Pesquisa simples
Pesquisa combinada
Explorar categorias temáticas
Colaboradores
Resumo: A atitude pós-modernista de Saramago perante a verdade histórica instituída. O romance histórico de Saramago. O leitor nos bastidores da ficção.
Assuntos:ÁreasLiteratura Portuguesa GénerosFicção (Romance) SéculosSéc. XX Autores/Obras Estudadas em Língua PortuguesaSaramago, José — História do Cerco de Lisboa · Saramago, José — Memorial do Convento · Saramago, José — O Evangelho segundo Jesus Cristo Dados Literários nova história Dados Literários Portugueses pós-modernismo Dados Históricos, Sociais e Políticos Jesus Cristo · D. João V · Salomão, rei (Israel) · D. Afonso Henriques · Maria (Nossa Senhora) · Gusmão, Bartolomeu de · José (pai de Jesus Cristo) · Mogueime · Ramires, Mem · Alardo · Maria Madalena · Herodes · La Corni, irmãos · Santo Ofício de Lisboa Dados de Análise Textual pastiche · ficção e história · autor e personagem · ironia · narrativa como artefacto · literatura na era da informática · texto de prazer e de fruição · paródia · auto-reflexividade · jogo metaficcional · romance: carácter histórico · carnavalização da realidade objectiva · dialogismo: interactividade dialógica · auto-referencialidade Autores/Obras Citadas de Língua Portuguesa Martins, Maria João · Lopes, Fernão · Queirós, Eça de · Saramago, José — «História e Ficção» · Saramago, José — O Ano da Morte de Ricardo Reis · Saramago, José — Manual de Pintura e Caligrafia · Saramago, José — «O Tempo e a História» · Ferreira, Seomara Veiga — «A Pátria Romana» · Alves, Clara Ferreira — «O Cerco a José Saramago» · Brandão, frei António — Crónica de Cinco Reis de Portugal · Brandão, frei António — Crónica de D. Afonso Henriques · Gomes, Soeiro Pereira — Esteiros · Gusmão, Manuel — «Entrevista com José Saramago» · Garrett, Almeida — Viagens na Minha Terra · Garrett, Almeida — Frei Luís de Sousa · Barahona, Margarida — O Prazer do Texto (trad.) · Cruz, Ricardo — Poética do Pós-Modernismo (trad.) · Sousa, Eudoro de — Poética, de Aristóteles (trad.) · Miranda, J. A. Bragança de — A Condição Pós-Moderna (trad.) Autores/Obras Citadas de Língua Estrangeira Kristeva, Julia · Fish, Stanley · Blake, William · Balzac · Coleridge, Samuel · Lyotard, Jean-François — A Condição Pós-Moderna · Cervantes, Miguel de — Dom Quixote · Aristóteles — Poética · Hutcheon, Linda — Poética do Pós-Modernismo · Hutcheon, Linda — The Politics of Postmodernism · Hutcheon, Linda — Narcissistic Narrative. The Metafictional Paradox · Barthes, Roland — O Prazer do Texto · Iser, Wolfgang — The Act of Reading. A Theory of Aesthetic Response · Sterne, Laurence — Tristram Shandy · Shakespeare, William — Hamlet · Wesseling, Elisabeth — Writing History as a Prophet: Postmodernist Innovations of the Historical Novel · Jameson, Fredric — «Postmodernism and Consumer Society» · Bakhtine, Mikhail — Rabelais and His World · Zavala, Iris M. — Postmodernidad y Mijail Bajtin · Albaladejo Mayordomo, Tomás — Teoría de los mundos posibles y macroestructura narrativa · Foster, Hal — The Anti-Aesthetic (ed.) · Bíblia Periódicos Citados de Língua Portuguesa Vértice — Coimbra · Expresso/Revista — Lisboa · JL - Jornal de Letras, Artes e Ideias — Lisboa Instituições MencionadasEdições 70 — Lisboa · Editorial Espasa Calpe — Madrid · The Johns Hopkins University Press — Baltimore/Londres · Routledge & Kegan Paul — Londres · Imprensa Nacional-Casa da Moeda — INCM, Lisboa · Methuen — Londres e Nova Iorque · Gradiva — Lisboa · Editorial Caminho — Lisboa · Indiana University Press — Bloomington e Indianápolis · John Benjamins — Amsterdam-Philadelphia · Universidade de Alicante — Alicante · Bay Press — Washington · Editora Imago — Rio de Janeiro
Ilustrações:[Sem título] [foto] / Mariano Piçarra [Sem título] [foto] / Mariano Piçarra [Sem título] [foto] / Mariano Piçarra [Sem título] [foto] / Mariano Piçarra
Resumo: As condições favoráveis à reescrita da história da vida de Jesus. A emancipação do indivíduo das pretensões da verdade objectiva. 'O Evangelho segundo Jesus Cristo': inversão da retórica divina em sabedoria humana, baseada na ironia, na atenuação e na implicação.
