Pesquisa simples
Pesquisa combinada
Explorar categorias temáticas
Colaboradores
Resumo: O episódio do Adamastor nos esquemas contrastantes da epopeia. O rompimento da lógica binária pela criação de uma terceira dimensão.
Assuntos:ÁreasLiteratura Portuguesa · Literatura Brasileira GénerosFicção (Conto) · Poesia SéculosSéc. XVI · Séc. XX Autores/Obras Estudadas em Língua PortuguesaCamões, Luís de — Os Lusíadas · Piñon, Nélida — Sala de Armas Dados Literários mock epic Dados Históricos, Sociais e Políticos Jesus Cristo · África · Ásia · Adamastor · Belém (Lisboa) · Tétis Dados de Análise Textual viagem e epopeia · sagrado e profano · vocação · história · mitologia · ascensão e queda Autores/Obras Citadas de Língua Portuguesa Piñon, Nélida — «Fronteira Natural» · Piñon, Nélida — «Adamastor» · Piñon, Nélida — «Luz» · Piñon, Nélida — «Ave do Paraíso» · Piñon, Nélida — «Sala de Armas» · Piñon, Nélida — «Ilustração da Graça» · Piñon, Nélida — «Colheita» Autores/Obras Citadas de Língua Estrangeira Pope, Alexander
Resumo: Conexão das obras e itinerários dos três autores estudados. O mito do Oriente perante a consciência ocidental.
Assuntos:ÁreasLiteratura Portuguesa · Literatura Escocesa · Literatura Francesa GénerosEnsaio · Ficção · Poesia · Viagens SéculosSéc. XVI · Séc. XX Autores/Obras Estudadas em Língua PortuguesaCamões, Luís de — Os Lusíadas Autores/Obras Estudadas em Língua Estrangeira White, Kenneth — Le Visage du vent d'est, errances asiatiques · Astorg, Bertrand d' — Les Noces Orientales, essai sur quelques formes féminines dans l'imaginaire occidental Dados Literários Renascimento Dados Históricos, Sociais e Políticos China · Paris · França · Londres · Lausanne · Macau · Hong Kong · Cairo · Japão · Medeia · Gama, Vasco da · Ilha dos Amores · Dido · Amesterdão · Salomé · Alexandre, o Grande · Glasgow · Pau · Oriente · Banguecoque (Bangkok) · Taiwan · Clichy · Kobe · Tokushima (Japão) · Macedónia · Dario · Cleópatra · Armida · Clorinda · Sabá, rainha de · Gogatra, princesa · Polo, Marco · Pérsia · Xerazade · Zara · Constantinopla · Zenyab · Bárbara (escrava) · Novo Mundo (EUA) · Angélica · Ocidente e Oriente Dados de Análise Textual sublime e grotesco · abjecção · mitologia e significação histórica · colonialismo Autores/Obras Citadas de Língua Portuguesa Moraes, Wenceslau de Autores/Obras Citadas de Língua Estrangeira Chateaubriand · Astorg, Bertrand d' — Introduction au monde de la terreur · Astorg, Bertrand d' — Aspects de la littérature européenne depuis 1945 · Astorg, Bertrand d' — D'Amour et d'amitié · Astorg, Bertrand d' — Le Mythe de la dame à la licorne · White, Kenneth — Les incadescents · White, Kenneth — Terre de diamant · White, Kenneth — Dérives · White, Kenneth — Lettres de Gourgounel · Miller, Henry — Dias Tranquilos em Clichy · Prévost, Marcel · Pound, Ezra · Nerval, Gérard de · Rougemont, Denis de — L'Amour et l'Occident Instituições MencionadasPrémio de Ensaio da Academia Francesa · Prémio dos Críticos da Academia Francesa · Academia Francesa — Paris
Resumo: O grande poema camoniano foi logo objeto de várias versões em castelhano, as quais não estão isentas de conotações ideológicas relacionadas em boa medida com o início da União Ibérica. A obra voltará a ser traduzida em Espanha sobretudo na segunda metade do século XIX, por ocasião do terceiro centenário da sua publicação, também por motivos não apenas literários. O presente estudo examina especialmente as circunstâncias que explicam esta receção singular d'Os Lusíadas' no país vizinho.
