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Resumo: 'Os Lusíadas' como um poema sobre 'Os Lusíadas'. Vénus, mimese, intertextualidade e auto-referencialidade poética. Análise de 'O Espelho de Vénus', de Edward Burne-Jones, tendo em vista as questões da relação entre natureza e arte e das condições do acto mimético. A história dos desastres amorosos do Adamastor como uma lição de introdução aos estudos literários, a relação do episódio com as 'Metamorfoses', de Ovídio, e a questão da indistinção entre arte e vida. A conformação do real ao literário, aos modelos prévios, à anterioridade da poesia. A vaidade da mimese poética. Uma relação intertextual entre Petrarca e Ovídio, ou uma outra confirmação do princípio já exposto da relação entre vida e arte. A autobiografia como experiência de releitura de textos que precedem factos. Camões e Petrarca no que diz respeito à possibilidade de satisfação amorosa. Exemplos vários do modo como a literatura consiste na apropriação totalmente desimpedida de outros textos, nomeadamente em obras que tematizam a pornografia: Camões usando Petrarca; Cesariny usando Aleister Crowley e Cesário Verde.
Assuntos:ÁreasLiteratura Portuguesa · Literatura Clássica · Literatura Italiana · Literatura Pintura GénerosPoesia SéculosSéc. I a.C. · Séc. I · Séc. XIV · Séc. XVI · Séc. XIX · Séc. XX Autores/Obras Estudadas em Língua PortuguesaCamões, Luís de — Os Lusíadas Dados Literários classicismo Dados Literários Portugueses Renascimento · maneirismo Dados Históricos, Sociais e Políticos D. Sebastião · Cupido · Adamastor · Zeus · Juno · Apolo · Gama, Vasco da · Ilha dos Amores · Baco · Júpiter · Tétis · Aquiles · Atena · Parcas · Dafne · Velho do Restelo · Íxion · Perseu · Luso · Gama, Paulo da · Cadmo · Harmonia · Laura (Petrarca) · Efire · Medusa · Atlas · Geia · Dóris · Peleu · Neptuno · Cánace · Macareu · Eolo · Pugliano, John Pietro Dados ArtísticosPoussin, Nicolas — pintura · Watteau, Jean-Antoine — pintura · Tiziano, Vecellio — pintura · Carraci, Annibale — pintura · De Piles, Roger — pintura · Burne-Jones, Edward — O Espelho de Vénus — pintura · Velázquez, Diego — Vénus ao Espelho — pintura · pré-rafaelitas — pintura · Rubens — pintura · Museu Gulbenkian (Lisboa) · Museu do Prado (Madrid) · National Gallery (Londres) · National Gallery of Art (Washington) Dados de Análise Textual imitação literária: indissociabilidade entre teoria e prática · poesia: uso de nomes impostos pela tradição · catacrese · poesia: destruidora da objectividade de tudo aquilo em que toca · Camões, Luís de: e os poetas clássicos · poesia e armas · citação · símile e metáfora · metonímia · sujeito e objecto: indistinção · poesia e referência · linguagem e metalinguagem: indistinção · poesia: independência face à natureza · intertextualidade · espelho e mundo · Sousa, Faria e: e o Adamastor · ficção e real: indistinção · Adamastor: importância do penedo na história · Camões, Luís de: e Ovídio · metonímia e metáfora · Camões, Luís de: Os Lusíadas e Portugal · tempo · morte · leitura e escrita · Watteau ilustrando Roger De Piles sobre Rubens Autores/Obras Citadas de Língua Portuguesa Figueiredo, João Ricardo — Autocomplacência da Mimese: Uma Defesa da Poesia. «Os Lusíadas» e «Vida de D. Frei Bertolameu dos Mártires» · Verde, Cesário — Obra Completa de Cesário de Verde · Serrão, Joel — Obra Completa de Cesário Verde (ed.) · Verde, Cesário — «De Tarde» · Crowley, Aleister — «Hino a Pã» · Pessoa, Fernando — «Hino a Pã» (trad.) · Cesariny, Mário — Pena Capital · Cesariny, Mário — O Virgem Negra: Fernando Pessoa Explicado às Criancinhas & Estrangeiras por M. C. V. · Cesariny, Mário — «O Álvaro gosta muito de levar no cu» · Sousa, Manuel de Faria — Lusiadas de Luis de Camoens, Principe de los Poetas de España... Comentadas por Manuel de Faria i Sousa · Ramos, Emanuel Paulo — Os Lusíadas (ed.) Autores/Obras Citadas de Língua Estrangeira Massimo, Valerio · Sólon · Dante Alighieri · Wilde, Oscar · César, Júlio · Suetónio · Sidney, Philip — An Apology for Poetry · Bate, Walter Jackson — An Apology for Poetry (ed.) · Aristóteles — Poética · Aristóteles — Ética a Nicómaco · Horácio — The Odes and Epodes · Bennett, C. E. — The Odes and Epodes (ed.) · Ovídio — Heróides · Bornecque, Henri — Heróides (ed.) · Prévost, Marcel — Heróides (ed.) · Genette, Gérard — «Métonyme chez Proust» · Genette, Gérard — Figures III · Ovídio — Metamorfoses · Riffaterre, Michael — Fictional Truth · Petrarca — Rime sparse · Petrarca — Canzoniere · Contini, Gianfranco — Canzoniere (ed.) · Petrarca — Canzoniere · Santagata, Marco — Canzoniere (ed.) · Petrarca — Opere · Bigi, Emilio — Opere (ed.) · Ponte, Giovanni — Opere (ed.) · Alpers, Svetlana — The Making of Rubens · Verlaine, Paul — Oeuvres poétiques · Verlaine, Paul — Fêtes galantes · Verlaine, Paul — «L'Amour par terre» · Robichez, J. — Oeuvres Poétiques (ed.) · César, Júlio — De Bello Gallico · Virgílio — Aeneis · Xenofonte — Ciropedia Instituições MencionadasMondadori — Milão · Einaudi — Turim · Mursia — Milão · Assírio & Alvim — Lisboa · Livros Horizonte — Lisboa · The Johns Hopkins University Press — Baltimore/Londres · Yale University Press — New Haven/Londres · Angelus Novus — Braga/Coimbra · Harcourt Brace Jovanovich — Nova Iorque / San Diego · William Heinemann/Harvard University Press — Londres/Cambridge · Société d'Édition Les Belles Lettres — Paris · Gemäldegalerie — Lichtenstein · BG Teubner — Estugarda · Classiques Garnier — Paris
Ilustrações:Água de Madeiros [foto] / Rui Fonseca Água de Madeiros [foto] / Rui Fonseca O Espelho de Vénus [pintura] / Edward Burne-Jones São Jacinto [foto] / Rui Fonseca Vagueira [foto] / Rui Fonseca
Resumo: A poesia amorosa no contexto da restante obra ovidiana. Abordagem de alguns excertos da obra em título.
Assuntos:ÁreasLiteratura Clássica GénerosPoesia SéculosSéc. I Autores/Obras Estudadas em Língua EstrangeiraOvídio — Arte de Amar Dados Históricos, Sociais e Políticos Cristo Dados Artísticos Mourão-Ferreira, David — Imagens da Poesia Europeia (TV) Dados de Análise Textual retórica · ironia · Ovídio e Roma · o amor para Ovídio · Ovídio e a arte de compor um poema Autores/Obras Citadas de Língua Portuguesa Mourão-Ferreira, David — «Se acaso existe alguém entre este povo», de Ovídio (trad.) · Mourão-Ferreira, David — «Graças à arte é que no mar os barcos», de Ovídio (trad.) · Mourão-Ferreira, David — «E vede como o touro sofre o jugo», de Ovídio (trad.) · Mourão-Ferreira, David — «Se vais para o amor como quem vai», de Ovídio (trad.) · Mourão-Ferreira, David — «Enquanto podes ir à rédea solta», de Ovídio (trad.) · Mourão-Ferreira, David — «Se a tua amiga te contraria, cede;», de Ovídio (trad.) · Mourão-Ferreira, David — «Receio aconselhar-te que à tua amnate envies», de Ovídio (trad.) · Mourão-Ferreira, David — «Por pouco vos lembrava que o forte odor a bode», de Ovídio (trad.) · Mourão-Ferreira, David — «Quantas coisas, oh quantas coisas», de Ovídio (trad.) Autores/Obras Citadas de Língua Estrangeira Tibulo · Propércio · Catulo · Ovídio — Heróides · Ovídio — Amores · Horácio
Resumo: Alguns dados biográficos sobre Ovídio. Apresentação sumária da obra em título e abordagem de alguns dos seus trechos.
Assuntos:ÁreasLiteratura Clássica GénerosPoesia SéculosSéc. I Autores/Obras Estudadas em Língua EstrangeiraOvídio — As Metamorfoses Dados Históricos, Sociais e Políticos César, Júlio · Augusto · Idade de Ouro · Orfeu e Eurídice Dados de Análise Textual Ovídio: os limites da sua poesia · poesia e retórica · palavra retórica, filosófica e teológica · Ovídio: interioridade e descrição · poesia clássica: a questão da originalidade Autores/Obras Citadas de Língua Portuguesa Bocage — «Foi a primeira idade a Idade de Ouro:», de Ovídio (trad.) · Bocage — «Recebe o trácio Orfeu co'a bela esposa», de Ovídio (trad.) · Bocage — «Da tua morte, ó César, teve o mundo», de Ovídio (trad.) · Bocage — «Junto aos Cimérios, num cavado monte», de Ovídio (trad.) Autores/Obras Citadas de Língua Estrangeira Ovídio — Arte de Amar · Virgílio — Bucólicas
Resumo: Marcial, maior dos poetas latinos menores. Alguns dados biográficos. Os epigramas satíricos e os de outra índole.