Assuntos:ÁreasLiteratura Portuguesa GénerosFicção (Romance) SéculosSéc. XX Autores/Obras Estudadas em Língua PortuguesaSaramago, José — Memorial do Convento · Saramago, José — O Evangelho segundo Jesus Cristo · Saramago, José — Baltasar e Blimunda · Pontiero, Giovanni — Baltasar e Blimunda (trad.) · Saramago, José — The Gospel according to Jesus Christ · Pontiero, Giovanni — The Gospel according to Jesus Christ (trad.) Dados Literários existencialismo · iluminismo · modernismo · realismo · naturalismo · pós-modernismo Dados Históricos, Sociais e Políticos Jesus Cristo · Cristianismo · São Paulo · Pilatos, Pôncio · Igreja católica · Adão · Diabo · Lucifer · José (pai de Jesus Cristo) · Deus · Lázaro · Judas · Maria Madalena · Herodes · Satã · Apóstolos · Cruzadas · Mohammed Dados Artísticos Scorsese, Martin — The Last Temptation of Christ — cinema Dados de Análise Textual verdade: liberdade de escolha · verdade: experiência individual · verdade impessoal · Deus e Diabo · tradição bíblica · bem e mal · vida: limitação · crença irracional · pecado original · homem e grandeza incomensurável · horror irracional da verdade cristã revelada Autores/Obras Citadas de Língua Portuguesa Saramago, José — Memorial do Convento · Saramago, José — História do Cerco de Lisboa · Costa, Horácio — «The Fundamental Re-Writing: Religious Text and Contemporary Narrative» Autores/Obras Citadas de Língua Estrangeira Nietzsche, Friedrich · Proust, Marcel · Mann, Thomas · Musil, Robert · Bulgakov, Mikhail · São Mateus · Gide, André — Romans, récits et soties, oeuvres lyriques · Gide, André — Les Faux monnayeurs · Nadeau, Maurice — Romans, récits et soties, oeuvres lyriques (ed.) · Dostoievski, Fiodor — Devils · Mailer, Norman — The Gospel according to the Son · Kazantzakis, Nikos — The Last Temptation of Christ · Bien, Peter A. — The Last Temptation of Christ (trad.) · Vidal, Gore — Live from Golgotha · Borges, Jorge Luis — «Three Versions of Judas» · Rushdie, Salman — The Satanic Verses · Bíblia · Novo Testamento · Alcorão Periódicos Citados de Língua Portuguesa Dedalus — Lisboa Instituições MencionadasGallimard — Paris · Inquisição · Concílio de Trento · Editorial Caminho — Lisboa · Oxford University Press — Nova Iorque · Little, Brown and Company — Londres · Simon and Schuster/Scribner — Nova Iorque · The Harvill Press — Londres
Ilustrações:[Sem título] [desenho] / Bartolomeu dos Santos
Assuntos:ÁreasLiteratura Portuguesa GénerosFicção SéculosSéc. XX Autores/Obras Estudadas em Língua Portuguesa Saramago, José — O Ano de 1993 Dados Literários formalismo russo · surrealismo · poesia concreta · poesia visual Dados Históricos, Sociais e Políticos 25 de Abril de 1974 (Portugal) · Cinema Dados ArtísticosEisenstein, Sergei — cinema Dados de Análise Textual literalidade poética · sonho da história · escrita: ostentação · dissimulação · utopia · literatura de antecipação · imagem · poema épico · alegoria · montagem textual · poeta: função · poesia e revolução · poesia: ficcionalização · solidariedade histórica · arte e história · formalismo e literatura · poema visual · academismo literário · géneros: querela · alienação da história · consciência da opressão Autores/Obras Citadas de Língua PortuguesaPessoa, Fernando — Mensagem Autores/Obras Citadas de Língua Estrangeira Puchkine, Alexandre · Barthes, Roland · Orwell, George — 1984 · Bachelard, Gaston · More, Thomas · Chateaubriand · Bíblia
Resumo: A «homomania» de Saramago e o seu modo de encarar Deus. O narrador de 'O Evangelho segundo Jesus Cristo': céptico e sensível. Os três eixos de relações referenciais em que a narração da obra exibe a sua força. A obra referida e a questão da desmitologização. A questão do voltairianismo de Saramago. Polimorfismo e transgressão do género romanesco em Saramago.