Assuntos:ÁreasLiteratura Portuguesa GénerosTradução de Poesia SéculosSéc. XX Autores/Obras Estudadas em Língua PortuguesaCamões, Luís de — Os Lusíadas
Resumo: 'Os Lusíadas' como um poema sobre 'Os Lusíadas'. Vénus, mimese, intertextualidade e auto-referencialidade poética. Análise de 'O Espelho de Vénus', de Edward Burne-Jones, tendo em vista as questões da relação entre natureza e arte e das condições do acto mimético. A história dos desastres amorosos do Adamastor como uma lição de introdução aos estudos literários, a relação do episódio com as 'Metamorfoses', de Ovídio, e a questão da indistinção entre arte e vida. A conformação do real ao literário, aos modelos prévios, à anterioridade da poesia. A vaidade da mimese poética. Uma relação intertextual entre Petrarca e Ovídio, ou uma outra confirmação do princípio já exposto da relação entre vida e arte. A autobiografia como experiência de releitura de textos que precedem factos. Camões e Petrarca no que diz respeito à possibilidade de satisfação amorosa. Exemplos vários do modo como a literatura consiste na apropriação totalmente desimpedida de outros textos, nomeadamente em obras que tematizam a pornografia: Camões usando Petrarca; Cesariny usando Aleister Crowley e Cesário Verde.
Assuntos:ÁreasLiteratura Portuguesa · Literatura Clássica · Literatura Italiana · Literatura Pintura GénerosPoesia SéculosSéc. I a.C. · Séc. I · Séc. XIV · Séc. XVI · Séc. XIX · Séc. XX Autores/Obras Estudadas em Língua PortuguesaCamões, Luís de — Os Lusíadas Dados Literários classicismo Dados Literários Portugueses Renascimento · maneirismo Dados Históricos, Sociais e Políticos D. Sebastião · Cupido · Adamastor · Zeus · Juno · Apolo · Gama, Vasco da · Ilha dos Amores · Baco · Júpiter · Tétis · Aquiles · Atena · Parcas · Dafne · Velho do Restelo · Íxion · Perseu · Luso · Gama, Paulo da · Cadmo · Harmonia · Laura (Petrarca) · Efire · Medusa · Atlas · Geia · Dóris · Peleu · Neptuno · Cánace · Macareu · Eolo · Pugliano, John Pietro Dados ArtísticosPoussin, Nicolas — pintura · Watteau, Jean-Antoine — pintura · Tiziano, Vecellio — pintura · Carraci, Annibale — pintura · De Piles, Roger — pintura · Burne-Jones, Edward — O Espelho de Vénus — pintura · Velázquez, Diego — Vénus ao Espelho — pintura · pré-rafaelitas — pintura · Rubens — pintura · Museu Gulbenkian (Lisboa) · Museu do Prado (Madrid) · National Gallery (Londres) · National Gallery of Art (Washington) Dados de Análise Textual imitação literária: indissociabilidade entre teoria e prática · poesia: uso de nomes impostos pela tradição · catacrese · poesia: destruidora da objectividade de tudo aquilo em que toca · Camões, Luís de: e os poetas clássicos · poesia e armas · citação · símile e metáfora · metonímia · sujeito e objecto: indistinção · poesia e referência · linguagem e metalinguagem: indistinção · poesia: independência face à natureza · intertextualidade · espelho e mundo · Sousa, Faria e: e o Adamastor · ficção e real: indistinção · Adamastor: importância do penedo na história · Camões, Luís de: e Ovídio · metonímia e metáfora · Camões, Luís de: Os Lusíadas e Portugal · tempo · morte · leitura e escrita · Watteau ilustrando Roger De Piles sobre Rubens Autores/Obras Citadas de Língua Portuguesa Figueiredo, João Ricardo — Autocomplacência da Mimese: Uma Defesa da Poesia. «Os Lusíadas» e «Vida de D. Frei Bertolameu dos Mártires» · Verde, Cesário — Obra Completa de Cesário de Verde · Serrão, Joel — Obra Completa de Cesário Verde (ed.) · Verde, Cesário — «De Tarde» · Crowley, Aleister — «Hino a Pã» · Pessoa, Fernando — «Hino a Pã» (trad.) · Cesariny, Mário — Pena Capital · Cesariny, Mário — O Virgem Negra: Fernando Pessoa Explicado às Criancinhas & Estrangeiras por M. C. V. · Cesariny, Mário — «O Álvaro gosta muito de levar no cu» · Sousa, Manuel de Faria — Lusiadas de Luis de Camoens, Principe de los Poetas de España... Comentadas por Manuel de Faria i Sousa · Ramos, Emanuel Paulo — Os Lusíadas (ed.) Autores/Obras Citadas de Língua Estrangeira Massimo, Valerio · Sólon · Dante Alighieri · Wilde, Oscar · César, Júlio · Suetónio · Sidney, Philip — An Apology for Poetry · Bate, Walter Jackson — An Apology for Poetry (ed.) · Aristóteles — Poética · Aristóteles — Ética a Nicómaco · Horácio — The Odes and Epodes · Bennett, C. E. — The Odes and Epodes (ed.) · Ovídio — Heróides · Bornecque, Henri — Heróides (ed.) · Prévost, Marcel — Heróides (ed.) · Genette, Gérard — «Métonyme chez Proust» · Genette, Gérard — Figures III · Ovídio — Metamorfoses · Riffaterre, Michael — Fictional Truth · Petrarca — Rime sparse · Petrarca — Canzoniere · Contini, Gianfranco — Canzoniere (ed.) · Petrarca — Canzoniere · Santagata, Marco — Canzoniere (ed.) · Petrarca — Opere · Bigi, Emilio — Opere (ed.) · Ponte, Giovanni — Opere (ed.) · Alpers, Svetlana — The Making of Rubens · Verlaine, Paul — Oeuvres poétiques · Verlaine, Paul — Fêtes galantes · Verlaine, Paul — «L'Amour par terre» · Robichez, J. — Oeuvres Poétiques (ed.) · César, Júlio — De Bello Gallico · Virgílio — Aeneis · Xenofonte — Ciropedia Instituições MencionadasMondadori — Milão · Einaudi — Turim · Mursia — Milão · Assírio & Alvim — Lisboa · Livros Horizonte — Lisboa · The Johns Hopkins University Press — Baltimore/Londres · Yale University Press — New Haven/Londres · Angelus Novus — Braga/Coimbra · Harcourt Brace Jovanovich — Nova Iorque / San Diego · William Heinemann/Harvard University Press — Londres/Cambridge · Société d'Édition Les Belles Lettres — Paris · Gemäldegalerie — Lichtenstein · BG Teubner — Estugarda · Classiques Garnier — Paris
Ilustrações:Água de Madeiros [foto] / Rui Fonseca Água de Madeiros [foto] / Rui Fonseca O Espelho de Vénus [pintura] / Edward Burne-Jones São Jacinto [foto] / Rui Fonseca Vagueira [foto] / Rui Fonseca
Resumo: A identidade de Portugal equacionada nos textos estudados.
Assuntos:ÁreasLiteratura Portuguesa GénerosFicção (Romance) · Poesia SéculosSéc. XVI · Séc. XIX · Séc. XX Autores/Obras Estudadas em Língua PortuguesaCamões, Luís de — Os Lusíadas · Queirós, Eça de — Os Maias Dados Literários romantismo Dados Literários Portugueses geração de 70 Dados Históricos, Sociais e Políticos D. Sebastião · Revolução Francesa · D. João III · Albuquerque, Afonso de · Gama, Vasco da Dados Artísticos Gonçalves, Nuno — Painéis de S. Vicente — pintura Dados de Análise Textual poema épico · durée · autor · ponto de vista · ironia · herói · spleen · passado Autores/Obras Citadas de Língua Portuguesa Dinis, Júlio · Magalhães, Luís de · Queirós, Eça de — Cartas de Fradique Mendes · Vicente, Gil — Triunfo do Inverno · Simões, João Gaspar — Vida e Obra de Eça de Queirós · Sérgio, António — Ensaios · Medina, João — Eça de Queiroz e o Seu Tempo · Ramos, Emanuel Paulo — Os Lusíadas (ed.) · Coleman, Alexander — Eça de Queirós and European Realism Autores/Obras Citadas de Língua Estrangeira Helvécio, Jean-Claude-Adrien · Volney · Baudelaire, Charles · Beckford, William · Proust, Marcel · Virgílio · Plutarco · Shakespeare, William · Mallarmé, Stéphane · Gautier, Théophile · Homero
Ilustrações:Camões e Jau [desenho] / Manuel Maria Bordalo Pinheiro D. Sebastião (escultura) [foto] / Simões de Almeida Eça Queirós: Os Maias (ilustração) [pintura] / Bernardo Marques
Resumo: Liberdade do artista e liberdade da obra. Julgamento da obra pelo público e pelo poder: a comunicação artística e o conteúdo social na modernidade ocidental.
