acção (1)amor: criação do mundo (1)argumentação e persuasão (1)autor e leitor (1)caminho como busca de conhecimento (1)Camões, Luís de: ponto de encontro (1)documento sagrado e sacrilégio (1)épico (1)escrita: desabsolutização (1)escritor e possível (1)espaço (1)experiência (1)fábula (1)ficção e história (1)ficção e real (1)história e indivíduo (1)história e literatura (1)história: certeza e acaso (1)história: documento e verdade histórica (1)história: precaridade e falência inerentes (1)homem e Deus (1)ilha e livro (1)incerteza e determinação (1)indagação do sentido (1)ironia (1)leitor e autor (1)literatura e tradição (1)morte (1)mulher (1)narrador (1)narrador: estatuto (1)narrativa fantástica e notação naturalista (1)outro (1)palavra e som (1)paradoxo (1)paródia, ironia e dessacralização (1)personagem (1)poder (1)presente e passado (1)romance do indivíduo (1)romance e alegoria (1)romance histórico (1)romance: alegorização (1)romance: limites (1)romance: lugar como matriz (1)romance: proposta narrativa e ensaística (1)romance: transgressão do género (1)Salazar: trindade salazarista (1)Saramago, José: a frase (1)Saramago, José: a junção das personagens em A Jangada de Pedra (1)Saramago, José: a notação ínfima (1)Saramago, José: a sua frase (1)Saramago, José: apropriação ficcional das notícias de jornal (1)Saramago, José: as suas heresias (1)Saramago, José: atitudes modernistas (1)Saramago, José: ausência de ordenação capitular (1)Saramago, José: e o imaginário cristão (1)Saramago, José: formas de diálogo com Camões (1)Saramago, José: interrogações (1)Saramago, José: motivos recorrentes na sua obra (1)Saramago, José: narrativa de recuperação e de salvação em A Jangada de Pedra (1)Saramago, José: releitura crítica da doxa (1)Saramago, José: ritmo da sua escrita (1)Saramago, José: sintagmática composicional (1)significado e significante (1)tempo (1)texto dramático e ficção narrativa (1)texto e intertexto (1)texto: carácter dialógico (1)vazio e preenchimento (1)vida inteira no romance (1)voz (1)