Assuntos:ÁreasLiteratura Portuguesa GénerosFicção (Romance) SéculosSéc. XX Autores/Obras Estudadas em Língua PortuguesaSaramago, José — O Evangelho segundo Jesus Cristo · Saramago, José — L'Évangile selon Jésus-Christ · Leibrich, Geneviève — L'Évangile selon Jésus-Christ (trad.) Dados Históricos, Sociais e Políticos Jesus Cristo · Cristianismo · Maria (Nossa Senhora) · José (pai de Jesus Cristo) · Ortodoxa, religião Dados de Análise Textual Deus e poder · homem e Deus · Dostoievski, Fédor: teomania e homomania · humano como lugar de transcendência · ironia · beleza: integritas, consonantia e claritas · Benjamin, Walter: o narrador · humanização de personagens sagradas · narrador e personagem · Saramago, José: e o Novo Testamento · auto-reflexividade · Deus e Diabo · Bultmann, Rudolf: desmitologização dos enunciados bíblicos · mitologia · mito lúdico · tempo · passado e presente Autores/Obras Citadas de Língua Estrangeira Cassou, Jean · São Tomás de Aquino · Joyce, James · Goethe · Dickens, Charles · Benjamin, Walter — «Le Narrateur: refléxions à propos de l'oeuvre de Nicolas Leskov» · Benjamin, Walter — Écrits français · Bultmann, Rudolf — Jésus et son enseignement · Bultmann, Rudolf — Jésus-Christ et la mythologie · Bultmann, Rudolf — Jésus: mythologie et démythologisation · Freyss, F. — Jésus: mythologie (trad.) · Durand-Gasselin, S. — Jésus: mythologie (trad.) · Payot, Christian — Jésus: mythologie (trad.) · Ricoeur, Paul — «Manifestation et proclamation» · Castelli, E. — Le Sacré, études et recherches (ed.) · Voltaire — Portatif · Voltaire — Dictionnaire philosophique · Etiemble, René — «Préface», in Dictionnaire philosophique · Dostoievski, Fiodor — Les Possédés · Dostoievski, Fiodor — L'Idiot · Mann, Thomas — L'Élu · Mann, Thomas — Les Histoires de Jacob · Novo Testamento · Bíblia Instituições MencionadasGallimard — Paris · Seuil — Paris · Aubier Montaigne — Paris · Editorial Caminho — Lisboa · Livraria Garnier — Rio de Janeiro · Congresso Internacional de Literatura Comparada — Edmonton, 1994
Ilustrações:O Evangelho segundo Jesus Cristo [desenho] / Bartolomeu dos Santos
Resumo: As crónicas de Saramago. A dificuldade de vinculação genológica de 'O Ano de 1993'. Características temático-estilísticas e análise de 'Objecto Quase'. Abordagem de «O Ouvido» (indagação da origem do som e da relação com a tapeçaria homónima de Cluny).