Assuntos:ÁreasLiteratura Clássica GénerosPoesia SéculosSéc. I · Séc. II Autores/Obras Estudadas em Língua EstrangeiraMarcial — Epigramas Dados Históricos, Sociais e Políticos Idade Média · Antiguidade · Roma: Império · Nero · Galba · Otão · Vitellius · Vespasiano · Cina (amigo de Marcial) · Tito (Roma) · Domiciano Dados Artísticos Fellini, Federico — Satyricon — cinema Dados de Análise Textual Marcial: perfídia e imoralidade Autores/Obras Citadas de Língua Portuguesa Mourão-Ferreira, David — «Passam por teus os versos que recitas,», de Marcial (trad.) · Mourão-Ferreira, David — «Já sessenta anos tem o orador Cascélio:», de Marcial (trad.) · Mourão-Ferreira, David — «"Não custa nada, não é nada",», de Marcial (trad.) · Mourão-Ferreira, David — «Não te envio, Pontiliano, os livros meus,», de Marcial (trad.) · Mourão-Ferreira, David — «A ti, Frontão, meu pai,», de Marcial (trad.) · Mourão-Ferreira, David — «"Amanhã", dizes tu. "Viverei amanhã."», de Marcial (trad.) Autores/Obras Citadas de Língua Estrangeira Petrónio — Satyricon · Séneca · Lucano · Plínio · Marcial — Liber Spectaculorum · Horácio · Antologia Grega
Resumo: A indignação do poeta na base das suas sátiras. Abordagem a alguns excertos.
Assuntos:ÁreasLiteratura Clássica GénerosPoesia SéculosSéc. I · Séc. II Autores/Obras Estudadas em Língua EstrangeiraJuvenal — Sátiras Dados Literários realismo Dados Históricos, Sociais e Políticos Roma Antiga · Pompeia · Messalina Dados de Análise Textual poesia epigramática de Marcial · Roma: aspectos da vida quotidiana (séc. I/II) · realismo · humor Autores/Obras Citadas de Língua Portuguesa Mourão-Ferreira, David — «Não falta sequer a inspiração:», de Juvenal (trad.) · Mourão-Ferreira, David — «Tudo que os homens fazem sob o império», de Juvenal (trad.) · Mourão-Ferreira, David — «Mas que pretendes tu que faça eu em Roma?», de Juvenal (trad.) · Mourão-Ferreira, David — «Morre-se aqui de insónia. E fica-se doente», de Juvenal (trad.) · Mourão-Ferreira, David — «Agora considera outra ordem de p'rigos,», de Juvenal (trad.) · Mourão-Ferreira, David — «Só de quanto dinheiro houver na vossa arca», de Juvenal (trad.) · Mourão-Ferreira, David — «O que a pobreza tem afinal de mais duro:», de Juvenal (trad.) · Mourão-Ferreira, David — «O que importa pedir é termos sempre», de Juvenal (trad.) Autores/Obras Citadas de Língua Estrangeira Marcial — Epigramas
Resumo: Primeiras actividades dos cristãos e manifestações do cristianismo em Roma. O novo 'tom' da veemência apocalíptica. Os hinos a Deus.
Assuntos:ÁreasLiteratura Clássica GénerosPoesia SéculosSéc. I Dados Históricos, Sociais e Políticos Idade Média · Bizâncio · Prometeu · Antiguidade · Ulisses · Alexandria · Nausica · São Pedro · Cristo · Juízo Final · São Basílio Magno Dados de Análise Textual Tácito e os cristãos · textos cristãos apocalípticos · Deus: concepção judaico-cristã · cristianismo primitivo: semitização da cultura helénica Autores/Obras Citadas de Língua PortuguesaMourão-Ferreira, David — «Assim que o Signo aparecer por cima da Criação,», de anónimo (trad.) · Mourão-Ferreira, David — «Ó Tu, que estás para além de tudo,», de São Gregório de Nanziano (trad.) Autores/Obras Citadas de Língua Estrangeira Tácito · Juvenal · São João — Apocalipse · Dante Alighieri · Claudel, Paul · Eliot, T. S. · São Gregório de Nanziano Instituições MencionadasAcademia de Atenas · Academia de Cesareia · Academia de Alexandria