Assuntos:ÁreasTeoria da Literatura · Sociologia Literária SéculosSéc. XX Autores/Obras Estudadas em Língua PortuguesaCamões, Luís de — Os Lusíadas · Garrett, Almeida — Viagens na Minha Terra · Queirós, Eça de — O Crime do Padre Amaro · Vicente, Gil — Auto da Índia — Castelhano · Vicente, Gil — Auto da Índia — Ana · Queirós, Eça de — Obras Completas · Vicente, Gil — Auto da Barca da Glória Autores/Obras Estudadas em Língua Estrangeira Molière — Dom Juan · Baudelaire, Charles · Rimbaud, Arthur · Mallarmé, Stéphane · Brecht, Bertolt — Santa Joana dos Matadores · Rousseau, Jean-Jacques · Döblin, Alfred · Apollinaire — Oeuvres complètes de Guillaume Apollinaire · Diderot — Le Neveu de Rameau · Aristóteles — Poética · Adorno, Theodor — Asthetische Theorie Dados Literários iluminismo Dados Históricos, Sociais e Políticos Alemanha · Carlos Magno · Idade Moderna · Séc. XIX · Séc. XVII · Tóquio · Descobrimentos portugueses · Cléon · Séc. XVIII · Séc. V a. C. Dados de Análise Textual génio: incondicionalidade · literatura, opinião pública e controlo moral (séc. XVIII-XIX) · poesia: condenação social · arte: dependência social · arte e moral · arte: dependência histórico-formal · arte: responsabilidade social · liberdade do artista · liberdade de expressão · poética normativa · emancipação social · emancipação artística · arte: aceitação social da obra · artista: auto-realização · arte: inoperância · público de arte · princípio estético · princípio poético · retórica: docere-movere-delectare · gosto: normas · arte e poder · arte: limites da liberdade · arte social · autotelismo da arte · comunicação artística · arte didáctica · mito · género · metáfora · tabu · tragédia e comédia: oposição · imitação da natureza Autores/Obras Citadas de Língua Portuguesa Tavares, José Pereira — Viagens na minha Terra, de Almeida Garrett (org.) · Braga, Marques — Auto da Índia, de Gil Vicente (org.) · Lopes, Óscar — História da Literatura Portuguesa · Saraiva, António José — História da Literatura Portuguesa Autores/Obras Citadas de Língua Estrangeira Bonald, Louis de · Baumgarten, Alexander — Aesthetica · Zmegac, V. — Literatur und Gesellschaft · Pinkerneil, B. — Literatur und Gesellschaft · Pinkerneil, V. — Literatur und Gesellschaft · Needham, H. A. — Le Développement de l'esthétique sociologique en France et en Angleterre au XIXe siècle · Buch, H. Christoph — Parteilichkeit der Literatur oder Parteiliteratur? (org.) · Lemaître, Jules · Emrich, W. · Cousin, Victor · Lévêque · Lefèbvre, Henri — Le Manifeste différentialiste · Marx, Karl · Heitmann, Klaus — Der Immoralismus-Prozess gegen die franc. literatur im 19. jahrhundert · Platão · Woledge, B. — Répertoire des plus anciens textes en prose française · Clive, H. — Répertoire des plus anciens textes en prose française · Kafka, Franz · Boécio — De Consolatione Philosophiae · Goldmann, Lucien · Habermas, Jürgen — Strukturwandel der Öffentlichkeit · Aristófanes Periódicos Citados de Língua EstrangeiraBulletin de la Société Française de Philosophie — Paris · Akzente — Munique · Heidelberger Tageblatt — Heidelberg Instituições MencionadasDPA — Agência Noticiosa