Assuntos:ÁreasLiteratura Portuguesa GénerosCrónica · Ficção (Conto) SéculosSéc. XX Autores/Obras Estudadas em Língua PortuguesaSaramago, José — Memorial do Convento Dados Literários Portugueses neo-realismo · surrealismo Dados Históricos, Sociais e Políticos 25 de Abril de 1974 (Portugal) · Zeus · Unicórnio · Salazar, António de Oliveira · Golpe militar de 16 de Março (Portugal) · Nesso · Héracles · Pavilhão de Portugal da Expo 98 (Lisboa) · Licorne Dados ArtísticosJones, Buck — cinema · Cluny — tapeçaria · Cluny — tapeçaria · Museu de Cluny (Paris) Dados de Análise Textual Saramago, José: flutuação genológica no seu período formativo · Saramago, José: encarando a sua poesia · crónica: modo cronístico · crónica e tempo · real e escrita · Saramago, José: crónicas políticas · Saramago, José: relação entre as crónicas e a ficção · narrador e autor · Saramago, José: concepção de romance · literatura e ficção · literalidade · hipérbato · substantivo · humano: coisificação · digressão · vingança · cinema: recursos cinematográficos · fantástico · morte · erotismo · alegoria · tempo · narração: narrar e ordenar · linguagem e unidade · silêncio e som · real: duplicidade · desejo · poder · afirmação do eu · encontro no outro Autores/Obras Citadas de Língua Portuguesa Saramago, José — Deste Mundo e do Outro · Saramago, José — A Bagagem do Viajante · Saramago, José — Ensaio sobre a Cegueira · Saramago, José — Todos os Nomes · Saramago, José — Os Apontamentos · Saramago, José — Cadernos de Lanzarote - Diário IV · Saramago, José — Cadernos de Lanzarote - Diário V · Saramago, José — Manual de Pintura e Caligrafia · Saramago, José — «Nota da 2ª Edição», Os Poemas Possíveis · Saramago, José — «O Crime de Pistola» · Saramago, José — «A Máquina» · Saramago, José — Provavelmente Alegria · Saramago, José — As Opiniões Que o DL Teve · Saramago, José — A Noite · Saramago, José — «A Nua Verdade» · Saramago, José — «A Cidade» · Saramago, José — «Ciclo» · Saramago, José — «A Um Cristo Velho» · Saramago, José — «História do Rei Que Fazia Desertos» · Saramago, José — «Aqui a pedra cai» · Saramago, José — «Alice e as Maravilhas» · Saramago, José — Levantado do Chão · Hatherly, Ana · Garrett, Almeida · Saramago, José — Memorial do Convento · Seixo, Maria Alzira — O Essencial sobre José Saramago · Costa, Horácio — José Saramago. O Período Formativo · Reis, Carlos — Diálogos com José Saramago · Hatherly, Ana — «O Tacto» · Abelaira, Augusto — «O Olfacto» · Nóbrega, Isabel da — «A Sexta» · Costa, Maria Velho da — «A Vista» · Bragança, Nuno — «O Gosto» · Miguéis, José Rodrigues — Uma Aventura Inquietante · Sena, Jorge de — «La Dame ála licorne» · Sena, Jorge de — Poesia III · Sena, Jorge de — Peregrinatio ad Loca Infecta · Lopes, Fernão — Crónica de D. João I · Poética dos Cinco Sentidos Autores/Obras Citadas de Língua Estrangeira Kafka, Franz · Huxley, Aldous · Orwell, George · Marx, Karl — A Sagrada Família · Engels, Friedrich — A Sagrada Família · Bíblia Periódicos Citados de Língua Portuguesa Colóquio/Letras — Lisboa · Diário de Lisboa — Lisboa · A Capital — Lisboa · Diário de Notícias — Lisboa · Ver e Crer — Lisboa · Jornal do Fundão — Fundão Instituições MencionadasTorre do Tombo — Lisboa · Editorial Estúdios Cor — Lisboa · Livraria Bertrand — Lisboa · Assírio & Alvim — Lisboa · Edições 70 — Lisboa · Moraes Editores — Lisboa · Imprensa Nacional-Casa da Moeda — INCM, Lisboa · Editorial Caminho — Lisboa
Ilustrações:«O Heroísmo Quotidiano» (excerto dactiloscrito) [fac-símile] / José Saramago José Saramago: «O Heroísmo Quotidiano» (conto inserido no n.º 119 da revista Vértice) [fac-símile] Vértice (capa e contracapa) [fac-símile]
Resumo: A primeira ópera de Azio Corghi ('Gargantua'). Aspectos vários da adaptação de 'Memorial do Convento' para o palco da ópera ('Blimunda'). A adaptação de 'In Nomine Dei' para ópera ('Divara'), centrada na oposição das mulheres ao discurso e acção masculina do poder. Outras composições de Corghi que ecoam o mundo literário de Saramago.
