiteratura Portuguesa GénerosPoesia SéculosSéc. XX Autores/Obras Estudadas em Língua PortuguesaPessoa, Fernando · Sá-Carneiro, Mário de
Ilustrações:Viandante 11 [acrílico] / Ilda David