Assuntos:ÁreasLiteratura e Música · Literatura Portuguesa GénerosÓpera · Ficção (Romance) SéculosSéc. XX Autores/Obras Estudadas em Língua PortuguesaSaramago, José — Memorial do Convento · Saramago, José — In Nomine Dei Dados Históricos, Sociais e Políticos Jesus Cristo · Absolutismo · D. João V · Lázaro · Matthys, Jan · Leiden, Jan · Knipperdollinck, Bernd · Rothmann, Bernhard · Dusentschuer, Johan · Gertrude de Utrecht · Feiken, Hille · Wandscherer, Else · Anabaptismo · Daniel (profeta) · Waldeck Dados ArtísticosWagner, Richard — música — ópera · Satie, Erik — música · Verdi, Giuseppe — música — ópera · Frassineti, Augusto — ópera · Messiaen, Olivier — música · Scarlatti, Domenico — música · Petrassi, Goffredo — música · Nono, Luigi — música · Da Ponte, Lorenzo — música · Milhaud, Darius — música · Corghi, Azio — Blimunda — ópera · Corghi, Azio — Divara — ópera · Corghi, Azio — Gargantua — ópera · Corghi, Azio — Symbola — ópera · Corghi, Azio — Tactus — ópera · Corghi, Azio — Musiche di scena per «La piovana» del Ruzante — ópera · Corghi, Azio — Lumina solis — ópera · Corghi, Azio — La morte di Lazzaro — música · Corghi, Azio — Répitu — música · Stravinski, Igor — L'Histoire du soldat — música · Willaert, Adriano — Zuogia zentil — música · Belaver, Vincenzo — Semo bel'e desperai — música · Dallapiccola, Luigi — Sei cori di Michelangelo Buonarroti il giovane — música · Kaspar, Othmaier — Bicinia sacra — música · Meyerbeer, Giacomo — Le prophète — música · Bartok, Bela — Duke Bluebeard's Castle — música · Berg, Alban — Wozzeck — música · Rossini, Gioacchino — Un petit train de plaisir — música · Mozart, Wolfgang Amadeus — Don Giovanni — ópera · Beethoven, Ludwig van — Sétima Sinfonia — música · Strauss, Richard — Salomé — ópera · Schoenberg, Arnold — Moses un Aron — música · Liszt, Franz — Fantasie und Fuge — música · Chiantu — música · Song of Oxalá — música · Sonus — música: revista · estruturalismo — música · avant-garde post-Webern — ópera · Magnificat — música · Miserere — música · Nínnios — música · tradição musical europeia — música · normalização gregoriana — música · Agnus Dei — música · Musica — música: revista · Teatro Lirico (Milão) Dados de Análise Textual Saramago, José: peso trágico da história · mulher: dimensão visionária e criativa · mulher: poder afectivo · música: técnica e significado · Blimunda: os três espaços (real, acústico e imaginário) · Corghi, Azio: papel do coro · ópera: redução da palavra a matéria fónica · ópera: abordagem multi-média · Corghi, Azio: real e conhecimento · Corghi, Azio: polivocalidade · Corghi, Azio: recurso a materiais heterogéneos · tradição folclórica (música) · simbolismo sonoro · som: implicações metafóricas · amor e morte · transcendência: negação de refúgio · mulher: riqueza emocional · linguagem falsa · razão masculina · palavra e melos · ironia · Corghi, Azio: materiais musicais com conotações religiosas · fatalidade · personagem: definição musical · Corghi, Azio: releitura crítica da tradição musical · guerra religiosa · religião: intolerância e fanatismo · mulher: guardiã da espiritualidade · erotismo · caos dos sentidos · mulher: cordeiro sacrificial · sublimação artística · real e utopia · tempo e morte · comunicação: responsabilidade ética Autores/Obras Citadas de Língua Portuguesa Carvalho, Mário Vieira de — Danse et fanatisme religieux dans l'opéra du XX siècle · Alvarenga, Oneyda — Musica popolare brasiliana (ed.) · Desti, Rita — Memorial do Convento (trad.) · Radulet, Carmen M. — Memorial do Convento (trad.) · Saramago, José — O Evangelho segundo Jesus Cristo Autores/Obras Citadas de Língua Estrangeira Abbate, Luigi · Beckett, Samuel · Ginzburg, Natalia · Dostoievski, Fiodor · Muscetta, Carlo · Corghi, Azio — Catalogo delle opere · Corghi, Azio — «La musica di ieri, oggi, domani» · Corghi, Azio — «Blimunda, polifonia come metafora della libertà» · Corghi, Azio — «Da Gargantua a Blimunda» · Corghi, Azio — Teatro regio · Corghi, Azio — Alcune osservazioni su Preludio e Postludio · Corghi, Azio — Osservazioni riguardanti i materiali utilizzati · Bakhtine, Mikhail — Rabelais and His World · Bramani, Lidia — Composizione musicale. Colloquio con Azio Corghi · Baricco, Alessandro — Il genio in fuga. Due saggi sul teatro musicale di Gioacchino Rossini · Favara, Alberto — Corpus di musiche popolari siciliane · Schneider, Marius — The Meaning of Music · Rabelais — Pantagruel · Rabelais — Gargantua · Erasmo de Roterdão — Elogio da Loucura · Adorno, Theodor — Philosophy of Modern Music · Pasolini, Pier Paolo — Il canzionere italiano · Kerssenbroick, Hermann von — Historica Narratio · Bíblia Instituições MencionadasInquisição — Portugal · Edizioni Ricordi — Milão · Stagione d'opera — Turim · Jaca Book — Milão · Sperling & Kupfer — Milão · Editora Leo Olschki — Florença · Il Melangolo — Génova · Accademia di Scienze, Lettere e Arti — Palermo · Stadtische Buhnen — Munster
Ilustrações:A Segunda Vida de Francisco de Assis (página inicial da 1.ª versão - dactiloscrito com emendas manuscritas) [fac-símile] / José Saramago
Resumo: Retrospectiva sintéctica do romance neo-realista português. As continuidades e as novidades de 'Levantado do Chão' em relação ao neo-realismo.
Assuntos:ÁreasLiteratura Portuguesa GénerosFicção (Romance) SéculosSéc. XX Autores/Obras Estudadas em Língua PortuguesaSaramago, José — Levantado do Chão · Redol, Alves — Barranco de Cegos Dados Literários Portugueses romantismo · neo-realismo · expressionismo visionário · neogarretismo finissecular Dados Históricos, Sociais e Políticos Jesus Cristo · Marxismo · Alentejo · Fascismo · Salazarismo · Primeira República (Portugal) · 25 de Abril de 1974 (Portugal) · PIDE-DGS (Portugal) · Igreja católica · Ribatejo · Vilhena, D.Filipa · Verónica Dados de Análise Textual Saramago, José: e a tradição literária portuguesa · verismo · etnografia · eu: apagamento e redenção colectiva · escritor neo-realista e povo · utopia · desejo autoral e situação objectiva · libertação e alienação social · onirismo · Saramago, José: estrutura enunciativa de Levantado do Chão · lúdico verbal · história e ficção · projecção idealista · paródia · autor e outro social · personagem: protagonismo colectivo e individuação da personagem · luta de classes · trabalho rural · ironia · antroponímia grotesca · latifúndio · Salazar: trindade salazarista · apocalipse · homem e Deus · história: desocultação da naturalização · migração · revolução: poder e tradição da sacrificialidade revolucionária Autores/Obras Citadas de Língua Portuguesa Castro, Ferreira de · Vieira, P.e António · Garrett, Almeida · Dinis, Júlio · Oliveira, Alberto de · Camões, Luís de · Brandão, Raul — O Pobre de Pedir · Oliveira, Carlos de — Alcateia · Oliveira, Carlos de — Finisterra (Paisagem e Povoamento) · Namora, Fernando — O Trigo e o Joio · Gomes, Soeiro Pereira — Engrenagem · Gomes, Soeiro Pereira — Esteiros · Redol, Alves — Gaibéus · Redol, Alves — Glória · Redol, Alves — Fanga · Fonseca, Manuel da — Cerromaior · Fonseca, Manuel da — Seara de Vento · Reis, Carlos — Diálogos com José Saramago · Queirós, Eça de — A Cidade e as Serras · Herculano, Alexandre — O Pároco de Aldeia · Branco, Camilo Castelo — Amor de Perdição Autores/Obras Citadas de Língua Estrangeira Bíblia Instituições MencionadasSá da Costa — Lisboa · Editorial Comunicação — Lisboa · Guarda Nacional Republicana · Editorial Caminho — Lisboa
Ilustrações:Carta para José Saramago de João Domingos Serra, um dos inspiradores de Levantado do Chão [fac-símile] / João Domingos Serra Levantado do Chão [desenho] / Bartolomeu dos Santos
Resumo: O afastamento de Saramago da temática histórica nos seus três últimos romances e as transformações daí decorrentes. O narrador de Saramago, o autor-carreira e a problemática da versão. A celebração do quotidiano.
Assuntos:ÁreasLiteratura Portuguesa GénerosFicção (Romance) SéculosSéc. XX Autores/Obras Estudadas em Língua PortuguesaSaramago, José — O Evangelho segundo Jesus Cristo · Saramago, José — Ensaio sobre a Cegueira · Saramago, José — Todos os Nomes — Sr. José Dados Históricos, Sociais e Políticos Jesus Cristo · Lázaro · João, o apóstolo · José de Arimateia · João, o presbítero · João, o ancião Dados de Análise Textual incipit · subversão das convenções literárias · Saramago, José: marcas distintivas do seu discurso romanesco · ser e parecer · passado e presente · tempo da história e tempo do discurso · busca de identidade · outro · digressão · duplo · nomeação · Saramago, José: em direcção à universalidade Autores/Obras Citadas de Língua Portuguesa Saramago, José — Cadernos de Lanzarote - Diário V · Saramago, José — Memorial do Convento · Saramago, José — Levantado do Chão · Seixo, Maria Alzira — «O Caso da Mulher Desconhecida» · Saramago, José — O Essencial sobre José Saramago · Gusmão, Manuel — «O Sentido Histórico na Ficção de José Saramago» · Buescu, Helena Carvalhão — Em Busca do Autor Perdido · Reis, Carlos — Diálogos com José Saramago · Vieira, P.e António — «Sermão de Santo António aos Peixes» Autores/Obras Citadas de Língua Estrangeira Booth, Wayne C. · Stendhal · Robbe-Grillet, Alain — La Jalousie · Robbe-Grillet, Alain — La Maison de rendez-vous · Simon, Claude — Discours de Stockholm · Bal, Mieke — Narratologie. Les instances du récit · Derrida, Jacques — Apories · Del Lungo, Andrea — «Pour une poétique de l'incipit» · Jean, Raymond — «Ouvertures, phrases-seuils» · São João — Evangelho de São João · Borneuf, Roland — L'Univers du roman · Ouellet, Réal — L'Univers du roman · Morand, Paul — Tendre Stocks · Proust, Marcel — Tendre Stocks (pref.) · Novo Testamento · Bíblia Periódicos Citados de Língua Portuguesa Vértice — Coimbra · JL - Jornal de Letras, Artes e Ideias — Lisboa Periódicos Citados de Língua Estrangeira Critique — Paris · Poétique — Paris Instituições MencionadasGallimard — Paris · Prémio Nobel da Literatura · Les Éditions de Minuit — Paris · Imprensa Nacional-Casa da Moeda — INCM, Lisboa · PUF — Paris · Galilée — Paris · Editorial Caminho — Lisboa · Edições Cosmos — Lisboa · Difusora Bíblica — Lisboa · Librarie C. Klincksieck — Paris